quarta-feira, 30 de março de 2011

SECRETÁRIOS LANÇAM CHAPA PARA ELEIÇÃO DA DIREÇÃO DA UNDIME BAHIA

Mesa de abertura da 7ª Reunião do EDUCAVALE na cidade de Lafaiete Coutinho
Ao centro, Renê Silva, Secretário de Educação de Planaltino e candidato a presidência da UNDIME Bahia

Secretários lançam chapa para ressignificar a UNDIME Bahia


O Fórum dos Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá (EDUCAVALE), realizou hoje (30/03), na cidade de Lafaiete Coutinho, sua 7ª Reunião. Na pauta, a eleição que acontecerá nos próximos dias 12, 13 e 14 de abril, em Salvador, para escolha da nova diretoria da UNDIME BAHIA.
Além dos Secretários de Educação do EDUCAVALE, a reunião contou com a participação do Prof. Coriolano Moraes (Secretário de Educação de Vitória da Conquista e Coordenador do Pólo 17 da UNDIME), da Prof. Miriam Rontandano (Secretária de Educação de Jequié e Coordenadora do Pólo 6 da UNDIME), e também do Prof. Penildon Filho (Prof. da UFBA e ex-diretor do Instituto Anísio Teixeira – IAT).
Os Secretários de Educação discutiram na reunião a necessidade de “Ressignificar a UNDIME Bahia”, e ressaltaram a importância da articulação com os outros territórios do Estado para construção de uma Chapa para eleição da nova diretoria. O Prof. Renê Silva (Secretário de Educação de Planaltino e Coordenador Executivo do EDUCAVALE), colocou que a articulação já vem sendo feita, envolvendo diversos territórios, a exemplo da Chapada Diamantina, Território do Sisal, Vitória da Conquista, Recôncavo Baiano, Médio Rio de Contas, Vitória da Conquista, Catu e Juazeiro.
Os Secretários apresentaram a “Carta Proposta” da chapa, documento que vem sendo elaborado coletivamente e que será o principal instrumento de diálogo da chapa com os secretários municipais de educação.
Após as discussões, os Secretários chegaram a alguns nomes para composição da chapa “Ressignificar a UNDIME Bahia”: Prof. Renê Silva, Secretário de Educação de Planaltino e atual Coordenador do EDUCAVALE, para compor o cargo de Presidente; Profa. Gelcivânia, Secretária de Educação do município de Serrinha para Vice-Presidência; Prof. Alessandro, Secretário de Educação do município de Brejões para Secretaria de Comunicação; Profa. Miriam Rontandano, Secretária de Educação de Jequié, como membro no Conselho Nacional de Representantes. O Pólo 8 da UNDIME, que abrange os municípios da Chapada Diamantina e Piemonte Paraguaçú, também fecharam apoio a chapa, e indicarão um nome para o cargo da Secretaria de Articulação Municipal. O Pólo 17 da UNDIME, região de Vitória da Conquista, também indicará um nome para compor a chapa.
Também estão sendo realizados contatos com outros territórios e secretários de educação para discutir o apoio e completar a composição da chapa.
“Acreditamos que o diálogo e a contrução coletiva que estamos promovendo para composição desta chapa, será o novo espiríto da gestão da UNDIME Bahia. Precisamos ampliar o diálogo sobre a implementação das políticas públicas em educação no Estado, sobretudo ouvindo os municípios, e a UNDIME deve ser o canal articulador entre municípios, Estado e Governo Federal. A proposta da nossa chapa é justamente recuperar essa capacidade que a UNDIME perdeu nos últimos anos. Estamos nos colocando a disposição para ajudar a ressignificar a UNDIME Bahia”, pontua o Secretário Renê Silva, candidato a presidência da UNDIME Bahia.

terça-feira, 29 de março de 2011

CRAVOLÂNDIA: REUNIÃO COM OS AGRICULTORES RURAIS GARANTE COMPROMISSO COM O FORNECIMENTO DE PRODUTOS PARA A MERENDA ESCOLAR


Sexta-feira, 11 de março de 2011, a Secretária de Educação, professora Joelma Rosa de Souza e o coordenador do PAA do município e colaborador da Secretaria, fizeram esclarecimentos e orientaram como funciona o fornecimento dos produtos, além de mostrar o que diz a Lei nº 11.947/2009.
O Programa de Alimentação escolar veio fortalecer o pequeno agricultor e enriquecer a oferta de merenda escolar nas Escolas Públicas.
Os produtores tomaram conhecimento dos produtos que serão fornecidos e firmaram compromisso com o Programa.
Fonte: Secretaria Municipal de Educação de Cravolândia

CRAVOLÂNDIA: PROJETO “CAMINHAR – SEMEANDO ESPERANÇA” MOTIVA PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO, ALUNOS E PAIS


 
Aconteceu na segunda-feira, dia 14 de março, a aula inaugural do Projeto “Caminhar”. O Projeto, voltado para o desenvolvimento do raciocínio lógico através da leitura e do cálculo, despertou o interesse de professores, pais e alunos.
O projeto está sendo oferecido pela Secretaria Municipal de Educação, é mantido pela Prefeitura e coordenado pela professora Agenilda Santos Oliveira – Pedagoga do município.
Fonte: Secretaria Municipal de Educação de Cravolândia

CRAVOLÂNDIA: EQUIPE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CAPACITA SERVIDORES MUNICIPAIS


 
Nesse sábado, 12 de março, todos os Agentes Administrativos, Porteiros, Merendeiras e Auxiliares de Serviços Gerais que servem à Educação do município participaram de uma capacitação oferecida pela SME e ministrada pela equipe da própria secretaria, formada por: diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e a nutricionista do município.
Muitos dos capacitandos manifestaram sua alegria em participar do evento e se sentiram valorizados com a iniciativa. O mesmo aconteceu com os motoristas que, dias antes passaram pela mesma capacitação.
Fonte: Secretaria Municipal de Educação de Cravolândia

segunda-feira, 21 de março de 2011

MARACÁS: Projeto Uma Prosa Sobre Versos inicia a edição 2011 em grande estilo


Com realização da Prefeitura Municipal de Maracás, através da SEMEC / Diretoria de Cultura, o Projeto Uma Prosa Sobre Versos é um movimento de resistência à cultura de massa.
Iniciado na última sexta-feira, 18, o evento recebeu o poeta Salgado Maranhão, maranhense radicado no Rio de Janeiro, autor de sete livros de poesia, letrista com parcerias com grandes ícones da MPB, a exemplo de Elba Ramalho, Zeca Baleiro, Ivan Lins e Paulinho da Viola.
A noite contou com um magnífico recital poético apresentado pelo Grupo Concriz, uma palestra do autor convidado e uma entrevista realizada pelo poeta e curador do projeto, José Inácio Vieira de Melo.

José Inácio Vieira de Melo entrevista Salgado Maranhão
Emocionado, Salgado Maranhão falou sobre o importante momento cultural por que passa o Brasil e elogiou o projeto e a atuação do grupo de recitadores, uma iniciativa muito escassa no país. Falou sobre sua vida, as situações adversas que enfrentou desde a infância e o contato com a escola já com quinze anos de idade.
"Na minha casa não havia livros, pois não tínhamos condição financeira para tal. Mas havia um quadro-negro para que a gente estudasse durante todo o tempo livre. Fui alfabetizado aos 15 anos e com 19 já escrevia para o proncipal jornal de Teresina". Foi desta maneira que o jovem poeta, ao chegar na cidade do Rio de Janeiro, nos anos 70, conseguiu aprovação em 6 vestibulares, optando pela PUC, onde cursou Comunicação Social.
Para este exemplo de história de sucesso, o poeta afirmou, convicto: "o maior capital que eu tive foi a vontade, a meta, o projeto de vida".

Grupo Concriz em uma de suas melhores performances
Descontente com a pouca participação de professres e alunos, o Diretor de Cultura, Edmar Vieira, argumenta que o projeto precisa muito de apoio das instituições de ensino. Um projeto que trata de literatura deve estar de mãos dadas com a escola, visto que um dos principais objetivos desta é o letramento do indivíduo, o que só é possível através do hábito da leitura e da confecção de textos. "Salvo as raras exceções, é preciso que professores saiam do discurso e partam para uma ação verdadeira de estímulo à leitura e à produção de textos. É preciso que os alunos dominem plenamente a maravilhosa competência de ler bem e escrever bem".
Fonte: Diretoria de Cultura de Maracás

PLANALTINO: POETA SALGADO MARANHÃO FAZ ABERTURA DO PROJETO “PALAVRA DE POETA”

Poeta Salgado Maranhão
Comunidade lotou o Clube Social Planaltinense para prestigiar a primeira edição do "Palavra de Poeta"

Planaltino viveu uma noite poética no último sábado (19/03), com o lançamento do Projeto “Palavra de Poeta”, realizado pela Diretoria de Cultura, Esporte, Lazer e Eventos, da Secretaria Municipal de Educação.
O projeto contou na sua primeira edição, com a presença do poeta maranhense Salgado Maranhão. Durante a semana que antecedeu o evento, todas as escolas da rede municipal, trabalharam poemas do poeta. No evento, Maranhão assistiu uma apresentação musical do Coral “Sementes do Amanhã”, da Escola Municipalizada Clemente Mariani, e viu vários dos seus poemas serem recitados pelos grupos de recitais Concriz (Maracás) e Renascer (Planaltino).

Grupo de Recital Renascer

Logo após, Salgado Maranhão, acompanhado do poeta José Inácio Vieira de Melo, realizou um diálogo com a platéia respondendo perguntas sobre sua vida e obra.

Poetas, Salgado Maranhão e José Inácio Vieira de Melo

Breve biografia de Salgado Maranhão:  Poeta. Letrista. Jornalista. Nasceu no povoado de Cana Brava das Moças, na cidade de Caxias, interior do Maranhão, onde morou trabalhando na roça. Aos 15 anos, ainda adolescente, mudou-se com os irmãos e a mãe para Teresina, Piauí, onde foi alfabetizado. Escreveu artigos sobre música para um jornal local e conheceu Torquato Neto, que o incentivou a ir para o Rio de Janeiro, o que fez no ano de 1972. Torquato Neto também sugeriu que criasse um pseudônimo, segundo este, o nome José Salgado Santos parecia nome de arquivista e não de poeta. Estudou Comunicação na Pontifícia Universidade Católica (PUC). Terapeuta corporal, foi professor de tai chi chuan e mestre em shiatsu. A partir de 1976 colaborou em várias publicações com artigos e poemas, como a revista "Música do Planeta Terra", a convite de Júlio Barroso, então editor da revista, na qual também colaboravam Sergio Natureza, Caetano Veloso, Ronaldo Bastos, Jorge Mautner e Jorge Salomão, entre outros. Em 1978 foi um dos organizadores, com Sergio Natureza e Moacyr Félix,do livro "Ebulição da escrivatura -Treze poetas impossíveis" (Ed. Civilização Brasileira, 1978, RJ), coletânea que reuniu diversos poetas, como Sergio Natureza (assinando Sérgio Varela), Antônio Carlos Miguel (sob o pseudônimo de Antônio Caos), Éle Semog, Mário Atayde, Tetê Catalão, entre outros. Publicou poemas e artigos na revista "Encontro com a Civilização Brasileira" (1978). Nos anos seguintes, publicou "Aboio" (cordel/ Ed. Corisco -Teresina - 1984), "Punhos da serpente" (poesia/ Ed. Achiamé, RJ, 1989), "Palávora" (poesia - Ed. Sette Letras, RJ, 1995), "O beijo da fera" (poesia - Ed. Sette Letras, RJ, 1996) e "Mural de ventos" (poesia - Ed. José Olympio, RJ, 1998). Em 1998, ganhou o prêmio "Ribeiro Couto", da União Brasileira dos Escritores (UBE), com o livro "O beijo da fera". No ano seguinte, com o livro "Mural de ventos", foi o vencedor do "Prêmio Jabuti", da Câmara Brasileira do Livro, dividido com Haroldo de Campos e Geraldo Mello Mourão. Em 2007 sua poesia foi estudada na Universidade de Brown, em Providence, Rhode Island, nos Estados Unidos. Tem poemas traduzidos para o inglês, holandês, francês, alemão e espanhol. Sobre ele, declarou seu conterrâneo Ferreira Gullar: "Salgado é um dos mais brilhantes poetas de sua geração e possui um trabalho de linguagem muito especial" (fonte: http://www.rftm.com.br/sm/biografia.html). 
Fonte: Secretaria Municipal de Educação de Planaltino

sexta-feira, 11 de março de 2011

LAFAIETE COUTINHO-BA: JORNADA PEDAGOGICA 2011


FOTO: Diretora de cultura Edilza, Sec. da Educação Orlando, Presidente da APLB Gilberto, Prefeito Zenildo, Vereador Belizário, Chefe de Gabinete João.



FOTO: Palestrante Genaldo, Sec. Orlando.



FOTO: Sec. Orlando e os Professores Municipais assistindo as palestra.

Nos dias 28/02, 01, 02 e 03/03/2011 foi realizada no salão da Creche Tia Lica a Jornada Pedagógica do Município de Lafaiete Coutinho-BA, que teve como tema “Ser professor por vocação é assumir um compromisso social”. A mesma representou o Pontapé inicial para o começo do ano letivo 2011 que se inicia no dia 14 deste mês, na abertura tivemos a participação dos professores da rede municipal, do secretário da educação Orlando Cardoso, do Prefeito Zenildo Brandão, do Vice-prefeito Jose Evangelista, do Vereador Belizário Machado do Presidente da APLB Gilberto Freire e de alguns diretores municipais como o Diretor de Desenvolvimento e a Diretora de Cultura. O Sec. Orlando na sua fala de abertura deu boas vindas a todos e todas convocando todos os docentes a renovar o espírito de esperança e realizações para que neste ano se instaure efetivamente a construção de uma Educação para a cidadania plena, à medida que assegura um ensino de qualidade e oportuniza aos educandos um tratamento humano e respeitoso ao garantir seus direitos e, oportunidade de progressão nos estudos e na vida em comunidade. O vereador Belizário em sua fala disse que é hora de convocar toda a sociedade em prol de uma educação efetiva e transformadora da vida dos jovens do município. Já o Prefeito Zenildo Brandão (Zé Cocá) deu parabéns, mais uma vez, aos professores e professoras pelos aumentos dos índices educacionais do município dizendo que os docentes são os responsáveis diretos pelas conquistas alcançadas e que o executivo municipal através da Sec. da Educação vai continuar organizando, apoiando e melhorando as condições de trabalho dos trabalhadores em educação, dando ao estudante lafaetense uma educação de qualidade. A jornada teve como objetivo promover discussões com os profissionais da Rede Municipal de Ensino a cerca da Educação de Qualidade, o Real Papel do Educador e Métodos que utilize o Lúdico em Sala de Aula. Como palestrantes tivemos: Profº René Silva, graduado em pedagogia, com o tema “Ser professor por vocação”(OBS:esta palestra não aconteceu por conta de um blecaute na energia no município) ; Sanmya Barros Aguiar Lisboa, Fonoaudióloga, com o tema “Saúde do professor” e Profº José Genaldo da Silva Souza, Licenciado em Ed. Física, com o tema “O lúdico como proposta pedagógica”. As discussões travadas nestes dias, com certeza, renovaram as forças dos educadores para fazer a educação neste ano de 2011, no município de Lafaiete Coutinho.
Fonte: Secretaria Municipal de Educação de Lafaiete Coutinho

quarta-feira, 2 de março de 2011

Coordenadores do Programa Escola Ativa discutem experiências do Vale do Jiquiriçá em Planaltino

Rejane (Técnica de Lafayete Coutinho), Marcos (Técnico de Planaltino), Graziele (coordenadora das Escolas do Campo de Planaltino), Jakline (Diretora das Escolas do Campo), Rosa Diná (Técnica de Cravolândia), Rosimeire (Técnica de Jaguaquara), Elena (Técnica de Maracás) e Elieni (coordenadora técnica da Secretaria de Educação de Maracás) presentes no encontro

Técnicos Formadores do Escola Ativa no grupo de estudo

Aconteceu na cidade de Planaltino, no ultimo dia 24 de fevereiro, o 2º encontro dos Técnicos Formadores do Programa Escola Ativa do Território do vale do Jiquiriçá. Estiveram presentes no encontro os técnicos dos municípios de Maracás, Jaguaquara, lafayete Coutinho, Cravolândia e Planaltino. O encontro fez parte do EDUCAVALE – Fórum dos Secretários de Educação do Vale do Jiquiriçá.

O 2º encontro teve como pauta a formação de um grupo de estudos para a análise e elaboração dos indicadores de aprendizagem destinados aos trabalhos dos professores das escolas do campo frente às turmas do ensino fundamental séries iniciais (público alvo do programa Escola Ativa) e a troca de experiências nas áreas de coordenação e capacitação de professores.

O próximo encontro está previsto para o dia 31/03, na cidade de Lafayete Coutinho. “Em virtude da maioria das cidades do Vale estarem organizando o início de suas aulas não foi possível a presença de mais técnicos do Escola Ativa aqui no encontro. Contudo, o nosso objetivo é o de manter a articulação entre os municípios do território, para que possamos juntos desenvolver o referido programa na região, assim como compartilhar as nossas experiências e desafios.” Comenta o professor Marcos Paiva, articulador do evento.