domingo, 17 de junho de 2012

SECRETÁRIO PARTICIPA DE REUNIÃO DA DIRETORIA DA UNDIME/BA

O Secretário de Educação de Planaltino, Prof. Renê Silva, que também é vice-presidente da UNDIME/BA, esteve participando na tarde da última sexta-feira (15/06), da reunião ordinária da Diretoria da UNDIME/BA, em Salvador.
Na reunião foi feita a avaliação dos Fóruns Regionais realizados pela UNDIME nos municípios de Serrinha, Salvador, João Dourado e Senhor do Bonfim, e também foram previstos a realização de mais seis Fóruns com o apoio do FNDE.
Também foi informado os municípios do Vale do Jiquiriçá contemplados com o curso de gestão da Escola de Gestores: Cravolândia, Irajuba, Iramaia, Itiruçú, Jaguaquara, Lafaiete Coutinho, Lajedo do Tabocal, Laje, Maracás, santa Inês, São Miguel das Matas e Ubaíra, sendo que a sede para os encontros presenciais será Jaguaquara.
Também foi discutido o projeto de acompanhamento e elaboração de Planos Municipais de Educação, que está sendo planejado pela SASE/MEC e Secretaria da Educação do Estado.
O Professor Renê Silva solicitou a inclusão na pauta da Greve dos Professores da Rede Estadual e do transporte de estudantes da rede estadual. Foi aprovado uma nota pública a UNDIME/BA, solicitando ao Governo do Estado e à APLB/Sindicado que ponderem as consequências da greve e reabram a renegociação para que os professores retornem as aulas. Também foi aprovado a solicitação de reuniões de trabalho com o Governo Estadual para discutir como ficará o pagamento do transporte de estudantes da rede estadual no período de reposição das aulas, uma vez que o ano letivo dos municípios já terá se encerrado.
Uma notícia importante, é que a UNDIME Nacional aprovou com indicativo, que o Fórum Nacional da UNDIME em 2013, seja realizado mais uma vez na Bahia.

EDUCAVALE CELEBRADA DOIS ANOS DE CAMINHADA E ELEGE NOVA COORDENAÇÃO

Maristela Amaral, Coordenadora do EDUCAVALE
Prefeito Zeca Braga acolhe os visitantes
Professora Graça Bispo dialogando com os eDirigentes e Técnicos de Secretarias
O Fórum dos Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá (EDUCAVALE) e os Dirigentes de Cultura estiveram reunidos hoje, no município de Planaltino, no XVIII Encontro para celebrar dois anos de caminhada e eleger a nova coordenação.
A mesa de abertura do encontro contou com a presença do Prefeito de Planaltino, Zeca Braga, representando a MERCOVALE, Plutarco Drumond (Representante Territorial da SECULT/BA), Edmar Vieira (Dirigente Cultural de Maracás e membro da ADIMCBA), Renê Silva (Secretário de Educação de Planaltino e Vice-presidente da UNDIME/BA), Professora Maria das Graças Bispo (Palestrante Convidada) e Maristela Amaral (Secretária de Educação de Jaguaquara e Coordenadora Executiva do EDUCAVALE).
Na programação da manhã, os Dirigentes de Educação e Técnicos de Secretarias, contaram com a participação da Professora Maria das Graças Silva Bispo, Professora da UESB e ex-secretária de Educação do município de Jequié, que abordou a temática “Gestão Republicana”, pontuando a importância de organizar uma transição tranquila nos municípios, garantindo assim continuidade nas ações implementadas na área educacional.
 Atividades culturais do evento

 Dirigentes e Técnicos de Secretarias
Forró do EDUCAVALE inaugura Vila Junina

A pauta do encontro dos Dirigentes de Cultura ficou comprometida por conta que apenas os Dirigentes de Cultura de Planaltino e Maracás estiveram presentes. Com isso, os dirigentes juntamente com Plutarco e Ana Rita (ex-representante territorial da SECULT), se dirigiram para Biblioteca Municipal, onde orientaram os proponentes de Planaltino na finalização da elaboração de projetos para os Editais de Cultura 2012.
Pela tarde, os Dirigentes de Educação realizaram uma avaliação dos dois anos de caminhada do EDUCAVALE, pontuando os reflexos na implementação das políticas nos municípios. Também aproveitaram para levantar as demandas que nortearão os encontros futuros. Um dos pontos levantado por todos os Dirigentes foi a ausência constante de alguns municípios. Mas, para os municípios que participam ativamente, o EDUCAVALE tem sido um espaço extremamente rico de troca de experiências e discussão das políticas públicas em educação, sobretudo pelas parcerias com o Ministério da Educação, Secretaria da Educação do Estado, UNCME e Instituições de Ensino Superior.
No final do encontro, foi realizada a eleição para nova Coordenação Executiva do EDUCAVALE, ficando como Coordenador o Secretário de Educação de Planaltino, Renê Silva, Vice-coordenador o Secretário de Educação de Lafaiete Coutinho, Orlando Cardoso, e a definição para a função de Secretária Executiva ficou para o próximo encontro no dia 26 de julho na cidade de Ubaíra.
O evento contou ainda com apresentações culturais e esportivas do Grupo de Flauta Doce e de Karatê do Projeto Craques da Cidadania de Planaltino, voz e violão com Manoel da Viola, Gabriel Bortoleto, Jaira Almeida e Gabriel Santos. E ao final, o Forró do EDUCAVALE inaugurando a Vila Junina de Planaltino, com participação do Grupo “Madeira que Cupim não Rói”.

Estiveram presentes os municípios de Jaguaquara, Lafaiete Coutinho, Cravolândia, Santa Inês, Ubaíra, Nova Itarana, Maracás e Planaltino.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Maracás em foco

Equipe Local do PAR realiza publicização das ações do PAR na Câmara de Vereadores de Maracás

Na sexta-feira, 08 de junho de 2012, a Secretária Municipal da Educação Edna Leal e a Equipe Local do PAR - Plano de Ações Articuladas reuniram-se na Câmara de Vereadores para publicizar as ações do PAR (2007-2010) e para apresentar de que forma ocorreu o processo de diagnóstico e elaboração do PAR (2011-2014). 
Na ocasião, estavam presentes os Senhores Vereadores, a Equipe Local e Comitê Local do PAR e os Gestores das Unidades Escolares. 
A Secretária Municipal de Educação Edna Leal e o técnico local do PAR, Daniel Pantalião, expuseram a todos os resultados alcançados com o PAR antigo, ressaltando a importância do compromisso de todos em acompanhar e fiscalizar as ações do PAR. Na oportunidade, apresentou-se também as ações realizadas mediante o PDDE Água na Escola e a prestação de contas, entre outras ações da SEMEC. 
A publicização do PAR faz parte da agenda de compromissos da Equipe Local e do Comitê Local do PAR que também realizou publicizações nas unidades escolares. A próxima meta é realizar uma Audiência Pública, a fim de que toda a comunidade maracaense tenha o conhecimento de tão importante documento que norteia o planejamento da educação em nosso município ao longo de quatro anos.
A Secretária Edna Leal agradece a todos que contribuem com a melhoria da educação em nosso município,  o que exige o conhecimento e acompanhamento do PAR.
     

Alunos do Curso Pré-Vestibular receberão módulos

 "Determine um curso para onde deseja ir, e tenha um plano ou mapa, a fim de poder tomar decisões de qualidade pelo caminho".
(Anthony Robbins do livro “Desperte o gigante interior”)
Os alunos do Curso Pré-Vestibular receberão módulos que contribuirão com a qualidade do ensino ofertado. A aquisição dos módulos foi feita pela Prefeitura Municipal de Maracás/SEMEC em parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia. O Curso Pré-Vestibular é oferecido gratuitamente aos alunos que concluíram o Ensino Médio ou que estão em fase de conclusão. Além das aulas, os alunos têm possibilidades de avaliar seus conhecimentos pela realização de simulados contemplando todas as disciplinas.

PREFEITURA INVESTE NA AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS PARA TODAS AS COZINHAS ESCOLARES


Após décadas sem nenhum investimento na compra de equipamentos para as cozinha escolares, a Prefeitura Municipal de Planaltino, através da Secretaria de Educação, fez a aquisição de geladeiras, fogões, freezer e liquidificador industrial para todas as escolas da rede municipal.
A aquisição dos equipamentos faz parte do processo de melhoria da alimentação escolar e das condições de trabalho das merendeiras escolares. Além dos equipamentos, todas as cozinhas escolares receberam um kit de utensílios novos, que contribuirá para melhoria do preparo da alimentação escolar.
As merendeiras demonstraram grande satisfação com a chegada dos novos equipamentos, e relataram que é a primeira vez que uma administração se preocupa em melhorar as condições de trabalho delas.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Desatando Nós

Marcio Kühne | Palestrante
Newsletter
Desatando os nós
"Cada vez que não agimos por medo de errar, perdemos uma chance de acertar."
Marcio Kühne

"SE CONSTRUIR padrões fosse a única coisa necessária para criar novas ideias", escreveu Roger Von Oech, "todos nós seríamos gênios criadores. O pensamento criativo não é só construtivo, – é destrutivo também. O pensamento criativo inclui brincar com o que se sabe – e isso pode significar o rompimento de um padrão para a criação de um outro, mais novo. Portanto, uma estratégia eficaz do pensamento criativo consiste em ser revolucionário e desafiar as normas. Quer um bom exemplo? No inverno de 333 a.C., o general macedônio Alexandre e seu exército chegam à cidade asiática de Górdio para se aquartelarem. Durante sua estada, Alexandre ouve falar da lenda sobre o famoso nó da cidade, o nó górdio. Uma profecia diz que aquele que desatasse o nó, estranhamente complicado, se tornaria rei da Ásia. Esta história intriga Alexandre, que pede para ser levado até onde estava o nó, pois queria desatá-lo. Ele o estuda por alguns instantes, mas, após infrutíferas tentativas de achar a ponta da corda, não vê saída. Como poderei desatar o nó?, pergunta. Então, ele tem uma ideia: Basta estabelecer minhas próprias regras sobre como desatar nós. Ato contínuo, Alexandre puxa a espada e corta o nó ao meio. A Ásia lhe estava destinada. Copérnico quebrou a regra de que a Terra se encontra no centro do Universo. Napoleão rompeu as normas sobre a forma adequada de se fazer uma campanha militar. Beethoven desobedeceu as leis que indicavam como uma sinfonia devia ser composta."
"Pense: quase todos os avanços na arte, na ciência, na tecnologia, nos negócios, em marketing, na culinária, na medicina, na agricultura e no desenho industrial aconteceram quando alguém questionou as normas e tentou uma outra abordagem."

.........................................
Em 21 anos, Marcio Kühne já palestrou para mais de 540 mil pessoas em mais de 120 cidades.
Palestras Motivacionais em Congressos Empresariais, Educacionais, Semanas Acadêmicas, Convenções de CDL, Sindicatos e Associações Comerciais.

AÇÕES DE PLANALTINO NA EDUCAÇÃO GANHAM DESTAQUE EM SITES DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Fonte: www.mse.mec.gov.br e familiaeducadora.blogspot.com

Planaltino (BA) intensifica mobilização da comunidade pela Educação

Participantes do "Domingo de Festa" em Lagedinho
Por meio de eventos que combinam lazer e conscientização, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SEMECE) de Planaltino, na Bahia, tem levado a Mobilização Social pela Educação a diversos povoados do município. No dia 3 de junho, a comunidade do povoado de Lagedinho foi o foco dos mobilizadores locais, que incentivaram a interação família-escola-comunidade durante as atividades do “Domingo de Festa”, organizada por representantes do projeto “Craques Itinerantes” da SEMECE.
Comunidade do Povoado de Angélica participou
da ação de Mobilização
Durante o evento, a população do povoado participou de oficinas diversas, como de pintura, karatê e trabalhos manuais, e assistiu a apresentações culturais conduzidas por estudantes. “As oficinas possibilitam à comunidade conhecer o trabalho educacional que vem sendo realizado na escola local, bem como em outras localidades do município de Planaltino. A estratégia é aproximar as famílias da escola, mostrando a importância de participar da vida escolar dos filhos”, afirmou a postagem que divulgou a ação no blog Educa Planaltino, mantido pela Secretaria Municipal de Educação.
Homenagem às mães em Planaltino reuniu mais de mil pessoas
No dia 27 de maio, foi a vez do povoado de Angélica receber as atividades do “Domingo de Festa”. Cerca de 300 pessoas participaram do evento, que contou com a colaboração de coordenadores pedagógicos, diretores, técnicos da Secretaria de Educação e voluntários da comunidade. Estiveram presentes, ainda, o Prefeito de Planaltino, Zeca Braga, e o secretário municipal de Educação, Renê Silva, entre outras autoridades locais.

Outro momento que aproximou famílias, educadores e comunidade foi o evento em homenagem ao Dia das Mães, no dia 12 de maio. Realizada no espaço de Eventos da Feira Livre de Planaltino, a atividade proporcionou momentos de reflexão à população planaltinense, que pôde conferir diversas apresentações culturais e palestras.

Leia mais sobre essas e outras ações no Blog Educa Planaltino:

Planaltino sediará a 18ª Reunião do EDUCAVALEnesse mês de Junho


18ª Reunião do EDUCAVALE – PLANALTINO - BA
CONVITE

Aos Ilmos (as). Senhores (as)
Secretários (as) da Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá
O EDUCAVALE - Fórum dos Secretários Municipais de Educação do Vale do Jiquiriçá tem a honra de convidá-los a nossa 18ª Reunião do EDUCAVALE, no próximo dia 14/06 a partir das 08 horas no Clube Social Planaltinense -  Centro. Por tanto, convidamos V.sa.  para participar conosco das discussões propostas na pauta,
Neste encontro, acontecerá a XVIII reunião dos Dirigentes de Cultura do Vale do Jiquiriçá.
Como de costume, aguardamos que cada município confirme através dos e-mails educavale@gmail.com, Stelamarisemec@hotmail.com o mais breve possível, quantas pessoas participarão da reunião, para que possamos organizar da melhor forma a recepção e acolhimento de todos.
PROGRAMAÇÃO

Manhã:
Gestão Republicana com a Professora Graça Bispo;


Tarde:
Avaliação do EDUCAVALE;
Levantamento de demanda;
Eleição para nova Coordenação;
Forró do EDUCAVALE na Vila Junina;

Atenciosamente,
Jaguaquara, 09 de junho de 2012.
Maristela Amaral Ribeiro
Coordenadora Executiva do EDUCAVALE
Secretária Municipal de Educação de Jaguaquara

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Maracás Em Foco

FORMAÇÃO PARA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA


Alunos da Creche Madre Tereza de Calcutá realizam apresentação da história: Cachinhos Dourados.

Sobre a Olimpíada de Língua Portuguesa:
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (Olimpíada) desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.
Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária,  a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.
Disponível em: http://escrevendo.cenpec.org.br/ 
Professora Edna Leal apresenta regulamento da Olimpíada de Língua Portuguesa.
Ciente da importância de tal ação, a SEMEC realizou na quinta-feira, 24 de maio, a abertura das atividades da Olimpíada de Língua Portuguesa 2012 com palestras e oficinas para os professores que atuam na área de Língua Portuguesa e para alunos. Também participaram do evento o Secretário Mun. de Educação de Planaltino, Professor Renê Silva e alguns professores daquela localidade. No turno matutino a Secretária Mun. de Educação de Maracás, Professora Edna Leal, realizou a apresentação do regulamento da Olimpíada, bem como, ressaltou a importância de trabalhar com uma diversidade de gêneros textuais.
No turno vespertino, ocorreram oficinas no Grupo Escolar Dom Justino Maria Russolillo.O Professor Edmar Vieira realizou uma oficina sobre poemas. A Professora Adriana Costa apresentou as crônicas em sua oficina e a Professora Edna Leal realizou atividades voltadas para o gênero textual memória. Para uma outra ocasião, o Professor Emanuel Velame realizará uma oficina sobre artigos de opinião.
Parabenizamos aos alunos e professores da Creche Madre Tereza de Calcutá que realizaram uma belíssima apresentação da história: Cachinhos Dourados.
Esta iniciativa da SEMEC objetiva oferecer aos professores conhecimentos e estratégias para trabalhar pedagogicamente com a diversidade de gêneros textuais na cidade que lê.

Professora Edna Leal.

Professor Edmar Vieira.

Participantes da oficina.

Professora Adriana Costa.

   O envolvimento dos professores e alunos nas Olimpíadas propiciaram a Reziene Vieira, na categoria poesia, da Escola João Viera (Escola do Campo), a conquista de participar da Etapa Estadual como semifinalista das escolas municipais da Bahia e da Etapa Regional, realizada em Recife – PE. A professora, Maria Conceição Aragão Vieira, a aluna, Reziene Vieira e a diretora, Maria Elena Rodrigues participaram da premiação em Brasília. 

Grupo de professores de Língua Portuguesa e alunos.


Minha roça querida




Na minha roça querida,

É bom para morar.

Aqui tudo é simples

Do vestir, ao jeito de falar.



Aqui, ninguém usa roupa chique

Nem anda de carrão.

Está sempre em contato com a natureza

Anda até, de pés no chão.



Aqui, não usa grades nas portas,

Para proteger do ladrão.

As crianças ainda brincam sem medo,

E esquecem até da televisão.




Aqui, as famílias se reúnem,

Nas noites quentes de luar.

Umas ainda cantam rodas,

E outras, sabem histórias contar.




Aqui, é maravilhoso,

Não precisa tudo comprar.

Aquele que não tem de tudo,

É porque tem preguiça de plantar




Aqui, não se fala em destruição

Todos se preocupam em preservar

Plantas, rios e animais

Todos têm a obrigação de cuidar.




Dou valor a minha roça,

Cidade! Só para passear.

Há quem diz que a roça não presta

Pois é aqui, que eu quero morar.
Reziene Vieira – Aluna da Escola João Vieira – Região do Lava Pés – Maracás – BA.  (Poesia classificada na Olimpíada de Língua Portuguesa na etapa final em 2008). Profª Mª Conceição Aragão Vieira.

Planaltino em Foco

A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PLANALTINO PROMOVE O I ENCONTRO COM OS PROFESSORES DA CRECHE BRINQUEDOTECA


O nutricionista Péricles Cruz, com o apoio da Coordenadora Sirlene Gomes da unidade Brinquedoteca e juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Planaltino, visando à questão da importância do educador como o falicitador em contribuir com estratégias para a melhoria da alimentação. Como proposta metodológica de capacitação para estes educadores da creche, ontem à noite a partir das 18 horas às 19h e 30min, aconteceu o primeiro encontro com os professores da creche no intuito de transmitir conhecimentos e habilidades sobre promoção da alimentação saudável com abordagem de temas como: o que é alimento, alimentação, nutrição, nutrientes, boas praticas de higienização, microrganismo, educação nutricional, entre outros. Com o objetivo desses profissionais também passar a contribuir de forma significativa em relação à promoção de hábitos alimentares saudáveis na creche a fim de garantir a segurança alimentar e nutricional das crianças. A educação nutricional é a parte da nutrição aplicada que orienta seus recursos para o aprendizado, adequação e incorporação de hábitos nutricionalmente adequados, de acordo com as crenças, valores atitudes e representações que se estabelecem em torno do ato de se alimentar. (DUTRA e MARCHINI, 2008).
As crianças não nascem com habilidade inata de escolher alimentos nutritivos, esta habilidade é aprendida por meio das experiências sociais e educativas. Por isso, todas as atividades educativas dirigidas ao grupo escolar, devem envolver a exploração de todos os sentidos na busca do conhecimento sob o alimento e suas práticas saudáveis. (FAGIOLI et al, 2006)
Pois alimentação é vida, boa alimentação e nutrição trazem como resultado bom desenvolvimento físico e mental, desenvolvendo nas crianças uma ótima capacidade de aprender e agir.
E nada melhor do que a escola como espaço privilegiado para a aplicação de planos estratégicos para a melhoria das condições de saúde e do estado nutricional das crianças, agregando valores para o desenvolvimento humano, saudável e as relações construtivas e harmônicas.
Partindo desse princípio, além dos encontros com os direitores da creche e das escolas Municipais de Planaltino e com as merendeiras previsto para acontecer mensalmente desde o inicio do ano de 2012. Com a proposta em enfatizar ainda mais a Segurança alimentar e Nutricional o objetivo é inserir todos os profissionais envolvidos com a educação do aluno nesse contexto.


PROGRAMAÇÃO DO SÃO JOÃO DE PLANALTINO 2012



MOBILIZAÇÃO PELA EDUCAÇÃO MOVIMENTOU O POVOADO DE LAGEDINHO COM VÁRIAS ATIVIDADES

Comunidade participou ativamente das oficinas
 Oficina de beleza mais uma vez supera expectativas

O domingo 03 de junho ficou marcado na história do Povoado de Lagedinho. Localizado a cerca de 24 km da sede do município de Planaltino, a comunidade local viveu um domingo de lazer inesquecível.  A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Lazer realizou mais uma etapa do Programa “Domingo de Festa: Craques Itinerante”, que faz parte do Plano Municipal de Mobilização Social pela Educação.
Várias oficinas foram realizadas para toda a comunidade. Oficinas de karatê, Capoeira, Dança, Beleza, Flauta, Percussão, Pintura e Trabalhos Manuais com Tecido realizado por membros do Movimento Negro Mocambo Odara, do município de Jequié
As atividades têm como objetivo integrar família-comunidade-escola de uma maneira lúdica, onde todos têm a oportunidade de interagir. As oficinas são coordenadas por professores do Projeto Craques da Cidadania, Coordenadores Pedagógicos, Diretores, Técnicos da Secretaria Municipal de Educação e membros voluntários da própria comunidade.
Grupo "Madeira que Cúpim não Rói" animou a comunidade
Os idosos também participaram de um momento especial em conjunto com o Grupo da melhor idade “Madeira que Cúpim não Rói”, da Secretaria Municipal de Assistência Social, com atividades de alongamento com orientação de professores de Educação Física e muita música sob a coordenação de Musicoterapeuta.
Ao final, todos assistiram as apresentações das oficinas, promovendo a integração entre todos os participantes. Também estiveram presentes prestigiando o evento, o Prefeito Zeca Braga , o Presidente da Câmara Amilton Paiva e o Coordenador da Mobilização e Secretário de Educação Renê Silva.
 Movimento Negro Mocambo Odara de Jequié contribuiu com oficina
 Apresentação da Oficina de Karatê
Oficina de Flauta Doce
 Oficina de Percussão
 Oficina de Capoeira
Oficina de Pintura
MOMENTOS ESPECIAIS PARA COMUNIDADE
Pais, mães e responsáveis por estudantes, tiveram a oportunidade de pela primeira vez assistirem as apresentações dos filhos, que estudam na Escola de Tempo Integral da comunidade, a primeira localizada na zona rural do município. Durante a semana, os estudantes além das aulas do currículo comum, participam de atividades de karatê, Flauta Doce, Dança e Informática.
PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE
As oficinas possibilitam à comunidade conhecer o trabalho educacional que vem sendo realizado na escola local, bem como em outras localidades do município de Planaltino, buscando implementar uma educação integral. A estratégia é aproximar as famílias da escola, mostrando a importância de participar da vida escolar dos filhos e estimula-las a participarem das diversas atividades, que contribuem para o desenvolvimento de suas diversas potencialidades.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Professora Edna Souza Leal Fontes recebe Moção de Aplausos

A professora Edna Souza Leal Fontes recebeu, em 25/05/2012,  homenagem da  Câmara Municipal de Maracás pelos relevantes serviços prestados ao município. A professora Edna dedica a Moção de Aplausos a todos que contribuem com a Educação, a Cultura e o Esporte no município e agradece a cada colaborador pelo trabalho realizado com qualidade, compromisso, responsabilidade e afetividade em prol do desenvolvimento de Maracás.

PLANALTINO PARTICIPA DO I ENCONTRO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO PROMOVIDO PELO MINISTÉRIO PÚBLICO DA BAHIA


Claudilson Santos(Secretário de Seabra), Reinaldo Ferreira (Coord. de Alimentação Escolar de Planaltino), Edna Leal (Secretária de Maracás) e Renê Silva (Secretário de Planaltino)
Nos dias 31/05 e 01/06, o Secretário de Educação de Planaltino Prof. Renê Silva e o Coordenador de Alimentação Escola Reinaldo Ferreira, estiveram participando do I Encontro Estadual da Educação Promovido pelo Ministério Público da Bahia.
O evento teve como objetivo o cumprimento de compromisso estabelecido no Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Ministério Público e o Ministério da Educação, para promover a capacitação dos membros do Ministério Público, visando a defesa do Direito à Educação. Apesar de ter como foco promotores de justiça, foi estendido o convite para Dirigentes de Educação e Técnicos de Secretarias.
O encontro discutiu diversas temáticas: A importância da atuação do Ministério Público para Garantir a Qualidade da Educação; Como melhorar o IDEB no Combate ao Analfabetismo; Transporte Escolar; Siope e Fundeb; Valorização Profissional; Alimentação Escolar; O papel do TCE e TCM na Fiscalização dos Recursos; Educação Infantil; Gestão Democrática; Atendimento Educacional Especializado; e, foi apresentando o Programa do Ministério Público e os Objetivos do Milênio.

PROJETO CINE ESCOLA PROMOVE MAIS UMA NOITE DE MUITA DIVERSÃO PARA OS ALUNOS DAS ESCOLAS CLEMENTE MARIANI/CASTELO BRANCO E CANTINHO DO SABER.


Ontem, 31 de maio de 2012, A Diretoria de Cultura, Esporte e Lazer, realizou mais uma exibição do Projeto Cine Escola em Parceria com as Escolas Clemente Mariani, Castelo Branco e Cantinho do Saber. Como de costume, os alunos têm demonstrado interesse em participar deste projeto que tem trazido para o seu público alvo (alunos), muita diversão e entretenimento. 
A Comissão do referido Projeto tem tido uma preocupação toda especial, para  que não seja apenas uma exibição de filmes comum, mas que  os nossos alunos possam aprender com estes filmes exibidos. E graças às parcerias estabelecidas entre as escolas, este objetivo tem sido posto em prática, pois anteriormente os professores  trabalham em sala de aula a resenha do filme a ser exibido, através de diversas atividades de leitura e escrita. E ontem não foi diferente! Os alunos compareceram em massa para assistir o filme RANGO que conta a história de um camaleão doméstico, que acabou sofrendo um acidente de transporte e ficou abandonado no deserto. 
Fonte: Diretoria de Cultura, Esporte e Lazer.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FAZ LANÇAMENTO DE NOVAS ATIVIDADES DO PROJETO CRAQUES DA CIDADANIA NO POVOADO DE CAMPINHOS.

  Comunidade de Campinhos participa do lançamento do "Projeto Craques da Cidadania".
 Apresentação do Grupo de Flauta Doce do "Projeto Craques da Cidadania".
 Apresentação do Grupo de Violão do "Projeto Craques da Cidadania".
 Autoridades participam do lançamento do "Projeto Craques da Cidadania" no Povoado de Campinhos. 
Na noite de ontem, 31 de maio de 2012, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Lazer, do Município de Planaltino – Bahia, em parceria com o Colégio Municipal Manoel Castor Braga mobilizou os moradores do Povoado de Campinhos: pais, alunos, representantes de associações e líderes religiosos para apresentar  o Projeto Craques da Cidadania, que até então, está em pleno funcionamento na sede do Município e em alguns Povoados como Lagedinho com oficinas de (Karatê, Dança, Flauta e Informática),  Nova Itaipe com oficinas de (Flauta e Capoeira) e Povoado de Angélica com aulas de (Futebol e percussão). Nesta quinta – feira, foram implantadas em Campinhos oficinas de (Capoeira, Flauta e violão). 
Prefeitura de Planaltino entrega para os alunos de Campinhos 42 Flautas e 10 violões.
O objetivo dos Coordenadores do projeto era apresentar para a comunidade do Povoado de Campinhos um pouco das  oficinas que vem sendo desenvolvidas no referido projeto, como: Dança, Capoeira, Karatê, Violão, Flauta, entre outros. Após apresentação a comunidade ficou emocionada por ver os alunos do município darem show em suas apresentações. O destaque em Campinhos foia a apresentação da aluna Railda do 3º ano,  que toma aula de capoeira  com o professor Dário, encantou a todos pelo seu gingado e pela sua perfeita apresentação, jogando Capoeira de igual a igual com o seu Mestre. 
  
Aluna do 3º ano do Povoado de Campinhos é destaque na apresentação de Capoeira.
 
 Apresentação do Grupo de Dança do Projeto Craques da Cidadania e Fanfarra Estudantil Planaltinense (FANEP).
Foi uma noite memorável, onde a comunidade e os alunos presentes receberam 10 violões e 42 flautas. Mais uma ação da prefeitura em parceria com a Sec. de educação que visa efetivar o projeto de escola de tempo integral. Agora já são 406 alunos do meio rural assistidos pelo projeto Craques da Cidadania; parabéns a todos os envolvidos nesta ação, em especial aos professores e alunos do projeto – Ressalta Alcérgio Oliveira (Coordenador do Projeto).
Fonte: Diretoria de Cultura, Esporte e Lazer.

PLANALTINO MARCA PRESENÇA NO XVII FÓRUM DOS SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO VALE DO JEQUIRIÇÁ – EDUCAVALE

Ontem, 31/05/2012 o Diretor de Cultura Edivaldo Gonçalves e a Diretora Administrativa Graça Sudré, participaram,  em Itatim-Bahia  do XVII Fórum dos Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá e o XVIII Encontro dos Dirigentes de Pontos de Cultura  do Vale do  Jiquiriçá. O Encontro foi realizado na Câmara de Vereadores de Itatim com a presença de Secretários, Diretores, Dirigentes de Cultura e demais convidados dos municípios que compõe o Educavale. A programação iniciou-se às 08h00min com o credenciamento, acolhida, apresentação e discussão dos pontos de pauta: Palestra sobre “Os Desafios do Programa Mais Educação nos Municípios do Vale do Jiquiriçá”; Momento Educavale: Organização e Cronograma das Próximas Reuniões. 
Um dos momentos mais significantes do encontro, foram às experiências exitosas do Programa Mais Educação socializadas pelos Gestores do Colégio Estadual Mary Rabelo e do  CEEP Regis Pacheco,  da Direc -13 de Jequié. A  vice gestora Sinara , do CEEP Regis Pacheco  explicou todas as etapas do Mais Educação, ressaltando a importância do Gestor ( peça chave do programa) e toda a comunidade escolar abraçá-lo com entusiasmo, acreditando sobretudo, que é possível fazê-lo acontecer nas extremidades da escola, apesar das dificuldades encontradas, em especial na infraestrutura da maioria dos municípios contemplados.  Esclareceu, ainda,   que uma vez implantado, as oficinas do Mais Educação não devem funcionar como “bancas”, os monitores devem planejar atividades criativas, motivadoras e desafiantes aos alunos para motivá-los a ter presença ativa no programa. 
 O Programa Mais Educação visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, a autoestima dos alunos oferecendo a possibilidade de educação integral a crianças, adolescentes e jovens, apoiando atividades socioeducativas em horário diferente do turno letivo escolar e promovendo ações de ampliação dos tempos e espaços educativos.
No final da tarde a Presidente do Educavale Maristela Amaral passou alguns informes a respeito do SINAFOR – ferramenta que dá acesso aos planos construídos pelos gestores escolares, através do PDE Interativo; PAR, Fórum de Educação no Campo e sobre o XVIII encontro do Educavale que será no município de Planaltino no dia 14 de Junho do corrente ano.
Fonte: Diretoria de Administração/Diretoria de Cultura.