Mesa de abertura da 7ª Reunião do EDUCAVALE na cidade de Lafaiete Coutinho
Ao centro, Renê Silva, Secretário de Educação de Planaltino e candidato a presidência da UNDIME Bahia
Secretários lançam chapa para ressignificar a UNDIME Bahia
O Fórum dos Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá (EDUCAVALE), realizou hoje (30/03), na cidade de Lafaiete Coutinho, sua 7ª Reunião. Na pauta, a eleição que acontecerá nos próximos dias 12, 13 e 14 de abril, em Salvador, para escolha da nova diretoria da UNDIME BAHIA.
Além dos Secretários de Educação do EDUCAVALE, a reunião contou com a participação do Prof. Coriolano Moraes (Secretário de Educação de Vitória da Conquista e Coordenador do Pólo 17 da UNDIME), da Prof. Miriam Rontandano (Secretária de Educação de Jequié e Coordenadora do Pólo 6 da UNDIME), e também do Prof. Penildon Filho (Prof. da UFBA e ex-diretor do Instituto Anísio Teixeira – IAT).
Os Secretários de Educação discutiram na reunião a necessidade de “Ressignificar a UNDIME Bahia”, e ressaltaram a importância da articulação com os outros territórios do Estado para construção de uma Chapa para eleição da nova diretoria. O Prof. Renê Silva (Secretário de Educação de Planaltino e Coordenador Executivo do EDUCAVALE), colocou que a articulação já vem sendo feita, envolvendo diversos territórios, a exemplo da Chapada Diamantina, Território do Sisal, Vitória da Conquista, Recôncavo Baiano, Médio Rio de Contas, Vitória da Conquista, Catu e Juazeiro.
Os Secretários apresentaram a “Carta Proposta” da chapa, documento que vem sendo elaborado coletivamente e que será o principal instrumento de diálogo da chapa com os secretários municipais de educação.
Após as discussões, os Secretários chegaram a alguns nomes para composição da chapa “Ressignificar a UNDIME Bahia”: Prof. Renê Silva, Secretário de Educação de Planaltino e atual Coordenador do EDUCAVALE, para compor o cargo de Presidente; Profa. Gelcivânia, Secretária de Educação do município de Serrinha para Vice-Presidência; Prof. Alessandro, Secretário de Educação do município de Brejões para Secretaria de Comunicação; Profa. Miriam Rontandano, Secretária de Educação de Jequié, como membro no Conselho Nacional de Representantes. O Pólo 8 da UNDIME, que abrange os municípios da Chapada Diamantina e Piemonte Paraguaçú, também fecharam apoio a chapa, e indicarão um nome para o cargo da Secretaria de Articulação Municipal. O Pólo 17 da UNDIME, região de Vitória da Conquista, também indicará um nome para compor a chapa.
Também estão sendo realizados contatos com outros territórios e secretários de educação para discutir o apoio e completar a composição da chapa.
“Acreditamos que o diálogo e a contrução coletiva que estamos promovendo para composição desta chapa, será o novo espiríto da gestão da UNDIME Bahia. Precisamos ampliar o diálogo sobre a implementação das políticas públicas em educação no Estado, sobretudo ouvindo os municípios, e a UNDIME deve ser o canal articulador entre municípios, Estado e Governo Federal. A proposta da nossa chapa é justamente recuperar essa capacidade que a UNDIME perdeu nos últimos anos. Estamos nos colocando a disposição para ajudar a ressignificar a UNDIME Bahia”, pontua o Secretário Renê Silva, candidato a presidência da UNDIME Bahia.