sábado, 25 de agosto de 2012

ARTICULAÇÃO EDUCACIONAL DO VALE DO JIQUIRIÇÁ É DESTAQUE EM ENCONTRO DE JOÃO PESSOA/PB

 Secretário enfatiza importância do dialogo para efetivação das políticas públicas
 Grupo de Trabalho da Bahia elabora agenda comum
Encontro reuniu Conselheiros Municipais e Estaduais de Educação e Dirigentes dos Estados da Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe
A manhã do último dia do IV Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação da Paraíba ficou marcada pela apresentação da experiência de articulação educacional do Território do Vale do Jiquiriçá/BA e pelos planos de trabalho apresentados pelos representantes dos Estados participantes do Encontro.
O Secretário de Educação de Planaltino, Prof. Renê Silva, Coordenador Executivo do EDUCAVALE (Fórum dos Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá) e Vice-presidente da UNDIME/BA, dividiu uma mesa redonda com Walisson Araújo (Coordenador Geral de Apoio à Gestão Democrática, Assistência e Acompanhamento aos Sistemas de Ensino do Ministério da Educação) e com o Prof. José Francisco de Melo Neto (Presidente do conselho Estadual de Educação de Pernambuco), cuja temática foi “Regime de Colaboração, exercício de competências comuns e cooperação federativa na definição e na coordenação de Políticas Públicas Educacionais”.
Na última mesa do evento que teve início no dia 16, o Prof. Renê Silva expos a experiência de articulação do Fórum dos Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá (EDUCAVALE), tendo como base o parecer o Parecer CNE/CEB Nº 9/2011 que analisa a proposta de fortalecimento e implementação do regime de colaboração mediante arranjos de desenvolvimento da educação. Na explanação foi apresentado todo o processo histórico de constituição do EDUCAVALE e sua dinâmica de funcionamento, como uma alternativa prática de institucionalização do Regime de Colaboração, de uma forma horizontalizada. Também foi destacado que todos os 22 municípios pertencentes ao Fórum superaram as metas previstas para o IDEB em 2011.
A experiência do EDUCAVALE foi elogiada por várias pessoas presentes ao evento, que afirmaram que este é um caminho de articulação à ser implementado em todos os Estados. Foi sugerido que está experiência seja compartilhada em outros encontros.
Ao final da manhã, os representantes de cada Estado presente ao Encontro, se reuniram para elaborar uma agenda de ações que contribuam para o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Educação, bem como da melhoria da qualidade educacional dos municípios. Pela Bahia, estiveram presentes representantes da UNCME, UNDIME e Conselho estaual de Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário