quinta-feira, 30 de agosto de 2012

SECRETÁRIOS, CONSELHEIROS DE EDUCAÇÃO E DIRIGENTES DE CULTURA SE REÚNEM NA 20ª REUNIÃO DO EDUCAVALE EM UBAÍRA


 Apresentação Cultural na Abertura do Evento
 
 Profa. Maria Helena (Secretária de Educação de Ubaíra), acolhe todos os educadores presentes
Dirigentes de Educação, representante dos Dirigentes de Cultura e Palestrantes convidados

Na última terça-feira (28/08), foi realizada a 20ª Reunião do Fórum de Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá (EDUCAVALE), no município de Ubaíra. O Encontro contou com a parceria da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME/BA), através da Coordenadora Estadual, Profa. Gilvânia Nascimento (Presidenta do Conselho de Educação do Município de Ilhéus), e da Profa. Maria Aparecida (Presidenta do Conselho Municipal de Educação do Município de Jussari).
O primeiro ponto da pauta de discussão, foi a “Apresentação de documentos para criação do Sistema Municipal de Cultura”, explanação realizada pela Diretor de Cultura do Município de Maracás, Prof. Edmar Vieira. Logo em seguida, o Coordenador do EDUCAVALE, Prof. Renê Silva, socializou a apresentação que realizou no último dia 18 de agosto, no Encontro de Conselheiros de Educação do Nordeste, que aconteceu em João Pessoa – PB. Na mesa de discussão sobre o Regime de Colaboração, o Prof. Renê socializou a experiência de articulação que está sendo construída no Vale do Jiquiriçá. Aproveitou ainda para apresentar dados sistematizados dos resultados do IDEB 2011 no Território do Vale do Jiquiriçá, onde todos os municípios superaram as metas estabelecidas para o Ensino Fundamental Séries Iniciais. Alguns municípios fizeram uma breve avaliação dos resultados.
 Profa. Gilvânia Nascimento coordena apresentação dos grupos de trabalho
 Profa. Maria Aparecida compartilha experiência do CME de Jussari
 Prof. Renê Silva apresenta sistematização dos resultados do IDEB 2011 do Vale do Jiquiriçá

Em seguida, a Profa. Gilvânia Nascimento mediou a discussão sobre o funcionamento interno dos Conselhos Municipais de Educação e instrumentos de transição. Foi destacada a importância do trabalho dos Conselheiros para garantia da qualidade da educação, sobretudo a garantia do direito de aprender dos estudantes. Também foi abordada as atribuições e como realizar os encaminhamentos internos através de pareceres, resoluções e portarias.
A Profa. Maria Aparecida compartilhou a experiência do Conselho Municipal de Educação de Jussari, na conquista da autonomia financeira. Também foi apresentada os passos para construção de um plano de ação do Conselho.
 Secretários elegem Alessandro Correia de Brejões, Secretário Executivo do EDUCAVALE
Em grupos de trabalho, Secretários e Conselheiros discutem funcionamentos dos CME

ENCAMINHAMENTOS
Na mesa de encerramento, foram firmados os encaminhamentos: os municípios irão encaminhar para UNCME a demanda de formação de Conselheiros Municipais de Educação; constituição de um protocolo mínimo para garantir o funcionamento dos conselhos; organização de oficinas regionalizadas para os conselheiros sobre elaboração de pareceres e resoluções; criação do Polo da UNCME do Vale do Jiquiriçá; e criação ou reformulação dos sistemas municipais de educação para os municípios que ainda não fizeram, até o mês de dezembro.
Também foi eleito pelos Secretários de Educação, o Secretário Executivo para Coordenação do EDUCAVALE, ficando o Secretário de Educação de Brejões, Alessandro Correira.
PRÓXIMO ENCONTRO
A próxima reunião do EDUCAVALE ficou agenda para o dia 25 de outubro no município de Lafaiete Coutinho.
Participaram da 20ª Reunião do EDUCAVALE, 71 pessoas entre Secretários de Educação, Conselheiros de Educação, Coordenadores Pedagógicos, Técnicos de Secretarias, Dirigentes de Cultura dos municípios de Planaltino, Nova Itarana, Maracás, Irajuba, Brejões, Cravolândia, Santa Inês, Mutuípe, Ubaíra, Lafaiete Coutinho, Elísio Medrado, e municípios convidados de Jussari e Ilhéus

Nenhum comentário:

Postar um comentário