segunda-feira, 12 de novembro de 2012

EXPERIÊNCIAS DO EDUCAVALE E DE PLANALTINO SÃO APRESENTADAS EM REUNIÃO DO FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

 Professor Renê Silva apresentado aos membros do FEE a experiência do EDUCAVALE
O Fórum Estadual de Educação (FEE/BA) é o espaço responsável pela mobilização do Estado e Municípios para criação e implementação do Plano Estadual e Planos Municipais de Educação, e organização das Conferências Municipais, Territoriais e Estadual de Educação, tendo em vista a realização da Conferência Nacional de Educação – CONAE 2014. O FEE reuni em sua composião representação de 53 instituições do poder público de da sociedade civil organizada ligadas a educação.
A convite do Prof. Nildon Pitombo (Presidente do FEE/BA), o Secretário de Educação Prof. Renê Silva, que também é Coordenador Executivo do EDUCAVALE e vice-presidente da UNDIME/BA, apresentou na manhã de hoje (07/11), a experiência de articulação do Fórum dos Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriça (EDUCAVALE) e também comentou brevemente a experiência do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Planaltino.
Cada vez mais a experiência de articulação e mobilização de Planaltino e do Vale do Jiquiriçá desponta como uma alternativa de implementação do Regime de Colaboração, um exemplo prático de como a participação colaborativa pode contribuir com a melhoria da qualidade da educação.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

EDUCAVALE REALIZA 21ª REUNIÃO NO MUNICÍPIO DE LAFAIETE COUTINHO




O Fórum dos Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá (EDUCAVALE), realizou no último dia 31 de outubro, no município de Lafaiete Coutinho, sua 21ª Reunião. O Encontro reuniu dirigentes de educação, cultura e técnicos de secretárias de 9 municípios do Vale do Jiquiriçá.
Este foi o último encontro do ano de 2012, e os municípios aproveitaram para realizar uma apresentação sistematizada das contribuições das discussões do EDUCAVALE para a gestão municipal nas áreas de Educação e Cultura.
Ao final das apresentações, pode-se confirmar que a experiência de articulação dos dirigentes de educação e cultura contribuiu muito para implementação de políticas públicas para todos os municípios. A parceria com o Ministério da Educação, Secretaria da Educação do Estado, UNCME, UNDIME, Instituições Públicas de Ensino Superior, APLB/Sindicato contribuíram para implementação do ensino fundamental de 9 anos, organização dos sistemas municipais de ensino, organização e formação para conselheiros municipais, monitoramento do Plano de Ações Articuladas (PAR), elaboração e implementação de Planos de Carreira e para discussões sobre Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação do Campo, Gestão Democrática e Republicana.
Ao final, todos os presentes ao encontro participaram de uma confraternização com troca de lembranças, celebrando esses dois anos e 10 meses de uma verdadeira experiência de institucionalização de um Regime de Colaboração horizontalizado.

DADOS DO EDUCAVALE EM 2 DOIS ANOS E 11 MESES
  • 21 Reuniões periodicas;
  • 10 Encontros regionalizados para discussão de temas especícos;
  • 17 municípios sediaram as reuniões e encontros;
  • Mais de 25 temáticas discutidas;
  • Média de 15 municípios participando por reunião;
  • Envolvimento de dirigentes de educação, cultura, diretores pedagógicos e administrativos das secretarias, nutricionistas, coordenadores pedagógicos, diretores escolares, conselheiros de educação e motoristas nas discussões.