quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

PLANALTINO REALIZA OFICINA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO

 Comitê elaborou Plano Municipal de Mobilização Social pela Educação
 Prefeito Zeca Braga manifestou seu desejo de que a Mobilização em Planaltino seja realizada no dia-a-dia

O Município de Planaltino/BA, localizado a cerca de 330 km de Salvador, realizou na última segunda-feira (16/01), Oficina de Elaboração do Plano Municipal de Mobilização Social pela Educação. Participaram da Oficina, membros do Comitê Local de Mobilização, Prefeito Municipal, técnicos das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social e representantes da sociedade civil.
Pela manhã, os mobilizadores realizaram um estudo sobre Interação Família-Escola, discutindo os pressupostos e fundamentos que podem contribuir para o sucesso da interação, o papel dos gestores escolares e professores na mobilização, e também estratégias para incluir família e comunidade no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
Outro ponto de destaque nas discussões realizadas pela manhã, foi o papel das instituições religiosas na mobilização. Foi destacada a grande influência que os lideres religiosos exercem em suas comunidades, e o quanto eles podem contribuir nesse processo de mobilização social pela educação. A importância de fortalecimento das ações intersetoriais entre educação, saúde e assistência social também foi abordada.
No início dos trabalhos da tarde, sob o slogan “Planaltino Mobilizado pela Educação”, foram apresentados os materiais da Mobilização Social pela Educação. O município optou por fazer uma adaptação nos modelos apresentados pelo Ministério da Educação, incluindo especificidades da realidade local. Com isso, banners, panfletos, camisas e a versão adaptada da cartilha “Acompanhem a vida escolar de seus filhos” ganharam novos desenhos.

 
De forma participativa, mobilizadores planaltineses elaboram estratégias para fortalecer a participaão dos pais na escola

Logo após, foi dado início na Oficina para Elaboração do Plano Municipal de Mobilização Social pela Educação. Divididos em cinco grupos, os participantes responderam a questão “Quais são os fatores que atrapalham a participação dos pais na vida escolar dos seus filhos?”. Os grupos apresentaram os fatore, construindo um painel.
Em seguida, cada grupo se reuniu novamente, e tendo como base os fatores apresentados anteriormente, construíram propostas de ações à serem desenvolvidas: pela Secretaria Municipal de Educação; Escolas; Pais, mães e responsáveis por alunos; Secretarias de Saúde e Assistência Social; Igrejas e Associações; e, Conselho Tutelar.
A equipe da Secretaria Municipal de Educação trabalhará na redação e ajustes do Plano Municipal de Mobilização Social pela Educação, e na próxima reunião do Comitê de Mobilização, a versão final será apresentada para aprovação.
Profissionais da Educação, Saúde e Assistência Social, membros de Igrejas e Associações, Conselheiros mobilizados pela Educação

O lançamento do Plano está previsto para o mês de fevereiro, onde o Comitê convidará toda a comunidade para apresentação. Há a expectativa da participação da Profa. Linda Goulart, Assessora Especial do Ministro da Educação e Coordenadora da Mobilização Social pela Educação, no evento de lançamento.
A Oficina foi mediada pelo Professor Renê Silva, coordenador do Comitê e Secretário Municipal de Educação de Planaltino. Estiveram representados na atividade: Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, Igrejas Católica, Batista, Assembléia de Deus, Batista Independente Filadelfia e Cristã no Brasil, Grupos de Recitais Renascer e Flor de Mandacaru, Conselho Municipais de Educação, FUNDEB e Alimentação Escolar, Conselho Tutelar, Escolas Municipais e Colégio Estadual.
Fonte: www.educaplanaltino.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário