sábado, 25 de agosto de 2012

MUNICIPÍOS DO VALE DO JIQUIRIÇA SUPERAM METAS DO IDEB 2011 PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I

 Estudantes em atividade. Escola Municipal Maria Rosa de Almeida, Povoado de Lagedinho - Planaltino
Os resultados no IDEB 2011 divulgados este mês, apontaram que todos os municípios do Território de Identidade do Vale do Jiquiriçá superaram as metas previstas para o Ensino Fundamental Séries Iniciais.
Os resultados demonstram que a qualidade da educação nesta etapa de ensino está melhorando. O município de Itatim foi o que alcançou a maior nota, 5, seguido dos municípios de Amargosa e Elísio Medrado com 4,8. No entanto, todos os outros tiveram melhoras em seus resultados.
Já os resultados do Ensino Fundamental Séries Finais, dos 22 municípios, apenas 11 conseguiram superar as metas estabelecidas. Planaltino teve a maior nota com 4,2, superando inclusive a média nacional que foi de 4,1. Em seguida vem o município de Itaquara com 3,3 e São Miguel com 3,2. O desempenho nesta etapa de ensino foi preocupante em todo o país, com poucos municípios conseguindo superar as metas previstas.
Na média geral, somando as notas das duas modalidades de ensino e dividindo por dois, o município de Planaltino teve a maior nota do Vale do Jiquiriçá, com 4,25, seguido por Amargos com 3,95 e Elisío Medrado e Lafaiete Coutinho com 3,9.
IDEB
Desde 2005, o sistema de ensino brasileiro tem um indicador criado para medir a qualidade da educação básica no País. Se o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) fosse uma prova, poderia se dizer que finalmente o País ficou “na média”. É o que apontam os números de 2011: em uma escala de 0 a 10, a nota atribuída aos anos iniciais do Ensino Fundamental é 5. O resultado supera a meta estabelecida para 2011, 4,6 pontos. Também é 0,4 ponto superior ao verificado em 2009. Os dados da última edição do Ideb foram divulgados ontem pelo Ministério da Educação (MEC).
O indicador atribui uma nota diferente para três etapas da educação básica: anos iniciais do Ensino Fundamental (1° ao 5º ano), anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio. Se nos anos iniciais houve crescimento de 0,4 ponto, nos anos finais a melhora é mais lenta – a nota passou de 4 pontos em 2009 para 4,1 em 2011. No caso do Ensino Médio, a situação é mais grave: na média nacional, a meta de 3,7 pontos foi atingida, mas nove estados pioraram seu desempenho em relação a 2009.

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