PLANALTINO REALIZA OFICINA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO
Comitê elaborou Plano Municipal de Mobilização Social pela Educação
Prefeito Zeca Braga manifestou seu desejo de que a Mobilização em Planaltino seja realizada no dia-a-dia
O Município de Planaltino/BA, localizado a cerca de 330 km de Salvador, realizou na última segunda-feira (16/01), Oficina de Elaboração do Plano Municipal de Mobilização Social pela Educação. Participaram da Oficina, membros do Comitê Local de Mobilização, Prefeito Municipal, técnicos das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social e representantes da sociedade civil.
Pela manhã, os mobilizadores realizaram um estudo sobre Interação Família-Escola, discutindo os pressupostos e fundamentos que podem contribuir para o sucesso da interação, o papel dos gestores escolares e professores na mobilização, e também estratégias para incluir família e comunidade no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
Outro ponto de destaque nas discussões realizadas pela manhã, foi o papel das instituições religiosas na mobilização. Foi destacada a grande influência que os lideres religiosos exercem em suas comunidades, e o quanto eles podem contribuir nesse processo de mobilização social pela educação. A importância de fortalecimento das ações intersetoriais entre educação, saúde e assistência social também foi abordada.
No início dos trabalhos da tarde, sob o slogan “Planaltino Mobilizado pela Educação”, foram apresentados os materiais da Mobilização Social pela Educação. O município optou por fazer uma adaptação nos modelos apresentados pelo Ministério da Educação, incluindo especificidades da realidade local. Com isso, banners, panfletos, camisas e a versão adaptada da cartilha “Acompanhem a vida escolar de seus filhos” ganharam novos desenhos.
De forma participativa, mobilizadores planaltineses elaboram estratégias para fortalecer a participaão dos pais na escola
Logo após, foi dado início na Oficina para Elaboração do Plano Municipal de Mobilização Social pela Educação. Divididos em cinco grupos, os participantes responderam a questão “Quais são os fatores que atrapalham a participação dos pais na vida escolar dos seus filhos?”. Os grupos apresentaram os fatore, construindo um painel.
Em seguida, cada grupo se reuniu novamente, e tendo como base os fatores apresentados anteriormente, construíram propostas de ações à serem desenvolvidas: pela Secretaria Municipal de Educação; Escolas; Pais, mães e responsáveis por alunos; Secretarias de Saúde e Assistência Social; Igrejas e Associações; e, Conselho Tutelar.
A equipe da Secretaria Municipal de Educação trabalhará na redação e ajustes do Plano Municipal de Mobilização Social pela Educação, e na próxima reunião do Comitê de Mobilização, a versão final será apresentada para aprovação.
Profissionais da Educação, Saúde e Assistência Social, membros de Igrejas e Associações, Conselheiros mobilizados pela Educação
O lançamento do Plano está previsto para o mês de fevereiro, onde o Comitê convidará toda a comunidade para apresentação. Há a expectativa da participação da Profa. Linda Goulart, Assessora Especial do Ministro da Educação e Coordenadora da Mobilização Social pela Educação, no evento de lançamento.
A Oficina foi mediada pelo Professor Renê Silva, coordenador do Comitê e Secretário Municipal de Educação de Planaltino. Estiveram representados na atividade: Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, Igrejas Católica, Batista, Assembléia de Deus, Batista Independente Filadelfia e Cristã no Brasil, Grupos de Recitais Renascer e Flor de Mandacaru, Conselho Municipais de Educação, FUNDEB e Alimentação Escolar, Conselho Tutelar, Escolas Municipais e Colégio Estadual.
Fonte: www.educaplanaltino.blogspot.
Nenhum comentário:
Postar um comentário