sexta-feira, 28 de outubro de 2011

XIV Fórum do Educavale em Itiruçu

Durante o dia de 27 de outubro de 2011 os sécretários e representantes da educação e cultura de 14 municípios do vale estiveram reunidos com o objetivo de fortalecer a integração do grupo e potencializar o desenvolvimento de atividades que impulsionem a educação em suas respectivas cidades. Itiriçu recebe seus convidados com a a certeza de que ao fim de mais esse encontro, o nível de desenvolvimento e potencial de ganho seria extraordinariamente suficiente para nortear pontos necessários a serem estabelecidos e firmados nesse campo tão vasto de construção, superação e partilha do conhecimento como um valor que transcende os limites físicos e estabelece valores que perpassam gerações. A busca contínua desses secretários tem realmente feito a diferença, poucos territórios têm essa energia, essa junção, poucos territórios conseguem estabelecer critérios em consenso e colocá-los em prática à medida que mudanças acontecem constantemente na educação.
O território do Vale do Jiquiriçá, com seus 21 municípios tem conseguido destaque no estado da bahia, e tem sido objeto de estudo de universidades e empresas ligadas às àreas de educação e desenvolvimento humano.

Durante o evento, Itiruçu apresenta um grupo de dança, com crianças que participam do projeto de desenvolvimento, Passo a Passo, e um grupo de crianças que cantaram e encantaram o público presente ao som de varios violões e instrumentos de percursão... Um show...
A pauta foi apresentada e formada a mesa com os seguintes representantes:
Maria Candida- Secretária Municipal de Educação de Itiruçu
Maristela Amaral- Secretária Municipal de Educação de Jaguaquara e Coordenadora Executiva do Educavale
Alvani Cunha-Representante da Direc
René Silva-Secretário de Educação de Planaltino e vice-presidente da UNDIME
Regivânio Cerqueira- Diretor de Cultura de Itiruçu
Gilvania Nascimento-Representante da UNCME
Tanto Maristela Amaral, quanto Renê Silva, ressaltam a importância da presença dos municípios nos encontros. " É preciso fazer-se presente, mesmo em meio a todas as dificuldades, pois é da presença nesses encontros que se traça metas de desenvolvimento e oportunidades de melhorias dos municípios envolvidos no processo".
Renê Silva coloca o quanto é importante a retomada da dicussão acerca da formaçã, o de professores, uma vez que o processo foi apresentado e estabeleceu-se um lapso de inércia qnue iniviabiliza esse avanço educacional. Avisa que no mês de novembro (04\11) reuniões serão realizadas pra a resolução desssa situação. E todos os municípios estão convidados para participarem e desenvolverem juntos a solução de suas necessidades.

O Diretor de Cultura, Regivânio Cerqueira, enfatiza o "fazer a diferença" e coloca a união dos municípios do vale como o porto seguro para as transformações na educação.

Alvani Cunha, representante da DIREC, se coloca à disposição para estar atuando junto com o vale nas decisões em prol da educação no território.

Givania Nascimento, palestrante do dia, trás palestra voltada para a construção e desenvolvimento dos conselhos municpais de educação nos municípios.
apresenta os desafios traçados para o ano de 2011, como por exemplo:
Criação e acompanhamento dos CMEs
Criação dos sistemas
Acompanhamento e Regulação Educacional INfantil
Agenda territorial EJA
Encontros regionais e estaduais da Uncme
Dentre outros...

 Segundo Gilvania, " não querer sistema é abrir mão da prerrogativa da autonomia do município".
E o  onselho precisa ter algumas caracteristicas básicas:
Gestão democrática e maior participação da sociedade, dentre outras...

 Durante a tarde a Secretária Municpal e Educação de Jaguaquara, Maristela Amaral, relata os benefícios garantidos por ter participado juntamente com outros secretários do vale, do Encontro Internacional que aconteceu em Fortaleza na primeira quinzena do mês de outubro.
Após a apresentação das propostas para a educação nos municípios, Planaltino, Jaguaquara, e Lafaiete Coutinho, apresentaram as experiencias exitosas realizadas na educação municipal.

Os diretores de Pontos de cultura e motoristas se reuniram em outro ambiente para tratar de assuntos pertinentes às suas áreas de atuação...



 











Nenhum comentário:

Postar um comentário