Na foto: Renê Silva (Sec. de Educação de Planaltino), Linda Goulart (Coordenadora Nacional da Mobilização), Marizete Borges (Sec. de Educação de Irajuba), Deborah Luna (Sec. de Educação de Lajedo do Tabocal), Zeca Braga (Prefeito de Planaltino), Pedrineia Barbosa (Sec. de Educação de Iramaia) e Edna Leal (Sec. de Educação de Maracás).
Secretário de Educação de Amargosa, Prof. Eliezer faz abertura do evento
Mesa de abertura do evento na cidade de Jaguaquara
O Fórum dos Secretários e Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá (EDUCAVALE), ligado a Associação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá (MERCOVALE), realizou em parceria com o Ministério da Educação, Oficinas de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação.
As Oficinas foram realizadas em três pólos sendo sediadas pelos municípios de Amargosa (06/07), Maracás (07/07) e Jaguaquara (08/07), ficando as Secretarias Municipais de Educação destes municípios responsáveis pela organização dos eventos.
Os encontros contaram com a participação de representantes dos diversos segmentos da sociedade civil. Na foto acima Oficina realizada em Maracás
As Oficinas foram coordenadas pela Assessora Especial do Ministro da Educação e Coordenadora Nacional da Mobilização, Profa. Linda Goulart. Durante as oficinas, os participantes conheceram o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) e receberam orientações sobre como aplicá-lo em suas comunidades para incentivar à interação família-escola-comunidade. Os mobilizadores debateram também o conteúdo da cartilha “Acompanhem a vida escolar dos seus filhos” e tomaram conhecimento sobre os principais programas do poder público em prol da melhoria da Educação. Os participantes construíram e discutiram sugestões de atividades de incentivo à participação da família no cotidiano de estudos dos alunos.
Estiveram presentes nas três oficinas cerca de 300 pessoas, entre professores, diretores, coordenadores pedagógicos, conselheiros municipais, vereadores, prefeitos, secretários de educação, membroscolegiados escolares, instituições religiosas, segmentos sociais, estudantes e pais de alunos de 21 municípios do Vale do Jiquiriçá. Estiveram presentes e participando dos eventos, Joseval Alves Braga (Prefeito de Planaltino, Presidente da MERCOVALE e membro da Diretoria da União dos Municípios da Bahia – UPB) e Renê Silva (Secretário de Educação de Planaltino e Vice-presidente da UNDIME/BA).
O desafio colocado aos municípios agora, é dicutir o Plano de Mobilização no plano local e implantar Comitês de Mobilização que atuem para sensibilizar as famílias a respeito da importância do envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos, bem como no acompanhamento e fiscalização da oferta de uma educação de qualidade.
Está ação do Vale do Jiquiriçá, colocará a Bahia como Estado com maior número de Comitês de Mobilização. Até a realização das Oficinas no Vale, apenas os municípios baianos de Esplanada, Lauro de Freitas, Salvador e Ilhéus tinham realizado a capacitação e instalados os Comitês. No dia 28 de julho, o EDUCAVALE discutirá em sua 11ª Reunião ações efetivas e cronograma para implantação dos Comitês nos municípios do Vale do Jiquiriçá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário