terça-feira, 5 de junho de 2012

PLANALTINO PARTICIPA DO I ENCONTRO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO PROMOVIDO PELO MINISTÉRIO PÚBLICO DA BAHIA


Claudilson Santos(Secretário de Seabra), Reinaldo Ferreira (Coord. de Alimentação Escolar de Planaltino), Edna Leal (Secretária de Maracás) e Renê Silva (Secretário de Planaltino)
Nos dias 31/05 e 01/06, o Secretário de Educação de Planaltino Prof. Renê Silva e o Coordenador de Alimentação Escola Reinaldo Ferreira, estiveram participando do I Encontro Estadual da Educação Promovido pelo Ministério Público da Bahia.
O evento teve como objetivo o cumprimento de compromisso estabelecido no Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Ministério Público e o Ministério da Educação, para promover a capacitação dos membros do Ministério Público, visando a defesa do Direito à Educação. Apesar de ter como foco promotores de justiça, foi estendido o convite para Dirigentes de Educação e Técnicos de Secretarias.
O encontro discutiu diversas temáticas: A importância da atuação do Ministério Público para Garantir a Qualidade da Educação; Como melhorar o IDEB no Combate ao Analfabetismo; Transporte Escolar; Siope e Fundeb; Valorização Profissional; Alimentação Escolar; O papel do TCE e TCM na Fiscalização dos Recursos; Educação Infantil; Gestão Democrática; Atendimento Educacional Especializado; e, foi apresentando o Programa do Ministério Público e os Objetivos do Milênio.

PROJETO CINE ESCOLA PROMOVE MAIS UMA NOITE DE MUITA DIVERSÃO PARA OS ALUNOS DAS ESCOLAS CLEMENTE MARIANI/CASTELO BRANCO E CANTINHO DO SABER.


Ontem, 31 de maio de 2012, A Diretoria de Cultura, Esporte e Lazer, realizou mais uma exibição do Projeto Cine Escola em Parceria com as Escolas Clemente Mariani, Castelo Branco e Cantinho do Saber. Como de costume, os alunos têm demonstrado interesse em participar deste projeto que tem trazido para o seu público alvo (alunos), muita diversão e entretenimento. 
A Comissão do referido Projeto tem tido uma preocupação toda especial, para  que não seja apenas uma exibição de filmes comum, mas que  os nossos alunos possam aprender com estes filmes exibidos. E graças às parcerias estabelecidas entre as escolas, este objetivo tem sido posto em prática, pois anteriormente os professores  trabalham em sala de aula a resenha do filme a ser exibido, através de diversas atividades de leitura e escrita. E ontem não foi diferente! Os alunos compareceram em massa para assistir o filme RANGO que conta a história de um camaleão doméstico, que acabou sofrendo um acidente de transporte e ficou abandonado no deserto. 
Fonte: Diretoria de Cultura, Esporte e Lazer.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FAZ LANÇAMENTO DE NOVAS ATIVIDADES DO PROJETO CRAQUES DA CIDADANIA NO POVOADO DE CAMPINHOS.

  Comunidade de Campinhos participa do lançamento do "Projeto Craques da Cidadania".
 Apresentação do Grupo de Flauta Doce do "Projeto Craques da Cidadania".
 Apresentação do Grupo de Violão do "Projeto Craques da Cidadania".
 Autoridades participam do lançamento do "Projeto Craques da Cidadania" no Povoado de Campinhos. 
Na noite de ontem, 31 de maio de 2012, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Lazer, do Município de Planaltino – Bahia, em parceria com o Colégio Municipal Manoel Castor Braga mobilizou os moradores do Povoado de Campinhos: pais, alunos, representantes de associações e líderes religiosos para apresentar  o Projeto Craques da Cidadania, que até então, está em pleno funcionamento na sede do Município e em alguns Povoados como Lagedinho com oficinas de (Karatê, Dança, Flauta e Informática),  Nova Itaipe com oficinas de (Flauta e Capoeira) e Povoado de Angélica com aulas de (Futebol e percussão). Nesta quinta – feira, foram implantadas em Campinhos oficinas de (Capoeira, Flauta e violão). 
Prefeitura de Planaltino entrega para os alunos de Campinhos 42 Flautas e 10 violões.
O objetivo dos Coordenadores do projeto era apresentar para a comunidade do Povoado de Campinhos um pouco das  oficinas que vem sendo desenvolvidas no referido projeto, como: Dança, Capoeira, Karatê, Violão, Flauta, entre outros. Após apresentação a comunidade ficou emocionada por ver os alunos do município darem show em suas apresentações. O destaque em Campinhos foia a apresentação da aluna Railda do 3º ano,  que toma aula de capoeira  com o professor Dário, encantou a todos pelo seu gingado e pela sua perfeita apresentação, jogando Capoeira de igual a igual com o seu Mestre. 
  
Aluna do 3º ano do Povoado de Campinhos é destaque na apresentação de Capoeira.
 
 Apresentação do Grupo de Dança do Projeto Craques da Cidadania e Fanfarra Estudantil Planaltinense (FANEP).
Foi uma noite memorável, onde a comunidade e os alunos presentes receberam 10 violões e 42 flautas. Mais uma ação da prefeitura em parceria com a Sec. de educação que visa efetivar o projeto de escola de tempo integral. Agora já são 406 alunos do meio rural assistidos pelo projeto Craques da Cidadania; parabéns a todos os envolvidos nesta ação, em especial aos professores e alunos do projeto – Ressalta Alcérgio Oliveira (Coordenador do Projeto).
Fonte: Diretoria de Cultura, Esporte e Lazer.

PLANALTINO MARCA PRESENÇA NO XVII FÓRUM DOS SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO VALE DO JEQUIRIÇÁ – EDUCAVALE

Ontem, 31/05/2012 o Diretor de Cultura Edivaldo Gonçalves e a Diretora Administrativa Graça Sudré, participaram,  em Itatim-Bahia  do XVII Fórum dos Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá e o XVIII Encontro dos Dirigentes de Pontos de Cultura  do Vale do  Jiquiriçá. O Encontro foi realizado na Câmara de Vereadores de Itatim com a presença de Secretários, Diretores, Dirigentes de Cultura e demais convidados dos municípios que compõe o Educavale. A programação iniciou-se às 08h00min com o credenciamento, acolhida, apresentação e discussão dos pontos de pauta: Palestra sobre “Os Desafios do Programa Mais Educação nos Municípios do Vale do Jiquiriçá”; Momento Educavale: Organização e Cronograma das Próximas Reuniões. 
Um dos momentos mais significantes do encontro, foram às experiências exitosas do Programa Mais Educação socializadas pelos Gestores do Colégio Estadual Mary Rabelo e do  CEEP Regis Pacheco,  da Direc -13 de Jequié. A  vice gestora Sinara , do CEEP Regis Pacheco  explicou todas as etapas do Mais Educação, ressaltando a importância do Gestor ( peça chave do programa) e toda a comunidade escolar abraçá-lo com entusiasmo, acreditando sobretudo, que é possível fazê-lo acontecer nas extremidades da escola, apesar das dificuldades encontradas, em especial na infraestrutura da maioria dos municípios contemplados.  Esclareceu, ainda,   que uma vez implantado, as oficinas do Mais Educação não devem funcionar como “bancas”, os monitores devem planejar atividades criativas, motivadoras e desafiantes aos alunos para motivá-los a ter presença ativa no programa. 
 O Programa Mais Educação visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, a autoestima dos alunos oferecendo a possibilidade de educação integral a crianças, adolescentes e jovens, apoiando atividades socioeducativas em horário diferente do turno letivo escolar e promovendo ações de ampliação dos tempos e espaços educativos.
No final da tarde a Presidente do Educavale Maristela Amaral passou alguns informes a respeito do SINAFOR – ferramenta que dá acesso aos planos construídos pelos gestores escolares, através do PDE Interativo; PAR, Fórum de Educação no Campo e sobre o XVIII encontro do Educavale que será no município de Planaltino no dia 14 de Junho do corrente ano.
Fonte: Diretoria de Administração/Diretoria de Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário