segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

 



domingo, 11 de dezembro de 2011

PLANALTINO: MAIS DE 170 EDUCADORES AVALIAM GESTÃO EDUCACIONAL EM SEMINÁRIO


 Secretário de Educação Renê Silva destaca importância do Seminário
Cultura participativa já faz parte da rotina educacional planaltinense
O Município de Planaltino, Estado da Bahia, localizado no Território do Vale do Jiquiriçá, à cerca de 330 km de Salvador, realizou neste último sábado (10/12), Seminário de Avaliação e Boas Práticas com todos os educadores da rede municipal.
O Seminário teve como objetivo avaliar o trabalho realizado pelas equipes gestoras das escolas e Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes. Os educadores apresentaram a síntese da avaliação realizada pela comunidade escolar. Cada escola reuniu todos os segmentos incluindo representantes do Colegiado Escolar para responder a duas questões: "1. Gostaríamos de contar com a sua colaboração, no sentido de apontar quais os aspectos positivos e aqueles que precisam melhorar no trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe gestora (direção e coordenação) de sua escola"; e, "2. Quanto as ações e o trabalho de atendimento e acompanhamento da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, quais os aspectos positivos e aqueles que precisam melhorar?"
A mesa de abertura do evento, contou com a participação do Prefeito Municipal Zeca Braga, Secretário de Educação Renê Silva, Diretora Administrativa Graça Sudré, Diretor de Apoio Pedagógico Marcos Paiva, Diretor de Cultura e Esportes Edivaldo Gonçalves, representando os Diretores Naiara Oliveira, Presidente do Conselho Municipal de Educação (CME) Ariosvaldo Porfírio, Presidenta do Conselho do FUNDEB Sonilza Nara e Presidente do Conselho de Alimentação (CAE) Jucélia Bonfim. O Presidente do CME, Ariosvaldo, fez questão de destacar, que “o município de Planaltino, é um dos raros municípios brasileiros que tem a coragem de realizar um evento de avaliação da gestão educacional, isso mostra o compromisso e a responsabilidade em realizar um trabalho sério”.
O Secretário Renê Silva, destacou que “ações como o Seminário de Avaliação, representa na prática o que muitos teóricos defendem sobre gestão democrática, mas que poucos conseguem materializar. Hoje tentam reduzir a discussão em torno da gestão democrática a eleição direta para escolha de diretores, como se isso você a essência. Muito mais que eleições, é preciso efetivar os espaços participativos, pois democracia se faz com participação na elaboração, execução e avaliação dos processos, e não apenas na escolha dos seus representantes. Os princípios de nossa gestão são participação + compromisso = resultados, precisamos prestar contas e apresentar resultados sobre nossas ações”.
 Prefeito Zeca Braga parabenizou o trabalho que vem sendo realizado pelos educadores
 Diretora Administrativa da Secretaria, Graça Sudré, apresenta trabalho realizado em 2011
O Prefeito Zeca Braga parabenizou à todos os educadores pelo trabalho que vem sendo realizado. “Hoje, Planaltino é reconhecido na região, no Estado, e no Brasil pelas ações realizadas na área de educação e cultura. As pessoas estão curiosas para conhecer os projetos pilotos realizados em Planaltino, e isso graças ao trabalho que vocês estão realizando”.
Logo após a mesa de abertura, a as Diretorias da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes apresentaram as ações realizadas no ano de 2011, tendo como base os pontos que precisavam melhorar apresentados pelos educadores no Seminário de Avaliação de 2010. Em seguida, foi a vez das Escolas apresentarem a avaliação realizada pela comunidade escolar.
Nas apresentações das escolas, pode-se perceber os avanços alcançados em comparação com a avaliação realizada em 2010. Destaque para a aquisição de mobiliário escolar para todas as escolas, formação continuada realizada nas escolas, garantia de um coordenador pedagógico por escola, garantia de autonomia, atendimento e acompanhamento da Secretaria, atividades artísticas e esportivas do Projeto Craques da Cidadania, primeira escola de tempo integral no campo, projeto de Educaçaõ de Jovens e adultos "É temp de aprender", etc.
Quanto aos desafios, alguns ainda persistem, como a gestão do transporte escolar que não está completamente sob a responsabilidade da Secretaria de Educação, e novos foram apresentados, como a necessidade de ampliar o Projeto Craques da Cidadania para todos as escolas do campo, melhoria de infraestrutura de algumas escolas, entre outras.
Todo material apresentado será utilizado pelas equipes gestoras das escolas e da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes para planejamento das ações 2012.
Pela tarde, os participantes puderam compartilhar as Boas Práticas realizadas por cada escola em 2011. Logo no início da tarde, todos foram presenteados com a apresentação do Grupo de Recital de Cordel “Flor de Mandacaru” e da estudante Diná que emocionou à todos com a interpretação da canção “Eu vou seguir” de Marina Elali.
 Grupo "Flor de Mandacaru" e estudante Diná (à direita) encantaram os educadores
 Escolas contaram com participação de estudantes na apresentação das Boas Práticas
Durante a apresentação de cada escola, muitos foram os momentos de emoção e demonstração de satisfação pelo grande trabalho realizado. Os educadores de cada escola, tiveram a oportunidade de conhecer as ações e atividades realizadas pelos colegas. As escolas utilizaram vídeos, slides e apresentações com participação de estudantes. A Secretaria reunirá todo o material em DVD, e encaminhará para cada escola, para que essa troca de experiência sirva como recurso de planejamento das ações para 2012.
Ao final, muitos professores e diretores fizeram uso da palavra para agradecerem a Secretaria e aos colegas o trabalho realizado em 2011, desejando ainda mais sucesso no próximo ano. Este foi o terceiro Seminário realizado pela Secretaria de Educação. O primeiro foi em dezembro de 2010, para avaliar o trabalho daquele ano. O resultado da avaliação, serviu de base para planejamento dos trabalhos em 2011. Em julho deste ano, a Secretaria realizou o segundo Seminário com objetivo de avaliar o andamento do cumprimento das metas estabelecidas. Com a realização deste terceiro seminário, Planaltino consolida a Avaliação como cultura educacional, e cria um importante momento de socialização das boas práticas das escolas, valorizando todos os esforços empreendidos durante o ano pelas equipes gestoras e educadores.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

COLÉGIO DE CAMPINHOS REALIZOU AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA APRESENTAR AÇÕES REALIZADAS EM 2011


 Flor de Mandacaru realizou mais uma bela apresentação
Estudante Diná encaontou a todos
A equipe do Colégio Municipal Manoel Castor Braga, localizado no Povoado de Campinhos, município de Planaltino, realizou na noite desta sexta-feira (09/12/2011), na Igreja do Povoado, Audiência Pública para apresentar para comunidade todas as ações e atividades realizadas no ano de 2011.
O evento contou com a presença da direção, professores e trabalhadores de apoio, estudantes do Colégio, pais e mães, membros da comunidade local, Secretário de Educação Renê Silva, Prefeito Zeca Braga, Vereador Dunga Braga, Diretor de Apoio Pedagógico Marcos Paiva, Diretor de Cultura e Esportes Edivaldo Gonçalves e dos Técnicos da SEMECE Carlos André e Reinaldo Cruz.
Na abertura da Audiência, o Diretor Iran Vieira fez questão de destacar algumas das conquistas do Colégio em 2011, destacando a aquisição do Mobiliário Escolar, Telecentro de Informática, e a autonomia na gestão do Programa Dinheiro Direto na Escola.
Durante a noite, vários foram os momentos de emoção, com destaque para a apresentação do Coral, interpretação musical da estudante Diná, e do Grupo de Recital Flor de Mandacaru.
Foram exibidos dois vídeos, o primeiro com exposição das apresentações do Grupo de Recital Flor de Mandacaru em diversos eventos, inclusive em outros municípios. O segundo mostrou todas as ações, projetos e atividades realizadas pela equipe escolar.
 Coral homenageou as famílias
 Comunidade compareceu em massa para prestigiar o evento
Foi sem dúvida uma noite encantadora, que provou que com compromisso e responsabilidade, da para ser fazer muito na simplicidade. A comunidade lotou a Igreja e prestigiou atentamente todo o evento, demonstrando em vários momentos com aplausos, sorrisos e emoção a satisfação por tudo que foi realizado.
O Colégio de Campinhos é pioneiro na realização de Audiência Pública para prestar contas para comunidade das ações realizadas durante o ano. Este é o terceiro ano de realização desta atividade, que contribui para o fortalecimento de uma gestão democrática e participativa.

PROFESSORES DAS ESCOLAS DO CAMPO DISCUTEM AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA ESCOLA


 
Aconteceu nesta ultima terça-feira (07.12.2011) o VII PROFEP das Escolas do Campo que teve como tema - Como desenvolver a avaliação institucional da Escola?
Dessa vez, professores, funcionários, gestores e alunos estiveram envolvidos no tema abordado. Avaliar é essencial na construção de uma prática consolidada na busca do sucesso educativo, por isso esse é um momento que não pode ser feito de qualquer jeito, é preciso saber como se da o processo de avaliação.
Utilizamos como fonte de pesquisa o Módulo IX do curso Progestão que explica de forma clara e objetiva os benefícios da Avaliação Institucional para a escola, pois ela visa avaliar a escola como um todo.Um processo global, contínuo e sistemático, competente e legítimo, participativo, que pode envolver agentes internos e externos na formação de subsídios para a melhoria da qualidade da instituição escolar”.
A apresentação do tema foi iniciada com o vídeo: A escola e a orquestra, o que entrou em perfeita sintonia com o tema a ser discutido, pois assim como uma orquestra a escola não funciona bem se maestro e músicos estiverem em tons diferentes.
Em seguida a professora Jakline Milena explanou sobre a importância da Avaliação Institucional na Escola, de que forma a mesma acontece e quais os benefícios para a escola após a análise dos resultados da avaliação.
Para reforçar o tema trabalhado foi também apresentado o vídeo Avaliação Institucional do Progestão e para concluir o momento, os professores e funcionários das Escolas do Campo, foram convidados para colocar em prática a avaliação institucional.
Teremos então a certeza que após o PROFEP e a Avaliação que ocorrerá no próximo dia 10 de dezembro de 2011 (sábado) as nossas Escolas percorrerão por novos caminhos advindos da participação da comunidade escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário