sábado, 30 de abril de 2011

DIRETORES DA UNDIME SE REÚNEM COM O SECRETÁRIO OSVALDO BARRETO

 Retorno do assessoramento para revisão do PAR foi principal solicitação neste primeiro encontro
Transporte Escolar e fortalecimento e ampliação do atendimento do PROAM foram outros pontos abordados

A nova diretoria da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação da Bahia (Undime), eleita no último dia 14 de abril, foi apresentada ao secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, na quinta-feira (29). Na primeira reunião com o secretário os novos dirigentes da entidade reafirmaram o apoio ao Pacto da Educação – Todos pela Escola, lançado ontem, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), com a presença do governador Jaques Wagner.

“Colocamos a importância da parceria da Undime com a Secretaria da Educação, sobretudo na articulação dos municípios em prol do Pacto”, ressalta Renê Silva, vice-presidente da Undime, que tem como presidente Luiz Valter de Lima.

Ainda relativo à pauta da reunião, a diretoria da Undime discutiu com o secretário sobre o fortalecimento e ampliação das ações do Programa de Apoio aos Municípios (Proam), retorno do acompanhamento e assessoramento do Plano de Ações Articuladas (PAR) e aceleração do processo de municipalização da rede de ensino e estadualização das escolas.

“O secretário se mostrou sensível a todos os pontos de discussão e prometeu uma agenda periódica de trabalho para que as questões levantadas na reunião sejam aprofundadas e colocadas em prática”, disse Renê Silva.
Fonte: Publicado sex, 29/04/2011 - 16:02 por Assessoria de Comunicação da SEC/BA - ASCOM http://www.educacao.institucional.ba.gov.br/node/2325

PREFEITURA DE PLANALTINO REALIZA MAIS UMA AÇÃO DE VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR E GARANTE CUMPRIMENTO DA LEI DO PISO


Professoras Gerolina e Joíra, Escola Municipal Cantinho do Saber: Valorizar o professor é cuidar bem das crianças

O Prefeito de Planaltino Zeca Braga, e o Secretário de Educação Renê Silva, conscientes da importância da valorização dos professores para melhoria da qualidade da educação, não perderam tempo, e sairam na frente garantindo o cumprimento da Lei 11.738/2008, que institui o Piso Salarial Nacional para os Professores.
No início do mês de abril, o Supremo Tribunal Federal (STF) se posicionou a favor do piso salarial da categoria, que deve ser calculado como vencimento base. O prefeito Zeca Braga e o Secretário Renê Silva, não perderam tempo, e instituram o cumprimento da Lei já no pagamento salarial realizado no último dia (30).
“Entendemos que o professor precisa ser valorizado para que trabalhe cada vez mais motivado, de modo que sua prática contribua para melhoria da qualidade da educação municipal. Temos investido na melhoria da infraestrutura das escolas, na aquisição de materiais e equipamentos, na garantia de um coordenador pedagógico por escola, e não esquecemos do professor, que é nosso principal parceiro nesse processo”, pontua Zeca Braga.
Além destas ações, o município consguiu através da articulação do Fórum dos Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá (EDUCAVALE), a criação de um Pólo de Formação de Professores no municípios, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia. O Pólo oferecerá o curso de Pedagogia para os professores que atuam na Educação Infantil e Fundamental I e ainda não possuem graduação. O vestibular já foi realizado e as aulas estão previstas para terem início no segundo semestre.
“Sabemos que ainda há muito a ser feito, mas não temos medidos esforços para garantir as melhores condições de trabalho para os professores. Esperamos que todo esse esforço se transforme em retorno para a comunidade, através da garantia de uma educação de melhor qualidade. Estamos buscando ainda, a conclusão da elaboração do Plano de Carreira, mais uma demonstração do respeito que temos com os professores”, destaca o Secretário Renê.
Fonte: www.educaplanaltino.blogspot.com

quinta-feira, 28 de abril de 2011

8ª REUNIÃO DO EDUCAVALE DISCUTIU EDUCAÇÃO ESPECIAL, BPC, SISTEMA E PPA PARTICIPATIVO

Mesa de abertura do evento

O Fórum de Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá (EDUCAVALE), realizou hoje (28/04), na cidade de Cravolândia sua 8ª Reunião. Como de costume, a abertura da reunião foi feita em conjunto com os Dirigentes de Cultura que realizaram seu IX Encontro.
Pela manhã, o EDUCAVALE contou com a presença de João dos Prazeres (Coordenador de Educação Especial da SEC/BA, e de Rosemeire Teixeira (Coordenadora do BPC SEDES/BA). Foi apresentada a política de educação especial do Estado, com foco nos programas e projetos da área. Os Secretários e Educadores presentes, pontuaram que uma das maiores dificuldades que os municípios estão enfrentando para implementação da Política de Educação Especial, é referente a necessidade de formação para os professores. João dos Prazeres, acolheu o pleito dos Secretários, e estará discutindo a implementação de cursos de formação continuada para o Vale do Jiquiriçá.
João dos Prazeres, Coordenador de Educação Especial, apresenta propostas para os Secretários do EDUCAVALE

Pela tarde, a Profa. Selma Daltro, técnica do PROAM/SEC/BA, apresentou a mais nova ação do PROAM, o “Projeto de Fortalecimento dos Conselhos Municipais de Educação no Estado da Bahia”, que visa assessorar os municípios na implantação e revisão dos seus sistemas municipais de ensino e funcionamento dos Conselhos Municipais de Educação. Os municípios do EDUCAVALE, já solicitaram a adesão ao Programa, que será feita formalmente pela Coordenação do EDUCAVALE.
Logo após, os Secretários discutiram propostas para o PPA Participativo do Governo Estadual. As propostas serão apresentadas e defendidas no encontro do PPA que acontecerá no próximo dia 30 na cidade de Mutuípe.
A grande novidade deste encontro, foi que a Coordenação do EDUCAVALE, organizou e ofereceu um curso de Direção Defensiva para os motoristas. A ação foi pensada para integrar e possibilitar aos motoristas acesso a discussões que contribuam com exercício da sua função.
Motoristas participam de curso de direcão defensiva

Estiveram presentes nesse encontro 19 municípios: Amargosa, Brejões, Cravolândia, Lajedo do Tabocal, Lafaiete Coutinho, Laje, Jiquiriçá, Jaguaquara, Itatim, Irajuba, Itiruçú, Itaquara, Nova Itarana, Planaltino, Santa Inês, Mutuípe, Maracás, Elísio Medrado, São Miguel das Matas e Ubaíra. Além dos Secretários Municipais de Educação, participaram do evento Coordenadores Pedagógicos, Conselheiros Municipais de Educação e Técnicos Administrativos das Secretarias. A próxima reunião do EDUCAVALE, será realizada no dia 23 de maio, na cidade de São Miguel das Matas.
Fonte: www.educavalebahia.blogspot.com

quinta-feira, 21 de abril de 2011

COORDENAÇÃO EXECUTIVA DO EDUCAVALE SE REUNIU EM JAGUAQUARA PARA ORGANIZAR 8ª REUNIÃO

Secretários organizam 8ª Reunião do EDUCAVALE

A Coordenação Executiva do Fórum de Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá (EDUCAVALE), formada pelo Prof. Renê Silva (Secretário de Planaltino), Profa. Edna Leal (Secretária de Maracás) e Maristela Amaral (Secretária de Jaguaquara), se reuniu ontem (20/04), na cidade de Jaguaquara, para discutirem a organização da 8ª Reunião do EDUCAVALE.
Na reunião, foi elaborada a pauta da 8ª Reunião do EDUCAVALE, que acontecerá no próximo dia 28 de abril, no município de Cravolândia. Pela manhã, será discutido a Política de Educação Especial na Bahia, com João dos Prazeres, Coordenador de Educação Especial da SEC/BA e também BPC na Escola com Rosimeire Teixeira, Coordenadora do BPC SEDES/BA.
Pela tarde, a discussão será sobre Sistema Municipal de Educação e Atribuições dos Conselhos Municipais de Educação com as técnicas do PROAM, Maura Miranda, Selma Mendes e Benedita Olinda. Logo após, os Secretários discutirão o PPA Participativo 2012-2015 para o Território do Vale do Jiquiriçá.
Tendo em vista as discussões propostas na pauta, cada Secretário levará o presidente do Conselho Municipal de Educação (CME) ou um Técnico, e o responsável pelo setor pedagógico ou pela Educação Especial.
Neste encontro, ofereceremos um curso de Direção Defensiva visando uma qualificação para os motoristas. Lembramos também, que acontecerá a reunião dos Dirigentes de Cultura do Vale do Jiquiriçá.
Além dos Secretários do Vale, o convite para participação na reunião foi feito também para os municípios do Pólo 6 da UNDIME/BA.
Além dos Secretários que compõem a Coordenação Executiva, participaram da reunião Debora Luna, Secretária de Lajedo do Tabocal e Joelma Rosa, Secretária de Cravolândia.
Fonte: www.educavalebahia.blogspot.com

JAGUAQUARA: Momento de Reflexão. SEMEC, por todos e por cada um!!!

