sábado, 26 de novembro de 2011

Planaltino em foco.


SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO PARTICIPA DE REUNIÃO ITINERANTE DA CÂMARA DE VEREADORES


Secretário apresentou o trabalho que vem sendo realizado pela equipe da Educação
O Secretário Municipal de Educação de Planaltino, Prof. Renê Silva, acompanhado do Diretor de Cultura e Esportes, Prof. Edivaldo Gonçalves, do Coordenador Pedagógico, Prof. Henrique Júnior e do Técnico da Secretaria Reinaldo, participou na noite de hoje (25/11), da Reunião Itinerante da Câmara Municipal de Vereadores.
Prefeito parabenizou o trabalho que vem sendo realizado pela equipe da Educação
A reunião aconteceu na Escola Municipal Maria Rosa de Almeida, Povoado de Lagedinho, e contou com a presença dos vereadores Amilton Paiva, Rener Oliveira, Gerson Paulo, Deco Macarrão, José Antônio e Roberval Carvalho. Participaram ainda, o Prefeito Zeca Braga e os Secretários Sandro Silva, de Governo e Roque Edimilson, de Infraestrutura.
O Secretário Renê Silva, fez uso da palavra para apresentar as principais ações realizadas pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer no segundo semestre de 2011. Foi dado destaque para a aquisição de Mobiliário Escolar para todas as escolas, aquisição de um ônibus do Programa Caminho na Escola, Creche do Programa Proinfância, execução do Projeto Craques da Cidadania, Inauguração e funcionamento da Escola de Tempo Integral de Lagedinho, realização do Campeonato Municipal de Futebol, torneios de futebol, apoio a cavalgadas, Programa Cine Arte, Projeto Palavra de Poeta, entre outras ações.
Renê fez questão de destacar a repercussão que o trabalho educacional realizado em Planaltino vem tendo na mídia regional e nacional, com matérias em jornais e revista de circulação nacional. Reconheceu que todo esse destaque se deve ao empenho de todos os envolvidos com o processo educacional, professores, coordenadores, diretores, merendeiras, auxiliares de serviços gerais, porteiros, motorista e envolvimento da comunidade.
Os vereadores elogiaram as instalações da Escola Municipal Maria Rosa de Almeida, local onde aconteceu a reunião. A Escola é a primeira das escolas do campo a funcionar em tempo integral. Os alunos tem além das aulas tradicionais, aulas-oficinas de dança, karatê, flauta, educação física, informática e reforço escolar.

PLANALTINO REALIZA REUNIÃO PARA TROCA DE EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE GESTÃO EDUCACIONAL COM VITÓRIA DA CONSQUISTA


Reunião em Vitória da Conquista
Ontem (22/11), o Secretário de Educação Prof. Renê Silva, Secretário de Administração e Finanças Carlos Eduardo e o Gerente de Recursos Humanos Carlos Emmanuel, estiveram na Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista, participando de reunião para conhecer a experiência de gestão educacional do municipio.
A equipe de Planaltino foi recebida pelo Secretário de Educação de Vitória da Conquista, Prof. Coriolano Moraes e assessores, que compartilharam experiências de gestão financeira da Secretaria.
“É muito importante conhecer experiências de gestão educacional que estão dando certo, como a de Vitória da Conqusita, para que assim, busquemos a cada dia melhor nosso trabalho em Planaltino”, concluiu o Secretário Renê.

LAFAIETE COUTINHO RECEBE SEGUNDA VISITA TÉCNICA DO PROJETO DE ASSESSORAMENTO E REESTRUTURAÇÃO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO

Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão. (Paulo Freire)


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjHBarU_ISm-o6mO3IexlnOMEEgIRYyd_a4sN8ylu6VSjja75NOSMR9QANJIcbWWmEYBBxSJDOOKzzeJ42Gs3TUy2PY4v_4zzq6evDpicf7h08OK5hAMqtbpDugVl6w2Zd6iO_CZAU6FA4/s320/imagem.bmp
Nos dias 21 e 24 de outubro, a Secretaria Municipal da Educação recebeu a importante presença da técnica da SEC/PROAM Luciana Almeida, responsável no município pelo Projeto de Assessoramento e Reestruturação das Secretarias Municipais de Educação. A segunda visita técnica teve o objetivos de: - Incentivar o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem;  - Socializar e discutir a sistematização dos dados construídos durante a problematização e contextualização da gestão interna da Secretaria Municipal de Educação. - Fomentar a construção de uma proposta de reestruturação da gestão interna da Secretaria Municipal de Educação; - Socializar e refletir sobre a proposta de escrita da memória do Pares no contexto da SME com vistas à publicação. A formação constituiu-se um momento único de reflexão sobre a estrutura organizacional da Secretaria Municipal da Educação. Na oportunidade, o  Grupo Colaborativo - GC da SECEL (Orlando Cardoso, Ivana Alves, Danyel Romão, Edenia Damasceno e Ana Julia ) revisou a Lei Orgânica do Município, a Lei de Criação do Sistema que é também a Lei de Criação do Conselho Municipal da Educação, o Organograma e deu inicio a construção do Regimento Interno da SECEL. Foi um importante momento de construção.




SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE LAFAIETE COUTINHO REALIZA  CONFERÊNCIAS PARA DISCUTIR O PLANO DE EDUCAÇÃO DO MUNICIPIO

Educadores, pais e alunos participarão de  miniconferências para discutir propostas para o Plano Municipal de Educação. Objetivos, diretrizes e metas da educação do Município de Lafaiete Coutinho para os próximos 10 anos. O objetivo é discutir políticas para educação infantil, fundamental, médio, especial, jovens e adultos e o financiamento da educação. Para a Equipe de Elaboração do Plano a participação da sociedade nesta elaboração enriquece e define metas  reais.

PLANALTINO INAUGURA SUA PRIMEIRA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NO CAMPO

 
Inauguração da escola de Lagedinho marca início de uma nova etapa na Educação Planaltinense
A Educação de Planaltino ganhou oficialmente neste domingo (20/11), sua primeira Escola de Tempo Integral no Campo. A Escola Municipal Maria Rosa de Almeida, localizada no Povoado de Lagedinho, foi inaugurada com a presença do Prefeito Zeca Braga, Secretário de Educação Renê Silva, Secretário de Infraestrutura Roque Edimilson, Vereadores Dunga, Dé, Bi, Rener, Gerson e Ernandes.
A partir de amanhã, a Escola começa a funcional em Tempo Integral. Os alunos passarão a ter além das aulas do currículo básico, atividades de Dança, Karatê, Flauta, Educação Física, Informática e aulas de reforço. A Escola funcionará das 08h às 17h, e os alunos farão todas as refeições na própria escola.
Este é um Projeto Piloto da Prefeitura Municipal de Planaltino, e todos os investimentos para garantir o funcionamento da Escola em Tempo Integral está sendo feito com recursos próprios. A intensão é expandir o padrão de funcionamento da Escola Maria Rosa de Almeida para todo o município, buscando assim ampliar as oportunidades de aprendizagens dos alunos.
Também estiveram presentes na inauguração, o Prof. Edivaldo Gonçalves (Diretor de Cultura da SEMECE), Profa. Sheila Tranzilo (Diretora do Colégio Isaura Couto), Prof. Iran Vieira (Diretor do Colégio de Campinhos), além dos trabalhadores em Educação da Escola de Lagedinho.

EDUCAÇÃO DO CAMPO GANHA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL-Planaltino


 Pais e estudantes da Escola Municipal Maria Rosa de Almeida atentos a reunião de apresentação do projeto de educação em tempo integral

O Diretor da Escola Maria Rosa de Almeida, Marco Antônio ao lado da coordenadora pedagógica Naila Lima, responsável pela apresentação do projeto de educação de tempo integral à comunidade de Lagedinho


A comunidade de Lagedinho, povoado de Planaltino, participou no dia 17 de novembro de uma reunião de apresentação do projeto de educação de tempo integral “Ressignificando as Escolas do Campo” que funcionará a partir de segunda-feira, dia 21/11/2011, na Escola Municipal Maria Rosa de Almeida, escola do campo que atende a estudantes da educação infantil às séries iniciais do ensino fundamental.

