quarta-feira, 19 de setembro de 2012

PLANALTINO PARTICIPA DO VIII ENCONTRO ESTADUAL DA UNCME E I ENCONTRO DO FEE-BA – EXPERIÊNCIA DE ARTICULAÇÃO DO EDUCAVALE É APRESENTADA

Graça Alves, Lucieide Bastos, Renê Silva, Gilvânia Nascimento (coordenadora da UNCME/BA), Graça Sudré, Sérgio Guerra (vice-presidente do CEE) e Rosalina (Secretária de Educação de Nova Itarana)
Nos dias 17 e 18 de setembro, as Conselheiras de Educação Maria das Graças Alves (Presidenta), Lucieite Bastos (Vice-presidenta) e Maria das Graças Sudré (Secretária) e o Secretário de Educação Renê Silva, estiveram participando do VIII Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME/BA) e I Encontro do Fórum Estadual de Educação da Bahia (FEE-BA), realizado na cidade de Feira de Santana.
O objetivo do encontro foi discutir os desafios e perspectivas para os municípios quanto ao Regime de Colaboração, Plano Nacional de Educação, Sistema Nacional Articulado de Educação, apontando a necessidade de elaboração e/ou adequação dos Planos Municipais de Educação.
Na primeira mesa, o Prof. Nildon Pitombo fez uma contextualização da existência e trajetória do FEE-BA e sua relação com os Fóruns Municipais de Educação no contexto da articulação entre sistemas de educação.
Logo após, a presidenta do Conselho Estadual de Educação , Profa Ana Teixeira, realizou uma palestra sobre a importância de articulação entre os sistemas de ensino, pontuando os princípios do Regime de Colaboração e sua institucionalidade.
A construção de possibilidades estruturantes do direito de aprender, também foi objeto  de discussão sob a ótica da Formação de Professores com o Prof. Rodrigo Aragão do FORPROF/BA/IAT, da Educação e socialização da pessoa com deficiência com a Profa. Eliane de Souza Nascimento da UFBA e com a Educação de Jovens e Adultos com a Profa. Fátima Urpia do Fórum de EJA da UNEB.
 Prof. Renê Silva relata experiência de articulação do EDUCAVALE
EXPERIÊNCIA DO EDUCAVALE
O Prof. Renê Silva (Secretário de Educação de Planaltino/vice-presidente da UNDIME/BA e Coordenador do EDUCAVALE) fez parte da Mesa Redonda com a Profa. Dra. Alda Pepe (membro do FORPROF e do FEE, Conselheira Estadual de Educação) que discutiu sobre “do direito de estudar ao direito de aprender: uma discussão atualizada sobre o direito à educação”, e como o Prof. Dr. Reginaldo de Souza Silva (docente da UESB e membro do FEE) abordou o “papel dos entes federados na garantia do direito à educação e os planos decenais de educação”.
A implementação do Regime de Colaboração a partir dos Arranjos de Desenvolvimentos Territoriais foi o foco da apresentação do Prof. Renê Silva, que partiu da legislação vigente sobre a temática e da experiência que está sendo implementada no território de identidade do Vale do Jiquiriçá através do Fórum de Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá (EDUCAVALE).
Ao final do evento, foram realizados os encaminhamentos para o Encontro Nacional da UNCME, que será realizado nos dias 17, 18 e 19 de outubro em Gramado/RS. Também foi apresentada durante o evento uma Agenda de Trabalho Conjunto entre UNCME/UNDIME/FEE/CEE.
Estiveram presentes ao encontro membros do Fórum Estadual Permanente de Formação de Professores (FORPROF/BA), Fórum Estadual de Educação (FEE-BA), Conselho Estadual de Educação, professores de Instituições Públicas de Ensino Superior, UNCME e Conselheiros Municipais de Educação e Secretários de Educação de 88 municípios baianos. Em especial, estiveram presentes representando o Vale do Jiquiriçá os municípios de Planaltino, Nova Itarana, Ubaíra, Itatim, São Miguel das Matas e Mutuípe.
PARCERIAS
Após a apresentação do Prof. Renê Silva, o Prof. Nildon Pitombo (coordenador do FEE-BA) e o Prof. Sérgio Guerra (vice-presidente do CEE) manifestaram o desejo e confirmaram presença na próxima reunião do EDUCAVALE que será realizado no dia 25 de outubro no município de Lafaiete Coutinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário