quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012



Acompanhe as novidades dos dois primeiros dias da Jornada Pedagógica 2012 de Maracás.
Coordenadora Técnica Pedagógica Edilene Damasceno e coordenadoras pedagógicas recepcionam os convidados. Na foto: Edilene Damasceno, Eliane Gomes, Claúdia Vieira e Andrea De-Gino.
Palestra magna com o Profº Dr. Marcos Bagno.
Diretora do Departamento da Educação Ana Maria da Fonseca entrega placa de homenagem à professora Edilene Passos.





“A língua é como um rio que se renova, enquanto a gramática normativa é como a água do igapó, que envelhece, não gera vida nova a não ser que venham as inundações”.
Marcos Bagno 


A JORNADA PEDAGÓGICA 2012 pautada no tema EDUCAÇÃO PARA TODOS COM QUALIDADE,COMPROMISSOAFETIVIDADE E AUTOESTIMA, encontra nesses quatro pilares os fundamentos sólidos que norteiam o trabalho para a consolidação de resultados no espaço educacional.
A Educação, uma das mais sublimes atividades humanas, precisa atuar sob a perspectiva da oferta de um serviço que prima pela qualidade, o qual depende diretamente do grau de comprometimento dos sujeitos envolvidos, em que é indispensável o exercício incansável da afetividade e da alteridade. Dessa maneira, profissionais da educação e alunos constroem um ambiente descontraído e prazeroso, em que ensino e aprendizagem resultam do compromisso, da afetividade e do respeito por parte de todos aqueles que acreditam na educação como o caminho para a construção de uma sociedade melhor.
A noite de abertura da Jornada Pedagógica 2012 foi verdadeiramente um momento em que os profissionais da educação e toda a comunidade tiveram a oportunidade única de dialogar com um autor de renome nacional e internacional.
Reuniram-se aproximadamente 500 pessoas no Auditório Municipal de Maracás. A beleza do evento estava nítida no olhar de cada participante. Ao adentrar o Auditório todos foram acolhidos carinhosamente e recepcionados com a boa música do cantor maracaense Ailton Soares. Iniciando com as bençãos do Pe. José Lima, todos ainda prestigiaram o recital da música A base de toda conquista é o professor, realizado pelo Grupo Concriz que, em seguida, também foi executada pela Filarmônica Malasés, a qual também realizou uma bonita apresentação do Hino à Maracás.
Muito emocionada, a Secretária Municipal de Educação Edna Souza Leal Fontes agradeceu a todos os profissionais da educação de Maracás que realizam a prática pedagógica com compromisso, afetividade, autoestima e qualidade. Posteriormente, prestou sinceros agradecimentos a profissionais que marcaram positivamente a educação de Maracás, entregando placas de homenagem. O primeiro homenageado foi o Educavale, representado pela Secretária Municipal de Educação de Jaguaquara, Maristela Amaral, presidente do Educavale. A Secretária Edna Leal pontuou para os presentes a importância do Educavale na articulação de políticas educacionais para os municípios do Vale do Jiquiriçá. Foi nítido para todos a existência de parceria e amizade entre as secretárias. Também prestigiou o evento a Secretária Municipal da Educação de Lagedo do Tabocal, Deborah Luna.
O segundo homenageado foi o Chefe da Guarda Municipal Beneval Leone, cuja placa de homenagem foi entregue pelo Diretor de Cultura Edmar Vieira. Também foram homenageadas as professoras aposentadas Edilene Passos e Naildes Leal. A Secretária Edna Leal fez questão de expor a todos a importância de ter na família cinco professoras “quatro irmãs e uma sobrinha”. Ainda foram homenageadas a professora Raema Passos (antiga diretora do Instituto de Educação de Maracás – IEM) e a professora Analuce Borges (antiga diretora do Centro Educacional Vanda Lacerda de Matos – CEVLAM, antigo CEASP). Na oportunidade, foram também apresentadas as novas diretoras das respectivas escolas, Elma Barreto (IEM) e Kelly Novaes (CEVLAM).
O Diretor de Cultura, Edmar Vieira, proferiu sábias palavras a respeito do palestrante da noite, o prof. Dr. Marcos Bagno, o qual conquistou a todos com sua firmeza na fala e a com a eficácia das informações. De fato, a palestra não interessava somente a professores de Língua e Literatura, mas a todos os profissionais da educação que utilizam a fala como instrumento no processo de ensino-aprendizagem.



A Educação embelezou o Auditório Municipal de Maracás na noite de 07/02/2012

 
O professor Doutor Marcos Bagno em sua palestra defende a língua portuguesa falada pelo povo brasileiro. Critica e derruba os mitos inseridos na sociedade que contribuem para o preconceito lingüístico. Fez uma análise critica de cada um dos mitos e chega à conclusão de que eles não possuem fundamento e nenhuma justificativa. São na realidade resultado da ignorância ideológica que contribui para que o preconceito lingüístico aumente.  Ele diz que alguns letrados, o jornalismo falado e escrito ditam regras do que é certo ou errado falar. O autor defende o uso da língua viva e falada no Brasil. Para ele a norma padrão só serve para esconder preconceitos e acaba por tornar-se instrumento de exclusão social.
A língua é como a água do rio que renova e se transforma constantemente.
Ao término da palestra, foram sorteados livros entre os professores e abriu-se um espaço para autógrafo de livros.
A Prefeitura Municipal de Maracás e a Secretaria Municipal da Educação agradecem sinceramente a todos os profissionais que trabalham por uma educação cada vez melhor.

DIA 08/02/2012 - OFICINAS ESPECÍFICAS PARA TODOS OS SEGMENTOS DA EDUCAÇÃO


Professor Petrônio Martins realiza oficina com professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio com a temática O LÚDICO E A MATEMÁTICA: AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES EM SALA DE AULA

Professor Edmar Vieira realiza oficina com professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio com a temática O ENSINO DE LITERATURA INTEGRADO A OUTRAS LÍNGUAS ARTÍSTICAS.

Professora Gerusa Bispo (Direc 13) realiza oficina com professores da EJA - Educação de Jovens e Adultos com a temática A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O MUNDO DO TRABALHO.

Professora Cleyde Martins Barros  realiza oficina com professores da zona rural (Programa Escola Ativa) com a temática OUTROS OLHARES: O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MÚSICA E OUTRAS ARTES NA ESCOLA.
As Coordenadoas Pedagógicas Marineide e Aliádne realizam oficina com professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio com a temática PEDAGOGIA DE PROJETOS: CONSTRUÇÃO E EXECUÇÃO.

Professora Eliege Rodrigues realiza oficina com professores do Ensino Fundamental I, Escola Especial e Professores do AEE com a temática OUTROS OLHARES: O ENSINO DA MÚSICA E OUTRAS ARTES NA ESCOLA].

Professora Rafaella Eloy realiza oficina com professores da Educação Infantil com a temática MOTIVAÇÃO E AUTOESTIMA COMO INSTRUMENTOS DO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM

 A Secretaria Municipal de Educação de Maracás e os profissionais da Educação agradecem aos oficineiros pela rica contribuição! 
A Jornada Pedagógica não acabou ainda! Acompanhe nosso blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário