quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

VALE DO JIQUIRIÇÁ: FÓRUM DOS SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO E DIRIGENTES DE CULTURA SE REUNIRAM EM PLANALTINO

Prefeito Zeca Braga acolhe os visitantes

Foi realizada hoje (24/02), na cidade de Planaltino, a 6ª Reunião do Fórum de Secretários de Educação (EDUCAVALE), e VII Encontro de Dirigentes de Cultura e Coordenadores de Pontos de Cultura do Vale do Jiquiriçá. A abertura do encontro aconteceu de forma conjunta, e contou com as presenças de José Maria de Abreu (Superintendente da SUPEC/SEC/Bahia), Ana Rita Matos (Representante Territorial da SECULT/Bahia), Roberto Gondim (Diretor da DIREC 13), Edmar Vieira (Membro da associação dos Dirigentes de Cultura do Estado da Bahia - Adimcba), Edna Leal (Secretária do EDUCAVALE), Renê Silva (Coordenador Executivo do EDUCAVALE), Marcos Paiva (Representante dos Coordenadores do Programa Escola Ativa), Zeca Braga (Prefeito de Planaltino, Presidente da MERCOVALE e Membro da Diretoria da UPB) e Secretários de Educação e Dirigentes Culturais de 18 municípios do Vale do Jiquiriçá.
Após a solenidade de abertura, o grupo dos dirigentes de cultura se reuniram no Colégio Municipal Isaura Couto da Silva, onde discutiram o relatório das ações realizadas no território no ano de 2010, o qual havia sido entregue à Secult em dezembro. Em seguida foram debatidos tópicos apontados em encontros anteriores que ainda estavam pendentes, tais como a eleboração de um projeto através de uma entidade sem fins lucrativos sediada no território, para captação de recursos para a execução da I Feira Cultural do Vale do Jiquiriçá. Também decidiu-se a criação de um calendário cultural contemplando todos os municípios, a ser postado no blog www.valedojiquirica.blogspot.com. Foi feita uma explanação acerca da Adimcba, que criada inicialmente sob a forma de fórum, passou a ter personalidade jurídica de associação. Decidiu-se que a Adimcba dialogaria com governo estadual acerca da necessidade de políticas públicas de cultura, de maneira que a prática de editais passasse a ser um instrumento de fomento ao setor, e não o instrumento por excelência. Também foi discutida a questão da criação do CPF da Cultura (Conselho, Plano e Fundo) em todos os municípios, ficando o representante da Adimcba encarregado de apresentar uma planilha de custos para que os dirigentes busquem sensibilizar os gestores para a criação dos seus sistemas de cultura.
Já os Secretários Municipais de Educação, permaneceram reunidos no Clebe Social Planaltinense, onde fizeram uma discussão a cerca do transporte de estudantes da rede estadual pelos municípios. Com a presença do Superintendente José Maria e do Presidente da MERCOVALE Zeca Braga, os secretários apresentaram os custos que os municípios estão tendo com o transporte de estudantes da rede estadual, e pontuaram a necessidade de buscar uma solução que miniminize esse problema para os municípios. José Maria apresentou o programa de Intermediação Tecnológica do Estado para o Ensino Médio, como um dos caminhos para solucionar esta grande demanda. Foi solicitado pelos municípios que o Governo do Estado reveja para 2011 o aumento no repasse dos recursos para os municípios do Programa de Apoio ao Transporte Escolar.
Logo após, os secretários assistiram a apresentação do Programa de Formação Continuada Interdisciplinar de Leitura, do IFBaiano, feito pelo Professor Natan (Diretor do Instituto Federal de Santa Inês) e da Pró-reitora Jesusa Fidal (IFBaiano).
Dando continuidade, os Secretários discutiram a Eleição da UNDIME/Bahia que acontecerá em abril, aprovando a necessidade de articulação com secretários de educação de outros territórios, no sentido de construção de novas propostas para UNDIME, inclusive dialogando para a composição de uma chapa que incorpore bandeiras que represente os interesses de todos os municípios baianos.
O próximo encontro dos Secretários de Educação e Dirigentes Culturais, ficou marcado para 31 de março, na cidade de Lafaiete Coutinho.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

LAFAIETE COUTINHO COMEMOROU SEU 49º ANIVERSÁRIO


 


O Município de Lafaiete Coutinho comemorou no último dia 20 (domingo) 49 anos de história, lutas e conquistas. A festa de comemoração começou no sábado, dia 19, com apresentações culturais na Praça do Mercado e em seguida teve uma festa dançante com a banda Café da Bahia, da Cidade de Jequié. No domingo as atividades começaram cedo com a tradicional maratona, que contou com a presença e participação de atletas de Lafaiete e região ( Jequié, Itaberaba, Itiruçú, Apuarema e Ipiaú). Logo após tivemos a corrida de Jegue, jegue mais enfeitado e apresentação de MotoCross. A festividade se encerrou com uma brilhante e inesquecível Caminhada Solidária que envolveu o Poder Público, a Sociedade Civil Organizada e toda a população lafaietense. A Caminhada foi organizada pela Associação Minha Feliz Cidade (AMFEC), que tem o Professor e Secretário da Educação Orlando Cardoso como Presidente. No seu relato o professor se mostrou bastante entusiasmado e surpreso com a quantidade de pessoas que aderiram ao movimento. Segundo ele, esse é apenas o início de um trabalho social e coletivo que vai ajudar no desenvolvimento de Lafaiete Coutinho. Finalizando, Orlando agradeceu toda equipe da AMFEC, o poder público local, os segmentos sociais, a equipe que compõe a Secretaria da Educação e a sociedade em geral. 
Fonte: Secretaria Municipal de Educação de Lafaiete Coutinho 

6ª REUNIÃO DO EDUCAVALE SERÁ REALIZADA EM PLANALTINO


A 6ª Reunião do Fórum de Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá, será realizada amanhã (24/02), na cidade de Planaltino. São esperados 25 Secretários de Educação dos municípios do Vale e convidados. Na pauta, a discussão principal será sobre o Transporte de Estudantes da Rede Estadual de Ensino. Estará presente, o Superintendente da SUPEC/SEC, José Maria de Abreu.
Paralelamente, também estará acontecendo VII Encontro de Dirigentes e Coordenadores de Pontos de Cultura do Vale do Jiquiriçá, que discutirão ações, projetos, editais da cultura para 2011, sob coordenação da Representante Territorial da SECULT, Ana Rita.
O encontro será realizado a partir das 09 horas, no Clube Social Planaltinense, localizado no centro de cidade.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

PREFEITO DE PLANALTINO É REELEITO PRESIDENTE DA MERCOVALE

 

Em reunião na manhã de hoje (19/02), na Câmara de Vereadores da cidade de Jaguaquara, os prefeitos associados da Associação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá – MERCOVALE, reelegeram o atual presidente, Zeca Braga prefeito de Planaltino, para coordenar os trabalhos da Associação por mais um ano.
Na reunião, os prefeitos fizeram um balanço do primeiro ano de atuação da MERCOVALE, enumerando positivamente as conquistas. Entre elas, a criação de 7 Pólos de Formação de Professores em parceria com Universidades Públicas, aquisição de patrulhas mecânicas para manutenção de estradas, criação do Consórsio Público do Vale do Jiquiriçá, participação de dois prefeitos membros da associação na nova Diretoria da UPB, etc.
O Prefeito de Planaltino e presidente da MERCOVALE, Zeca Braga, pontuou que todas as conquistas só estão sendo possíveis por conta da participação dos prefeitos. Pontou também a importância da criação da Câmara de Educação (EDUCAVALE).
A próxima reunião da MERCOVALE acontecerá no dia 26 de março, na cidade de Iramaia, onde também participarão os Secretários Municipais de Saúde, que criarão a Câmara de Saúde da MERCOVALE.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

EDUCADORES PLANALTINENSE PRESTIGIAM PALESTRA DE LUCKESI NA JORNADA PEDAGÓGICA DO MUNICÍPIO DE JAGUAQUARA

 Secretária Maristela (Jaguaquara), Professor Luckesi e Secretário Renê (Planaltino)
Ex-vereador Roquelando, Diretora das Escolas do Campo Jakline, Professor Luckesi e Diretor de Apoio Pedagógico Marcos

O Secretário de Educação Renê Silva, acompanhado da Diretora das Escolas do Campo Jakline Milena, do Diretor de Apoio Pedagógico Marcos Paiva, do Diretor de Cultura, Esporte, Lazer e Eventos Edivaldo Gonçalves e do Ex-vereador Roquelando Machado, estiveram no último dia 16/02, a noite, na cidade de Jaguaquara, prestigiando a palestra do Professor Cipriano Luckesi.
O Professor Renê, esteve representando o Fórum dos Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá – EDUCAVALE. Na oportunidade, aproveitou para agradece ao Professor Luckesi por ter aceitado o convite e comparecido em quatro municípios do Vale do Jiquiriçá, dando uma grande contribuição para reflexão da temática “Avaliação da Aprendizagem Escolar”.
A vinda do Professor Luckesi, foi graças a articulação conjunta dos municípios de Planaltino, Maracás, Lajedo do Tabocal e Jaguaquara, o Vale do Jiquiriçá trouxe pela primeira vez o principal pesquisador e pensador brasileiro na área de Avaliação da Aprendizagem, o Professor Dr. Cipriano Luckesi.
Fonte: www.educaplanaltino.blogspot.com

EDUCADORES AVALIARAM A JORNADA PEDAGÓGICA 2011 COMO UMA DAS MELHORES DA HISTÓRIA DE PLANALTINO

Mesa de encerramento da Jornada Pedagógica 2011

Os educadores que participaram da Jornada Pedagógica 2011, que teve como tema “Os desafios para consolidação de uma educação verdadeiramente de qualidade”, avaliaram positivamente as atividades oferecidas.
“Só tenho que parabenizar a todos que contribuiram para que essa jornada pedagógica acontecesse. Ninguém é mais o mesmo depois desses dias valiosos! Muito obrigada”, pontua a Professora Ronívia Brabosa da Purificação da Brinquedoteca Cantinho Feliz.
“Acredito ter sido um dos momentos mais proveitosos que já tivemos no muncípio na área da educação, com certeza jamais seremos os mesmos educadores, foi realmente um jornada pedagógica inesquecível”. Professora Jaqueline Ramos de Oliveira, do Colégio de Nova Itaípe.
“Depois destas palestras que foram ministradas nestes dois dias, acredito que nenhum professor será o mesmo. Todos serão melhores”. Givanilde Cardoso da Silva, professora da Escola Maria Vieira, povoado de Lagedo Alto.
Educadores da Escola Clemente Mariani com Luckesi

“Os organizadores da jornada pedagógica estão de parabéns. O momento que mais gostei foi com Cipriano Luckesi, pois palestrou sobre a avaliação da aprendizagem na escola. Também foi espetacular trazer uma fonoaudióloga, pois poucos municípios se preocupam com a saúde de seus profissionais”. Professora Tatiane Andrade dos Santos, Escola Municipal Clemente Mariani, Distrito de Ibitiguira.
“Essa foi a melhora jornada pedagógica que já participei em todo minha jornada de trabalho. Quero parabenizar pela preocupação, responsabilidade e principalmente pelo amor pela educação planaltinense... digo isso não só como educadora, mas também como mãe muito satisfeita”. Ana Carla Ramos de Macêdo, Professora da Escola Municipal Clemente Mariani, Distrito de Nova Itaípe.
Fonte: www.educaplanaltino.blogspot.com

COORDENADOR DO EDUCAVALE RENÊ SILVA FAZ PALESTRA NA JORNADA PEDAGÓGICA DE LAJEDO DO TABOCAL

 
Discussão sobre Relações Interpessoais leva educadores a refletitem sobre o papel de cada um no processo educativo

O Secretário de Educação de Planaltino, Professor Renê Silva, participou no último dia 16/02, pela manhã, da Jornada Pedagógica do município de Lajedo do Tabocal.
A convite da Professora Deborah Luna, Secretária de Educação de Lajedo do Tabocal, o Professor Renê palestrou sobre o tema “Relações Interpessoais e trabalho em equipe: instrumentos fundamentais para o sucesso na administração pública”. O evento contou a presença de todos os educadores do município, que discutiram os princípios da gestão pública, o papel do servidor público, realações interpessoais, como lidar com conflitos, comportamentos indesejáveis, como lidar com pessoas difíceis, a importância de uma boa comunicação, etc.
O Secretário Renê, esteve no evento acompanhado do Professor Edivaldo Gonçalves – Diretor de Cultura, Esportes, Lazer e Eventos da SEMECE e de Celi Fontes – Gerente de Obras Urbanas da Prefeitura Municipal de Planaltino.
Fonte: www.educaplanaltino.blogspot.com

CIPRIANO LUCKESI PROPORCIONOU MOMENTOS DE REFLEXÕES INESQUECÍVEIS PARA OS EDUCADORES PLANALTINENSES

Professor Luckesi desconstruiu mitos sobre a avaliação

A Abertura da Jornada Pedagógica 2011 de Planaltino, que aconteceu no último dia 15 de fevereiro às 14 horas, no Clube Social Planaltinense, proporcionou aos educadores planaltinenses, momentos inesquecíveis, graças a presença para palestra de abertura do principal pesquisador e pensador brasileiro na área de Avaliação da Aprendizagem, o Professor Dr. Cipriano Luckesi.
Os educadores planaltinenses, tiveram a oportunidade de escutar e interagir com um dos grandes nomes da educação brasileira. Luckesi, de maneira simples, objetiva e fundamentada, abordou os equívocos que são cometidos em sala de aula quanto a avaliação escolar. Apontou as diferenças entre exame e avaliação, destacando o verdadeiro papel da avaliação da aprendizagem escolar.
Educadores assistem atentos a Palestra de Luckesi

Citando vários exemplos comuns ao cotidiano da sala de aula no que diz respeito a avaliação praticada historicamente pelos professores, o Professor Luckesi foi desconstruindo mitos.
“A presença do professor Luckesi foi de grande importância para nós”, destaca a Professora da Brinquedoteca Cantinho Feliz, Juscélia de Souza Andrade.
“Gostaria de parabenizar aos organizadores da jornada por nos presentear com uma palestra de tão grande qualidade, como a do professor Luckesi. Foi de grande valia para mim poder fazer parte deste momento mágico da nossa educação”, pontua a Professora Maria da Conceição Silva Viana, do Colégio Municipal Manoel Castor Braga, Povoado de Campinhos.
Luckesi autográfa livro para Professora Kleide Ramos, do Colégio de Nova Itaípe

"A Jornada Pedagógica foi um momento oportuno para a reflexão e ação diante da nossa prática pedagógica. Todos os momentos foram especiais, desde a riqueza do Professor Luckesi até os momentos de reflexão e contribuição. Valeu muito a pena”, conclui o Professor Ariosvaldo Porfírio da Cruz, presidente do Conselho Municipal de Educação.
Fonte: www.educaplanaltino.blogspot.com

III ENCONTRO EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DE SANTA TERESINHA



Secretaria Municipal de Educação de Santa Teresinha – SMEC promoveu o III Encontro Educacional da Rede Municipal de Ensino no período de 07 a 11/02/ 2011, cujo objetivo foi contribuir para a formação e valorização do professor, buscando aperfeiçoar a prática docente pautada no diálogo ação – reflexão. O tema: “PROFESSOR: COMPROMISSO, VALORIZAÇÃO E PRÁTICA”, possibilitando o repensar à prática docente e a possibilidade de mudança de comportamento e consciência como condição básica para a melhoria na qualidade de vida e da educação.


CLOVES EZEQUIEL, DIRETOR DA DIREC 04 PRESTANDO A SUA HOMENAGEM AO MUNICÍPIO.
  SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO SOLANGE LISBOA PRESTANDO A SUA HOMENAGEM AOS FUNCIONÁRIOS.




PALESTRANTE MAX HAETINGER

 Fonte: Secretaria Municipal de Educação de Santa Terezinha

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Lafaiete Coutinho marca presença na Jornada Pedagógica de Lajedo do Tabocal dia 16/02/2011


Sec Orlando com os demais Professores de Lafaiete Coutinho
 O Secretário da Educação do Município de Lafaiete Coutinho, Orlando Cardoso, juntamente com um grupo de professores do município, a convite da secretaria da educação de Lajedo do Tabocal, assistiram, em Lajedo, a uma palestra do Professor Cipriano Luckesi com o tema “Avaliação no processo de ensino-aprendizagem”. O Secretário Orlando destacou a importância de momentos como esse, que segundo ele serve para nortear e fortalecer o trabalho desenvolvido pelos professores na sala de aula, principalmente sobre um assunto tão relevante como é a questão da avaliação, que de acordo com Luckesi estamos ainda na fase de amadurecimento da idéia.
Fonte: Secretaria Municipal de Educação de Lafaiete Coutinho

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Secretário da Educação do Município de Lafaiete Coutinho reúne com Produtores rurais para discutir sobre Agricultura Familiar na Alimentação Escolar.




Na última sexta-feira (dia 11/02/2011) reuniram-se na sede da Diretoria de Desenvolvimento Jean Lessa, o Engenheiro Agrônomo da EBDA Manoel Pereira, a Nutricionista do Município Priscila Pelagatti e os Produtores rurais. O objetivo da reunião foi o cumprimento da legislação do MEC, que diz: do recurso disponibilizado para a Merenda Escolar no mínimo 30% deverá ser aplicado na compra da Agricultura Familiar. Na sua fala o Secretario Orlando lembrou que o município já cumpria a lei, mas esse ano vai aumentar o valor, passando a comprar 80% do recurso com os Produtores rurais, aquecendo cada vez mais a economia do Município e garantindo uma alimentação mais saudável e de qualidade para os alunos da rede Municipal. O secretário destacou ainda o fato de Lafaiete Coutinho oferecer 05 (cinco) refeições nas escolas da zona urbana e servir almoço para os alunos da zona rural. 
Fonte: Secretaria Municipal de Educação de Lafaiete Coutinho 

GOVERNO ESTADUAL LANÇA PACTO PELA EDUCAÇÃO



Secretários: Gelcivânia (Serrinha), Claudilson (Seabra) e Renê (Planaltino)



O Secretário Municipal de Educação e Coordenador do EDUCAVALE, Renê Silva, participou na última sexta-feira (11/02), de reunião realizada na cidade de Feira de Santana pela Secretaria Estadual de Educação, com presença do Secretário Osvaldo Barreto, onde foi lançado pelo Governo Estadual o “Pacto pela Educação”, que tem como objetivo conjugar esforços com os municípios baianos para a melhoria da qualidade da educação no Estado, garantindo aos estudantes o direito de aprender.
O Coordenador do EDUCAVALE, aproveitou o momento, para realizar uma reunião com os Secretários de Educação de Seabra, Claudilson, que também é coordenador do Pólo 8 da UNDIME (Chapada Diamantina e Piemonte Paraguaçú), e a Professora Gelcivânia, Secretária de Educação de Serrinha e Coordenadora do Fórum de Secretários da região do Sisal. Os secretários discutiram trocas de experiências e ações de articulação entre os territórios.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

UNEB REALIZA VESTIBULAR NO VALE DO JIQUIRIÇÁ



Será realizado hoje (13/02), às 13 horas em 4 municípios do Vale do Jiquirçá, o Processo Seletivo Classificatório da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
A prova terá 20 questões objetivas, sendo 10 de Português e 10 de Conhecimentos Gerais. O candidato deverá estar presente no local da prova 30 minutos antes da hora marcada para o início das provas. Os portões dos estabelecimentos de ensino, serão abertos às 12 horas e 20 minutos e fechados às 12 horas e 50 minutos, não se admitindo retardatário sob qualquer hipótese.
A Prova terá a duração de 3 horas, e recomenda-se que o candidato leve estritamente o necessário: caneta azul ou preta, lápis preto, borracha e apontador. Será proibido o uso de boné, telefone celular, relógio digital, além de aparelhos eletrônicos, ou similares, durante a prova. O candidato ao ingressar na sala deverá apresentar o documento de identificação com foto.
A instalação da UNEB no Vale do Jiquiriçá, é resultado do esforço e articulação dos municípios em parceria com o Instituto Anísio Teixeira - IAT/SEC. Confira os municípios onde serão realizadas as provas:

  • Maracás/Lagedo do Tabocal - Colégio Normal Municipal de Maracás
  • Planaltino - Colégio Municipal Isaura Couto da Silva
  • Brejões/Nova Itarana - Colégio Municipal Eraldo Tinoco
  • Elísio Medrado/São Miguel das Matas - Colégio Municipal Justiniano Bittencourt 

sábado, 12 de fevereiro de 2011

CIPRIANO LUCKESI FARÁ PALESTRAS NO VALE DO JIQUIRIÇÁ


Professor Alberto Teixeira do Distrito de Nova Itaípe/Planaltino, com o Professor Luckesi em encontro realizado em Jequié no ano de 2010

Nos dias 15 e 16 de fevereiro, o Professor Cipriano Luckesi estará presente no Vale do Jiquiriçá para realizar palestras nos municípios de Planaltino, Maracás, Lajedo do Tabocal e Jaguaquara. A vinda do professor Luckesi, é resultado de uma articulação conjunta entre os municípios. Confira a Programação:


  • 15/02 – 14h – Abertura da Jornada Pedagógica de Planaltino
  • 15/02 – 19h – Abertura da Jornada Pedagógica de Maracás
  • 16/02 – 14h – Palestra na Jornada Pedagógica de Lajedo do Tabocal
  • 16/02 – 19h – Abertura da Jornada Pedagógica de Jaguaquara
Saiba um pouco mais sobre Luckesi - Licenciado em Filosofia pelo Institudo de Filosofia e Ciêcias Humanas, da Universidade Católica do Salvador, Bahia (1970), Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1968), Mestre em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Federal da Bahia (1976) e Doutor em Educação: História, Política, Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Atualmente é professor pós-aposentado da Faculdade de Educação, da Universidade Federal da Bahia. Foi professor do Departamento de Filosofia, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas/UFBA, ensinando na Graduação, de 1971 a 2002, quando aposentou-se. No Curso de Graduação em Filosofia, ensinou especialmente Introdução à Filosofia, Axiologia, Pensamento Filosófioco na América Latina, Leitura do Texto Filosófico. Iniciou suas atividades na Pós-Graduação em Educação (Mestrado), na Faculdade de Educação/UFBA, em 1985, estando a ela vinculado até o presente momento, ensinando especialmente Filosofia da Educação, Metodologia da Pesquisa e Educação e Ludicidade, além de orientar mestrandos e doutorandos em suas atividades de pesquisa e elaboração de dissertações e teses. Todavia, seu campo de atuação atinge também os seguintes temas: filosofia da educação, teoria do ensino, didática, educação e ludicidade e avaliação da aprendizagem escolar (tema no qual, ao longo do tempo, tornou-se um especialista). Trabalhou ainda na Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, vinculado ao Departamento de Ciências Humanas e Filosofia, ensinando Metodologia do Trabalho Científico e Metodologia da Pesquisa, entre os anos de 1976 a 1994. Tem 12 livros publicados, além de muitos artigos em revistas especializadas. Atualmente, juntamente com a Profa. Cristina D'Ávila, coordena o GEPEL (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Ludicidade), dentrodo Programa de Pós-Graduação em Educação, FACED/UFBA.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

AULA INAUGURAL CEPET 2011



Foto: Diretora Daiane e Secretário Orlando

Orlando Cardoso, Secretário da Educação do Município de Lafaiete Coutinho – BA participou nesta segunda-feira da aula inaugural do ano letivo 2011 do Colégio Estadual Professor Eraldo Tinoco, a única unidade escolar estadual existente no município. Em seu discurso o secretário agradeceu o convite a diretora, desejou boas vindas aos estudantes e revitalizou o compromisso de parceria e apoio, já existente, da Secretaria Municipal a Unidade Estadual. O secretario Orlando disse que é sempre uma emoção muito grande voltar ao Colégio no qual estudou, falou da importância dos estudos e da educação para os estudantes e concluiu sua fala com uma frase do grande mestre Paulo Freire “A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.
Fonte: Secretaria Municipal de Educação de Lafaiete Coutinho