terça-feira, 13 de março de 2012

PLANALTINO CUMPRE LEI E ESTABELECE PISO SALARIAL DE R$ 1.452,00 PARA OS PROFESSORES


Secretário Renê Silva e Prefeito Zeca Braga (à direita)

A Administração do município de Planaltino, Estado da Bahia, localizado à cerca de 330 km de Salvador, no Território de Identidade do Vale do Jiquiriçá, não perdeu tempo, e instituiu já para o pagamento do mês de fevereiro, efetuado em 29/02, o Piso Salarial de R$ 1.452,00 para os professores.
Já no mês de janeiro, a Prefeitura de Planaltino, demonstrando o compromisso e valorização aos profissionais docentes, aumentou o Piso Salarial dos Professores para R$ 1.300,00, mesmo sem o anúncio do novo valor pelo Governo Federal. No pagamento do mês de março, será paga a diferença entre o novo valor do Piso e o valor pago no mês de janeiro.

PLANO DE CARREIRA

Com a definição do novo valor do Piso Salarial Nacional, a Secretaria Municipal de Educação de Planaltino, chega a fase final de elaboração do Plano de Carreira dos Profissionais do Magistério.
Na próxima semana, o Secretário, equipe técnica da Secretaria e a Gerência de Recursos Humanos da Prefeitura, se reunirão para finalizar alguns dados restantes para o Plano. Logo após, será agendada uma reunião final com a presença do Prefeito Zeca Braga, Secretaria de Administração e Finanças e Setor Contábil da Prefeitura para fechar os valores, percentuais e avaliar o impacto financeiro para finalização do Plano de Carreira. Após esta reunião, será marcado um Seminário com presença de todos os profissionais do magistério e APLB/Sindicato, para discussão e aprovação da versão final do Plano e encaminhamento para Câmara Municipal de Vereadores.

CONQUISTA HISTÓRICA
Desde o primeiro mês da atual gestão, em janeiro de 2009, o município procurou assessoria técnica junto ao Governo do Estado, através do Programa de Apoio a Educação Municipal – PROAM -, da Secretaria da Educação do Estado, para elaboração do Plano de Carreira, justamente por compreender a importância desta ação para educação municipal. Foi constituído um Comitê Executivo contando com representação da APLB/Sindicato, que iniciou as discussões de elaboração do Plano. No entanto, por problemas administrativos da Secretaria da Educação do Estado, o Programa de Assessoramento a Elaboração de Planos de Carreira parou.
Em 2011, não havendo o retorno do Assessoramento pela Secretaria Estadual, a Secretaria de Educação de Planaltino retomou as discussões de elaboração em parceria com a APLB/Sindicato. Foram várias reuniões até chegar a atual versão do Plano que será apresentada a categoria.
“A elaboração do Plano de Carreira é um compromisso do Programa de Governo do Prefeito Zeca Braga. Foi a primeira grande ação que iniciamos na Secretaria. Desde janeiro de 2009 estamos nesta luta. Infelizmente não houve continuidade na parceria de assessoramento com o Governo do Estado, mas a participação deles foi muito importante nesse processo. Retomamos a discussão para elaboração com a APLB/Sindicato, que teve papel estratégico nesta construção. Quanto ao pagamento do Piso, temos como principio a valorização dos profissionais do magistério, e não medimos esforços para garantir o que é de direito. O País tem uma dívida histórica com os professores, e nosso município mais ainda. Existem professores, que somando a irresponsabilidade de algumas gestões, já ficaram sem receber um total de 21 meses de salários. Imaginem que absurdo. Mas nós, ao contrário, fazemos de tudo para valorizar esse importante profissional”, pontua o Secretário de Educação Renê Silva.
Para o Prefeito Zeca Braga historicamente os professores planaltinenses foram injustiçados por gestões passadas, desde as severas e humilhantes filas para receber salário e tendo que ouvir piadas maldosas e até ameaças. “Estamos num momento único onde servidores tem seus direitos respeitados, salários pagos em dia, tudo isso fruto de uma gestão democrática e responsável, avançaremos muito mais com a implantação do plano de carreira e do estatuto, que estão sendo finalizados com muito cuidado por nós, nesse curto tempo alcançamos conquistas importantíssimas, nessa luta os servidores não podem dar passos para traz”, conclui Zeca Braga.

DIRETOR DE CULTURA E COORDENADOR DO PROJETO CRAQUES DA CIDADANIA DISCUTEM E PLANEJAM COM MORADORES DO DISTRITO DE IBITIGUIRA PROGRAMA DOMINGO DE FESTA: CRAQUES ITINERANTES.


 
Diretor de Cultura, Esporte e Lazer (Edivaldo Gonçalves) e Dona Hilda (lider da 3ª idade do Distrito de Ibitiguira)
Ontem, 29 de fevereiro de 2012, o Diretor de Cultura, Esporte e Lazer (Edivaldo Gonçalves Costa), acompanhado do Coordenador do Projeto Craques da Cidadania (Alcerjo Oliveira) e o responsável pelo Setor da Merenda Escolar da Secretaria Municipal de Educação(Reinaldo Cruz), visitaram os moradores e comerciantes do Distrito de Ibitiguira para juntos planejarem a 1ª exibição do Programa Domingo de Festa: Craques Itinerantes, programa este, que está dentro do Plano de Governo do Prefeito Zeca Braga e vinculado ao quadro de metas da Secretaria Municipal de Educação para todo o ano de 2012. 
 Diretor de Cultura, Esporte e Lazer (Edivaldo Gonçalves), Reinaldo Cruz e Profº. Cláudio.
De início, houve uma extensa reunião com o professor Cláudio, com o intuito de definir algumas ações de incumbência da Escola Municipal Clemente Mariani, tipo: Local de funcionamento das oficinas; envolvimento do pessoal de apoio;  garantir envolvimento de pais e alunos; convidar alunos e pais da zona rural do Distrito de Ibitiguira, dentre outros. Após esta reunião, a comissão dirigiu – se aos comércios para divulgar o Projeto e pedir dos mesmos  a participação no evento, dentre eles podemos destacar a bela receptividade do Senhor Zeca da Serra e sua esposa, que ofereceram frutas para a comissão, além de colocar – se a disposição do Projeto, pois ele afirma que será um momento de grande valia para os moradores do referido Distrito.
Comissão do Programa Domingo de Festa, Zeca da Serra e  sua esposa.
Na Sequência, visitou – se Dona Hilda, figura animada e descontraída que representa os Jovens da 3ª idade do Distrito de Ibitiguira e em reunião  ficou definido que no dia 18 de março do corrente ano, data prevista para realização do Programa Domingo de Festa, acontecerá oficinas de educação física para os mesmos no salão paroquial.
 Comissão do Programa Domingo de Festa e Dona Hilda.
Após discussão com a comunidade, ficou definido através do Programa Domingo de Festa: Craques Itinerantes, a realização das seguintes oficinas:
  • Dança;
  • Karatê;
  • Capoeira;
  • Percussão;
  • Atividades físicas para 3ª idade;
  • Futebol de campo;
  • Jogos de mesa – dominó e baralho;
  • Atividades recreativas;
  • Serviço social;
  • Cine Arte;  
Fonte: Diretoria de Cultura, Esporte e Lazer

EQUIPE DO COLÉGIO MUNICIPAL NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS REALIZOU MULTIRÃO DE MATRÍCULA PARA ALUNOS DA EJA


A Equipe do Colégio Municipal Nossa Senhora das Graças nesse mês de fevereiro, no período noturno, realizou a segunda e terceira etapas do mutirão de matrícula no Povoado da Angélica e Assentamento São Diogo , povoados de Planaltino-BA. 

A nossa Escola, está engajada no movimento de “Mobilização pela Educação”, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e lazer e as demais escolas do município de Planaltino, que visa mobilizar todos os segmentos da sociedade em prol da melhoria da educação pública. Especificamente nossa escola tem como objetivo realizar as matrículas destinadas ao público de Jovens e Adultos e Idosos (EJAI).

A equipe de educadores foi visitar os jovens, adultos e idosos, bem como todos aqueles que ainda não estavam matriculados. Esses momentos foram bastante significativos, já que conhecendo um pouco da vida desses educandos, estaremos relacionando melhor à sua realidade com o planejamento pedagógico para ser trabalhado em sala de aula com os mesmos.

Fonte: Colégio Municpal Nossa Senhora das Graças

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

1ª REUNIÃO PEDAGÓGICA DOS EDUCADORES DAS ESCOLAS DO CAMPO


“Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”. (Paulo Freire)

Na manhã de Quarta-feira (29/02/2012) os educadores das Escolas do Campo se encontraram na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação para definir os últimos detalhes em preparação ao início do ano letivo 2012.
Iniciamos com a exibição do vídeo “Aprender a aprender” de Rubem Alves, logo em seguida contamos com a presença da Coordenadora de Educação Especial do Município, Cleyde Barros, na qual a mesma nos apresentou a metodologia da ficha de pesquisa (diagnóstica) de possíveis dificuldades de aprendizagem dos educandos.

 Coordenadora de Educação Especial, Profa. Cleyde Barros

Coordenadora das Escolas do Campo, Profa,. Leía Nascimento
 
Foi apresentado pela Coordenadora Pedagógica Naíla Lima o slide “Boas vindas bem planejadas”, fundamentada em artigo apresentado pela Revista Nova Escola.
Por fim a Coordenadora Pedagógica Léia Nascimento e a Diretora das Escolas do Campo Jakline Milena socializaram as Propostas Curriculares: Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos – EJA, Matrizes curriculares e Quadros de horários vigentes no ano de 2012.
Bom início de ano letivo para todos os educadores do município e em especial aos educadores das Escolas do Campo.
Fonte: Diretoria das Escolas do Campo

POLO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PEDAGOGIA PELO PARFOR TERÁ ATIVIDADES NESTE FINAL DE SEMANA


Haverá aula do Polo de Formação de Professores em Pedagogia nos dias 02, 03 e 04 de março no Colégio Isaura Couto da Silva. As aulas serão referente à disciplina Antropologia, ministradas pela professora Terezinha. Segue abaixo a programação deste final de semana:
  • Sexta-feira, dia 02/03: aulas a tarde e a noite
  • Sábado, dia 03/03: aulas durante a manhã e tarde
Os transportes irão buscar os professores-alunos nas localidades do campo na sexta-feira, a partir das 11:30 da manhã.
Fonte: Diretoria Pedagógica

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

SECRETÁRIO VISITA OBRA EM NOVA ITÁIPE

O Secretário de Educação Prof. Renê Silva e o Diretor Pedagógico Marcos Paiva, estiveram na tarde de ontem (27/02), visitando a obra de reconstrução da Escola Municipal Clemente Mariani, no Distrito de Nova Itaípe.
O Prof. Renê se  reuniu com professores e a Diretora das Escolas do Campo, Profa. Jakline Milena, para organizar local para o início do ano letivo, até que a obra seja concluída. Segundo o responsável pela obra, em cerca de 20 dias a obra será concluída.
Logo após, o Secretário e Diretor Pedagógico seguiram para Ibitiguira e para o Povoado de Angélica, ondem também discutiram questões referentes ao início do ano letivo.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

PROJETO “CRAQUES DA CIDADANIA” REALIZARÁ CAMPANHA DE MATRÍCULA PARA NOVAS TURMAS


O Projeto “Craques da Cidadania” estará realizando campanha de matrícula para estudantes novos, de 27 de Fevereiro, até o dia 09 de Março. O objetivo desta ação é o preenchimento das novas turmas, previstas para atender aos estudantes da sede e do campo de Planaltino.
As matrículas serão realizadas nas unidades escolares atendidas pelo projeto, como o Colégio Municipal Isaura Couto da Silva, a Escola Municipal Clemente Mariani, Escola Municipal Cantinho do Saber, além das escolas situadas no campo do município, como a Maria Rosa de Almeida, que atende em tempo integral aos estudantes do povoado de Lajedinho, o Colégio Nossa Senhora das Graças, localizado no povoado da Angélica e o Colégio Manoel Castor Braga, no povoado de Campinhos.
Os monitores do “Craques da Cidadania” estarão de 05 a 09 de Março, nas unidades escolares durante a primeira semana de aula, realizando matrículas em diversas modalidades esportivas, como: karatê, futebol de campo, futsal, vólei e capoeira, além das atividades culturais, como percussão, flauta, dança e violão.
Fonte: Diretoria Pedagógica

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