terça-feira, 21 de dezembro de 2010

PLANALTINO REALIZA 1º ENCONTRO DE FORMAÇÃO TÉCNICA DO PDDE

Encontro reuniu representantes de todas as Unidades Executoras

A Secretaria Municipal de Educação de Planaltino, realizou na manhã de hoje (21/12/2010), na Escola Municipalizada Clemente Mariani, o 1ª Encontro de Formação Técnica do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).
O Encontro foi mediado pelo Secretário de Educação Pedagogo Renê Silva, e contou com a presença de presidentes, tesoureiros, diretores, membros de conselho deliberativo e fiscal de todas as Unidades Executoras do município.
Através de uma exposição dialogada, os participantes discutiram com base na Resolução nº 3 de 1º de abril de 2010 os objetivos, procedimentos para execução e prestação de contas dos recursos do PDDE. Logo após, foi realizada uma oficina com todos os participantes, que tiveram que simular através de uma situação problema o cálculo de rercursos a serem repasados para uma escola, bem como identificar despesas de custeio e capital, e preencher o Demonstrativo da Execução da receita e da Despesa e de Pagamentos Efetuados.

Membros do Caixa Escolar da Cantinho do Saber
“Foi válida a oportunidade que tivemos de sanar as dúvidas sobre a aplicação do dinheiro na escola. Parabenizo pela socialização que tivemos durante o evento, pois a aplicação correta e responsável desses recursos irá possibilitar o bom andamento dos educandos e educadores gerando oportunidades para todos. Parabéns pela condução dos organizadores”, pontua o Prof. Alberto Mendes, tesoureiro da Unidade Executora do Colégio Naice Gomes Machado, do Distrito de Nova Itaípe.
“O curso foi de grande valia para minha prática, uma vez que sanou muitas das minhas dúvidas em relação ao PDDE”, relata o Diretor Iran Vieira, presidente do Caixa Escola do Colégio Manoel Castor Braga, Povoado de Campinhos.
 Membros do Caixa Escolar de Campinhos realizando atividade da Oficina

“Para nossa atuação como membros havia muitas dúvidas e incertezas, mas com esse primeiro treinamento foi muito valioso para desenvolver um grande trabalho com competência e responsabilidade”, expressa a Profa. Marlene Santos, tesoureira do Caixa Escolar da Brinquedoteca Cantinho Feliz.
“Os pontos positivos foram vários, mas o que chamou a atenção foi ter colocado em prática o preenchimento dos formulários relacionados a prestação de contas”, conclui o Prof. Edivaldo Costa, presidente do Caixar Escolar da Escola Municipalizada Clemente Mariani.


Membros do Caixa Escolar do Colégio de Angélica

“Esta ação da Secretaria de Educação, foi pensada como estratégia de fortalecimento da autonomia das escolas. Geralmente estas discussões ficam restritas a Secretaria e direção das escolas. Entendemos que todos os membros das Unidades Executoras precisam conhecer a fundo os objetivos e procedimentos de execução e prestação de contas do PDDE, pois desta forma estaremos realizando uma gestão democrática plena. Agora não apenas os gestores, mais sim todos estão preparados para execução dos recursos de forma que garanta o fortalecimento da participação social”, afirma o Secretário de Educação Renê Silva.
Este 1º Encontro de Formação Técnica do PDDE, foi pensado graças a participação do município de Planaltino no Curso de Capacitação Técnica em PDDE, realizado por técnicos do FNDE no dia 5 de novembro de 2010 no Auditório da Secretaria Municipal de Educação de Jequié/Bahia.
Fonte: www.educaplanaltino.blogspot.com

EDUCADORES DE PLANALTINO AVALIAM GESTÃO EDUCA PLANALTINO


Educadores de Planaltino avaliação Gestão Educa Planaltino

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Planaltino – Bahia, realizou no último sábado (18/12/2010), o 1º Seminário de Avaliação da Gestão Educa Planaltino. O evento aconteceu no Clube Social Planaltinense, e contou com a presença dos técnicos da SME, Prefeito Zeca Braga, Diretores, Professores, Coordenadores Pedagógicos e demais Trabalhadores em Educação, representantes de Colegiados Escolares, Conselho Municipal de Educação, Conselho Municipal de Alimentação Escolar, Conselho Municipal de Controle e Acompanhamento do FUNDEB, Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes.
Mesa de abertura - Secretário fala sobre a importância do Seminário

O objetivo do evento foi que as escolas realizassem uma avaliação da Gestão Educa Planaltino em todos os aspectos: Coordenação Administrativa; Coordenação Pedagógica; Oferta e Distribuição de Merenda Escolar, Material Didático, Material de Limpeza; Oferta e Acompanhamento do Transporte Escolar; Projetos da SME; Gestão Democrática; Trabalho do Secretário e Prefeito, entre outras questões que as escolas achassem pertinentes.
As escolas receberam as fichas de avaliação com antecedência, para que junto com a comunidade escolar procedecem a avaliação. Foram realizadas diversas reuniões nas escolas, algumas optaram por fazer as reuniões avaliativas por segmento, outras coletivamente. Na ficha, a comunidade escolar pode apontar os pontos positivos, negativos e apontar sugestões para superação dos problemas. Cada escola fez a apresentação da avaliação realizada.
“Nosso objetivo, foi o de saber das comunidades escolares, sob o olhar deles, o que estamos fazendo de positivo, e principalmente o que precisa melhorar. Também pedimos que apresentassem sugestões, pois desta maneira fica mais fácil saber o que todos esperam da nossa gestão”, pontua o Secretário de Educação Renê Silva.
Prefeito Zeca Braga participa ativamente das discussões

“Parabenizo a Secretaria de Educação por ter essa coragem de dar a cara a tapa. É uma oportunidade importante para nós professores, pois podemos apontar o que precisa ser melhorado”, relata o Professor Josuelto Lopes, da Escola Municipal Clemente Mariani, Distrito de Ibitiguira.
“A Secretaria está de parabéns por essa iniciativa, e talvez Planaltino seja o único município do Brasil que teve até o momento a coragem de realizar uma atividade como esta”, diz o Professor Ariosvaldo Porfírio, Presidente do Conselho Municipal de Educação.
 Prefeito Zeca Braga, Secretário de Educação Renê Silva e Prof. Ariosvaldo Porfírio Presidente do Conselho Municipal de Educação

Pela tarde, foi a vez das escolas socializarem o trabalho realizado no ano letivo de 2010. Cada escola teve 20 minutos para através de slides ou vídeos apresentarem as atividades realizadas. Foi um momento muito significativo, onde todos ficaram conhecendo melhor os projetos que cada escola realizou, o que ajudará também no planejamento das ações para 2011.
O Conselho Municipal de Educação, também apresentou o Calendário Escolar 2011, construído através das sugestões das escolas. Pela primeira vez na história da educação de Planaltino, o Calendário Escolar foi construído sem a interferência da Secretaria de Educação. Cada escola elaborou uma proposta com sua comunidade, e encaminhou para Secretaria, que por sua vez encaminhou todas as propostas para o Conselho. O Conselho elaborou uma proposta única. Após a apresentação da proposta, foi feita a discussão do Calendário, que foi aprovado por unanimidade pelos presentes. No Calendário 2011, o início das aulas está previsto para 14 de fevereiro.
No final do evento, o Prefeito Zeca Braga parabenizou todos os profissionais da educação pelo grande trabalho realizado, falou das conquistas na área educacional, e pontuou ações de valorização e melhoriasque acontecerão em 2011.
“O Seminário foi um sucesso. A equipe da Secretaria ficou muito satisfeita com os pontos positivos apontados. Os pontos negativos e as sugestões, ajudaram e muito o planejamento de nossas ações para 2011. Esperamos chegar ao final de 2011, e apresentar para os educadores a superação de cada ponto negativo apontado, esse será o nosso desafio. Só tenho a agradecer a todos os educadores pelo trabalho que todos vem desenvolvendo, em especial a equipe da SME, que tem trabalhado dia e noite para garantir as condições de trabalho necessárias para o desenvolvimento dos trabalhos nas escolar”, conclui o Secretário Renê Silva
Fonte: www.educaplanaltino.blogspot.com

VALE DO JIQUIRIÇÁ: DIRIGENTES DE EDUCAÇÃO E CULTURA CELEBRAM CONQUISTAS E PLANEJAM AÇÕES PARA 2011

Prefeito de Elísio Medrado, Everaldo Caldas, recepcionou todos os participantes

Dirigentes Municipais de Educação e Cultura dos municípios do Vale do Jiquiriçá estiveram reunidos hoje (09/12) na cidade de Elísio Medrado. Foi a 5ª Reunião do Fórum de Secretários de Educação dos Mui
cípios do Vale do Jiquiriçá (EDUCAVALE), e o VI Encontro dos Dirigentes de Cultura e Coordenadores de Pontos de Cultura do Vale do Jiquiriçá. A idéia da realização dos eventos no mesmo dia, foi para garantir o fortalecimento das ações de articulação da Educação e Cultura no Vale.
A abertura foi realizada em conjunto, e contou com a presença do Prefeito da cidade anfitriã Everaldo Caldas, Ana Rita (representante Territorial da Secretaria Estadual de Cultura) e da Diretora da 29ª DIREC, Profa. Graça Magalhães. Logo após, cada grupo de dirigentes se reuniram para discutirem suas questões específicas. Aconteceu ainda um terceiro encontro, entre os Coordenadores do Programa Escola Ativa dos municípios do Vale, que aproveitaram a oportunidade para troca de experiências e se articularem regionalmente.
 Coordenadores do Programa Escola Ativa socializaram experiências

O EDUCAVALE aproveitou o último encontro do ano para realizar uma avaliação das ações desenvolvidades neste primeiro ano de atuação. Os Secretários pontuaram os pontos positivos com destaque para criação dos Pólos de Formação de Professores, pontos negativos e apresentaram sugestões para 2011. Também foi realizada uma avaliação das ações do Governo Estadual na área educacional, e a síntese da avaliação será encaminhada para o Governador do Estado e o Secretário da Educação, com objetivo de ajudar na orientação da gestão que se iniciará em 2011. Os Dirigentes também elencaram as ações prioritárias para 2011 e construiram um cronograma de reuniões, indicando as datas e os municípios que sediarão os próximos encontros. Planaltino será a sede do primeiro encontro em 2011, que acontecerá em 24 de fevereiro.
Os Dirigentes Culturais também aproveitam o momento para avaliar a atuação do Fórum de Dirigentes Culturais, e celebrar as diversas conquistas de 2010.
 Dirigentes de Cultura se reuniram no CDC da cidade

Estiveram presentes 14 municípios: Brejões, Cravolândia, Elísio Medrado, Itiruçú, Jaguaquara, Lafaiete Coutinho, Lajedo do Tabocal, Maracás, Nova Itarana, Planaltino, São Miguel das Matas, Santa Terezinha, Santa Inês e Ubaíra.
Fonte: http://educaplanaltino.blogspot.com/2010/12/vale-do-jiquirica-dirigentes-de.html

Encontro de Técnicos Formadores do Programa Escola Ativa marca início de Fórum de Discussões

Coordenadores do Escola Ativa se articulam territorialmente

No ultimo dia 09/12, reuniram-se na cidade de Elísio Medrado, onze Técnicos Formadores do Programa Escola Ativa da região do Vale do Jiquiriçá para discutir experiências em torno do referido programa destinado as turmas de classes multisseriadas da Educação do Campo. O encontro ocorreu na programação do Fórum de Secretários de Educação do Vale do Jiquiriçá – o EDUCAVALE.
Estiveram presentes no encontro: Marcos Paiva - técnico da cidade de Planaltino, Maria Elena Rodrigues – técnica da cidade de Maracás, Rosemery Sales e Guadanajara Barreto – técnicas de Jaguaquara, Nívia Rezende – técnica de Ubaíra, Elielson Nascimento – técnico de São Miguel das Matas, Daniela Bitencourt – técnica de Elísio Medrado, Rejane Menezes – técnica da cidade de Lafaiete Coutinho, Rosa Diná Braga – técnica de Cravolândia, Maria do Carmo Barreto – técnica de Santa Inês e Gilmara Santos – técnica da cidade de Santa Terezinha, em um total de dez municípios sinalizados no Programa Escola Ativa.
O encontro teve como objetivo promover a articulação entre os municípios do Vale do Jiquiriçá e seguiu a seguinte pauta: Acolhida aos participantes, Socialização de experiências no Programa Escola Ativa e a discussão em torno da utilização dos procedimentos de avaliação utilizada no referido programa.
Ainda no encontro ficou decidido à necessidade da abertura de um fórum permanente de encontros entre os técnicos do Vale do Jiquiriçá, com o intuito de fortalecer a Educação do Campo das cidades que compõe o referido território, região esta de população basicamente rural. Assim, ficou decidida a criação de uma comissão executora que tem por finalidade organizar os encontros e promover uma maior articulação entre os municípios e as demais esferas responsáveis pela execução do Programa Escola Ativa, como o Estado e a Federação.
Assim, a comissão executora ficou composta pelos seguintes membros: Marcos Paiva – Coordenador da Comissão Executora, Elielson Nascimento – Vice-coordenador e Rosemery Sales – Secretária da Comissão Executora.
O próximo encontro do Fórum de Discussões dos Técnicos Formadores do Programa Escola Ativa esta agendado para fevereiro de 2011, na cidade de Planaltino.
Esperamos contar com a participação de todos os Formadores do Escola Ativa do Território do Vale do Jiquiriçá no próximo encontro. Estamos planejando ainda um calendário para a execução de Microcentros Intermunicipais para a socialização de experiências dos professores das classes da Educação do Campo em nível territorial. Complementa o professor Marcos Paiva, articulador do evento.

COORDENAÇÃO EXECUTIVA DO EDUCAVALE SE REUNIU PARA ORGANIZAR 5º REUNIÃO DO FÓRUM

Vale do Jiquiriçá buscará fortalecimento de ações conjuntas em 2011

Os Secretários de Educação Renê Silva (Planaltino), Marislela Amaral (Jaguaquara) e Edna Leal (Maracás), membros da Coordenação Executiva do EDUCAVALE (Fórum dos Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá), estiveram reunidos ontem (02/12) na cidade de Maracás para organização da pauta da 5ª Reunião do EDUCAVALE, que acontecerá no próximo dia 09/12 na cidade de Elísio Medrado.
Na reunião, a Coordenação discutiu a importância da construção de um cronograma de reuniões para o ano de 2011, aproveitando também as reuniões do EDUCAVALE, para promoção de reuniões paralelas específicas que estimulem a cooperação e troca de experiência de projetos e programas que estão em execução nos municípios.
Como exemplo, os Coordenadores do Programa Escola Ativa dos municípios do Vale do Jiquiriçá, aproveitarão a reunirão do dia 09 em Elísio Medrado para se reunirem e trocar experiências. Essa proposta será apresentada e discutida com os secretários e secretárias para intensificar o fortalecimento das ações educacionais no Vale do Jiquiriçá.
Os Secretários e Secretárias de Educação, também definirão na reunião as prioridades de atuação do EDUCAVALE em 2011. Questões como Transporte Escolar, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, fortalecimento de parcerias com a Secretaria Estadual de Educação no apoio técnico aos municípios certamente farão parte desta pauta. É esperada a participação de 22 municípios na reunião de Elísio Medrado.
Também esteve participando da reunião da Coordenação Executiva, Debora Luna, Secretária de Educação de Lagedo do Tabocal.
Fonte: http://educaplanaltino.blogspot.com/2010/12/coordenacao-executiva-do-educavale-se.html

ARTICULAÇÃO DO VALE DO JIQUIRIÇÁ PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES É EXEMPLO PARA BAHIA E BRASIL

Secretário Renê Silva apresenta experiência do EDUCAVALE. Evento foi transmitido para todo Estado pela Rede Educação do IAT
O Secretário Municipal de Educação de Planaltino e Coordenador do Fórum dos Secretários Municipais de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá, Prof. Renê Silva, esteve participando a convite do Instituto Anísio Teixeira (IAT), responsável pela gestão da Formação de Professores no Estado da Bahia, do I Seminário do Plano de Formação dos Professores da Bahia – Construindo Caminhos Coletivamente. O evento aconteceu nos dias 24 e 25/11, no Instituto Anísio Teixeira, destacando a importância do esforço conjunto entre União, Estado e Municípios nas ações de estímulo à formação adequada dos professores da rede pública de ensino da Bahia.
Para a representante da CAPES Marina Ranielle, “oferecer apoio logístico ao professor, evitar a evasão do cursista e incentivar mais matrículas é um trabalho que exige esforço conjunto entre as esferas governamentais”, ao lembrar do regime de colaboração presente na Política Nacional de Formação de Professores (decreto nº 6.755), do Ministério da Educação – MEC.
Marina explica que, em 2009, as matrículas dos cursos de química, matemática, física e biologia não alcançaram mais que a metade das vagas ofertadas, embora sejam áreas de grande demanda de formação. A Bahia é um dos estados com maior oferta de vagas para formação inicial – voltada para professores sem licenciatura, em efetiva regência na rede pública de ensino.
Enfrentando esses desafios, desde janeiro de 2010, o Fórum de Apoio Permanente à Formação (FORPROF-BA) organiza o levantamento real das demandas e das ofertas de vagas a partir do regime de colaboração. “O caminho adotado é priorizar a relação com os municípios através de negociação com base territorial”, explica o Diretor Geral do IAT, Penildon Silva.
De acordo com Norma Matos, diretora de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais – DIRED/IAT, os municípios são responsáveis pelo custeio da logística e estímulo à formação dos professores da sua rede de ensino. “Nossa aproximação é no sentido de sensibilizar os gestores municipais a priorizar o programa como fundamental para a qualidade da educação de sua região”, afirma.
O I Seminário busca também a reflexão dos projetos pedagógicos na formação de professores. O objetivo é que as universidades parceiras apresentem as suas experiências formativas, possibilitando um intercâmbio de vivências do Programa. Nos seus dois dias de programação, 24 e 25/11, o evento mobiliza representantes das diversas instituições relacionadas à educação pública do Estado, incluindo as universidades parceiras, os consórcios municipais, a SEC/BA, a CAPES/MEC, a Universidade Aberta do Brasil, o sindicato dos professores, os pesquisadores da área da Educação, dentre outros.
“Iniciativas como essa demonstram a preocupação de desenvolver cada vez mais a formação dos professores da rede pública, o que contribui muito para o desenvolvimento do município”, diz Adilson Silva, professor da rede municipal, que cursa a primeira licenciatura em Matemática, pela Universidade Estadual do Sudoeste Baiano – UESB.
Para Savana Araújo, professora da rede municipal, cursista de pedagogia pela Universidade Estadual da Bahia – UNEB, o apoio do município tem sido fundamental para a formação dos professores de Jacobina e região. “Essa tem sido uma oportunidade ímpar, me sinto cada vez mais estimulada no meu curso”, declara.
“A universidade tem um papel muito importante nesse processo. Estamos nos dispondo a ir ao município e isso causa um impacto incrível na qualidade da educação local”, afirma Neide Queiroz, Assessora de Programas Especiais da UNEB.
O Secretário Municipal de Educação de Planaltino, Prof. Renê Silva, que também é Coordenador do Fórum de Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá, esteve no evento a convite do IAT para apresentar a experiência de articulação dos municípios do Vale do Jiquiriçá, na busca de soluções conjuntas para superação dos problemas na implementação do Programa Nacional de Formação de Professores. “Os Prefeitos e Secretários de Educação do Vale do Jiquiriçá, entendendo a importância da Formação dos Professores para melhoria da qualidade da educação, estão articulados na busca de superar as dificuldades. Como resultados, já temos a indicação de criação de 7 Pólos de Formação de Professores no Vale, 5 com a UNEB (cujos convênios já foram assinados), e 2 com a UESB (os processos estão aguardando aprovação do Conselho Estadual de Educação)”, pontua Renê Silva, Secretário de Educação de Planaltino e Coordenador do Fórum de Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá – EDUCAVALE.O exemplo de articulação do Vale do Jiquiriçá, está servindo como modelo para implementação do Plano Nacional de Formação de Professores no Estado da Bahia e em outros Estados do Brasil.
A esquerda, Dr. Pierre Dominicé, professor Titular da Universidade de Genebra
O evento contou também, no dia 24/11, com a participação internacional do Professor Dr. Pierre Dominicé (Professor Titular da Universidade de Genebra), um dos principais estudiosos da atualidade sobre currículo e formação de professores.
O I Seminário é uma iniciativa do FORPROF-BA, criado pela SEC/IAT. "A SEC/IAT tem sido uma grande parceira respondendo as dúvidas, garantindo nosso espaço no Programa, e possibilitando que a oferta de cursos seja de maior qualidade", afirma Maria Barbosa, representante da Educação a Distância, da UESB.

EDUCAVALE: SECRETÁRIO APRESENTA EXPERIÊNCIA DE ARTICULAÇÃO EM REUNIÃO COM DIRIGENTE DA CAPES

 Secretário Estadual da Educação, Prof. Osvaldo Barreto (Presidente do Fórum) fez a abertura da reunião
Prof. Renê Silva (Sec. de Educação de Planaltino), Profa. Ilma Cabral (Coord. do Programa de Formação na Bahia), e o Prof. Teatini (Diretor de Educação Básica da CAPES)

O Secretário Municipal da Educação de Planaltino, Prof. Renê Silva, participou na tarde de ontem (22/11), no Auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), da Reunião do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente. O Fórum é composto de representantes de todas as Universidades Parceiras (Federais e Estaduais), do Conselho Estadual da Educação, APLB/Sindicato, UNDIME, Secretaria Estadual da Educação e CAPES/MEC.
A reunião contou com a presença do Diretor de Educação Básica da CAPES/MEC (Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior), órgão responsável por induzir e fomentar a formação inicial e continuada dos profissionais de magistério, coordenando o Programa Nacional de Formação de Professores.
Um dos pontos da pauta da reunião, foi a “Nova sistemática de levantamento de demanda de formação e negociação direta entre os consórcios municipais, o Estado e as Universidades através do Fórum de Apoio à Formação”. O Secretário Renê Silva, foi convidado, como Coordenador do EDUCAVALE (Fórum dos Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá), para relatar a experiência de articulação do Vale do Jiquiriçá, que serve hoje como referência para todo o Estado.
Como resultado desta articulação, o Vale do Jiquiriçá será beneficiado no início de 2011, com a criação de 7 Pólos de Formação de Professores (5 pela UNEB e 2 pela UESB), que atenderão a demanda de formação dos professores que atuam na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental.
O Diretor da CAPES, João Teatini, informou que a experiência do EDUCAVALE será divulgada a nível nacional no site da CAPES, para servir de exemplo de articulação e estimular outros municípios pelo país.

VALE DO JIQUIRIÇÁ ASSINA CONVÊNIOS COM A UNEB PARA CRIAÇÃO DE PÓLOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Formação Inicial chega com força no Vale do Jiquiriçá

Na última terça-feira (14/09), em reunião no Gabinete da Reitoria da UNEB, Campus I, Salvador, o reitor Lourisvaldo Valentim, o Prefeito de Planaltino e Presidente da MERCOVALE (Associação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá) Zeca Braga, o Secretário de Educação de Planaltino e Coordenador Executivo do EDUCAVALE (Fórum dos Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá) Renê Silva, prefeitos e secretários de educação de municípios do Vale assinaram convênios para criação de 5 Pólos de Formação de Professores no Vale do Jiquiriçá.
A UNEB vai implantar o curso de licenciatura em Pedagogia nos municípios de Planaltino, Maracás, Brejões, Elísio Medrado e Itatim, serão células do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), do Ministério da Educação (MEC).
“Temos consciência da relevância que as licenciaturas da UNEB têm para todos os municípios baianos, pois vêem tornando realidade o sonho de muitas pessoas, que é ingressar em uma universidade pública de qualidade. Por isso não temos medido esforços para a implantação dos cursos do Parfor por todo o estado”, ressaltou o reitor Valentim.
A vice-reitora, Amélia Maraux, os pró-reitores de Graduação (Prograd), José Bites, e de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP), Marcelo Ávila, e a assessora dos Programas Especiais (Aspes) da Prograd, Norma Neyde Queiroz, Ilma Cabral (IAT) também prestigiaram o encontro.
Norma Neyde contou que a iniciativa de procurar a UNEB para a implantação do curso foi dos próprios prefeitos e secretários: “Eles reconhecem a importância dessa graduação para o desenvolvimento desses municípios. A licenciatura vai contribuir fortemente para a melhoria da qualidade do ensino básico na região”, pontuou a assessora.
Ainda de acordo com Norma Neyde, as inscrições para o curso, que terá duração de três anos, estão previstas para começar em novembro deste ano, “e as aulas já devem iniciar em janeiro de 2011”, comemora.
Para o Coordenador Executivo do EDUCAVALE Renê Silva, “a criação dos Pólos de Formação de Professores é uma grande conquista para educação do Vale do Jiquiriçá. São cerca de 1000 professores que estão atuando na educação infantil e fundamental I que não tem graduação, e agora terão a oportunidade de fazer um curso em uma universidade pública, gratuita e de qualidade. Isso é resultado da articulação dos prefeitos e secretários através da MERCOVALE. O IAT também foi fundamental nesse processo. Agradecemos imensamente a sensibilidade da UNEB em abraçar o Vale com a criação destes 5 Pólos”.
O Parfor é um projeto criado pelo governo federal para cumprir as exigências da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da educação nacional, que prevê a formação inicial e continuada dos professores da educação básica.
A universidade aderiu ao plano em 2009, tonando-se a maior executora do Parfor no país. Além de já ter capacitado 20 mil docentes pelo programa Rede UNEB 2000, outros 20 mil estão em formação pelo plano nacional.
Ainda serão criados mais 2 Pólos de Formação de Professores em parceria com a UESB nas cidades de Jaguaquara e Santa Inês, totalizando 7 Pólos.
Estiveram presentes ainda, os Prefeitos Zeu Andrade (Nova Itarana) e Raimunda Santos (Itatim), e a Secretária de Educação de Elísio Medrado Eliana Gaspari.

SECRETÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ASSINA CONVÊNIO PARA REVISÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PLANALTINO


Secretário Estadual de Educação Prof. Osvaldo Barreto, Prefeito Zeca Braga e Secretário de Educação Renê Silva assinam termo de adesão

O Secretário Estadual de Educação Prof. Osvaldo Barreto, assinou no último dia 27 de agosto, na 4ª Reunião do EDUCAVALE na cidade de Lajedo do Tabocal, convênio para revisão do Plano Municipal de Educação de Planaltino através do Programa de Apoio a Educação Municipal – PROAM/SEC.
Com a assinatura do convênio, o município de Planaltino iniciará o processo de revisão e construção do novo Plano Municipal de Educação, que orientará as ações educacionais do municípios para próxima década.
Fonte: http://educaplanaltino.blogspot.com/2010/08/secretario-estadual-de-educacao-assina.html

EDUCAVALE PROMOVE ENCONTRO DE 24 MUNICÍPIOS COM SECRETÁRIO ESTADUAL

Mesa de abertura da 4ª Reunião do EDUCAVALE
24 municípios presentes na reunião

O Fórum de Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá – EDUCAVALE, ligado a Associação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá – MERCOVALE, realizou hoje (27/08) na Câmara de Vereadores da cidade de Lajedo do Tabocal a 4ª Reunião do EDUCAVALE, que contou com a presença do Secretário Estadual da Educação Prof. Osvaldo Barreto.
O Encontro reuniu prefeitos, secretários de educação, técnicos de secretarias, diretores de escolas e coordenadores pedagógicos de 24 municípios. Também estiveram presentes representes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, e membros da equipe da Secretaria Estadual de Educação.
A mesa de abertura foi composta pelo Secretário Estadual de Educação Prof. Osvaldo Barreto, Mariângela Borges Prefeita de Lajedo do Tabocal, Zeca Braga Prefeito de Planaltino e Presidente da MERCOVALE, Renê Silva Secretário de Educação de Planaltino e Coordenador do EDUCAVALE, Deborah Luna Secretária de Educação de Lajedo do Tabocal, Eni Bastos Superintendente de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional da SEC e pelo Prof. Roberto Gondim Diretor da DIREC 13.
O Prof. Osvaldo Barreto falou sobre a importância do fortalecimento do regime de colaboração entre Estado e Municípios, enumerando as ações que estão sendo promovidas pela Secretaria Estadual no sentido de ampliar estas parcerias. Parabenizou a iniciativa da MERCOVALE através do EDUCAVALE em articular os secretários e prefeitos para conjuntamente com Estado e Governo Federal discutirem estratégias que busquem a melhoria da qualidade do ensino.
O Secretário Estadual assinou ainda termo de convênio com o município de Planaltino para assessoramento na elaboração do Plano Municipal de Educação.
Logo após, a Profa. Eni Bastos Superintendente de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional da SEC, falou sobre os programas e projetos de apoio a educação municipal, destacando as ações do PROAM.
Pela tarde, a Profa. Nadja Amado Diretora de Políticas Educacionais e Coordenadora do PROAM, apresentou detalhadamente os projetos do PROAM, colocando-os a disposição dos municípios. Os municípios também assinaram protocolos de intenção para adesão aos projetos.
A Profa. Jocélia Almeida Coordenadora de Programa e Projetos Especiais da SEC, apresentou o Programa Pró-Jovem Campo Saberes da Terra e a Profa. Luciane Alcântara Assessora de Projetos Sociais do Jornal A Tarde, apresentou o Projeto A Tarde Educação.
Estiveram presentes no evento os municípios Amargosa, Brejões, Castro Alves, Cravolândia, Elísio Medrado, Irajuba, Iramaia, Itaquara, Itatim, Itiruçú, Jaguaquara, Jiquiriçá, Lafaiete Coutinho, Laje, Lajedo do Tabocal, Maracás, Milagres, Mutuípe, Nova Itarana, Planaltino, Santa Inês, São Miguel das Matas, Santa Terezinha, Ubaíra e também o Prof. Nildon Pitombo Superintendente da Educação Básica e membros da equipe do PROAM.

EDUCAVALE REALIZA 2º ENCONTRO TÉCNICO DE FORMAÇÃO AGRICULTURA FAMILIAR NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR EM MUTUÍPE

Vale do Jiquiriçá discute agricultura familiar na alimentação escolar
O Fórum de Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá – EDUCAVALE, ligado a Associação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá – MERCOVALE, realizou hoje (20/08) na cidade de Mutuípe, o 2º Encontro Técnico sobre Agricultura Familiar na Alimentação Escolar. O encontro realizado em parceria com a Secretaria de Educação do município Mutuípe, contou com as presenças de Gildete Calumbi do Ministério de Desenvolvimento Agrário – MDA e de Jefferson Andrade Chefe Regional da EBDA de Jequié, e teve como objetivo principal discutir a implementação da Lei Nº 11.947 de 16/06/2009 e da Resolução N.º 38 FNDE de17/07/2009, que tratam da aplicação de no mínimo 30% dos recursos do PNAE na compra de produtos da agricultura familiar.
Estiveram presentes Secretários de Educação, Agricultura, Administração, Presidentes de Licitação, Técnicos de Secretarias, Nutricionistas, Técnicos da EBDA, Agricultores, Conselheiros do CAE, Controladores Internos e representantes territoriais de 13 municípios do Vale do Jiquiriçá (Mutuípe, Amargosa, Brejões, Ubaíra, Jiquiriçá, Itatim, Milagres, Planaltino, São Miguel das Matas, Laje, Iramaia, Elísio Medrado e Sapeaçú) .
“O encontro foi muito rico, e possibilitou para os municípios a oportunidade de conhecer e discutir como implementar na prática a Lei 11.947 e a resolução 38 do FNDE. Agredecemos a Jefferson da EBDA que tem sido um parceiro forte para os municípios, a Gildete do MDA e também a Profa. Fabrícia Secretária de Educação de Mutuípe, que disponibilizou o município para sediar o encontro e organizou toda a logística”, pontua Renê Silva – Secretário Municipal de Educação de Planaltino e Coordenador Executivo do EDUCAVALE.
O primeiro encontro aconteceu na cidade de Maracás no dia 06 de agosto e reuniu 12 municípios. No total os dois encontros reuniram 25 municípios.

EDUCAVALE: SECRETÁRIO PARTICIPA DE SOLENIDADE DE POSSE DOS NOVOS DIRETORES DO CFP/UFRB

EDUCAVALE presente em evento da UFRB

O Secretário Renê Silva acompanhado do Controlador Interno da Prefeitura Reinaldo Cardoso, esteve participando da solenidade de posse dos professores Clarivaldo Santos de Sousa e Dyane Brito Reis nos cargos de Diretor e Vice-Diretora do Centro de Formação de Professores – CFP da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
A solenidade aconteceu ontem (16/08), na Câmara de Vereadores da cidade de Amargosa, e o Secretário Renê representou o EDUCAVALE – Fórum dos Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá.
Fonte: http://educaplanaltino.blogspot.com/2010/08/educavale-secretario-participa-de.html

PREFEITOS DA MERCOVALE DISCUTEM IMPLANTAÇÃO DE PÓLOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Prefeitos: Alan Andrade (Brejões) e Zeca Braga (Planaltino)
Prefeitos assumem compromisso de vencer desafio da Formação de Professores

Os Prefeitos da MERCOVALE – Associação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá, estiveram reunidos no último sábado (14/08) na Câmara de Vereadores da Cidade Brejões. O ponto principal na pauta de discussão foi a Implantação de Pólos de Formação de Professores.
“Os Pólos se apresentam como a melhor solução para que possamos atender a demanda de cerca de 932 professores do Vale que estão atuando na Educação Infantil e Fundamental I e ainda não possuem graduação”, pontua Zeca Braga, prefeito de Planaltino e Presidente da MERCOVALE.
O Coordenador do EDUCAVALE – Fórum dos Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá, Renê Silva (Secretário de Educação de Planaltino), apresentou para os prefeitos os resultados das discussões que foram feitas com o IAT – Instituto Anísio Teixeira, UNEB e UESB, bem como as possibilidades de Pólos. Também foi apresentado e discutido a contrapartida do município para implantação do Pólo.
Os prefeitos presentes ressaltaram a importância da criação destes Pólos e foi firmado o compromisso de criação dos seguintes Pólos, sendo o primeiro município aquele que sediará o Pólo:

Pólo 1 – Planaltino - UNEB
Pólo 2 – Maracás/Lagedo do Tabocal - UNEB
Pólo 3 – Santa Inês/ Ubaíra/ Jiquiriçá/ Cravolândia/ Laje – UNEB
Pólo 4 – Brejões/ Nova Itarana – UNEB
Pólo 5 – Jaguaquara/ Itaquara/ Itiruçú/ Lafaiete Coutinho/ Irajuba - UESB

Também está sendo discutido a criação do Pólos nas Cidades de Itatim, Elisío Medrado e Iramaia. A cidade de Amargosa já tem um Pólo da UESB/ UAB.
Os Pólos atenderão prioritariamente a demanda de formação na área de Pedagogia.
Estiveram presentes os Prefeitos dos Municípios de Planaltino, Brejões, Maracás, Nova Itarana, Irajuba, Jiquiriçá, Lagedo do Tabocal, Jaguaquara e Santa Inês, Lagedo do Tabocal.

COORDENAÇÃO EXECUTIVA DO EDUCAVALE SE REUNE EM PLANALTINO


Secretários Renê Silva, Edna Leal, Maristela Amaral e Deborah Luna

Os secretários de Educação Renê Silva (Planaltino), Edna Leal (Maracás), Maristela Amaral (Jaguaquara) membros da Coordenação Executiva do EDUCAVALE e Deborah Luna (Lagedo do Tabocal, estiveram reunidos na tarde de ontem (12/08) na Secretaria Municipal de Educação de Planaltino, para discutirem a pauta da 4ª Reunião do EDUCAVALE que acontecerá no próximo dia 27 de agosto na cidade de Lagedo do Tabocal.
A reunião pela manhã contará com as presenças do Secretário Estadual de Educação Dr. Osvaldo Barreto, a Superintendente da SUPAV Eni Bastos, a Coordenadora do PROAM Nadja Amado.
Pela tarde, a assessora pedagógica do Jornal A tarde Luciane apresentará o Projeto A Tarde Educação. Logo após, a Coordenadora de Projetos Especiais da SEC Jocélia Almeida apresentará programas para educação no campo.
Além disso, também será discutido pelos secretários os valores que os municípios vem pagando para transportar alunos da rede estadual de ensino.
Fonte: http://educaplanaltino.blogspot.com/2010/08/coordenacao-executiva-do-educavale-se.html

EDUCAVALE APRESENTA EXPERIÊNCIA EM REUNIÃO AMPLIADA DO FÓRUM ESTADUAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Secretário Renê Silva apresenta experiência do EDUCAVALE
Representantes de Universidades, IAT, Ministério Público, APLB e Conselho Estadual de Educação

O Secretário de Educação de Planaltino Prof. Renê Silva, Coordenador Executivo do EDUCAVALE – Fórum dos Secretários de Educação do Vale do Jiquiriçá, ligado a MERCOVALE – Associação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá, esteve representando o território na Reunião Ampliada do Fórum Estadual de Formação de Professores, que aconteceu na última segunda-feira (09/08/2010) no Instituto Anísio Teixeira – IAT em Salvador.
A reunião contou com as presenças dos membros do Fórum Estadual, das Universidades Estaduais e Federais, do Ministério Público Estadual, Secretários de Educação, equipe do IAT, Conselho Estadual de Educação, APLB Sindicato e representantes do Professores – Cursistas dos cursos do Programa Nacional de Formação de Professores de todo o Estado da Bahia.
O Prof. Renê Silva, apresentou a experiência que está sendo construída pelo EDUCAVALE, na busca de soluções para as dificuldades enfretadas pelos municípios do Vale do Jiquiriçá, no sentido de garantir condições para que os professores da rede municipal tenham a oportunidade de acesso a licenciatura pelo Programa Nacional de Formação de Profesores.
A iniciativa do EDUCAVALE é pioneira em toda a Bahia, e vem servindo de exemplo para outros territórios do Estado. “Depois desta participação, levo para o EDUCAVALE, com mais convicção ainda, que precisamos ampliar os espaços de diálogo e participação. Muitos dos problemas colocados pelos diversos professores-cursistas de diferentes regiões do Estado, surgem de um problema comum: a falta de diálogo entre a gestão das secretarias e os professores. O diálogo constitui a base do trabalho em educação, e ele deve permear todos os espaços. Problemas sempre surgem, mas acredito que com transparência e diálogo é possível construir saídas”, pontua Renê Silva.
Estiveram acompanhado o Prof. Renê Silva, o Coordenador Pedagógico Leonardo Moraes e o Diretor da Escola Clemente Mariani, Prof. Edivaldo Gonçalves.

EDUCAVALE REALIZA ENCONTRO TÉCNICO DE FORMAÇÃO AGRICULTURA FAMILIAR NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Educação e Agricultura caminhando juntas para melhoria da qualidade da merenda escolar e da vida do pequeno agricultor

O Fórum de Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá – EDUCAVALE, ligado a Associação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá – MERCOVALE, realizou hoje (06/08) na cidade de Maracás, Encontro Técnico sobre Agricultura Familiar na Alimentação Escolar. O encontro realizado em parceria com as secretarias de Educação e Agricultura do município e Maracás, contou com as presenças de Gildete Calumbi do Ministério de Desenvolvimento Agrário – MDA e de Jefferson Andrade Chefe Regional da EBDA de Jequié , e teve como objetivo principal discutir a implementação da Lei Nº 11.947 de 16/06/2009 e da Resolução N.º 38 FNDE de17/07/2009, que tratam da aplicação de no mínimo 30% dos recursos do PNAE na compra de produtos da agricultura familiar.
Estiveram presentes Secretários de Educação, Agricultura, Administração, Presidentes de Licitação, Técnicos de Secretarias, Nutricionistas, Técnicos da EBDA, Agricultores, Conselheiros do CAE, Professores e Diretores de Escolas de 12 municípios do Vale do Jiquiriçá (Maracás, Planaltino, Nova Itarana, Lagedo do Tabocal, Itiruçú, Lafaiete Coutinho, Jaguaquara, Itaquara, Cravolândia, Irajuba, Elísio Medrado e Santa Inês).
“O encontro foi mais uma ação do EDUCAVALE, desta vez em parceria com o MDA e EBDA, buscando proporcionar aos municípios a oportunidade de tirar todas as dúvidas sobre a implementação da Lei 11.947. Podemos afirmar que o objetivo foi alcançado. Quando nos juntamos para buscar soluções para problemas comuns, o resultado é um só, a melhoria da qualidade do trabalho. Agradecemos a Porfa. Edna Leal (Sec. de Educação de Maracás) e ao Prefeito Nelson Portela (Prefeito de Maracás) pela acolhida e organização do evento”, pontua Renê Silva – Secratário Municipal de Educação de Planaltino e Coordenador Executivo do EDUCAVALE.
Está previsto para o próximo dia 20 de agosto na cidade de Mutuípe o segundo Encontro Técnico no Vale do Jiquiriçá, visando atender os municípios de Amargosa, Itatim, Milagres, São Miguel das Matas, Laje, Ubaíra, Brejẽs e Jiquiriçá.
Também já está marcada para o dia 27 de agosto na cidade de Lagedo do Tabocal, a reunião ordinária do EDUCAVALE, que contará com as presenças do Secretário Estadual de Educação Prof. Osvaldo Barreto e da Profa. Eni Bastos Superintendente de Avaliação da Secretária Estadual de Educação.

SECRETÁRIO É ENTREVISTADO PELA 93 FM JEQUIÉ

Radialista Wilson Novaes, Prof. Renê Silva, Profa. Ilma Cabral e o Radialista Eder Ramos na 93 Fm

O Secretário Municipal de Educação Prof. Renê Silva e a Profa. Ilma Cabral - Coordenadora Nacional do Programa de Formação no Estado da Bahia-, estiveram presentes na manhã de hoje (29/07) na 93 Fm Jequié, onde concederam entrevista ao vivo para os radialistas Wilson Novaes e Eder Ramos.
A Profa. Ilma Cabral falou sobre o andamento do Programa Nacional de Formação de Professores no Estado da Bahia, sobretudo na micro-região de Jequié e Vale do Jiquiriçá. Já o Prof. Renê Silva, que também estava representado o Fórum de Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá – EDUCAVALE, falou sobre o surgimento da MERCOVALE e do EDUCAVALE, enfatizando que os gestores públicos precisam estar criando e ampliando espaços coletivos de discussões para que possam buscar juntos soluções de problemas comuns.
Também pontuou o esforço que prefeitos e secretários de educação do Vale do Jiquiriçá vem fazendo pela criação de Pólos de Formação de Professores no Vale, buscando atender uma demanda de cerca de 1000 professores que lecionam na educação infantil e séries iniciais que ainda não possuem a graduação. Enfatizou a parceria que vem sendo estabelecida com Instituto Anisío Teixeira através da Profa. Ilma Cabral, e destacou também a participação que a UNEB e UESB vem tendo nesse processo.
Fonte: http://educaplanaltino.blogspot.com/2010/07/secretario-e-entrevistado-pela-93-fm.html

EDUCAVALE PARTICIPA DE REUNIÃO NA UESB PARA DISCUSSÃO SOBRE A METODOLOGIA DOS CURSOS DE FORMAÇÃO




O Secretário Prof. Renê Silva, esteve juntamente com outros secretários de educação do EDUCAVALE e de municípios que fazem parte da DIREC 13, participando hoje (29/07) de reunião na UESB Jequié, onde foram apresentados os cursos de formação de professores pelos coordenadores da UESB.
A reunião contou também com a presença da Profa. Ilma Cabral – Coordenadora do Programa Nacional de Formação de Professores no Estado da Bahia -, que pontuou o andamento do programa do Estado e as dificuldades que vem sendo encontrada na execução do Programa.
O Prof. Renê Silva, representado o EDUCAVALE, apresentou a caminhada de luta que os secretários municipais de educação do Vale vem empreendendo no sentido de buscar soluções para esses problemas. Foram colocados pelos secretários os problemas que os municípios estão enfrentando para liberação dos professores pelo período de uma semana por mês para que estes possam participar do Programa de Formação. Além das dificuldades financeiras de logística, foram pontuados os prejuízos pedagógicos que as escolas estam tendo, sendo que os professores todo mês precisam se ausentar pelo período de uma semana da escola.
Foi solicitado a UESB, a possibilidade de rever a metodologia adotada, procurando uma estrutura que não prejudique tanto as escolas. Todos pontuaram que a intenção é resolver estes problemas de modo que todos saiam beneficiados, principalmente o alunado das escolas.
Os professores da UESB elogiaram a iniciativa do EDUCAVALE e se mostraram sensíveis a esta situação, ficando acordado a busca de modificação na metodologia atual.
Além dos secretários municipais de educação, também participaram da reunião discentes representantes dos cursos de formação em andamento na UESB.
É bom ressaltar que o município de Planaltino está pleiteando a criação de um Pólo de Formação de Professores, com o curso de Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UNEB.

EDUCAVALE APRESENTA DEMANDA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO




O Coordenador Executivo do Fórum de Secretários de Educação do Vale do Jiquiriçá – EDUCAVALE, Renê Silva (Secretário de Educação de Planaltino), acompanhado das Secretárias de Educação Maristela (Jaguaquara), Gessiane (Itatim) e Maria do Carmo (Santa Inês), estiveram participando da reunião do Conselho Estadual de Educação que aconteceu ontem (27/07) no Hotel Vilamar em Salvador.
A reunião foi marcada com objetivo de apresentar para os conseheiros estaduais o Programa Nacional de Formação de Professores. A apresentação foi feita pelo Prof. Penildon Filho (diretor do IAT) e a Profa. Ilma Cabral (Coordenadora do Programa no Estado). A Profa. Norma Neyde (Assessora da UNEB) apresentou o mapa de atuação na UNEB em formação de professores no Estado da Bahia.
O EDUCAVALE, foi convidado, para apresentar a demanda de formação do Vale do Jiquiriçá e as possobilidades de criação de Pólos de Formação de Professores para atender uma demanda de aproximadamente 935 professores que estão atuando na Educação Infantil e Fundamental I e ainda não possuem Licenciatura.
O Prof. Renê Silva, aproveitou o espaço para apresentar também o estudo feito pelo EDUCAVALE sobre o IDEB no Vale do Jiquiriçá. Pontuou que uma das consequências desse déficit de formação inicial é o baixo índice de aprovação nas séries iniciais. A média de aprovação do Vale na 1ª série é de 67,3%, na 2ª 70,9% e na 3ª 77%. Por isso a preocupação e a urgência em garantir para esses 935 professores acesso a formação em Pedagogia.
A previsão são de 8 Pólos de Formação, sendo 1- Amargosa/Brejões/Mutuípe (UESC-UAB)‏, 2- Maracás/Lagedo do Tabocal (UNEB), 3- Planaltino/Nova Itarana/Irajuba (UNEB), 4- Jaguaquara/Itaquara/Itiruçú/Lafaiete (UESB), 5- Itatim/Santa Terezinha (UNEB), 6- Elisio Medrado/São Miguel das Matas (UNEB), 7- Santa Inês/Cravolândia/Ubaíra/Jiquiriçá (UNEB) e 8- Iramaia.
O objetivo da participação do EDUCAVALE na reunião, foi de sensibilizar os conselheiros para aprovação o mais rápido possível dos projetos que serão enviados ao Conselho pelas Universidades para criação dos Pólos de Formação no Vale do Jiquiriçá.
Diversos conselheros a exemplo do Prof. Luiz Otávio de Magalhães elogiaram a iniciativa do Vale do Jiquiriçá, que de maneira organizada apresentaram com dados e indicadores a necessidade de formação de professores, mostrando o compromisso com a melhoria da qualidade da educação.

EDUCAVALE luta por criação de Pólos de Formação de Professores

Secretários de Educação do EDUCAVALE, Universidades Parceiras e IAT buscam soluções para atendimento de demanda de formação do Vale


O Fórum de Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá – EDUCAVALE, esteve reunido no último dia 07 de julho (quarta-feira), em Salvador, no Instituto Anísio Teixeria – IAT, com representantes das Universidades Parceiras (UESB e UNEB) e do IAT ligados ao Programa de Formação de Professores, para discutir a possibilidade de criação de Pólos de Formação de Professores no Vale do Jiquiriçá.
A reunião foi orientada pela seguinte pauta: apresentação da demanda de formação inicial; organização das demandas apresentadas para o curso de Pedagogia; Definição de Pólos de Formação de Professores; contrapartida dos municipios para oferta dos cursos nos Pólos, e; definição de argumentos a serem apresentados ao Conselho Estadual de Educação para criação dos Pólos de Formação.
Após a apresentação de demanda, foi estabelecida as possibilidades de criação dos seguintes Pólos sob a responsabilidade das respectivas Universidades:

Amargosa/ Brejões/ Mutuípe – UESC EAD
OBS: 1-Pólo na cidade de Amargosa. 2-O município de Mutuípe está pleiteando a criação da UAB no município.

Maracás/ Lagedo do Tabocal – UNEB
OBS: Pólo na cidade de Maracás

Planaltino/ Nova Itarana/ Irajuba – UNEB
OBS: Pólo na cidade de Planaltino

Jaguaquara/ Itaquara/ Itiruçú/ Lafaiete Coutinho – UESB
OBS: Pólo na cidade de Jaguaquara

Itatim – UNEB
OBS: 1- Poló na cidade de Itatim. 2- Será estabelecido um diálogo com os  municípios de Santa Terezinha e Castro Alves para ver o interesse destes em participar.

Elisio Medrado/ São Miguel das Matas – UNEB
OBS: Pólo da cidade de Elisio Medrado.

Santa Inês/ Cravolândia – UNEB
Pólo na cidade de Santa Inês

Ubaíra/ Jiquiriçá – UNEB
Pólo na cidade de Ubaíra
Depois de toda essa discussão que ocorreu pelo período da manhã, estava sendo aguardada a presença de representação do Conselho Estadual de Educação - CEE pela tarde, para que os municipios, Universidades e IAT pudessem expor para o Conselho a necessidade de criação destes Pólos de Formação, que visa atender uma demanda de cerca de 800 professores com o curso de Pedagogia. Cabe ressaltar, que a criação destes Pólos depende de autorização do CEE.
No entanto, todos aguardamos mas a representação do CEE não se fez presente.
Ficou então decidido que será feito um relatório pelo IAT organizando toda a proposta de criação dos Pólos de Formação, mostrando a necessidade, e o relatório será encaminhado pelo diretor do IAT, Prof. Penildon Filho e apresentado na reunião do CEE que acontecerá no próximo dia 16 de julho na sede do CEE.
Os municípios do EDUCAVALE estão perto de realizar uma conquista histórica para educação do Vale do Jiquiriçá, que com certeza garantirá a melhoria na qualidade da educação, beneficiando todo a população.

PÓLOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES SERÁ UMA REALIDADE NO VALE DO JIQUIRIÇÁ


Secretários de Educação, IAT e representantes da UNEB e UESB buscam soluções para atender demanda
Professora Ilma Cabral – Assessora Técnica de Formação dos Profissionais da Educação do ITA e responsável pelo Programa Nacional de Formação de Professores no Estado da Bahia

O Fórum de Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá – EDUCAVALE, reuniu-se hoje (14/06), na cidade de Jaguaquara – Bahia, com a Professora Ilma Cabral – Assessora Técnica de Formação dos Profissionais da Educação do ITA e responsável pelo Programa Nacional de Formação de Professores no Estado da Bahia, Professora Norma Neyde Queiroz de Moraes – Assessora da UNEB e o Professor Claudionor Alves da Silva – Coordenador do Programa de Formação de Professores da UESB, para discutirem a demanda de formação de professores dos municípios do Vale do Jiquiriçá e as possibilidades de criação de Pólos de Formação de Professores.
O Secretário de Educação de Planaltino e coordenador do EDUCAVALE, Renê Silva, fez uma exposição da demanda de formação de professores dos municípios do Vale do Jiquiriçá e apresentou as sugestões de criação de Pólos de Formação pontuados pelos secretários em reuniões anteriores. A maior demanda concentra-se na área de Pedagogia com uma necessidade de 708 professores. A Professora Norma Moraes da UNEB, disse que diante do grande número da demanda, é possível criar mais Pólos do que os solicitados.
Ao final do encontro, ficou agendado uma reunião de trabalho na primeira semana de julho no Instituto Anisío Teixeira – IAT em Salvador, com membros do EDUCAVALE, do IAT e os Coordenadores dos Programas de Formação da UESB, UNEB e UFRB, para com base na demanda apresentada começar a ver os municípios que sediarão os Pólos de Formação e quais municípios cada Universidade se responsabilizará.
Diante das dificuldades colocadas por diversos municípios quanto a metodologia modular de cursos que vem sendo adotada pela UESB, no que diz respeito aos professores inscritos nos cursos terem que se ausentar uma semana por mês para as aulas, o Prof. Cleudionor da Silva, se colocou a disposição para rediscutir calendário com os municípios, e atendendo uma solicitação do EDUCAVALE, agendou uma reunião para o dia 14 de julho, na UESB campus de Jequié com todos os secretários e secretárias de educação, para discutirem juntos alternativas para minimizar os problemas enfrentados até o momento.
A reunião foi muito positiva. Secretários, IAT e Universidades estão empenhados na missão de qualificar os professores. Coletivamente, os problemas diminuem a medida que todos buscam alternativas. A criação dos Pólos é uma. A possibilidade de rever o calendário de aulas modular adotado pela UESB é outra. Juntos, as alternativas aparecem. Os professores dos municípios do Vale podem ter a tranquilidade que seus secretários e secretárias tem buscado junto ao IAT e as Universidades soluções que garantam para todos eles acesso a formação inicial. E nós secretários ficamos felizes em encontrar parceiros tão importantes e valorosos como as Professores Ilma Cabral, Norma Moraes e o Professor Claudionor. Esperamos em breve ter estes pólos funcionando”, conclui Renê Silva.
Estiveram presentes os secretários de educação: Renê Silva (Planaltino), Maristela Ribeiro (Jaguaquara), Deborah Aguiar (Lagedo do Tabocal), Gessiane Oliveira (Itatim), Vicente Neto (Nova Itarana), Maria Luiza (Brejões), Joelma Souza (Cravolândia), Maria do Carmo (Santa Inês), Rita Souza (Itaquara), Maria Cândida (Itiruçú), Edna Fontes (Maracás) e Maria Helena (Ubaíra). Além dos secretários, fizeram-se presentes os coordenadores de cursos de formação da UESB professoras Cristiane Luna (Educação Física) e Claudia Lopes (Licenciatura em Computação).
Fonte: http://educaplanaltino.blogspot.com/2010/06/polos-de-formacao-de-professores-sera.html

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE PLANALTINO É ELEITO COORDENADOR DO FÓRUM DE SECRETÁRIOS DO VALE



O Secretário de Educação, Pedagogo Renê Silva, foi eleito hoje (14/06) em reunião na cidade de Jaguaquara, Coordenador Executivo do Fórum de Secretários de Educação dos Municipios do Vale do Jiquiriçá – EDUCAVALE.
O EDUCAVALE, surgiu de uma necessidade identificada pelos secretários e secretárias de educação do Vale, de criar um espaço de discussão e troca de experiências na busca de resolução de problemas comuns.
“É uma honra ter sido escolhido para coordenar este importante espaço. O Vale do Jiquiriçá dá um grande passo na área Educacional com a criação do EDUCAVALE. Isso só está sendo possível graças ao compromisso dos secretários e secretárias de educação, que seguindo o exemplo dos prefeitos que criaram a MERCOVALE, a qual diga de passagem a EDUCAVALE é integrante, se reúnem na criação deste importante instrumento que irá fortalecer as ações educacionais dos municípios associados. Buscar soluções conjuntas para problemas comuns é apenas uma linha de ação do EDUCAVALE, mas outra é iguamente importante, a de trocar experiências positivas, afinal, idéia boa é para ser copiada”, conclui Renê Silva.
Também foram eleitas para a Coordenação Executiva do EDUCAVALE, as professoras Maristela Amaral Ribeiro, Secretária de Educação de Jaguaquara para Vice-Coordenadora e Edna Souza Leal Fontes, Secretária de Educação de Maracás com Secretária. O mandato da Coordenação tem a duração de um ano. A próxima reunião do EDUCAVALE está marcada para dia 22 de julho na cidade de Brejões.
Fonte: http://educaplanaltino.blogspot.com/2010/06/secretario-de-educacao-de-planaltino-e.html

SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO DO VALE DISCUTEM CRIAÇÃO DE PÓLOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Secretários de Educação do Vale buscam juntos alternativas para superação de problemas comuns
O Fórum de Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá - EDUCAVALE, se reuniu hoje (19/05), na cidade de Jiquiriçá para discutir as possibilidades de criação de Pólos de Formação de Professores que atendam a verdadeira necessidade de formação dos municípios.
A possibilidade de formação de pólos de formação, foi apontada pelo Prof. Penildon Filho, diretor do Instituto Anisío Teixeira, na reunião da MERCOVALE que aconteceu no dia 24 de abril na cidade de Jaguaquara. Na oportunidade, o Prof. Penildon se comprometeu em criar um pólo de formação na cidade de Jaguaquara, e ficou para os municípios discutirem a criação de outros pólos no Vale do Jiquiriçá.
Conforme a demanda apresentada pelos municípios na reunião de hoje, existe demanda para criação de pelo menos mais dois pólos, um envolvendo os municípios de Planaltino, Maracás, Irajuba e Nova Itarana, e outro com os municípios de Ubaíra, Jiquiriçá, Mutuípe e Laje. Os municípios de Lagedo do Tabocal, Itiruçú, Lafaiete Coutinho, Cravolândia, Santa Inês e Itaquara participariam no pólo de Jaguaquara. Já Brejões, São Miguel das Matas, Milagres, Elisío Medrado e Itatim ficariam em Amargosa, onde já existe um pólo da UAB e da UESC.
O Fórum também discutiu o seu Regimento Interno, que será aprovado na próxima reunião, onde também será escolhida sua coordenadoria executiva.
A próxima reunião será na primeira quinzena de junho, e serão convidados o diretor do IAT, Prof. Penildon, a Profa. Ilma Cabral, e os coordenadores dos programas de formação de cada Universidade presente no Vale do Jiquiriçá, para que sejam apresentadas as propostas de pólos.
Estiveram presentes 12 municípios do Vale: Cravolândia, Ubaíra, Amargosa, Santa Inês, Itatim, Irajuba, Lafaiete Coutinho, Lagedo do Tabocal, Planaltino, Jiquiriçá, Nova Itarana e Laje.
Fonte: http://educaplanaltino.blogspot.com/2010/05/secretarios-de-educacao-do-vale.html

SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO DO VALE CRIAM FÓRUM DE DISCUSSÃO


Secretários se unem em busca de melhorias para Educação do Vale

No último dia 24 de abril, os Secretários Municipais de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá, reunidos na cidade de Jaguaquara, criam o Fórum dos Secretários Municipais de Educação do Vale do Jiquiriçá, ligado a MERCOVALE – Associação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá.
O objetivo do Fórum, é ser um espaço para que os Secretários possam socializar as boas experiências e discutir os problemas em comum, convocando sempre que necessários órgãos dos governos Estadual e Federal para busca de soluções.
Na oportunidade foi criada uma Comissão Provisória do Fórum, composta pelos secretários de Educação dos municípios de Planaltino, Brejões e Jaguaquara, que tem a responsabilidade de elaborar o esboço de um Regimento Interno do Fórum para apresentação e discussão na próxima reunião.
A primeira reunião de trabalho do Fórum, foi marcada para o próximo dia 19 de maio, na cidade de Jiquiriçá, tendo como pauta a criação de Pólos de Formação de Professores e Transporte Escolar de alunos do Ensino Médio.
Estiveram presentes na reunião os secretários: Maria Cândida (Itiruçú); Joelma Rosa (Cravolândia); Maria do Carmo (Santa Inês); Maria Luiza (Brejões); Vicente Neto (Nova Itarana); Nelma Leal (Jiquiriçá); Deborah Luna (Lagedo do Tabocal); Edna Souza (Maracás); Marisete Borges (Irajuba); Orlando Cardoso (Lafaiete Coutinho); Maristela Amaral (Jaguaquara); Renê Silva (Planaltino); e, Marcia Maria (representando a Secretária de Educação de Itaquara).
Fonte: http://educaplanaltino.blogspot.com/2010/04/secretarios-de-educacao-do-vale-criam.html