 Secretario Municipal de Educação Renê Silva (a direita) ao lado da equipe do projeto "Craques da Cidadania"  e dos estudantes da escola Maria Rosa de Almeida

A reunião foi organizada pela Diretoria das Escolas do Campo da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer de Planaltino e contou com a presença do secretario de educação, o professor Renê Silva, da diretora das escolas do campo, a professora Jakline Milena, das coordenadoras das escolas do campo, o diretor da Escola Municipal Maria Rosa de Almeida, Marco Antônio e as professoras Graziele Almeida e Naila Lima, além de coordenadores e diretores da secretaria municipal de educação, como o professor Edivaldo Gonçalves, Diretor de Cultura, Esportes e Lazer e o professor Henrique Júnior, coordenador pedagógico da Escola Municipal Clemente Mariani. A reunião contou ainda com a presença do Diretor Pedagógico e multiplicador municipal de Programa Escola Ativa, o professor Marcos Paiva.

 Estudantes contemplam o laboratório de informática.

Estiveram presentes ainda as professoras da referida unidade escolar: Edilene Rodrigues, Joelma Ribeiro e Elisane Souza, grandes responsáveis pelo processo de ensino-aprendizagem dos estudantes da comunidade de Lagedinho.

Durante a reunião, foi discutido com a comunidade o funcionamento da escola de tempo integral, onde os estudantes participarão das aulas no período da manhã e durante a tarde terão aulas diversificadas, como reforço escolar, atividades de educação física, como futebol e karatê, aulas de dança e oficinas de iniciação a música, com aulas de flauta. Todas as atividades serão desenvolvidas em parceria com o projeto “Craques da Cidadania”, projeto esportivo destinado aos estudantes da rede pública municipal de educação planaltinense. Estão previstas ainda atividades de informática e oficinas de recreação.

A Escola de Educação em Tempo Integral Maria Rosa de Almeida esta cadastrada no Programa Escola Ativa (MEC), programa de apoio a educação do campo destinada a formação continuada dos professores que atuam em classes multisseriadas, além de prestar apoio pedagógico e material as turmas da educação do campo.

A Escola de Tempo Integral Maria Rosa de Almeida funcionará das 8 da manhã às 17 horas, atendendo a 53 estudantes. Serão servidos aos estudantes refeições diárias, como lanches reforçados e almoço, atendendo assim as recomendações diárias de uma jornada ampliada escolar.

Fonte: Diretoria de Ensino e Apoio Pedagógico

PROJETO CRAQUES DA CIDADANIA GANHA REFORÇO: AULA DE VIOLÃO.

 
 A Prefeitura Municipal de Planaltino, através da Sec. Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer,  promove aulas de violão para os alunos da rede pública de ensino, por meio do Projeto Craques da Cidadania, sendo que a mesma já está em pleno funcionamento com o Professor Sidney Almeida (Almeidinha), filho da cidade que retorna para dá sua contribuição na cultura de sua terra natal. Os alunos estão tendo aulas duas  vezes por semana com métodos teórico-prático.
Segundo o Professor Sidney, os alunos estão bastante entusiasmados com mais uma modalidade musical implantada no Projeto Craques da Cidadania, pois era na verdade um sonho para muitos daqueles  que participam das oficinas de violão. O Professor afirmar que para os jovens planaltinenses esta é uma ação de grande valia, pois é uma oportunidade de ouro que a Prefeitura Municipal de Planaltino, através da Secretaria Municipal de Educação oportuniza aos estudantes deste Município, fato que é desconhecido por muitos municípios baianos.
 
 
Fonte: Diretoria de Cultura, Esporte e Lazer



GINCANA DO CENAS - UM SUUUUUCESSSO 2011
A III Gincana Estudantil do Centro Educacional Nilson Andrade Santos em Lajedo do Tabocal, superou todas as expectativas, foi um sucesso da abertura no dia 14 de novembro a noite, até o final no dia 15 de novembro no final da tarde, a presença e participação de alunos, equipe organizadora, professores, funcionários, convidados e a sociedade lajedense abrilhantaram e fizeram com que esta fosse talvez a melhor, das melhores gincanas que Lajedo do Tabocal já viu.




Todos Pela Escola exibe seusprimeiros frutos em Lajedo doTabocal


O projeto do governo do Estado da Bahia implantado em Lajedo do Tabocal já exibe os primeiros frutos.
Na reunião de planejamento realizada em 17 de novembro, professoras e coordenadoras de escolas do município relataram os avanços em suas salas após o inicio da execução do projeto de alfabetização que conta com uma metodologia inovadora e materiais de excelente qualidade.
Fonte: SEMEC 



quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Programação

IV CONFERÊNCIA ESTADUAL DE CULTURA DA BAHIA

LOCAL DATA HORA ATIVIDADE

CASA REGIS PACHECO 28/11 18:00 á 18:30 Apresentação de fanfarra
18:30 à 19:00 Solo Piano
19:00 à 19:45 Visitação à exposição
19:45 à 20:00 Apresentação Coral Conquista Criança
20:00 à 21:00 Lançamento de livros
21:00 à 22:00 Show Cláudia Rizo
CENTRO DE CULTURA CAMILLO
DE JESUS LIMA
30/11
18:00/21:00 CREDENCIAMENTO
19:00
CERIMÔNIA DE ABERTURA
21:30
CERIMÔNIA DE ADESÃO DA BAHIA AO SISTEMA
NACIONAL DE CULTURA
22:00 APRESENTAÇÃO DO CORAL DO SERTÃO
CENTRO DE CULTURA CAMILLO
DE JESUS LIMA
01/12
08:00/18:00 CREDENCIAMENTO
09:00 ATIVIDADE CULTURAL
- CORAL – CONQUISTA CRIANÇA -
09:30 APRESENTAÇÃO REGULAMENTO
10:00 APRESENTAÇÃO DIAGNÓSTICO
10:30 FALA SECRETÁRIO
CONCHA DO CENTRO DE
CULTURA CAMILLO DE JESUS
LIMA
01/12 12:45/13:45 ATIVIDADE CULTURAL
· BOI DE DONA LAURINHA
· GRUPO FOLCLÓRICO MARUJADA
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO
EUCLIDES DANTAS
01/12 12:30/14:00 ALMOÇO
ESPAÇOS DIVERSOS
01/12 14:00 PALESTRAS
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO
EUCLIDES DANTAS
01/12 15:30 GTS
CONCHA ACUSTICA CENTRO DE
CULTURA CAMILLO DE JESUS
LIMA
01/12 18:00/20:00 LANCHE NOTURNO
01/12 18:30 LANÇAMENTO DO CATÁLOGO DOS PONTOS DE
CULTURA DA BAHIA
CENTRO DE CULTURA CAMILLO
DE JESUS LIMA
01/12 19:00/21:00 ATIVIDADE CULTURAL
· JEONG GA AK HOE
· EXPLORATIONS OF COLORS
PRAÇA BARÃO DO RIO BRANCO 01/12 20:00/00:30 ATIVIDADE CULTURAL
· BALÉ JOVEM SALVADOR
· BALÉ FOLCLÓRICO DA BAHIA
· SHOW COM EVANDRO CORREIA
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO
EUCLIDES DANTAS
02/12 08:00/12:00 CREDENCIAMENTO
02/12 08:30 GTS
02/12 12:30 ALMOÇO
CONCHA DO CENTRO DE
CULTURA CAMILLO DE JESUS
LIMA
02/12 12:45/13:45 ATIVIDADE CULTURAL
· GRUPO DE DANÇA CONSCIÊNCIA NEGRA
· GRUPO RODA DE CHORO
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO
EUCLIDES DANTAS
02/12 14:00 GTS
ESPAÇOS DIVERSOS 02/12 16:00 PLENÁRIA POR EIXOS
CONCHA DO CENTRO DE
CULTURA CAMILLO DE JESUS
LIMA
02/12 18:00/20:00 LANCHE NOTURNO
CENTRO DE CULTURA CAMILLO
DE JESUS LIMA
02/12 19:00/21:00 ATIVIDADE CULTURAL
FILME – O ÚLTIMO ROMANCE DE BALZAC – 75’-
DIREÇÃO DE GERALDO SARNO
Após a exibição conversa com o diretor
PRAÇA BARÃO DO RIO BRANCO 02/12 21:00/01:00 ATIVIDADE CULTURAL
· SHOW CAFÉ COM BLUES
· SHOW ZECA BALEIRO
CENTRO DE CULTURA CAMILLO
DE JESUS LIMA
03/12
9:30
· FALA DO COORDENADOR DA IV
CONFERÊNCIA ESTADUAL DE CULTURA
· FALA DO GESTOR DE CULTURA DE
VITÓRIA DA CONQUISTA
03/12 10:30 LEITURA CARTA VITÓRIA DA CONQUISTA
03/12 11:00 LEITURA PROPOSTAS
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO
EUCLIDES DANTAS
03/12 12:30 ALMOÇO
CONCHA DO CENTRO DE
CULTURA CAMILLO DE JESUS
LIMA
03/12 14:00 ATIVIDADE CULTURAL - CONFRATERNIZAÇÃO
SAMBA COM DONA NICINHA

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

MARACÁS EM FOCO...

CEVLAM REALIZA VISITA À RECICLAMAR




O trabalho de reciclagem de materiais usados feito na RECICLAMAR se reveste da maior importância para a população maracaense e deve ser motivo de orgulho para administração municipal e para a população de modo geral.





Os alunos do 3º ano da CEVLAM - Centro Educacional Vanda Lacerda Matos realizaram visita ao Centro de Reciclagem RECICLAMAR, o qual desenvolve um trabalho que vai muito além da simples coleta seletiva do lixo, pois contribui significativamente para a diminuição da poluição do solo, do ar e da água.
Uma aula realmente diferente!




 Foi possível aprender sobre os benefícios da reciclagem, despertar nos alunos o interesse para cuidar da preservação do Planeta Terra - nosso Lar, mostrando para os alunos como funciona o processo de reciclagem do lixo e os benefícios produzidos por essa reciclagem para o ser humano, que vão desde os ambientais ao crescimento do país, mediante às oportunidades de] geração de renda principalmente para as camadas da sociedade economicamente mais pobres.





Jaguaquara adere a mais um programa para melhorar a qualidade da educação municipal: TODOS PELA ESCOLA



 
A secretária de Educação do município de Jaguaquara esteve em Salvador no dia 11 do corrente mês em um encontro com o secretário de Educação do Estado o professor Osvaldo Barreto, o professor Clóvis Caribé a professora Nadja Amado a coordenadora do PROAM (programa de Apoio aos Municípios) e mais 112 secretários de educação do Estado da Bahia, todos com o único objetivo firmar mais uma parceria com o governo do Estado, aderindo ao Pacto todos pela Escola, juntando-se aos mais de 200 municípios que já iniciaram o programa no primeiro semestre deste ano.
O Secretário de Educação do Estado expôs a importância do programa e propôs um modelo de colaboração respeitando a autonomia dos municípios. “É preciso quebrar o isolamento que vivemos hoje na educação, esse movimento de todos pela escola é o começo dessa quebra”... Diz o secretário.
Nesse sentido vamos enquanto secretaria juntar o movimento político, pedagógico, de vontade, de mobilização e transformar essa realidade que se encontra a educação no âmbito municipal, todos devem ir no sentido de garantir o direito a aprender,
Assim Jaguaquara contará no próximo ano com um programa de alfabetização e com materiais exclusivos e de boa qualidade pedagógica com o objetivo de oferecer aos nossos alunos o melhor e garantir uma educação de qualidade.
Aguardem mais informações sobre o programa que irá abranger toda a nossa rede: Entroncamento, Zona rural e Sede, também todos os professores passarão por uma formação específica para trabalharem nas séries iniciais e com relação a utilização do   material.
Até breve com mais informações.

A Secretaria Municipal de Educação parabeniza o COLÉGIO PIO XII nos seus 50 anos


“UM MARCO NA EDUCAÇÃO”

A educação é o ponto de Partida para todas as demais realizações , ela liberta, abre novos caminhos, novos horizontes, conscientiza, esclarece dá condições ao indivíduo de se situar como cidadão, passando a compreender melhor os seus deveres, bem como exigir os seus direitos. Direito de contestar, de solicitar, de lutar pela paz, pela igualdade, pela democracia e integridade do ser humano na esperança de um mundo melhor e neste contexto se faz presente o COLÉGIO PIO XII, que ao longo desses 50 anos exerceu e continua exercendo o seu papel de bem representar, Jaguaquara “A CIDADE ESCOLA”, formando jovens, cidadãos esta reserva quase infinita de: tendências, aptidões, qualidades, talentos, iniciativas, sonhos e possibilidades, sem distinção de raça, cor, posição social, política, econômica ou religiosa
Parabéns! A sua história nos dá orgulho, pois tem uma trajetória singular, trilhada por inúmeras pessoas que deixaram a sua marca, como o querido Frei Mariano de Inhambupe e Nizete Natália Correia, exemplos que marcaram diversas gerações e uma referência para as que se seguem.
Colégio Pio XII, ontem e hoje, presença marcante em nossa história.

O Colégio Pio XII comemora seus 50 anos em grande estilo.




O colégio Pio XII presenteia a cidade de Jaguaquara com um lindo desfile representando seus 50 anos de contribuição e dedicação à busca e transmissão de conhecimento.
Toda a história do colégio Pio XII foi retratada por meio de 31 pelotões que abrilhantaram os festejos e emocionaram o público presente. Ex-alunos, funcionários, amigos, enfim, pasmaram diante de tanta alegria e perfeição na representação trazida pelos estudantes atuais, desse cinquentenário tão esperado por todos da comunidade durante esse ano de 2011.
Muitos dos presentes aproveitaram a oportunidade e rememoraram momentos felizes que passaram no Colégio em seus anos estudantis.
A cada pelotão que se apresentava momentos marcantes na história da educação de nossa cidade eram expostos lindamente. Os estudantes, dedicados, buscaram transmitir com clareza e veracidade tudo o se construiu desde a primeira pedra colocada em 23 de Abril de 1963 para erguer esse palco de sabedoria e comprometimento com a transmissão de conhecimento e a formação de cidadãos com capacidade de intervenção e transformação da sociedade em que vivemos.
Durante meses, todos os profissionais estiveram envolvidos na organização, com o objetivo de presentear Jaguaquara com algo que se eternizasse no coração e na memória de todos. E conseguiram!  O Jaguar Educ Parabeniza toda a equipe diretiva do Colégio Pio XII pelo esforço, dedicação e pelo incentivo à cultura e ao resgate dos valores de nossa cidade. Jaguaquara aplaude  de pé essa linda iniciativa.
Que desfile!!!
O desfile saiu do Colégio Pio XII, passou por algumas ruas do bairro da Muritiba e se dirigiu ao centro da cidade. Percorreu a rua principal, e finalizou sua apresentação na Pça. JJ Seabra ao som das fanfarras musicais de Irajuba- FANESTI e Santa Inês-FAMUSI e dos aplausos de todos os presentes que superlotaram o centro Jaguaquarense.

 Vejam aqui os temas das homenagens apresentadas durante o desfile.

Pelotão 01 Bandeiras e Escudos
Pelotão 02 Comissão de Frente
Pelotão 03 Construção do Prédio em 1961
Pelotão 04 Carro alegórico- Primeiros Professores
Pelotão 05 Desfile de 7 de setembro de 1962/ Pio, Luzia Silva e Taylor Egidio
Pelotão 06 Curso Ginasial 1963
Pelotão 07 Carro Alegórico- Homenagem ao Frei Mariano
Pelotão 08 Homenagem ao Frei Mariano
Pelotão 09 Passagem de Escola dos Padres Capuchinhos para o Estado
Pelotão 10 Homenagem aos ex- diretores
Pelotão 11 Curso de contabilidade 1979-Implantação
Pelotão 12 Curso de Magistério 1980- Implantação
Pelotão 13 Homenagem aos ex-funcionários
Pelotão 14 Reforma do prédio 1999
Pelotão 15 Ex- atletas e ex-professores de Educação Física
Pelotão 16 Banda
Pelotão 17 Família Pio XII
Pelotão 18 Fardamentos escolares
Pelotão 19 Ensino Médio
Pelotão 20 Terceiro Ano
Pelotão 21 Educação Profissional
Pelotão 22 Anexo de Itiúba
Pelotão 23 Balizas
Pelotão 24 Modalidades Esportivas
Pelotão 25 Forró PIO
Pelotão 26 Pio Show
Pelotão 27 Projetos Educacionais da SEC. ( Ave, Tal, Face e Jogos estudantis)
Pelotão 28 Inclusão Social
Pelotão 29 Ressignificação
Pelotão 30 Premiações/Olimpíadas
Pelotão 31 MOVPAZ




A Professora Maria Nelma Porto em sua fala no encerramento do desfile na praça expõe a cumplicidade e união do Colégio Pio XII com a comunidade jaguaquarense. Agradece a presença de todos e comenta: " Pio XII é Jaguaquara e Jaguaquara é Pio XII". Uma expressão que vem representar o desejo da Diretora de continuar através dessa unidade de ensino dar continuidade ao trabalho desenvolvido e ressaltando que o Pio abraça os alunos de nossa rede e os incentiva a continuarem galgando nas trilhas do sucesso educacional e profissional.




Parar para ver
"Meu otimismo sempre dá uma rasteira no meu pessimismo. E como é bom vê-lo caído no chão!"
Marcio Kühne

NO dia 05 de maio de 2003, a estudante Luciana Gonçalves de Novaes, de 20 anos, foi atingida na coluna vertebral por uma "bala perdida". Ela estava no campus de uma universidade da cidade do Rio de Janeiro. Como resultado do acidente, ficou tetraplégica. Um ano depois do ocorrido, ela foi entrevistada por um jornalista da Folha de São Paulo. Do leito do hospital onde se encontra, Luciana contou como foram as horas que antecederam o tiro. "Lembro que senti vontade de não ir à faculdade naquele dia. Cheguei a me levantar por duas vezes no ônibus. Quase desisti. Mas tinha prova. Acabei indo. Se Deus me deixou ir para a faculdade, é porque tinha um plano para mim. Estou cumprindo minha missão na vida." Luciana falou das muitas mensagens que recebeu, de pessoas desconhecidas, dizendo-se feliz em saber que tantos rezam por ela. "São essas preces e minha fé em Deus que me dão força e esperança. Penso que vou melhorar cada vez mais. Não sinto mágoa das pessoas que fizeram isso comigo." A jovem ainda tem outra lição a dar: "Foi uma emoção muito grande, confessa, quando consegui ver o céu, quando os médicos colocaram minha maca na varandinha que tem aqui no quarto. Às vezes, as pessoas correm tanto na vida e não têm tempo de olhar o mar e o céu. Queria dizer que isso é muito importante. E que elas deveriam dar mais valor a essas situações."

Muita gente sofre. Poucos no entanto sabem aproveitar o sofrimento. O enfoque inteligente é reconhecer que não é tanto os problemas que nos afligem, mas como reagimos a eles.

.........................................
Em 20 anos, Marcio Kühne já palestrou para mais de 540 mil pessoas em mais de 120 cidades.
Palestras Motivacionais em Congressos Empresariais, Educacionais, Semanas Acadêmicas, Convenções de CDL, Sindicatos e Associações Comerciais.