quinta-feira, 30 de agosto de 2012

SECRETÁRIOS, CONSELHEIROS DE EDUCAÇÃO E DIRIGENTES DE CULTURA SE REÚNEM NA 20ª REUNIÃO DO EDUCAVALE EM UBAÍRA


 Apresentação Cultural na Abertura do Evento
 
 Profa. Maria Helena (Secretária de Educação de Ubaíra), acolhe todos os educadores presentes
Dirigentes de Educação, representante dos Dirigentes de Cultura e Palestrantes convidados

Na última terça-feira (28/08), foi realizada a 20ª Reunião do Fórum de Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá (EDUCAVALE), no município de Ubaíra. O Encontro contou com a parceria da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME/BA), através da Coordenadora Estadual, Profa. Gilvânia Nascimento (Presidenta do Conselho de Educação do Município de Ilhéus), e da Profa. Maria Aparecida (Presidenta do Conselho Municipal de Educação do Município de Jussari).
O primeiro ponto da pauta de discussão, foi a “Apresentação de documentos para criação do Sistema Municipal de Cultura”, explanação realizada pela Diretor de Cultura do Município de Maracás, Prof. Edmar Vieira. Logo em seguida, o Coordenador do EDUCAVALE, Prof. Renê Silva, socializou a apresentação que realizou no último dia 18 de agosto, no Encontro de Conselheiros de Educação do Nordeste, que aconteceu em João Pessoa – PB. Na mesa de discussão sobre o Regime de Colaboração, o Prof. Renê socializou a experiência de articulação que está sendo construída no Vale do Jiquiriçá. Aproveitou ainda para apresentar dados sistematizados dos resultados do IDEB 2011 no Território do Vale do Jiquiriçá, onde todos os municípios superaram as metas estabelecidas para o Ensino Fundamental Séries Iniciais. Alguns municípios fizeram uma breve avaliação dos resultados.
 Profa. Gilvânia Nascimento coordena apresentação dos grupos de trabalho
 Profa. Maria Aparecida compartilha experiência do CME de Jussari
 Prof. Renê Silva apresenta sistematização dos resultados do IDEB 2011 do Vale do Jiquiriçá

Em seguida, a Profa. Gilvânia Nascimento mediou a discussão sobre o funcionamento interno dos Conselhos Municipais de Educação e instrumentos de transição. Foi destacada a importância do trabalho dos Conselheiros para garantia da qualidade da educação, sobretudo a garantia do direito de aprender dos estudantes. Também foi abordada as atribuições e como realizar os encaminhamentos internos através de pareceres, resoluções e portarias.
A Profa. Maria Aparecida compartilhou a experiência do Conselho Municipal de Educação de Jussari, na conquista da autonomia financeira. Também foi apresentada os passos para construção de um plano de ação do Conselho.
 Secretários elegem Alessandro Correia de Brejões, Secretário Executivo do EDUCAVALE
Em grupos de trabalho, Secretários e Conselheiros discutem funcionamentos dos CME

ENCAMINHAMENTOS
Na mesa de encerramento, foram firmados os encaminhamentos: os municípios irão encaminhar para UNCME a demanda de formação de Conselheiros Municipais de Educação; constituição de um protocolo mínimo para garantir o funcionamento dos conselhos; organização de oficinas regionalizadas para os conselheiros sobre elaboração de pareceres e resoluções; criação do Polo da UNCME do Vale do Jiquiriçá; e criação ou reformulação dos sistemas municipais de educação para os municípios que ainda não fizeram, até o mês de dezembro.
Também foi eleito pelos Secretários de Educação, o Secretário Executivo para Coordenação do EDUCAVALE, ficando o Secretário de Educação de Brejões, Alessandro Correira.
PRÓXIMO ENCONTRO
A próxima reunião do EDUCAVALE ficou agenda para o dia 25 de outubro no município de Lafaiete Coutinho.
Participaram da 20ª Reunião do EDUCAVALE, 71 pessoas entre Secretários de Educação, Conselheiros de Educação, Coordenadores Pedagógicos, Técnicos de Secretarias, Dirigentes de Cultura dos municípios de Planaltino, Nova Itarana, Maracás, Irajuba, Brejões, Cravolândia, Santa Inês, Mutuípe, Ubaíra, Lafaiete Coutinho, Elísio Medrado, e municípios convidados de Jussari e Ilhéus

sábado, 25 de agosto de 2012

MUNICIPÍOS DO VALE DO JIQUIRIÇA SUPERAM METAS DO IDEB 2011 PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I

 Estudantes em atividade. Escola Municipal Maria Rosa de Almeida, Povoado de Lagedinho - Planaltino
Os resultados no IDEB 2011 divulgados este mês, apontaram que todos os municípios do Território de Identidade do Vale do Jiquiriçá superaram as metas previstas para o Ensino Fundamental Séries Iniciais.
Os resultados demonstram que a qualidade da educação nesta etapa de ensino está melhorando. O município de Itatim foi o que alcançou a maior nota, 5, seguido dos municípios de Amargosa e Elísio Medrado com 4,8. No entanto, todos os outros tiveram melhoras em seus resultados.
Já os resultados do Ensino Fundamental Séries Finais, dos 22 municípios, apenas 11 conseguiram superar as metas estabelecidas. Planaltino teve a maior nota com 4,2, superando inclusive a média nacional que foi de 4,1. Em seguida vem o município de Itaquara com 3,3 e São Miguel com 3,2. O desempenho nesta etapa de ensino foi preocupante em todo o país, com poucos municípios conseguindo superar as metas previstas.
Na média geral, somando as notas das duas modalidades de ensino e dividindo por dois, o município de Planaltino teve a maior nota do Vale do Jiquiriçá, com 4,25, seguido por Amargos com 3,95 e Elisío Medrado e Lafaiete Coutinho com 3,9.
IDEB
Desde 2005, o sistema de ensino brasileiro tem um indicador criado para medir a qualidade da educação básica no País. Se o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) fosse uma prova, poderia se dizer que finalmente o País ficou “na média”. É o que apontam os números de 2011: em uma escala de 0 a 10, a nota atribuída aos anos iniciais do Ensino Fundamental é 5. O resultado supera a meta estabelecida para 2011, 4,6 pontos. Também é 0,4 ponto superior ao verificado em 2009. Os dados da última edição do Ideb foram divulgados ontem pelo Ministério da Educação (MEC).
O indicador atribui uma nota diferente para três etapas da educação básica: anos iniciais do Ensino Fundamental (1° ao 5º ano), anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio. Se nos anos iniciais houve crescimento de 0,4 ponto, nos anos finais a melhora é mais lenta – a nota passou de 4 pontos em 2009 para 4,1 em 2011. No caso do Ensino Médio, a situação é mais grave: na média nacional, a meta de 3,7 pontos foi atingida, mas nove estados pioraram seu desempenho em relação a 2009.

SEGUNDO SEMESTRE DO POLO DA UNEB COMEÇA EM GRANDE ESTILO

 Secretário Renê Silva acolhe aos visitantes e presentes ao evento
 Coordenadora do PARFOR/UNEB Profa. Maria Ellisa
 Momentos de muita emoção para os professores-cursistas
 A Secretaria do Polo Lene Andrade recebe homenagem dos professores
Professora Cecilia Soares, nova coordenadora do Polo, recebe um presente de acolhimento
Na noite da última quarta-feira (22/08), foi dado início ao II Semestre levito do curso de Pedagogia do Polo de Formação de Professores de Planaltino. A Aula inaugural foi realizada no Clube Social Planaltinense, e reuniu professores cursistas, familiares, amigos e convidados.
O evento contou ainda com as presenças da Profa. Maria Elisa (Coordenadora do Programa de Formação de Professores da Universidade do Estado da Bahia – PARFOR/UNEB), Profa. Dra. Alda Pepe (Conselheira Estadual da Educação), Profa. Dra. Carla Liane (Diretora do Departamento de Educação da UNEB), Profa. Lenimara (ex-coordenadora do Polo de Planaltino) e Profa. Dra. Cecilia Soares (Coordenadora do Polo de Planaltino).
Na mesa de abertura, o Secretário de Educação Prof. Renê Silva, parabenizou os professores-cursistas pelo empenho que tem demonstrado nos estudos e desejou boa sorte nesta nova etapa que se inicia. Agradeceu também a parceria da UNEB e do Conselho Estadual de Educação para a implementação do Polo em Planaltino.
HOMENAGENS
Os professores-cursistas, sob a apresentação da Profa. Anailta Lago, realizaram homenagens de agradecimento à Lene Andrade (secretária do Polo), Profa. Lenimara, Prefeito Zeca Braga e Secretário Renê Silva. Entregaram ainda lembranças de acolhimento as professoras Carla Liane, Maria Elisa, Alda Pepe e Cecilia Soares.
VISITA TÉCNICA
A comitiva formada pelas professoras da UNEB e Conselho Estadual realizou visita técnica ao novo espaço onde funcionará o Polo de Formação de Professores da UNEB. O espaço conta com uma Secretaria, Laboratório de Informática, Sala de Aula e Biblioteca.

ARTICULAÇÃO EDUCACIONAL DO VALE DO JIQUIRIÇÁ É DESTAQUE EM ENCONTRO DE JOÃO PESSOA/PB

 Secretário enfatiza importância do dialogo para efetivação das políticas públicas
 Grupo de Trabalho da Bahia elabora agenda comum
Encontro reuniu Conselheiros Municipais e Estaduais de Educação e Dirigentes dos Estados da Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe
A manhã do último dia do IV Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação da Paraíba ficou marcada pela apresentação da experiência de articulação educacional do Território do Vale do Jiquiriçá/BA e pelos planos de trabalho apresentados pelos representantes dos Estados participantes do Encontro.
O Secretário de Educação de Planaltino, Prof. Renê Silva, Coordenador Executivo do EDUCAVALE (Fórum dos Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá) e Vice-presidente da UNDIME/BA, dividiu uma mesa redonda com Walisson Araújo (Coordenador Geral de Apoio à Gestão Democrática, Assistência e Acompanhamento aos Sistemas de Ensino do Ministério da Educação) e com o Prof. José Francisco de Melo Neto (Presidente do conselho Estadual de Educação de Pernambuco), cuja temática foi “Regime de Colaboração, exercício de competências comuns e cooperação federativa na definição e na coordenação de Políticas Públicas Educacionais”.
Na última mesa do evento que teve início no dia 16, o Prof. Renê Silva expos a experiência de articulação do Fórum dos Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá (EDUCAVALE), tendo como base o parecer o Parecer CNE/CEB Nº 9/2011 que analisa a proposta de fortalecimento e implementação do regime de colaboração mediante arranjos de desenvolvimento da educação. Na explanação foi apresentado todo o processo histórico de constituição do EDUCAVALE e sua dinâmica de funcionamento, como uma alternativa prática de institucionalização do Regime de Colaboração, de uma forma horizontalizada. Também foi destacado que todos os 22 municípios pertencentes ao Fórum superaram as metas previstas para o IDEB em 2011.
A experiência do EDUCAVALE foi elogiada por várias pessoas presentes ao evento, que afirmaram que este é um caminho de articulação à ser implementado em todos os Estados. Foi sugerido que está experiência seja compartilhada em outros encontros.
Ao final da manhã, os representantes de cada Estado presente ao Encontro, se reuniram para elaborar uma agenda de ações que contribuam para o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Educação, bem como da melhoria da qualidade educacional dos municípios. Pela Bahia, estiveram presentes representantes da UNCME, UNDIME e Conselho estaual de Educação.

POLO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ELÍSIO MEDRADO REALIZA AULA INAUGURAL

Na noite de ontem (20/08), foi realizada a aula inaugural do 3º Polo de Formação de Professores do Vale do Jiquiriçá, desta vez no município de Elísio Medrado.
O Polo é resultado de uma articulação dos municípios de Elísio Medrado e São Miguel das Matas, em parceria com outros municípios pertencentes ao Fórum de Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá (EDUCAVALE). Ao todo serão beneficiados com o curso de Pedagogia 60 professores dos Municípios de Elísio e São Miguel que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental I. O curso será oferecido pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), através do Programa Nacional de Formação de Professores (PARFOR).
Participaram da Aula Inaugural a Secretária de Educação de Elísio Medrado, Profa. Eliana Gaspari, o Secretário de Educação de São Miguel da Mata, Prof. Jailson Grilo, o Secretário de Educação de Planaltino e Vice-presidente da UNDIME/BA, Prof. Renê Silva, a Coordenadora do PARFOR/UNEB, Profa. Elisa e a Conselheira Estadual de Educação, Profa. Alda Pepe. Estiveram presentes os professores-cursistas, diretores, coordenadores pedagógicos e técnicos das secretarias municipais.
O Polo de Formação de Elísio Medrado soma-se aos Polos de Formação de Planaltino e Maracás. Está previsto para ter início ainda neste semestre mais três Polos de Formação de Professores em Pedagogia, em Brejões, Jaguaquara e Santa Inês.
“Os Polos de Formação de Professores que estão sendo implantados no Vale do Jiquiriçá, é resultado de uma grande articulação dos municípios através dos seus prefeitos e secretários de educação. Agradecemos imensamente aos parceiros, em especial a UNEB, que abraçou nossa proposta e está tornando realidade a formação dos nossos professores, o que contribuirá e muito para valorização profissional e melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem os nossos estudantes da Educação Básica”, conclui o Secretário Renê Silva, que também é Coordenador do EDUCAVALE.