domingo, 19 de junho de 2011

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE PLANALTINO SE DESPEDE DA COORDENAÇÃO DO EDUCAVALE

Prof. Renê Silva ao lado da Profa. Maristela Amaral (à esquerda) e Profa. Edna Leal (à direita)

O Fórum dos Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá (EDUCAVALE), ligado a Associação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá (MERCOVALE), realizou ontem (15/06) na cidade de Maracás/Ba, sua 10ª Reunião, que comemorou 1 ano de criação do Fórum.
A Reunião Comemorativa, contou com a presença de Secretários de Educação, Coordenadores Pedagógicos, Dirigentes de Cultura (que realizaram seu XI Encontro) e convidados. O EDUCAVALE aproveitou o momento, para homenagear diversos parcerios que contribuíram para o as várias conquista e fortalecimento do Fórum neste primeiro ano de funcionamento. Foram homenageados o Prof. Roberto Gondim (Diretor da DIREC 13), Profa. Graça Magalhães (Diretora da DIREC 29), Prof. Penildon Filho (Professora da UFBA e ex-diretor do IAT), Profa. Norma Neide (Assessora de Projetos Especiais da UNEB), Profa. Ilma Cabral (Coordenadora de Formação dos Profissionais da Educação- CFP/IAT), Prof. Joseval Alves Braga (Prefeito de Planaltino e Presidente da MERCOVALE) e Profa. Ana Rita (Articuladora Cultural do Território). Também foram feitas homenagens a Profa. Nadja Maria Amado de Jesus (Coordenadora de Politicas Educacionais da SEC/BA) e a Profa. Jesusa Fidalgo (Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano), que não puderam estar presentes no evento por conta de compromissos anteriores.
Prof. Penildon, Profa. Norma e Profa. Ilma, grandes parceiros e incentivadores do EDUCAVALE
Profa. Ana Rita recebendo placa de homenagem
Profa. Graça Magalhães recebendo placa de homenagem das mãos do Secretário de Educação de Brejões, Prof. Alessandro Correia

O Prof. Renê Silva, também foi homenageado pela responsabilidade e compromisso na coordenação deste primeiro ano de trabalho do EDUCAVALE. “A consolidação do EDUCAVALE só foi possível graças a participação de cada secretário e secretária e o apoio dos parceiros que também acreditaram neste projeto”, pontuou o Secretário Renê.
Já em tom de despecida, o Coordenador Executivo do EDUCAVALE, Prof. Renê Silva, fez questão de pontuar as conquistas do Fórum para educação do território, destacando a implantação dos Pólos de Formação de Professores, a troca de experiências entre os municípios, o fortalecimento do diálogo e da coletividade, e a conquista de duas vagas na Diretoria da UNDIME/BA.
Pela tarde, os Secretários realizaram uma avaliação do primeiro ano de funcionamento do EDUCAVALE, destacando os pontos positivos, as fragilidades e apontando sugestões para fortalecer ainda mais a articulação.
Logo após, foi realizada a escolha dos novos membros da Coordenação Executiva, sendo eleita a Secretária de Educação de Jaguaquara, Maristela Amaral como Coordenadora Executiva do EDUCAVALE. Maristela terá ao lado para ajudar na condução dos trabalhos do Fórum pelos próximos 12 meses, a Profa. Debora Luna, Secretária de Educação de Lajedo do Tabocal como Vice-Coordenadora do Fórum, e como Secretária Executiva, Nelma Serafim, Secretária de Educação de Jiquiriçá.
Após a posse dos novos membros da Coordenação Executiva, todos os presentes participaram de um Arraiá muito animado, com comidas típicas, quadrilha junina e muito forró.
Estiveram presentes os municípios de Maracás, Planaltino, Lajedo do Tabocal, Itiruçú, Irajuba, Nova Itarana, Lafaiete Coutinho, Brejões, Elísio Medrado, Laje, Jiquiriçá, Mutuípe, Ubaíra, Santa Inês, Cravolândia e Jaguaquara.
A próxima reunião do EDUCAVALE e Dirigentes de Cultura, acontecerá no dia 28 de julho, na cidade de Jaguaquara.

ENCONTRO ENTRE OS TÉCNICOS PEDAGÓGICOS DO VALE DO JIQUIRIÇÁ DISCUTE O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS

 
Coordenadores Pedagógicos discutem implantação do Ensino Fundamental de 9 anos

Aconteceu na ultima quarta, dia 15/06, na programação do Fórum dos Secretários Municipais de Educação do Território do Vale do Jiquiriçá - EDUCAVALE, mais um encontro entre os técnicos pedagógicos das secretarias municipais de educação dos municípios que compõe o referido território.

Este foi o quarto encontro entre os coordenadores pedagógicos, o primeiro encontro ocorreu na cidade de Lafaiete Coutinho, onde foi realizado um diagnóstico entre os técnicos, identificando as fragilidades e as experiências exitosas em nível municipal dos diversos seguimentos e modalidades da educação. Encontro este que foi a base para a realização dos demais encontros.
No segundo encontro, na cidade de Cravolândia, baseado no diagnóstico realizado entre os técnicos pedagógicos, o EDUCAVALE promoveu um momento de discussão em torno da Educação Especial, contando com a presença do coordenador de Educação Especial do Estado da Bahia, o professor João dos Prazeres, discutindo os muitos desafios em torno da implementação de um serviço educacional de qualidade aos alunos especiais. Já no terceiro encontro, na cidade de São Muguel das Matas, a discussão em pauta foi a Educação de Jovens e Adultos e Idosos (EJAI), encontro este que teve como facilitadora das discussões a professora Gerusa, da DIREC 13, que falou sobre a organização curricular da EJAI e dos desafios em torno do Brasil Alfabetizado.
No quarto encontro, realizado no dia 15/06, na cidade de Maracás, o tema discutido entre os coordenadores pedagógicos foi o Ensino Fundamental de Nove Anos e o seu processo de implementação como nova proposta curricular. O momento de discussões teve como facilitador o professor Marcos Paiva, Diretor de Ensino e Apoio Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Planaltino e contou com a colaboração da professora Patrízia, coordenadora da Secretaria municipal de Educação da cidade de Laje. Na oportunidade, os municípios presentes (como Jaguaquara, Planaltino, Laje, Lafaiete Coutinho Santa Inês, Cravolândia, Jiquiriçá, Mutuípe, Nova Itarana e Maracás) puderam trocar as experiências, além de levantarem algumas propostas de trabalho a nível municipal.
Ao final do encontro, ficou sinalizado a continuidade da articulação entre os técnicos pedagógicos e o agendamento de um novo encontro, agora para discutir os desafios em torno da Educação do Campo no território do Vale do Jiquiriçá.
Fonte: Diretoria de Ensino e Apoio Pedagógico de Planaltino

PLANALTINO REALIZA AQUISIÇÃO DE MAIS UM ÔNIBUS DO PROGRAMA CAMINHO NA ESCOLA


A Secretaria Municipal de Educação de Planaltino, recebeu ontem (15/06), mais um Ônibus do Programa Caminho na Escola. O valor de R$ 196.020,00, destinado a compra do Ônibus já está na conta da Prefeitura desde 04/11/2010, e a Prefeitura estava aguardando a entrega do Ônibus pela empresa para efetuar o pagamento.
O Ônibus Rural Escolar Reforçado Médio, transporta até 44 alunos sentados. É provido de dispositivo de bloqueio do diferencial, útil para veículos que transitam em terrenos lamacentos, indicado para uso em estradas de terra condições severas de tráfego. É recomendado para percursos com muitos obstáculos como pontes ou mata burros.
O novo Ônibus começará a ser utilizado no segundo semestre levivo (04/07). Agora já são dois Ônibus Novos adquiridos pela atual gestão.
Fonte: www.educaplanaltino.blogspot.com

PLANALTINO COMEÇA A RECEBER MOBILIÁRIO ESCOLAR DO FNDE

Foto ilustrativa dos modelos de mobiliário escolar que o município está recebendo


O Mobiliário Escolar é uma ação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que tem por objetivo renovar e padronizar o mobiliário escolar no país, garantindo qualidade e conforto para estudantes e professores nas salas de aula, e contribuindo, assim, para a permanência dos alunos nas escolas da rede pública de educação básica.
Um dos seus focos é a padronização das especificações do mobiliário escolar, com base nos elementos construtivos e dimensionais prescritos na Norma Técnica ABNT NBR 14006/2008, visto que o mobiliário é um importante elemento no processo educacional, assegurando o conforto
Hoje (13/06), começou a chegar o Mobiliário Escolar para nosso município. Planaltino está sendo beneficiado com total de 832 conjuntos de carteiras escolares para estudantes e 26 conjuntos para professores. Está conquista para Educação planaltinense, é resultado do trabalho de monitoramento do Plano de Ações Articuladas (PAR). Apenas os municípios consideramos prioritários pelo Ministério da Educação (MEC) que concluíram o monitoramento do PAR 2010 na data estabelecida, é que tiveram a oportunidade de sinalizar para o MEC sua demanda de Ônibus Escolas, Infraestrutura e Mobiliário. Dentro dos pŕoximos dias Planaltino estará recebendo mais um ônibus do Programa Caminho na Escola.
 
Planaltino recebeu hoje 151 conjuntos para estudantes e 26 para professores. Segundo a empresa, até dia 21/06 deve ser concluída a entrega

CARACTERÍSTICAS DO MOBILIRÁRIO
O mobiliário escolar disponibilizado pelo FNDE é formado pelo conjunto aluno – com mesa e cadeira independentes – conjunto professor – também composto por dois elementos, mesa e cadeira; e mesa acessível para pessoa em cadeira de rodas.
As mesas têm tampo em madeira aglomerada (MDP), revestido na face superior em laminado melamínico de alta pressão, acabamento texturizado na cor cinza e cantos arredondados.O revestimento na face inferior é em laminado melamínico de baixa pressão, acabamento frost, na
cor branca. A mesa tem, ainda, porta livros em polipropileno puro, composto preferencialmente de 50% de matéria prima reciclada ou recuperada, podendo chegar até 100%, na cor cinza.
As cadeiras têm assento e encosto em polipropileno copolímero ou compensado moldados anatomicamente, pigmentados na cor correspondente ao modelo escolhido, com acabamento liso e brilhante. A estrutura é toda em tubo de aço carbono laminado a frio, com ponteiras, sapatas e espaçadores do assento em polipropileno copolímero.
Fonte: www.educaplanaltino.blogspot.com

LAJEDO DO TABOCAL 22 ANOS DE EMANCIPAÇÃO


 
 

Aconteceu nesta segunda-feira, 13 de junho a “I Feira de Educação, Saúde e Cidadania”, em comemoração aos 22 anos de Emancipação Política do Município.
A Secretaria de Educação montou diversos estandes onde as escolas puderam contar através de documentos, fotos e maquetes a história do município. A  Escola de educação Infantil Mãe Preta apresentou o mundo encantado da literatura na educação infantil, onde alunos encenaram uma pequena cena do Sítio do Pica-pau-amarelo”. A  Escola 13 de Junho convidou a população ao cuidado com o  meio ambiente através da reciclagem. A Escola Álvaro Bezerra contou nossa cultura com a apresentação da quadrilha e a boneca Maria Tereza.
A feira contou ainda com serviços de saúde como aferição de pressão arterial e glicemia. Serviços de ação Social como corte de cabelo, escova e manicure.F
Fonte: Secretaria Municipal de Educação de Lajedo do Tabocal

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O TOQUE DE ACOLHER REUNIU MAIS DE 400 PESSOAS EM PLANALTINO

Juiz. Dr. José Brandão, discutiu a importância da medida para proteção da criança e adolescente


O Clube Social de Planaltino/Bahia, ficou pequeno ontem à noite (01/06) com a realização da Audiência Pública sobre a implantação da medida disciplinar de acolhimento e proteção à
criança e ao adolescente, TOQUE DE ACOLHER. O evento contou com a presença do Juiz de Direito da Comarca de Maracás/Bahia, Dr. José Brandão Netto, que conversou com a comunidade sobre a importância e funcionamento da medida.
A Audiência, foi articulada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e reuniu estudantes, pais, mães e responsáveis por crianças,adolescentes e jovens, professores, coordenadores pedagógicos, diretores de escolas e técnicos das Secretaria Municipais, Secretários Municipais, Prefeito, Vice-Prefeito, Vereadores, Conselheiros dos diversos Conselhos Municipais, CMDCA, Conselheiros Tutelares, representantes religiosos, Guarda Municipal, Polícia Militar, Juizado da Infância e Adolescência, e interessados na temática. Foram mais de 400 pessoas presentes ao evento.
O Prefeito Zeca Braga, deu as boas vindas à todos os presentes e ao Juiz Dr. José Brandão, e garantiu as condições necessárias para implementação da medida. O Secretário de Educação, Prof. Renê Silva, agradeceu a presença de todas as representações, e parabenizou o Dr. José Brandão pela iniciativa e por se fazer presente para dialogar com a comunidade planaltinense sobre a implantação da medida. “Com certeza é um marco para o Judiciário e para Planaltino a presença do Dr. José Brandão. Tenho certeza que o “Toque de Acolher”, será um importante instrumento de proteção e prevenção para que nossa crianças, adolescentes e jovens não fiquem expostos as facilidades do mundo das drogas e exploração sexual”, pontua Renê Silva.
 Mais de 400 pessoas representantes de todos os seguimentos da comunidade estiveram presentes ao evento

O Juiz Dr. José Brandão, apresentou para a comunidade como irá funcionar a medida disciplinar. Relatou a experiência de implantação da medida no município de Santo Estevão e os resultados positivos que estão sendo alcançados. Usando como base legal o art. 227 da Constituição Federal, disse que é dever do Magistrado a defesa de todos os direitos das crianças e dos adolescentes, colocando-os a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
O Juiz também pontuou os riscos sociais à que as crianças e adolescentes estão expostos. Utilizou vários exemplos, e citou o mais recente, onde um grupo de adolescentes foi apreendido na cidade de Maracás com 180 pedras de crack.
COMO VAI FUNCIONAR O “TOQUE DE ACOLHER”
Pela portaria 003/2011 do Judiciário, crianças de até 12 anos devem chegar em casa até as 20h30. Para quem tem até 15 anos, o horário fixado de retorno é 22h. Os adolescentes com idades acima de 15 e inferior a 18 anos não podem ficar na rua além das 23h.
Nas sextas, sábados, domingos, feriados e vésperas de feriados, haverá tolerância de meia hora.
Em períodos de festas tradicionais, como São João, Natal, Réveillon, a tabela é suspensa, permitindo aos adolescentes permanecer nas ruas em qualquer horário. Fise-se que, em qualquer circunstância, os impedimentos não valem para quem estiver acompanhado de pais ou responsáveis. Não será conduzido aquele que estiver em atividade escolar, religiosa, esportiva.
Caso sejam encontrados menores de idade fora dos horários, de acordo com a faixa etária, são encaminhados para o Juizado da Infância. De lá, os Comissários ligam para os pais para buscar seus filhos. Em caso de reincidência, o responsável pelo adolescente, pode pagar multa de 03 a 20 salários-mínimos, conforme o art. 249 do Estatuto da Criança e do Adolescente.
A portaria reforça a proibição da entrada e permanência de crianças e adolescentes em estabelecimentos que explorem comercialmente bilhar, sinuca ou congênere prevendo punição para quem desrespeitar a regra. Sobre a venda de bebidas alcoólicas a menor de 18 anos, o infrator será conduzido para delegacia e responderá a processo cuja pena vai de dois meses a um ano de prisão, ou multa.
PARTICIPAÇÃO
Vários membros da comunidade presentes à Audiência, fizeram uso da palavra para parabenizar a implantação da medida no município e também tiveram a oportunidade de tirar dúvidas. Dr. José Brandão respondeu todas as questões e agradeceu a presença e participação de todos, informando que está a disposição de qualquer pessoa no Fórum de Maracás.
Profa. Ana Lúcia parabenizou o Juiz pela iniciativa

ENTRADA EM VIGOR DA MEDIDA
A Secretaria Municipal de Educação, está discutindo nas escolas com toda a comunidade escolar a implantação da medida. Pela portaria, o TOQUE DE ACOLHER começa a vigorar dia 8 de junho, data que terá início as Rondas do TOQUE DE ACOLHER.
Durante a execução da medida, a Secretaria Municipal de Educação continuará promovendo discussões nas escolas, uma vez que o TOQUE DE ACOLHER abre caminhos para abordagem de várias temáticas como drogas, exploração sexual, respeito, direitos e deveres, cidadania, etc.
Fonte: www.educaplanaltino.blogspot.com

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE PLANALTINO PARTICIPA DE DEBATE SOBRE “O PROGRAMA DO GOVERNO WAGNER PARA EDUCAÇÃO”

 
Secretário Renê Silva aponta desafios históricos a serem enfrentados na educação do Estado

O Secretário de Educação de Planaltino, Prof. Renê Silva, participou na noite da última sexta-feira (27/05), a convite do Setorial de Educação do Partido dos Trabalhadores (PT), de debate no Zonal 213 do PT/Salvador, sobre o “Programa do Governo Wagner para Educação”.
O Prof. Renê Silva, dividiu a mesa de debate com Paulo Pontes (Chefe de Gabinete da SEC/BA), Prof. Hércules (Vice-diretor de uma Escola de Ensino Profissionalizante) e do Prof. Paulo Riela (Professor e Coordenador do Comando de Greve da UEFS). 
PT volta aos velhos tempos e discute políticas para educação no Estado

No debate, o Prof. Renê Silva, apresentou alguns desafios históricos da educação básica baiana, pontuando elementos que ainda não foram superados, como: transporte escolar de estudantes da rede Estadual, que tem ficado sob a responsabilidade dos municípios; funcionamento das escolas de Ensino Médio, que muito municípios tem ajuda na manutenção e funcionamento; o funcionamento do TOPA (Todos pela Alfabetização), que em muitos municípios não tem cumprido com o seu propósito, entre outras questões.
Fonte: Gabinete do Secretário

SECRETÁRIO RENÊ SILVA PARTICIPA DE REUNIÃO DO FÓRUM ESTADUAL DE FORMAÇÃO DOCENTE

Secretário Renê Silva, apresenta proposta de levantamento de demanda de formação de professores

O Secretário de Educação Prof. Renê Silva, acompanhado do Diretor de Apoio Pedagógico Prof. Marcos Paiva, esteve participando na última sexta-feira (27/05), da Reunião do Fórum Estadual de Formação Docente (FORPROF) no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador.
O FORPROF faz parte do Programa Nacional de Formação Docente (PARFOR), e é o espaço onde se discute a implantação dos Programa no Estado. Fazem parte do Fórum representantes de todas as Universidade Públicas do Estado, da Secretaria Estadual de Educação, da APLB/Sindicato, CAPES/MEC e a UNDIME/BA. O Prof. Renê esteve representanto a UNDIME/BA.
Secretário Renê Silva e Diretor de Apoio Pedagógico Marcos Paiva participando do GT 4

Pela manhã, os membros do Fórum se reuniram por Grupos de Trabalho. Os Professores Renê e Marcos, participaram do GT sobre Qualificação da Demanda de Formação de Professores. O Prof. Renê Silva, apresentou como proposta para qualificação de demanda de formação de professores junto aos municípios, a experiência realizada no Vale do Jiquiriçá. Também sugeriu conseguindo aprovação, uma reunião entre membros do Fórum, UPB, SEPLAN e UNDIME para discutir o Programa e estratégias para sua implementação.
Sobre a Plataforma Paulo Freire, instrumento utilizado para inscrição e validação de professores nos programas de formação, o Secretário Renê Silva, solicitou uma Vídeoconferência para orientar dirigentes e professores quanto a sua utilização.
Fonte: www.educaplanaltino.blogspot.com

COORDENAÇÃO DO EDUCAVALE SE REUNIU PARA ORGANIZAR 10ª REUNIÃO DO FÓRUM

Foto: Profa. Edna Leal, Profa. Maristela Amaral e Prof. Renê Silva

A Coordenação Executiva do EDUCAVALE (Fórum dos Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá), composta pelo Prof. Renê Silva (Secretário de Educação de Planaltino), Profa. Maristela Amaral (Secretária de Educação de Jaguaquara) e Profa. Edna Leal (Secretária de Educação de Maracás), se reuniram na tarde de hoje (26/05), na cidade de Maracás, para organizar a pauta do 10º Encontro do EDUCAVALE, que acontecerá no próximo dia 15 de junho na cidade de Maracás.
Neste encontro, será comemorado o 1º Aniversário do EDUCAVALE, e também acontecerá a eleição para escolha dos novos membros da Coordenação Executiva do Fórum. O EDUCAVALE aproveitará o momento, para homenagear os diversos parceiros e instituições que contribuiram para a criação e fortalecimento do Fórum dos Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá.
Na pauta, o Fórum terá também como convidado, o Juiz de Direito da Comarca de Maracás, Dr. José Brandão, que irá apresentar a proposta do Toque de Acolher, e do TED (Toque de Estudo e Disciplina), medidas de proteção à Criança e ao Adolescente que já foram implementadas em vários municípios do Brasil, com resultados muito positivos.

PAUTA DA REUNIÃO

  • 08h – APRESENTAÇÃO CULTURAL
  • 08:30h - MESA DE ABERTURA
  • APRESENTAÇÃO DA PAUTA
  • HOMENAGEM AOS DIVERSOS PARCEIROS E INSTITUIÇÕES QUE CONTRIBUIRAM PARA A CRIAÇÃO E FORTALECIMENTO DO FÓRUM
  • 10h - TOQUE DE ACOLHER E TED (TOQUE DE ESTUDO E DISCIPLINA): MEDIDAS DE PROTEÇÃO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE
  • Dr. José Brandão – Juiz de Direito da Comarca de Maracás
  • 12h - ALMOÇO
  • 14h – AVALIAÇÃO DO PRIMEIRO ANO DE TRABALHO DO EDUCAVALE
  • 15h – ELEIÇÃO PARA ESCOLHA DOS NOVOS MEMBROS DA COORDENAÇÃO EXECUTIVA DO EDUCAVALE
  • 16h - FORRÓ DO EDUCAVALE E DIRIGENTES DE CULTURA (vestidos à caráter)
  • 17h – ENCERRAMENTO

PLANALTINO: REUNIÃO PEDAGÓGICA DISCUTE O "TOQUE DE ACOLHER"


Geovanna Soglia, Naila Lima, Marcos Paiva, Ariosvaldo Porfírio, Henrrique Júnior, Manoela Caliz, Leonardo Moraes e Graziele Almeida discutindo as medidas do "Toque de Acolher"

Aconteceu hoje, dia 25 de maio, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação de Planaltino, uma reunião ordinária entre a Diretoria de Ensino e Apoio Pedagógico (DEAP) e a equipe de coordenadores pedagógicos da rede pública municipal de ensino.

A referida reunião, articulada pelo professor Marcos Paiva, teve como pauta a realização de estudos em torno das medidas disciplinares de acolhimento às crianças e aos adolescentes previstas no "Toque de Acolher", medida juridica determinada pelo juiz  José Brandão, com grande repercussão positiva nas cidades onde foi adotada, a exemplo de Ipecaetá, Antônio Cardoso e Santo Estevão.  A referida medida tem previsão de entrar em vigor a partir do dia 06 de junho do corrente ano.
Como encaminhamento, foi elaborado um folder informativo contendo os principais pontos da medida disciplinar, que será distribuido e discutido entre os professores, pais, funcionários e principalmente entre os  estudantes. Ficou definido ainda que todas as unidades escolares, incluindo o Colégio Estadual Manoel José de Andrade (CEMJA), irão participar da  ação que visa informar os estudantes e toda a comunidade do funcionamento do "Toque de Acolher". A culminância da atividade será na próxima quarta-feira (01/06), às 19h no Clube Social Planaltinense, onde a comunidade participará de uma palestra com o Juiz Dr. José Brandão.

Além da equipe pedagógica da secretaria de educação, estiveram presentes na reunião o diretor do Colégio Estadual Manoel José de Andrade, o professor Antônio Sidarta, a diretora do Colégio Municipal Nossa Senhora das Graças (povoado da Angélica), a professora Manoela Caliz e o secretario de educação de Planaltino, o professor Renê Silva.

Fonte: www.educaplanaltino.blogspot.com

CRIATIVA ONLINE ENTREVISTA SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE PLANALTINO

Coordenador do Educavale fala da importância do Fórum
Renê Silva também agradeceu o Secretário Municipal de Educação de São Miguel das Matas pela acolhida do 9º Educavale


O Coordenador do Fórum Educavale, que é um fórum dos Secretários de Educação do Vale do Jiquiriçá, Renê Silva que também é Secretário de Educação de Planaltino, atendeu a Criativa On Line - Rede Criativa e falou sobre as ações desenvolvidas pelo órgão.

Esta semana aconteceu o 9º Educavale, sediado em São Miguel das Matas e na oportunidade Renê destacou que todos os meses o fórum é organizado por um dos municípios que integram o fórum. “Tudo começou no ano passado, quando nós participávamos dos encontros do MEC e Secretaria da Educação, percebemos que os municípios enfrentam problemas comuns e pensamos por que não nos reunirmos para discutir estes problemas comuns”.

Renê que também é o Vice – Presidente da UNDIME que é a União dos Dirigentes Municipais de Educação ressaltou também alguns temas tratados na segunda reunião do órgão este ano que aconteceu a semana passada. “Um dos pontos da pauta foi o Plano Nacional de Educação e na oportunidade participou da reunião o Deputado Federal Emiliano José, que faz parte da Comissão Especial do PNE na Câmara dos Deputados”.

No plano nacional está preconizado o investimento de 7% do PIB, todavia Renê destaca a necessidade de ampliar estes investimentos. “Nós defendemos um investimento mínimo de 10%, por entendermos que, sobretudo os municípios tem um desafio muito grande por conta da ampliação da oferta da Educação Infantil”.

Renê ainda acrescentou que “somente está ampliação de recursos possibilitará uma maior valorização do profissional”.

O coordenador também falou sobre a EJA – Educação de Jovens e Adultos, “a EJA é uma modalidade de ensino que precisa ser tratada de forma diferenciada e ela tem grandes desafios e um deles são os vários programas de alfabetização”.

Muitos dos alunos matriculados nestes programas não são encaminhados a EJA e continuam tendo os direitos negados. “Precisamos está atento a essa prática que é recorrente em nossa região e fazer os devidos encaminhamentos”, finalizou Renê Silva que também agradeceu o Secretário Municipal de Educação de São Miguel das Matas pela acolhida do 9º Educavale.

ASSISTA A ENTREVISTA NA CRIATIVA TV: http://www.youtube.com/watch?v=9lBRxRZKeqY&feature=player_embedded


Foto: Carlos Quintino - Rede Criativa

EDUCAVALE REALIZOU SUA 9ª REUNIÃO NA CIDADE DE SÃO MIGUEL DAS MATAS

Mesa de abertura do evento: Prof. Jailson (Secretário de Educação de São Miguel das Matas), acolhe os Secretários de educação, dirigentes culturais e educadores

Os Dirigentes Municipais de Educação do EDUCAVALE (Fórum dos Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá), estiveram reunidos na última segunda-feira (23/05), na cidade de São Miguel das Matas.
Na pauta de discussão, Legislação e Orientação Pedagógica sobre a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), Projeto de Assessoramento à Implementação do Plano de Ações Articuladas (PAR) 2011-2014, Curso de Abordagem Transdisciplinar da Leitura, Mobilização Social pela Educação e Informes.


EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS
Profa. Gerusa Bispo deu grande contribuição para o debate sobre a implementação do EJAI no Vale
A Profa. Gerusa Bispo, técnica da DIREC 13/Jequié, responsável pela EJAI, apresentou para o público presente toda Legislação e as orientações pedagógicas necessárias para implementação e funcionamento da EJAI nos municípios. Os Secretários, Conselheiros de Educação e Técnicos Pedagógicos tiveram a oportunidade de tirar todas as dúvidas sobre a temática.

PAR
O Prof. Renê Silva, Coodenador do EDUCAVALE e Vice-Presidente da UNDIME/BA, fez a apresentação do Projeto da SEC/BA de Assessotamento à Implementação do PAR nos municípios baianos. Os Secretários e Técnicos tiveram a oportunidade de conhecer como será toda sistematica do Projeto.
 Profa. Edna Leal (Secretária de Educação de Maracás), compartilhou a experiência do município na realização do diagnóstico do PAR

CURSO DE ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR DA LEITURA
O curso de formação continuada, que está sendo oferecido pelo IF Baiano (Santa Inês), irá beneficiar professores e alunos do Ensino Fundamental II. São 120 vagas divididas em três pólos. Os Secretários escolheram como Pólos, além do município de Santa Inês, os municípios de Maracás e Amargosa. Veja como ficou inicialmente a distribuição de municípios por Pólo:
  • Pólo 1 Santa Inês – Santa Inês, Cravolândia, Ubaíra, Jaguaquara e Jiquiriçá;
  • Pólo 2 Maracás – Maracás, Planaltino, Lajedo do Tabocal, Itiruçú, Lafaiete Coutinho e Nova Itarana;
  • Pólo 3 Amargosa – Amargosa, Brejões, Milagres, São Miguel das Matas, Elísio Medrado, Laje e Mutuípe.
O curso terá carga horária de 120h com início previsto para julho. Cada município encaminhará 5 ou 10 professores, sendo que cada grupo de 5 professores tem que lecionar em uma mesma turma e pertencer a áreas de conhecimento diferentes.


APRESENTAÇÕES TEATRAIS
Grupo de teatro "Nóis" proporcionou um momento de reflexão sobre o papel da Educação
O público presente ao evento, prestigiou duas belíssimas apresentações teatrais. Pela manhã logo ao iniciar as atividades, o Grupo Teatral “Nóis” de Varzedo, apresentou a Peça “É”, com os atores Fleudes Malaquias, Edimilson, André, Alan, Mídian, Lína, Aline, Sandra, Júnior, Rafael e Willian.
Grupo de Teatro da Vivências presenteou o público com uma bela apresentação

A tarde, no encerramento, quando os Dirigentes de Cultura se deslocaram até o Clube Social, mais uma peça teatral, desta vez com o público da terceira idade. O Grupo Vivências apresentou a peça “Saudade da Minha Infância”. A apresentação foi feita pelas senhoras: Maria José, Helena, Leila, Matildes, Maria Alenxandrina, Gildete, Maria da Conceição, Maria Nadi, Cheila, Lio e Nai, com o apoio dos garotos Ramon e Rafael. Ambas as peças tem a supervisão e direção de Fleudes Malaquias.


MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO
Os Secretários discutiram sobre a importância da realização da "Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação", oferecida pelo Ministério da Educação. Foram escolhidos os municípios de Maracás, Amargosa e Jaguaquara para sediarem a realização das oficinas, previstas para primeira quinzena de Julho.
PROXIMA REUNIÃO
A próxima reunião do EDUCAVALE, acontecerá no dia 15 de junho, na cidade de Maracás. Neste encontro o EDUCAVALE celebrará o aniversário de um ano de existência, e também ocorrerá a eleição para escolha dos novos membros para Coordenação Executiva do Fórum.

PARTICIPAÇÃO
Além dos Dirigentes Municipais de Educação, a 9ª reunião contou com a participação de membros de Conselhos Municipais de Educação e Técnicos Pedagógicos das Secretarias. Aconteceu também paralelamente o X Encontro dos Dirigentes de Cultura do Vale do Jiquiriçá.
Municípios presentes: São Miguel das Matas, Elísio Medrado, Amargosa, Planaltino, Brejões, Jaguaquara, Lafaiete Coutinho, Lajedo do Tabocal, Jiquiriçá, Mutuípe, Itatim, Itiruçú, Maracás, Laje, Santa Inês, Cravolância, Ubaíra e Milagres.

Lafaiete Coutinho realiza Feira de Saúde e Educação


FONTE: Juliana (Coordenadora de Saúde), Orlando (Secretario da Educação) e Carlizia (Diretora da Creche)




Do dia 23 a 27 de maio foi realizado o Projeto Feira de Saúde e Educação, envolvendo as duas Secretarias, contemplado as ações do Programa Saúde na Escola (PSE). A feira teve o objetivo de promover a atenção a saúde através da integração e articulação permanente entre as políticas de educação e saúde, como participação da comunidade escolar. O evento aconteceu nas Escolas da Rede Municipal e no Colégio Estadual, contou com o apoio da Prefeitura Municipal.
         Contactado para falar sobre o Projeto, o Secretário da Educação Municipal, o Professor Orlando Cardoso destacou a importância em se promover ações conjuntas através das Secretarias de Saúde e Educação, contribuindo assim, para a melhoria dos indicadores das mesmas em relação as crianças e jovens matriculados nas escolas da rede pública. “O Programa Saúde na Escola é uma política intersetorial entre os Ministérios da Saúde e Educação, criado com uma perspectiva de oferecer atenção integral, como prevenção, promoção e atenção à saúde dos estudantes do ensino publico municipal”, disse o Professor Orlando. 
Essa é mais uma grande ação da Força do Novo Construindo uma Nova História. 
Fonte: Secretaria Municipal de Educação de Lafaiete Coutinho