sábado, 22 de janeiro de 2011

IMPLANTAÇÃO DOS PÓLOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO VALE DO JIQUIRIÇÁ AVANÇA


Secretário com a Profa. Norma Neide (UNEB), estusiasta da Formação de Professores na Bahia

O Secretário de Educação de Planaltino e Coordenador do EDUCAVALE (Fórum dos Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá), Prof. Renê Silva, esteve em Salvador nos dias 19 e 20 de janeiro, onde se reuniu com a Profa. Norma Neide, Assessora de Projetos Especiais da Universidade do Estado da Bahia.
O ponto principal da conversa foi a implantação dos Pólos de Formação de Professores no Vale do Jiquiriçá. Dos 5 Pólos da UNEB, quatro realizarão o vestibular no próximo dia 6 de fevereiro: Planaltino, Maracás e Lajedo do Tabocal, Brejões e Nova Itarana, Elísio Medrado e São Miguel das Matas. O município de Itatim, optou por iniciar o Pólo no próximo semestre.
Graças ao empenho da Profa. Norma Neide frente ao Conselho Estadual de Educação - CEE, foi aprovado na reunião do CEE realizada no dia 18 de janeiro, os dois Pólos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, em Jaguaquara e Santa Inês. Nos próximos dias deve ser marcada a solenidade de assinatura dos convênios com os município envolvidos.
Desta forma, vai se consolidando a implanatação dos Pólos de Formação que benefíciará cerca de 1000 professores que estão atuando na Educação Infantil e Ensino Fundamental I e que ainda não possuem a graduação.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

PRESIDENTE DA MERCOVALE ARTICULA PARTICIPAÇÃO DA ENTIDADE NA ELEIÇÃO DA UPB

O prefeito de Planaltino, Joseval Alves (Zeca Braga), na condição de presidente da Associação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá (Mercovale), vem articulando a participação da entidade na eleição da União dos Municípios da Bahia-UPB. Após lançar a surpreendente candidatura do prefeito de Maracás à presidência, Zeca Braga, sem modéstia, disse que espera, se não a composição da chapa única com o prefeito Luiz Caetano (PT), de Camaçari, o apoio de todos os representantes da Mercovale para fazer valer a candidatura de Nelson Portela. Como foi antecipado pelo Blog Marcos Frahm, marcada para o dia 27, a eleição deve ter chapa única, caso isso não aconteça, Braga irá "arregaçar as mangas" para alavancar através das suas articulações, a candidatura do prefeito maracaense. Em contato com a reportagem, o chefe do executivo de Planaltino, disse que a intenção é fortalecer a Mercovale para que tenha melhor representatividade junto ao governo estadual.
Fonte: http://marcosfrahm.spaceblog.com.br/1135941/PRESIDENTE-DA-MERCOVALE-ARTICULA-PARTICIPACAO-DA-ENTIDADE-NA-ELEICAO-DA-UPB/

COORDENADOR DO EDUCAVALE SE REUNIU COM SUPERINTENDENTE DA SUPEC/SEC/BA


Coordenador do EDUCAVALE Renê Silva com José Maria Superintendente da SUPEC

O Secretário de Educação de Planaltino e Coordenador Executivo do EDUCAVALE Renê Silva, esteve na última sexta-feira (14/01) na Secretaria Estadual de Educação em audiência com José Maria de Abreu, Superintendente da SUPEC. Na pauta de discussão o transporte de estudantes da rede estadual de ensino por parte dos municípios.
O Coordenador Renê Silva pontuou o levantamento feito pelos municípios do Vale do Jiquiriçá sobre os custos que cada um vem tendo para transportar estudantes da rede estadual de ensino, e que apesar do aumento que vem tendo nos últimos anos no valor repassado pelo Governo Estadual aos municípios para o transporte desdes alunos, o custo ainda é alto para os municípios.
Segundo José Maria, o Governo está estudando o aumento deste valor para 2011. Outra ação que vem sendo realizada pela SEC é a implantanção de salas de aulas por intermediação tecnológica em localidades rurais, evitando o transporte de alunos para as sedes dos municípios. O projeto é uma alternativa para encurtar as distâncias e possibilitar que estudantes trabalhadores tenha a oportunidade de concluir o ensino médio estudando mais próximo de casa. O Governo Estaudal investe na adequação ou construção de salas para implantação do projeto.
O Superintendente José Maria, aceitou o convite e estará presente para discutir o assunto na próxima reunião do Fórum dos Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá – EDUCAVALE, que acontecerá em 24 de fevereiro na cidade de Planaltino.
Fonte: Gabinete do Secretário

SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO DE PLANALTINO, MARACÁS, LAJEDO DO TABOCAL E JAGUAQUARA DISCUTEM JORNADA PEDAGÓGICA 2011


Planaltino, Maracás, Lajedo do Tabocal e Jaguaquara discutem Jornada Pedagógica 2011

Estiveram reunidos na última quinta-feira (13/01), na sede da Secretaria Municipal de Planaltino, os Secretários de Educação Renê Silva (Planaltino), Edna Leal (Maracás), Deborah Luna (Lajedo do Tabocal) e Maristela Amaral (Jaguaquara) para discutirem a Jornada Pedagógica 2011.
Foram apontadas propostas de temáticas de necessidades comuns para serem abordadas na Jornada Pedagógica de cada município: Educação Especial; Prova Brasil; Projeto Político Pedagógico; Saúde do Trabalhador, Leitura, Escrita e Produção Textual, etc.
“O objetivo da discussão coletiva entre os municípios, é buscar diminuir custos e promover atividades que contribuam efetivamente para melhoria da qualidade de educação de cada município. Em conjunto, temos como trazer palestrantes de renome por um valor menor. Outro ponto importante é a possibilidade de troca de experiências, pois cada município tem profissionais que podem ser compartilhados para discussão de determinadas temáticas”, pontua o Secretário de Educação de Planaltino Renê Silva.
Também foi discutido a importância de incluir na Jornada momentos específicos de formação com os Educadores de Apoio: merendeiras, auxiliares de serviços gesrais, porteiros, motoristas, etc.
Fonte: Gabinete do Secretário

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

INSCRIÇÕES PARA O VESTIBULAR DA UNEB PLANALTINO - 11, 12 E 13 DE JANEIRO


Informamos aos professores, que estão abertas nos dias 11, 12 e 13 de janeiro as inscrições para o Vestibular de Pedagogia do Pólo de Formação de Professores, que será implantado em nosso município em parceria com a Universidade do Estado da Bahia - UNEB. O Vestibular ocorrerá no dia 30 de janeiro de 2011. Serão 20 questões objetivas, sendo 10 de conhecimentos gerais (atualidades e PCN's) e 10 de Língua Portuguesa.
O curso é uma ação do Plano Nacional de Formação de Professores e é destinado para os professores que estiverem em efetiva regência de classe em turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Os professores do quadro efetivo tem prioridade.
Os professores e orientadores de ensino que foram contratados no processo seletivo 2009 e trabalharam em 2009 e 2010 em turmas de Educação Infantil e Fundamental I, poderão fazer a inscrição para o vestibular.
Documento necessários para inscrição:

  • Histórico de Conclusão do Ensino Médio, (original e fotocópia autenticada);
  • Carteira de Identidade (fotocópia autenticada com apresentação do original);
  • CPF (fotocópia autenticada com apresentação do original);
  • Título de Eleitor e comprovante de votação da última eleição (fotocópia autenticada com apresentação do original), para maiores de 18 anos;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento (fotocópia autenticada com apresentação do original);
  • Duas fotos 3 x 4 recentes e iguais;
  • Carteira de Reservista(fotocópia autenticada com apresentação do original), para maiores de 18 anos do sexo masculino;
  • Declaração do Secretário(a) de Educação do Município comprovando a escola e a turma onde atua o docente(modelo anexo);
  • Termo de Compromisso do Professor confirmando regência de classe (modelo anexo);
Informamos que a autenticação dos documentos será feita na própria Secretaria Municipal de Educação.
As inscrições deverão ser realizadas na sede da Secretaria Municipal de Educação.
Fonte: www.educaplanaltino.blogspot.com

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PLANALTINO ALCANÇOU 100% DAS METAS PREVISTAS PARA 2010


Ao fundo, diretor Iran Vieira apresenta avaliação da Gestão Educa Planaltino realizada pelo Colégio de Campinhos - 18 de dezembro de 2010

A Secretaria Municipal de Educação de Planaltino, após realização de reuniões de avaliação com os dirigentes e trabalhadores da educação, constatou que alcançou 100% das metas traçadas para 2010.
Com o trabalho realizado que foi realizado nos anos de 2009 e 2010, a Educação de Planaltino chega a um patamar de organização que dá condições de dar um salto de qualidade no ano letivo de 2011.
Neste ano de 2011, concentraremos nossos esforços no trabalho pedagógico, com a implementação de diversas ações inovadoras no intuito de melhorar a qualidade da educação ofertada”, pontua o Secretário de Educação Renê Silva.
Confira abaixo as 15 metas traçadas para o trabalho 2010 que foram alcançadas.


  1. GARANTIR A ORIENTAÇÃO E MONITORAMENTO DAS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS DAS UNIDADES DE ENSINO DO MUNICIPIO;
  2. ORGANIZAR E ATUALIZAR DOCUMENTOS RELACIONADOS AO CAIXA ESCOLAR E COLEGIADOS DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL;
  3. GARANTIR O ACOMPANHAMENTO DA FREQUÊNCIA ESCOLAR DE TODOS OS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO;
  4. PRESTAR ATENDIMENTO DE QUALIDADE AO PÚBLICO QUE PROCURA OS DIVERSOS SETORES DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO;
  5. PROMOVER AÇÕES QUE INCENTIVE OS SEGMENTOS DIVERSOS A PARTICIPAREM DAS ATIVIDADES PROMOVIDAS PELA UNIDADE ESCOLAR;
  6. GARANTIR O FORNECIMENTO E MONITORAMENTO DO SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR;
  7. ACOMPANHAMENTO E FISCALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE TRANSPORTE ESCOLAR;
  8. ATUALIZAÇÃO DO REGIMENTO UNIFICADO DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO;
  9. GARANTIR O ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO DO PAR – PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS;
  10. MOBILIZAR E ACOMPANHAR O DESENVOLVIMENTO DOS PROJETOS 2010: SUA PRESENÇA É 10, PREMIO PROFESSOR 10, ESCOLA 10, ESCOLA DE GOVERNO E HIGIENE BUCAL “ ESCOVAÇÃO NOTA 10.”
  11. PROMOVER E EXECUTAR CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA AOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL, EJA, ENSINO FUNDAMENTAL I E II;
  12. REVISAR OS PROJETOS POLITICOS PEDAGÓGICOS DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO;
  13. ORIENTAÇÃO E APLICAÇÃO DA PROVA BRASIL, PROVINHA BRASIL, OLIMPIADA DE ASTRONOMIA E OBMEP;
  14. IMPLANTAÇÃO E MONITORAMENTO DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA NAS TURMAS MULTISSERIADAS;
  15. INICIAR O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA LEI 11.645/08 NAS ESCOLAS DA REDE NÍVEL FUNDAMENTAL II.
Fonte: www.educaplanaltino.blogspot.com

sábado, 1 de janeiro de 2011

PREFEITURA REALIZA MAIS UM “NATAL NO PARAÍSO” EM ELÍSIO MEDRADO


 

A Administração de Elisio Medrado realizou neste sábado de Natal, mais um “Natal no Paraíso”, com chegada de Papai Noel e a distribuição de mais de 1.500 brinquedos para as crianças do município, podemos notar a emoção no rosto das crianças quando viram o “Bom Velinho”; A Administração preparou uma festa maravilhosa, com parque infantil, farta distribuição de pipocas, atividades recreativas com show de calouros e prêmios para os vencedores nas diversas categorias, tendo como prêmio principal uma Bicicleta zero Km. E para os papais que acompanharam seus filhos nesta manhã de Natal, a Administração sorteou 50 cestas básicas; com certeza tivemos pessoas de todas as regiões do municipío de Elísio Medrado, pois ônibus rodaram para que isto acontecesse, dava pra se ver a alegria estampada no rosto de cada criança devido ao encontro com Papai Noel e por ter recebido presente. Tivemos a colaboração do pessoal da Policia Militar, do comércio local, funcionários da Educação e Administração. A cada presente entrege notavamos a satisfação do Prefeito Everaldo Caldas que conduzia todo o trabalho e bradava de alegria por ter realizado pelo segundo ano consecutivo um evento tão grande, generoso e de uma responsabilidade social como este, já que nunca tinha se feito algo desta grandeza no municipío.
Fonte: Secretaria de Educação do Município de Elísio Medrado

IRAJUBA: NATAL FEST

 
Fonte: Secretaria de Educação do Município de Irajuba

EDUCAÇÃO DE ELÍSIO MEDRADO – FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO


Secretária de Educação Eliana Gáspari
 
Prefeito Everaldo Caldas participou do Amigo Oculto

Na última segunda-feira dia 20 de dezembro, a Secretaria Municipal de Educação de Elísio Medrado, ralizou sua festa de confraternização; Funcionários, Diretores, Coordenadores e Assessoria Técnica da Secretaria; estiveram presentes. Abrilahantando a confraternização o Prefeito Everaldo Caldas, o Vice-Prefeito Pedro Maia, o Presidente da Camara de Vereadores Fernando Santos e o Verador Arthur Filho, uma festa regada a muita alegria e descontração na beira da piscina da casa da Secretária Eliana Gáspari, e ao som de: “Então é Natal – Simone” Assistimos ao vídeo com os eventos realizados pela Secretaria e pelas Unidades de ensino durante todo o ano de 2010. Ao final com muita alegria tivemos o “Amigo Oculto” onde os participantes faziam de tudo para que não fosse revelado o nome do seu amigo. Este evento mostra a união de todos os setores da Educação, que assim como foi durante o ano de 2010, será mais forte ainda em 2011.
Fonte: Secretaria de Educação do Município de Elísio Medrado