quinta-feira, 19 de abril de 2012

XVI Educavale foi realizado na cidade de Laje

Aconteceu na Cida de Laje o XVI Encontro dos Secretários de Educação do Vale do Jiquiriçá e o XVII Encontro dos Dirigentes de Cultura do Vale.
Estiveram presentes no evento as cidades de Cravolândia, Santa Inês, Ubaíra, Itatim, Jaguaquara,Nova Itarana, Mutuípe e Laje. 
A Secretária Municipal de Jaguaquara e Coordenadora Executiva do Educavale, a Sra Maristela Amaral esteve com sua equipe dando continuidade ao apoio e organização do Fórum.
A palestra ficou por conta do Sr. Joel Câmara que durante sua fala esclareceu pontos cruciais a respeito do Piso Salarial ( Lei: 11.738/08)
Realizou um recorte histórico sobre a concepção do Estado, trabalhando os conceitos de Escola, Educação, Professor discutindo o que é valoração e valorização do docente.
Segundo o levantamento da CNTE divulgado dia 05/04, pelo menos13 estados não pagam o valor previsto (Lei: 11.738/08).
A lei estabelece que a união deverá complementar os recursos de estados e municípios que comprovam não ter verbas suficientes para o cumprimento do Piso. Contudo a burocracia para alcançar esse dinheiro é impeditiva.
Joel diz ainda que não é só garantir o pagamento, pois no plano de carreira tem outras garantias que devem ser asseguradas para o professor como: Regência, AC, DE, Readaptação Funcional...
E como assegurar o Piso e todos esses direitos com o mesmo volume de FUNDEB? Por isso os municípios estão com dificuldade de pagar Piso e Cumprir a Lei. Conclui.
A cidade de Laje recebeu todos os participantes com muita alegria. O evento foi muito bom!
Todos os municípios que participaram teceram muitos elogios e estão aguardando o próximo encontro que deverá ser realizado dia 31 de Maio na cidade de Itatim. A Secretária Municipal de Educação do Município de Laje, a Sra. Patrizia, recepcionou os municípios em grande estilo e mantém a parceria ajudando a compor o grupo, fortalecendo as ações do dessa equipe tão competente de Secretários de Educação que coordenam o Vale.
Aguardem novas informações: