segunda-feira, 16 de maio de 2011

PLANALTINO: ATUAL GESTÃO PROPORCIONOU EM 2 ANOS E 4 MESES UM AUMENTOU SALARIAL AOS PROFESSORES DE 43,13%

No início do ano, professores acordaram prefeito em sua residência para prestar homenagem pela seriedade com que vem administrando os recursos públicos

O Prefeito de Planaltino Zeca Braga, e o Secretário de Educação Renê Silva, conscientes da importância da valorização dos professores para melhoria da qualidade da educação, não perderam tempo, e sairam na frente garantindo o cumprimento da Lei 11.738/2008, que institui o Piso Salarial Nacional para os Professores.
No início do mês de abril, o Supremo Tribunal Federal (STF) se posicionou a favor do piso salarial da categoria, que deve ser calculado como vencimento base. O prefeito Zeca Braga e o Secretário Renê Silva, não perderam tempo, e instituram o cumprimento da Lei já no pagamento salarial realizado no último dia 30 de abril.
“Entendemos que o professor precisa ser valorizado para que trabalhe cada vez mais motivado, de modo que sua prática contribua para melhoria da qualidade da educação municipal. Temos investido na melhoria da infraestrutura das escolas, na aquisição de materiais e equipamentos, na garantia de um coordenador pedagógico por escola, e não esquecemos do professor, que é nosso principal parceiro nesse processo”, pontua Zeca Braga.
Em dois anos e quatro meses de administração, os professores do município de Planaltino já receberam 43,13% de aumento salarial. Isso compreende o período de janeiro de 2009 à abril de 2011.
Em dezembro de 2010, educadores realizaram avaliação da gestão da educação municipal. O resultado da avaliação está sendo usado como instrumento norteador das ações em 2011
“Sabemos que ainda há muito a ser feito, mas não temos medidos esforços para garantir as melhores condições de trabalho para os professores. Esperamos que todo esse esforço se transforme em retorno para a comunidade, através do oferecimento de uma educação de melhor qualidade. Estamos buscando ainda, a conclusão da elaboração do Plano de Carreira, mais uma demonstração do respeito que temos com os professores”, destaca o Secretário Renê.
Além destas ações, o município consguiu através da articulação do Fórum dos Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá (EDUCAVALE), a criação de um Pólo de Formação de Professores no município, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O Pólo oferecerá o curso de Pedagogia para os professores que atuam na Educação Infantil e Fundamental I e ainda não possuem graduação. O vestibular já foi realizado e as aulas estão previstas para terem início no segundo semestre de 2011.
“Aos poucos, mas caminhando positivamente, estamos recuperando os anos perdidos no investimento da educação municipal. Os desafios são muitos, mas com planejamento, organização, compromisso, participação de todos e transparência nas ações, proporcionaremos a cada dia uma educação de melhor qualidade. São muitas coisas à serem feitas, não tem como fazer tudo de vez. Procuramos escolher as prioridades discutindo com todos os atores envolvidos, para que todos compreendam que algumas coisas que são necessárias às vezes tem que esperar um pouco, não por nossa vontade, mas por questões orçamentárias. Esse tipo de ação, gera compreensão, e miniminiza muito possíveis conflitos desnecessários”, conclui o Renê Silva.
A Secretaria Municipal de Educação, tem buscado diversas parcerias para implementação de Políticas Públicas, como a parceria com o PROAM (Programa de Apoio aos Municípios) da Secretaria de Educação do Estado. Com a Assessoria do PROAM, Planaltino está elaborando o Plano de Carreira, Plano Municipal de Educação, Plano de Ações Articuladas (PAR), e também o PROGESTÃO (Programa de Formação para Gestores).

Nenhum comentário:

Postar um comentário