domingo, 29 de julho de 2012

19ª REUNIÃO DO EDUCAVALE REÚNE 17 MUNICÍPIOS EM BREJÕES

Coordenador Executivo compartilha matéria que menciona a experiência do EDUCAVALE que saiu na edição de junho/julho da Revista Escola Pública
Prof. Alessandro Correira, Secretário de Educação de Brejões acolhe os municípios participantes da 19ª Reunião
O Diretor de Cultura de Maracás, Edmar Vieira acolhe os Dirigentes de Cultura presentes no Encontro
O Fórum dos Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá (EDUCAVALE), realizou ontem (26/07), sua 19ª Reunião, desta vez no município de Brejões, que pela segunda vez sediou o encontro. Paralelamente, também foi realizada o XIX Encontro de Dirigentes de Cultura e Coordenadores de Ponto de Cultura do Vale do Jiquiriçá.
O evento aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores e contou com a presença de Dirigentes, Conselheiros de Educação e Diretores e Coordenadores Pedagógicos de 17 municípios.
Em pauta, o processo de “Implementação do Ensino Fundamental de 9 Anos” nos municípios do Vale do Jiquiriçá. Para mediar essa discussão, o EDUCAVALE contou com a colaboração das professoras Vitória Brandão (Presidenta do Conselho Municipal de Educação de Jequié) e Nandyara Santos (Assessora Técnica do Conselho Municipal de Educação de Jequié). O encontro teve ainda a participação da Profa. Emmanuelle Felix da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), que apresentou o trabalho de parceria que vem sendo desenvolvido em parceria com o município de Amargosa na área de Educação Especial. O município de São Miguel das Matas, também compartilhou uma experiência exitosa que vem sendo desenvolvida no município.
Professoras Emmanuele Felix, Nandyara Santos e Vitória Brandão
Prof. Gilvan compartilha experiência do município de São Miguel das Matas
Estudantes contemplam público com apresentação cultural
Das discussões, saíram alguns encaminhamentos importantes:
  • Criação de um grupo de trabalho EDUCAVALE/UFRB para formulação de uma proposta de formação continuada na área de Educação Especial para os municípios do Vale;
  • Garantir que cada município tenha um educador responsável pela Educação Especial;
  • Revisar as propostas pedagógicas e curriculares garantindo a adequação das mesmas ao Ensino Fundamental de 9 Anos;
  • Garantir espaço específico dentro do EDUCAVALE para diretores e coordenadores pedagógicos discutirem questões relacionadas a aprendizagem;
  • Solicitar inclusão na pauta da UNDIME/BA das temáticas da Educação Especial, do Campo e SAEMEC para discussão de parcerias com a Secretaria Estadual da Educação.
Os Dirigentes de Cultura também saíram com encaminhamentos que terão continuidade de discussão nos próximos encontros.
Ao final do Encontro, o Coordenador Executivo do EDUCAVALE, Prof. Renê Silva, agradeceu ao Prof. Alessandro Correia, Secretário de Educação de Brejões, e toda sua equipe pela disponibilidade em sediar a 19ª Reunião e também a parceria com o município de Jequié, que através do Conselho Municipal de Educação disponibilizou as professoras Vitória Brandão e Nandyara Santos, que contribuíram muito com os municípios do Vale.
Todos os municípios foram informados ainda sobre as inscrições do Telesseminário de Boas Práticas que vão até 15 de agosto, realização do Seminário Estadual de Educação do Campo de 29 a 31 de agosto e sobre a matéria de capa “Redes em Construção”, da edição nº 27 junho/julho da Revista Escola Pública, que faz referência a experiência de articulação do EDUCAVALE.
Para o Secretário de Educação de Brejões, que também é membro da Diretoria da UNDIME/BA, "a união dos entes federados, o fortalecimento dos territórios, o desenvolvimento regional, o diálogo entre os municípios, as proposições que surgem do coletivo e as ações conjuntas para superação das desigualdades são as marcas do espírito do MERCOVALE e do seu principal trunfo o EDUCAVALE. São também estas marcas que farão da República Federativa do Brasil uma Nação mais justa, mais igual e mais forte", pontua Alessandro Correia.
Participação dos municípios demonstra que a articulação territorial é um caminho importante para fortalecimento da Educação Pública
Estiveram presentes os municípios de Cravolândia, Ubaíra, Amargosa, Lafaiete Coutinho, Nova Itarana, Itatim, Brejões, Planaltino, Itiruçú, Santa Inês, Mutuípe, Jiquiriçá, Lajedo do Tabocal, Maracás, São Miguel das Matas, Irajuba, o município parceiro Jequié e ainda a Diretora da DIREC de Amargosa, Profa. Tatiana, que participou das atividades pela manhã.
O próximo encontro está previsto para ser realizado no dia 28 de agosto, no município de Ubaíra.
Para acessar a matéria publicada na Revista Escola Pública basta clicar no link http://revistaescolapublica.uol.com.br/textos/27/solucoes-territoriais-261335-1.asp.

terça-feira, 17 de julho de 2012

INSCRIÇÕES PARA O TELESSEMINÁRIO DE BOAS PRÁTICAS VÃO ATÉ 15 DE AGOSTO



Você que é Gestor de uma instituição de ensino público ou privado, do interior ou da capital, não pode deixar de participar.

Inscrição de Cases para 2012
 
Senhores Dirigentes Escolares,
 
O Comitê de Educação, uma iniciativa conjunta da Secretaria da Educação do Estado da Bahia/SEC e a Associação Baiana para Gestão Competitiva/ABGC, promoveu, com sucesso, três edições do "Telesseminário de Boas Práticas da Gestão Escolar", com a apresentação de práticas selecionadas pelo referido Comitê, tendo como objetivo reconhecer e divulgar experiências de sucesso que possam ser aproveitadas em outras instituições de ensino.
Os eventos foram transmitido para todo o Estado da Bahia por meio do sistema de videoconferência da SEC, a partir de Salvador, no Instituto Anísio Teixeira para mais de 30 auditórios espalhados pelo interior baiano, contando com a participação de inúmeros gestores escolares. A receptividade e a repercussão do evento no meio escolar foram muito boas, incluindo o Telesseminário como evento anual no calendário do Comitê da Educação.
Em novembro de 2012, iremos promover o "4º Telesseminário de Boas Práticas da Gestão Escolar", só que, desta vez, na perspectiva de democratizar a participação, será dada oportunidade aos gestores escolares de inscreverem cases, ou seja, experiências de atividades envolvendo práticas implantadas em suas escolas, valorizando desta forma, as instituições de ensino que apresentam interesse especial pela melhoria da qualidade da gestão escolar.
Não percam a oportunidade de compartilhar suas experiências exitosas com profissionais da educação baiana. Veja o regulamento, preencha o formulário com a descrição do seu case e envie para o e-mail: inscricaotelesseminario@sec.ba.gov.br. Acesse também http://www.fieb.org.br/abgc/

PLANALTINO: SECRETÁRIO PARTICIPA DE REUNIÃO DO COMITÊ DA EDUCAÇÃO EM SALVADOR

O Comitê da Educação é o resultado da parceria entre a Associação Baiana de Gestão Competitiva (ABGC) e a Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Além destas duas entidades, a UNDIME/BA participa como parceira, e o Prof. Renê Silva, vice-presidente da UNDIME/BA, representa a instituição. O Comitê tem duas ações básicas: a realização anual do “Telesseminário de Boas Práticas da Gestão Escolar”; e, a realização do “Curso de Metodologia de Gestão Escolar”.
Na reunião de ontem (16/07), o Comitê discutiu a realização do 4º TELESSEMINÁRIO DE BOAS PRÁTICAS DA GESTÃO ESCOLAR”, previsto para novembro deste ano. As inscrições já estão abertas e vão até 15 de agosto. Para maiores informações é só acessar o link www.fieb.org.br/abgc. A UNDIME/BA está colaborando na divulgação do evento junto aos municípios.
Também foi discutida na reunião a realização do CURSO DE METODOLOGIA DE GESTÃO ESCOLAR em 13 e 14 de agosto. Foi aberta uma vaga para uma escola do município de Planaltino. Após o curso, o Comitê acompanhará a aplicação da metodologia no dia-a-dia da escola.
Fonte: www.educaplanaltino.blogspot.com

PLANALTINO: INSTITUIÇÕES PARCEIRAS RECEBEM CARTILHAS E PANFLETOS PARA TRABALHAREM COM OS PAIS A IMPORTÂNCIA DE ACOMPANHAR A VIDA ESCOLAR DOS FILHOS

O Comitê da Mobilização Social pela Educação de Planaltino esteve reunido no último dia 13/07, para apresentar o material impresso que servirá de instrumento para o trabalho com os pais, mães e responsáveis por alunos. Foram impressas 3.000 Cartilhas “Acompanhem a vida escolar dos seus filhos” e 5.000 panfletos com 8 dicas de “Como participar da vida escolar de seus filhos”.
O material tem como base o conteúdo da Cartilha confeccionada pelo MEC, mas traz questões peculiares a realidade educacional do município de Planaltino. As ilustrações também são próprias, feitas pelo artista plástico Messias Velame.
Na reunião, o Coordenador da Mobilização, Prof. Renê Silva, aproveitou para entregar para as entidades cópia impressa do Plano Municipal de Mobilização Social pela Educação, construído coletivamente por todos os membros. No Plano consta um breve histórico da implantação da Mobilização no município, diagnostico sobre os fatores que atrapalham a participação dos pais na vida escolar dos filhos e um plano de ações que cada parceiro pode realizar para incentivar a maior participação dos pais e comunidade na escola.
Os membros do Comitê avaliaram também as ações que foram desenvolvidas de março a junho deste ano: o “Domingo de Festa”, com atividades culturais e esportivas para toda a comunidade, que foi realizado nas localidades rurais de Ibitiguira, Nova Itaípe, Angélica e Lagedinho; o “II Festival de Louvor”, realizado em 1º de maio com o tema “Família”, uma parceria com todas as instituições religiosas; e a comemoração do “Dia das Mães”, em praça pública. Todas avaliaram com extremamente positiva todas as ações, que promoveram um grande interação entre escola-família-comunidade.
O TRABALHO COM O MATERIAL IMPRESSO
As unidades escolares trabalharão o conteúdo das Cartilhas em reuniões e oficinas com os pais. O trabalho será sistemático, e em todos os momentos com os pais será reservado um tempo para o trabalho com o conteúdo da cartilha. As Igrejas também receberão exemplares da Cartilha para o trabalho com os seus grupos de estudos. Além das Cartilhas, será entregue para cada Instituição parceira um banner com as 8 dicas de “Como participar da vida escolar de seus filhos”, que servirá de suporte para o trabalho. A Secretaria Municipal de Educação, disponibilizará sempre que necessário, material multimídia para as instituições.
“Os membros do Comitê ressaltaram a importância de todos os espaços estarem reforçando e orientando sobre a importância o como os pais podem participar da vida escolar dos filhos. Continuaremos com as atividades de grande porte, como o “Domingo de Festa”, mas, a partir de agora, com a chegada do material impresso, intensificaremos as orientações de como os pais podem participar mais da vida escolar dos filhos. Cada unidade escolar sistematizará suas ações de fomento a participação dos pais”, pontua Renê Silva.
Fonte: www.educaplanaltino.blogspot.com

PRAZO PARA INSCRIÇÕES PARA O CURSO DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS É PRORROGADO ATÉ O DIA 30 DE JULHO DE 2012

A Secretaria Municipal de Educação informa aos educadores que foram prorrogadas as inscrições para o Curso de Prevenção do Uso de Drogas nas Escolas. Este curso tem como objetivo capacitar os professores para elaborar e implementar projetos de ações preventivas, contribuindo com o fortalecimento da comunidade escolar no combate às drogas. É composto por quatro módulos temáticos e um módulo prático ao final da capacitação, onde o grupo de professores de cada escola deverá apresentar um projeto de prevenção específico para sua realidade, levando em conta a realidade escolar e a sua articulação com os recursos existentes na comunidade. Os educadores inscritos deverão ter acesso à internet e disponibilidade semanal para estudo e realização das atividades exigidas pelo curso, já que as aulas serão na modalidade educação à distância, entre agosto de 2012 e abril de 2013. Cada escola pode inscrever, no mínimo, cinco professores e no máximo dez, que receberão material didático individual, composto de livro-texto e DVD.
 Ao término do curso, os professores receberão um certificado de 180 horas expedido pela Universidade de Brasília (UnB).
Mais informações sobre o curso e as inscrições podem ser  encontradas no site: http://educadores.senad.gov.br/ 
Fonte: http://www.semecmaracas.blogspot.com.br/

DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DA BAHIA PUBLICA RES. CONVÊNIO DO MUNICÍPIO DE JAGUAQUARA COM A UESB

RES. CONVÊNIO
N.º 036/2012 – UESB/ MUNICÍPIO DE JAGUAQUARA.
Objeto: a Cooperação Técnico-Administrativa para a implementação do curso de Graduação de Pedagogia a ser oferecido para os professores da rede municipal de ensino do MUNICÍPIO, através do PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, cadastrados na PLATAFORMA FREIRE – FNDE/MEC/CAPES/UESB, em conformidade com o Convênio nº165/2010 e seus respectivos termos aditivos, conforme o constante no processo nº 599914. Vigência: 19/06/2012 a 07/12/2013. Assinatura em: 19/06/2012.
Jaguaquara só tem a ganhar!!! O sonho universitário se torna realidade no município. A universidade funicionará inicialmente com turmas de pedagogia e será sediado pela escola Rural Taylor Egídio-ERTE (Estrutura Física)em parceria com o município.
A Secretaria Municipal de Educação juntamente com a Prefeitura do Município tem procurado promover o resgate de Cidade Escola, Produção  de conheceimento e Proliferação das boas Ações Educactivas. Jaguaquara será Pólo Universitário da UESB e os jaguaquarennses já podem visualizar a publilcação do Res. Convênio nos diários oficiais do Estado e do Município.

Acompanhe o Crescimento Educacional e profissional de nosso município.
Fonte: http://jaguareduc.blogspot.com.br

INSCRIÇÕES PARA O TELESSEMINÁRIO DE BOAS PRÁTICAS VÃO ATÉ 15 DE AGOSTO



Você que é Gestor de uma instituição de ensino público ou privado, do interior ou da capital, não pode deixar de participar.

Inscrição de Cases para 2012
 
Senhores Dirigentes Escolares,
 
O Comitê de Educação, uma iniciativa conjunta da Secretaria da Educação do Estado da Bahia/SEC e a Associação Baiana para Gestão Competitiva/ABGC, promoveu, com sucesso, três edições do "Telesseminário de Boas Práticas da Gestão Escolar", com a apresentação de práticas selecionadas pelo referido Comitê, tendo como objetivo reconhecer e divulgar experiências de sucesso que possam ser aproveitadas em outras instituições de ensino.
Os eventos foram transmitido para todo o Estado da Bahia por meio do sistema de videoconferência da SEC, a partir de Salvador, no Instituto Anísio Teixeira para mais de 30 auditórios espalhados pelo interior baiano, contando com a participação de inúmeros gestores escolares. A receptividade e a repercussão do evento no meio escolar foram muito boas, incluindo o Telesseminário como evento anual no calendário do Comitê da Educação.
Em novembro de 2012, iremos promover o "4º Telesseminário de Boas Práticas da Gestão Escolar", só que, desta vez, na perspectiva de democratizar a participação, será dada oportunidade aos gestores escolares de inscreverem cases, ou seja, experiências de atividades envolvendo práticas implantadas em suas escolas, valorizando desta forma, as instituições de ensino que apresentam interesse especial pela melhoria da qualidade da gestão escolar.
Não percam a oportunidade de compartilhar suas experiências exitosas com profissionais da educação baiana. Veja o regulamento, preencha o formulário com a descrição do seu case e envie para o e-mail: inscricaotelesseminario@sec.ba.gov.br. Acesse também http://www.fieb.org.br/abgc/

MARACÁS: PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO REALIZAM APRESENTAÇÕES DE PROJETOS NO ÚLTIMO ENCONTRO PRESENCIAL DO CURSO DE EXTENSÃO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

Na sexta-feira, 13 de julho de 2012, na sala de reunião da SEMEC, aconteceu mais um encontro presencial de formação do Curso de Extensão Mídias na Educação. O curso é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação de Maracás com a UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Neste último encontro (C.H 160 horas), ocorreram as apresentações individuais dos projetos elaborados pelos cursistas. Cada cursista deveria realizar um projeto contemplando o uso de mídias e, posteriormente, executá-lo com os alunos.
Grupo de Profissionais da Educação que participam da Formação. Importante destacar que as inscrições para o curso foram divulgadas nas escolas. Cada profissional interessado encaminhou seus dados à SEMEC que realizou todas as pré-inscrições. Os cursistas foram selecionados pela UESB, conforme a quantidade de vagas disponibilizadas para o curso.  
O que é o Programa de Formação Continuada Mídias na Educação?
O Programa de Formação Continuada Mídias na Educação tem como objetivo incentivar o uso integrado de diferentes mídias em sala de aula (TV, rádio, material impresso e Internet) de forma articulada à proposta pedagógica e dentro de uma concepção interacionista de aprendizagem.
Diferentes dispositivos midiáticos como o rádio e a televisão já fazem parte da realidade de um número significativo de escolas. Essa presença, no entanto, não é suficiente para garantir que esses dispositivos efetivamente se articulem ao processo de ensino/aprendizagem. Para que isso ocorra, é preciso que eles não só sejam percebidos como recursos pedagógicos eficientes, mas adequadamente utilizados em sala, respeitando-se o potencial de cada um.
Além da integração das diversas mídias ao processo de ensino e de aprendizagem, uma das principais características do Programa Mídias na Educação é o estímulo à produção de professores e cursistas em suportes midiáticos distintos.
A concepção pedagógica que sustenta o Programa Mídias na Educação pressupõe, justamente, a autoria como característica essencial a uma aprendizagem autônoma e significativa. Pressupõe, ainda, que uma aprendizagem efetiva exige, por parte do professor, um esforço no sentido de diversificar as formas de disponibilizar recursos midiáticos para promover a construção do conhecimento, bem como de apresentar informação e produção dos cursistas.
Essa concepção pedagógica se beneficia do atual contexto de desenvolvimento das TIC. Hoje, equipamentos de captação de som e imagem, bem como de edição “doméstica”, possibilitam a cursistas e professores transcender a condição de fruição de usuários da informação para transformá-los em autores em diferentes mídias.
Assim, autoria e fruição combinam-se de tal maneira e com tal simplicidade que a autoria ganha novas e interessantes possibilidades pedagógicas, ampliando as formas de cursistas e professores se expressarem e, consequentemente, de ensinar e aprender.
Mas para que isso ocorra é necessário que os professores não só compreendam a importância desse instrumental, como também desenvolvam novas competências, novos olhares sobre as mídias.
Avaliar a contribuição de cada mídia para a aprendizagem autônoma e para a capacidade de criar e disseminar informações e combiná-las de forma a colaborar para a melhoria da aprendizagem dos cursistas é uma importante tarefa do professor.
No âmbito das políticas públicas, torna-se imperativo implantar, ampliar e fortalecer projetos de formação docente que tenham como alvo o uso articulado das mídias. O Programa de Formação Continuada Mídias na Educação foi concebido com esta finalidade, sendo oferecido pelas Instituições de Ensino Superior.
Disponível em: www.uabuesb.com.br/cursos/programa-midias-na-educacao 


A Semec parabeniza aos cursistas pelo compromisso e dedicação demonstrados no decorrer do curso. 
Fonte: http://www.semecmaracas.blogspot.com.br/

sábado, 14 de julho de 2012

COORDENADOR E VICE-COORDENADOR DO EDUCAVALE VISTAM MUNICÍPIOS E REFORÇAM A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO NO FÓRUM

 Brejões: organização da 19ª Reunião do EDUCAVALE
 Lajedo do Tabocal: com a Profa. Léia, nova dirigente educacional do município
 Amargos: com o Secretário Eliezer, sugestão de fortalecimento de parcerias com a UFRB
 Laje: com Geovane Barreto (Presidente do CME) e a Coordenadora do Pacto
Jiquiriçá: com a Profa. Cema, Diretora da SEMEC
Os Secretários Municipais de Educação, Prof. Renê Silva (Planaltino), Coordenador do Fórum dos Secretários de Educação do Vale do Jiquiriçá (EDUCAVALE) e Orlando Cardozo (Lafaiete), Vice-coordenador do EDUCAVALE, visitaram na última quinta-feira (12/07), municípios do Vale do Jiquiriçá, ressaltando a importância da participação e fortalecimento do Fórum.
Pela manhã, visitaram o município de Lajedo do Tabocal, onde conheceram a nova Secretária de Educação, a Profa. Léia. Em seguida seguiram para o município de Brejões, onde junto com o Secretário Alessandro, discutiram a organização da próxima reunião, que acontecerá em Brejões no próximo dia 26 de julho.
Pela tarde, em Amargosa, visitaram o Secretário Eliezer, e discutiram sugestões de temáticas para a pauta dos próximos encontros. Na conversa também foi ressaltada a importância de estreitar parcerias com a Universidade Federal do Recôncavo Baiano. Em São Miguel das Matas, foram recepcionados pela Diretora Pedagógica Virginia Quadros, que garantiu a presença do município no próximo encontro, inclusive com a apresentação de uma experiência que estão iniciando na área de regularização do fluxo. De São Miguel, seguiram para Laje e Jiquiriçá, onde conversaram sobre a programação do próximo encontro e a importância da presença de todos.
O Diretor de Cultura de Planaltino, Prof. Edivaldo Costa, também esteve acompanhando as visitas, e aproveitou para estabelecer contato com os Dirigentes de Cultura para reforça a importância do fortalecimento do Fórum dos Dirigentes de Cultura.
O próximo Encontro dos Dirigentes de Cultura e EDUCAVALE será realizado no dia 26 no município de Brejões. Na pauta do EDUCAVALE, a discussão sobre a “implementação do ensino fundamental de 9 anos nos municípios”. Também estarão sendo convidados conselheiros de educação, que se reunirão com a Coordenadora da UNCMA/BA, Profa. Gilvânia Nascimento, para discutir formação continuada e a criação do Pólo da UNCME no Vale do Jiquiriçá.