A Secretaria Municipal de Educação de Jaguaquara promove na tarde de terça-feira, no salão do Sindicato Patronal, um momento de reflexão e aproximação com Deus e com o próximo. Após o pronunciamento da Sra. Maristela Amaral, com boas vindas e uma reflexão emocionante sobre a vida de Jesus, o convidado especial o Frei Erivan Araujo de Souza, pedagogo, matemático, filósofo, teólogo, terapeuta... “educador” transmitiu de maneira clara a importância de sermos parceiros na travessia da vida. Além da Luz e da sombra!
Enfatizou a necessidade de Deus em nossas vidas e a valorização do nosso próximo.
“AS COISAS QUE DEUS AMA...

DEUS INVENTOU A PALAVRA AMOR
PARA QUE NÓS NUNCA ESQUECÊSSEMOS DELE”.
Que possamos colocar em prática esse amor e fazermos essa travessia de forma honrosa!!!





 Fonte: http://jaguareduc.blogspot.com/

COLÉGIO NORMAL MUNICIPAL DE MARACÁS RECEBE REFORMA

Deu início nesta segunda feira 18/04 as obras de reforma de infraestrutura do Colégio Normal Municipal de Maracás - CNMM, a instituição terá um novo telhado e receberá melhoramento nas instalações dos banheiros. A primeira instituição de Ensino Médio do município, chega ao 156º aniversário da cidade em condições de atender com vitalidade renovada as gerações futuras.
 
 
Fonte: http://www.semecmaracas.blogspot.com/

sábado, 16 de abril de 2011

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE PLANALTINO REALIZOU PALESTRA NO V FOBEPE EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Renê Silva fala da importância do movimento estudantil em sua formação

O Secretário de Educação de Planaltino, Prof. Renê Silva, Coordenador do Fórum de Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá (EDUCAVALE( e Vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/BA), esteve participando ontem (15/04), às 19h, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Vitória da Conquista, da abertura do V Fórum Baiano de Entidades de Pedagogia (FOBEPE).
O Pedagogo Renê Silva, compôs a mesa de abertura ao lado do Prof. Dr. Itamar Pereira, juntos abordaram a temática “Movimentos Sociais como Via de Construção e Emancipação do Conhecimento”. A mesa teve a coordenação do discente de Pedagogia Marcos que também é Coordenador do Centro Academico de Pedagogia da UESB de Vitória da Conquista.
Renê e Marcos com professores e estudantes do Centro Acadêmico e Pedagogia da UESB de Vitória da Conquista

O Prof. Renê, aproveitando a temática geral do evento, “Movimento Estudantil como Formação Política do Pedagogo”, para fazer um testemunho da importância que sua particiação no movimento estudantil contribuiu para sua formação, e como estes aprendizados refletem hoje em sua prática como profissional que atua como Dirigente.
Gazi, Geovana e Celi, parceiros de todas as horas

Estiveram acompanhando o Secretário Renê, o Diretor de Apoio Pedagógico da Secretária Municipal de Educação de Planaltino, Pedagogo Marcos Paiva, as coordenadoras pedagógicas Graziele e Geovana, e o Gerente de Obras Urbanas Celi Fontes.
Fonte: www.educaplanaltino.blogspot.com

JUIZ DO TOQUE DE ACOLHER ASSUMIU A COMARCA DE MARACÁS-BAHIA

Juiz José Brandão Netto

Entrou em exercício no último dia 12, na Comarca de Maracás-BA o Juiz de Direito, José Brandão Netto, que ficou conhecido no Estado, quando decretou o Toque de Acolher nos Municípios de Santo Estveão-BA, Ipecaetá e Antônio Cardoso-BA, que limita os horários de adolescentes nas Ruas.
Referida ordem da Justiça começou, maio de 2009, e segundo a decisão, os jovens, DESACOMPANHADOS DOS PAIS OU RESPONSÁVEIS, até 12 anos, não podem estar mais nas ruas ou logradouros públicos, depois das 20:30h; entre 13 e 15 anos NAO devem estar NAS RUAS ou logradouros públicos, APÓS ÀS 22H e, depois das 23h, quem tiver entre 16 a 17 anos está proibido de continuar nas ruas sozinhos. É o chamado "toque de recolher, ou acolher", como vem sendo denominado.
A proibição não se aplica para quem estiver voltando de escola, Igrejas, práticas esportivas, dentre outras atividades lícitas ou estiver com os pais ou responsáveis, tios ou irmãos, bem como se flexibiliza no natal, ano novo, micareta e nas festas juninas

Toque reduziu violência juvenil em Santo Estevão-Ba:

Segundo estatísticas da Delegacia de Polícia de Santo Estêvão-BA, em 2009, foram 371 ocorrências policiais envolvendo menores vítimas e autores de crime. Já em 2010, houve 240 ocorrências policiais envolvendo adolescentes: 131 ocorrências a menos, o que gera redução da violência juvenil em torno de 35% de 2010 em relação a 2009.
Há quase 02 anos em vigor, 714 JOVENS JÁ FORAM CONDUZIDOS PARA O JUIZADO POR ESTAREM fora DOS HORÁRIOS DA PORTARIA JUDICIAL.
Os principais crimes envolvendo adolescentes são: ameaças, lesões corporais, direção de motocicleta, furtos, prostituição infantil, estupro, roubos,porte de arma e uso e tráfico de drogas, mas este crime este se tornou raro, apenas 09 casos em 2010, "número que me impressiona", assegura Dr.Brandão, o ex-Juiz da Comarca de Santo Estêvão, a partir de hoje responsável pela Comarcas de Maracás-BA, que abrange também os municípios de Lajedo do Tabocal, Planaltino, Lafaiete Coutinho e Itiruçu-BA.

Maracás fica a 360 km da Capital e possui cerca de 25 mil habitantes.

Quase 70 cidades, em 18 Estados, no Brasil, já possuem a medida. No exterior, FRANÇA, Rússia, Alemanha, Islândia, Cingapura, Dinarmarca, Inglaterra e alguns estados dos EUA também possuem restrições de horários para adolescentes.

Como funciona o Toque de acolher?

Em Santo Estêvão e Ipecaetá-BA, todas as noites, saem Carros da Justiça com Comissários da Infância, Polícia militar e Guarda Municipal.
Caso sejam encontrados menores de idade fora dos horários, de acordo com a faixa etária, são encaminhados para o Juizado da Infância. De lá, os Comissários ligam para os pais para buscar seus filhos. Em caso de reincidência, o responsável pelo adolescente, pode pagar multa de 03 a 20 salários-mínimos, conforme o art. 249 do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Fonte: http://toquedeacolherbahia.blogspot.com/

sexta-feira, 15 de abril de 2011

VICE-PRESIDENTE DA UNDIME RECEBE MANIFESTAÇÕES DE APOIO

Foto: Terceiro da direita para esquerda, Prof. Claudilson (Seabra) foi um dos grandes responsáveis pelo surgimento e sucesso do movimento "Ressignificar a UNDIME Bahia"

MUNICÍPIO DE SEABRA

Renê,

Como você sinetizou muito bem na carta, mais do que lutar por cargos, o importante é defender as diretrizes que deverão nortear os trabalhos da nova UNDIME. De fato não foi fácil o debate durante a reunião que tivemos e você sabe do meu posicionamento. Todavia, em nome da preservação da entidade, dos colegas e das propostas do movimento, entendo que a nossa decisão de grupo naquele momento, foi a mais acertada. Pessoalmente, fico tranquilo com tudo o que discutimos, propomos, encaminhamos e decidimos. Como disse à plenária, o importante agora, é articular os Pólos e desenvolvermos o trabalho que lutamos, para isso, estou a disposição e confiante de que construiremos uma nova UNDIME.
Por fim, parabéns pela sua postura, condução posicionamento e coragem em enfrentar os "poderosos...". Sabemos das dificuldades. Conte comigo.
Daqui, tentarei esclarecer os colegas que não estiveram presentes no Fórum ou que se ausentaram antes. É preciso entender e respeitar o tempo e compreensão de cada um. Também é preciso tornar público os desdobramentos.
Finalmente mesmo, o que vale agora, é que nossa avaliação destes dois anos de UNDIME, renderam proposições e que cabe a cada um de nós lutar para concretizar em ação, para isso, confio, acredito e torço por cada colega secretário de educação que se colocou a disposição da entidade em favor de cada município, na luta pela melhoria da educação pública.

Abraços,

Claudilson Souza dos Santos
Secretário Municipal de Educação de Seabra
Coord. do Pólo 08 UNDIME

MUNICÍPIO DE AMARGOSA

Olá,
Parabenizo pelo oportuno movimento lançado por você no sentido de otimizar as ações da UNDIME. A decisão de não ir para um bate chapa, que com certeza poderia representar uma divisão da entidade, demosntra a sua maturidade política e seu desprendimento em pensar sempre maior.
Parabéns pelo moviemnto e pela vitória. A UNDIME Bahia não vai ser mais a mesma. Com certeza terá um papel mais atuante.
Infelizmente, por questões pessoais, não pude participar do fórum, mas estive torcendo para que pudéssemos ter um representante do território do vale do jiquirição comando a undime.
Valeu. Parabéns.
Abraços,

Eliezer
Secretário de Educação de Amargosa

PENILDON FILHO

Prezados colegas do movimento ressignificar a UNDIME,

Parabéns pela vitória no encontro da UNDIME. Vocês contribuíram muito para uma articulação de todo o Estado da Bahia para lutar pela Educação Pública, especialmente nesse momento de mudanças no plano nacional, especialmente com o novo Plano Decenal de Educação.
Um grande abraço e contem comigo para ajudar no que for preciso nessa empreitada.

Penildon Silva Filho
Professor da UFBA e ex-diretor do IAT


MUNICÍPIO DE RIACHO DE SANTANA

Bom dia Renê.

Fiquei contente com a articulação e com o resultado. Você continua tendo o apoio do Munciipio de Riacho de Santana - Ba

Isaura Francisco de Oliveira
Secretária de Educação de Riacho de Santana

COORDENADOR DO EDUCAVALE É ELEITO VICE-PRESIDENTE DA UNDIME/BA


Vice-presidente Renê Silva, Secretário de Educação de Planaltino, ao lado do Prof. Luiz Valter, Secretário de Camaçari e Presidente reeleito da UNDIME Bahia - União fortalece a entidade

O Secretário de Educação do Município de Planaltino, e também Coordenador do Fórum de Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá (EDUCAVALE), foi eleito vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/BA). A eleição foi realizada no último dia 14/04, durante o 14º Fórum Estadual da UNDIME/BA, que aconteceu nos dias 12, 13 e 14 de abril no Auditório da União dos Municípios da Bahia.

Renê Silva, ao lado da Profa. Márcia Lima, Secretária de Educação de Itajuípe, membro da nova diretoria da UNDIME/Bahia



O Secretário Renê Silva, representou o movimento “Ressignificar a UNDIME Bahia”, organizado por Secretários de Educação de diversos territórios do Estado. O movimento que ganhou grande força e adesão por conta das proposições apresentadas em uma “Carta Proposta”, a ponto de desenhar uma grande vitória contra a atual diretoria da UNDIME/BA, que se colocava como candidatos a reeleição.

Prof. Pedro Filho, Secretário de Jeremoabo e articulador de Pólo


Tamanha a força do movimento, provocou a intervênção equivocada do Governo Estadual através da SERIN e Casa Civil para tentar desmanchar o movimento. Ao final, para evitar um bate chapa que poderia enfraquecer ainda mais a entidade UNDIME, o movimento “Ressignificar” poderou para uma chapa de consenso, desde que suas propostas fossem incorporadas como diretrizes de trabalho da UNDIME/Bahia no período de 2011 a 2012. Além disso, o movimento conquistou a maioria dos cargos da diretoria da UNDIME, ficando com as Secretarias de Comunicação (Alessandro, Secretário de Educação de Brejões) e Articulação Municipal (Kalypsa, Secretária de Educação de Andaraí). O “Ressignificar ficou ainda com dois dos três assentos no Conselho Nacional de Representantes, indicando as Secretárias de Educação dos municípios de Jequié, Profa. Miriam e de Serrinha, Profa. Gelcivânia.
Prof. Renê, e ao lado direito a Profa. Miriam, Secretária de Educação de Jequié, membro do Conselho Nacional de Representantes

Com a ocupação destes espaços e incorporação das propostas, o movimento compreendeu que é possível promover a “ressignificação da UNDIME Bahia”, contribuindo para defesa dos interesses municipais e para articulação e fortalecimento dos Pólos Regionais.

Membros da nova diretoria da UNDIME Bahia

Ao lado do presidente Luiz Valter, vice-presidente Renê Silva reafirma compromissos do "Ressignificar" e deixa claro que movimento venho para fortalecer a entidade

Em seu pronunciamento, o Prof. Renê Silva, vice-presidente eleito da UNDIME/BA, deixou claro que o grupo está chegando para somar e contribuir para “ressignificação” da entidade. Agradeceu todos os que acreditaram no movimento, e reforçou a necessidade da participação de todos os secretários. Enfetizou ainda, a importante que o Prof. Valter, presidente reeleito tem dado a entidade, e que o movimento “Ressignificar” chega para contribuir na superação das fragilidades.

SECRETÁRIOS DO EDUCAVALE FORMARAM A MAIOR BANCADA DE PARTICIPAÇÃO DO 14º FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME/BA

EDUCAVALE mostra poder de articulação e se torna o território com o maior número de Secretários presentes no evento
Secretários: Edna (Maracás), Arina (Laje) e Renê (Planaltino)

Os Secretários Municipais de Educação do EDUCAVALE (Fórum dos Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá), formaram a maior bancada de participação no 14º Fórum Estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação/Bahia. O evento que aconteceu nos dias 12, 13 e 14 de abril, discutiu diversas temáticas de interesse da educação municipal, e também escolheu a nova Diretoria da UNDIME/BA, para o periodo 2011-2012.
 Neto, Secretário de Nova Itarana e Renê Silva, Secretário de Educação de Planaltino e vice-presidente eleito da UNDIME Bahia.

O movimento “Ressignificar a UNDIME Bahia”, iniciado pelo EDUCAVALE e que ganhou força com o apoio e adesão de Secretários de Educação de diversos outros terrotórios, consegui interiorizar a composição da diretoria da UNDIME Bahia. Uma grande vitória para o EDUCAVALE, que consegui emplacar duas vagas na diretoria da UNDIME Bahia, a vice-presidência, com o Secretário de Educação de Planaltino, Prof. Renê Silva, e a Secretaria de Comunicação com o Secretário de Educação de Brejões, Prof. Alessandro.
 Profa. Maria Helena, Secretária de Educação de Ubaíra ao lado do Prof. Renê Silva, vice-presidente eleito da UNDIME Bahia.

Com estas reresentações, e com as parcerias e relações construídas com Secretários de Educação de diversos territórios, o EDUCAVALE assume a responsabilidade de socializar e colocar sua experiência de articulação a serviço de todo o Estado.
Estiveram presentes no Fórum, os Secretários de Educação dos municípios de Planaltino, Maracás, Nova Itarana, Lafaiete Coutinho, Brejões, Jaguaquara, Itaquara, Cravolândia, Santa Inês, Ubaíra, Jiquiriçá, Laje, Castro Alves, Iramaia e Elísio Medrado.

CARTA ABERTA DO VICE-PRESIDENTE ELEITO DA UNDIME BAHIA

Secretário de Educação de Planaltino é eleito vice-presidente da UNDIME/Bahia

RESSIGNIFICAR A UNDIME”, NOSSA HORA CHEGOU


Saudações Educacionais,

O movimento “Ressignificar a UNDIME”, que nasceu de uma articulação coletiva entre secretários municipais de educação de diversos territórios do interior do Estado, e que ganhou mais força ainda e apoio nestes dias de realização do 14º Fórum Estadual da UNDIME Bahia, graças as proposições elencadas na “Carta Proposta”, vem a público agradecer todo o apoio recebido e compartilhar as vitórias obtidas.
De início é bom relembrar, que o movimento “Ressignificar a UNDIME Bahia”, não nasceu de vaidades pessoais e nem simplismente como movimento oposicionista como alguns maldosamente tentaram pontuar. O movimento “Ressignificar a UNDIME Bahia”, pelo contrário, nasceu enquanto preocupação de secretários municipais de educação do interior do Estado, que estão aflitos com a falta de articulação da sua representatividade maior, quanto a assistência e defesa dos interesses dos municípios.
Nosso movimento, está pautado principalmente na necessidade de fortalecer a UNDIME/BA. A “Carta Proposta”, resultado do diálogo, é o que norteia o movimento. Nela, foram elencadas propostas de diretrizes para atuação da UNDIME/BA nos próximos dois anos. Temos a convicção, que o que está posto na “Carta Proposta”, comunga com o desejo de todos os Secretários Municipais.
Daí, termos proposto a discussão de uma nova diretoria para a UNDIME/BA, uma diretoria que tenham as questões elencadas na “Carta Proposta” como diretrizes de trabalho, uma diretoria que tenha verdadeiramente sensibilidade para os problemas enfrentados pela maioria dos municípios baianos, uma diretoria que tenha a capacidade de ampliar o diálogo e a articulação entre os entes federados, as Universidades Públicas e outros parcerios, buscando estabelecer parcerias e participar dos espaços de elaboração das políticas públicas, e que estas parcerias e participação resultem na superação de problemas comuns e melhoria da qualidade da educação pública.
Nestes dois primeiros dias de Fórum, temos conversado com todos os secretários, e percebemos que a grande maioria aderiu ao movimento. Ontem, as lideranças do movimento e a atual diretoria da UNDIME, que se coloca para reeleição, estiveram reunidos por 6 horas, discutindo a possibilidade de consenso para composição de uma chapa única que fortaleça a instituição UNDIME, que é o nosso maior objetivo. Chegamos ao entendimento que um bate chapa poderia causar um racha e um enfraquecimento maior ainda da entidade. Confeçamos que o diálogo não foi fácil, mas acreditamos que o entendimento a que chegamos foi o melhor para a entidade UNDIME.
Para além de cargos ou nomes na diretoria, pautamos as discussões pelas proposições da “Carta Proposta”, para que estas se tornem diretrizes, e que com isso, o movimento “Ressignificar a UNDIME Bahia”, com participação direta na nova diretoria, contribua para efetivação destas diretrizes.
Neste sentido, discutimos a ocupação de cargos estratégios para materialização de nossas propostas. Ficamos com a Vice-Presidência, as Secretarias de Articulação Municipal e Comunicação, e ainda com a indicação de dois representantes para compor o Conselho Nacional de Representantes. Além da ocupação destes espaços, as proposições da “Carta Proposta” serão imcorporadas como diretrizes que norteará o trabalho da nova diretoria, o que acreditamos ser nossa maior vitória. O movimento “Ressignificar a UNDIME Bahia”, entra no processo para somar de forma efetiva, e todos que acreditaram neste movimento podem ter a certeza que trabalharemos muito para efetivar nossas propostas.
Temos a convicção de que quem ganhou de verdade foi a UNDIME/BA, os Secretários Municipais de Educação, a Educação Pública Municipal, os municípios do interior do Estado, que agora tem efetivamente voz e espaço de participação.
Em nome de todas as lideranças, agradeço todo apoio que o movimento “Ressignificar” tem tido, e destacamos que o movimento apenas iniciou, e que a “ressignificação da UNDIME” começa agora, mas ela só se efetivará se todos tivermos a capacidade de nos mantermos mobilizados e participativos.



Renê Silva
Secretário de Educação do Município de Planaltino
Coordenador do movimento “Ressignificar a UNDIME Bahia”

DEFINIÇÕES DA UNDIME, COMPOSIÇÃO DE CHAPA FAVORECE INTERIOR

O encontro da União dos Dirigentes Municipais de Educação ( UNDIME) da Bahia, que começou ontem dia 12 de abril e termina amanhã, dia 14, prometia ser animado no debate sobre a Educação do Brasil. Sempre é um encontro representativo pois congrega todos os secretários municipais de Educação do Estado e tira estratégias eficazes para a luta pela Educação Pública.
A novidade ficou por conta da ingerência do governo do Estado, através da secretaria da educação e de outras duas secretarias que foram acionadas pelo secretário Osvaldo Barreto e seu assessor político Clóvis Caribé: a Secretaria de relações Institucionais (SERIN) e a Secretaria da Casa Civil. A secretaria da Educação, no seu objetivo de controlar com mão de ferro as secretarias municipais para impor sem debate o seu PACTO PELA EDUCAÇÃO com os municípios não aceitava que o seu representante, o atual presidente da UNDIME, Luis Valter, deixasse a presidência da entidade. Por isso foi articulada uma operação de guerra que envolveu o próprio Barreto, Clóvis (o Coió), o secretário César Lisboa da SERIN e Eva Schiavon. Houve ligações para todos os secretários com ameaças para que os mesmos deixassem de articular sua chapa RESSIGNIFICAR A UNDIME. Como essa estratégia não deu certo, passaram a pressionar os prefeitos pela desistência de seus secretários, o que gerou coméntários indignados dos participantes do encontro, que identificaram essa prática como "carlista", e que em nada lembrava o discurso de nosso governador Wagner, que sempre apregoou preferir o diálogo em vez do autoritarismo.
417 secretários municipais de Educação, responsáveis pela Educação de mais de 2 milhões de estudantes, com relação com os pais desses alunos, realmente não é um segmento para se indispor com tanta inabilidade... Mas foi isso o que ocorreu. No final do processo houve uma composição da chapa Ressignicar a UNDIME com o atual presidente, sendo que a vice-presidência ficará com Renê Silva que encabeçava a chapa da Ressignificar a UNDIME, sendo que essa chapa ficará com a maioria dos cargos do conjunto da diretoria e praticamente todos as regionais, além do compromisso de Valter apoiar Renê para presidente na próxima eleição.
Quem ganhou? Quem perdeu com esse refrega?
Quem ganhou foi a chapa Ressignificar, que passou todas as suas propostas no encontro e ganhou a maioria dos cargos.
Quem perdeu foi o governo estadual pela inabilidade e trapalhada da secretaria da educação ( mais uma...). Perdeu porque agora os secretários de Educação dos municípios baianos voltam para o interior com uma imagem do governo autoritária e intervencionista, despreocupada com a Educação e apenas se importando com cargos. Se a SERIN e a Casa Civil ficassem calados não se queimariam tanto. Afinal ninguém mais suporta mandonismo e autoritarismo... E a consciência das pessoas ninguém pode proibir ou mudar.
Perdeu a SEC e Barreto, e sua exímia assessoria, pois saiu uma resolução de que a adesão ao PACTO DE OSVALDO será voluntário, sem as pressões que o pessoal da SEC fazia antes. Perdeu a educação baiana, que tem à frente da SEC um pessoal que só faz retroagir a qualidade da Educação ( veja o nosso blog e descubra porque: http://notbahia.zip.net.
Márcia Solter, em 13 de abril de 2001
Fonte: http://notbahia.zip.net/

terça-feira, 12 de abril de 2011

MOVIMENTO “RESSIGNIFICAR A UNDIME” GANHA APOIO DE SECRETÁRIOS DE DIVERSOS TERRITÓRIOS DO ESTADO

 
A cada instante, movimento "Ressignificar a UNDIME Bahia" ganha mais apoios

Durante a manhã de hoje (12/04), no 14º Fórum Estadual da UNDIME Bahia, que está sendo realizado no Auditório da UPB, em Salvador, o movimento que aponta como presidente para nova diretoria da UNDIME (2011-2012) o Secretário de Educação de Planaltino Renê Silva, que inicialmente já tinha o apoio secretários de educação dos territórios do Vale do Jiquiriçá, Médio Rio de Contas, Sisal, Chapada Diamantina, Vitória da Conquista, Recôncavo Baiano, Cipó, Catu e Juazeiro, vem ampliando seu apoio com secretários de educação das regiões do Baixo Sul, Brumado, Bom Jesus da Lapa, Paulo Afonso, entre outros.
Secretários de Educação do movimento “Ressignificar a UNDIME Bahia” estão travando diálogos com todos os secretários presentes no evento.
Estão previstas para o final da tarde de hoje várias reuniões com diferentes territórios para ampliação do apoio e definição de cargos da nova diretoria.
O amplo apoio recebido pelo movimento, se deve sobretudo a “Carta Proposta” constuída coletivamente. A carta aborda questões fundamentais para educação pública municipal, e propõem por meio do fortalecimento dos Pólos regionais da UNDIME no Estado, uma ampla mobilização e diálogo entre os entes federados, para buscar a solução dos problemas.
A eleição para a nova diretoria da UNDIME Bahia, acontece na manhã do próximo dia 14. Todos os secretários municipais de educação que estiverem adimplentes com a entidade podem votar e ser votado.
Fonte: EDUCAVALE

14º FÓRUM DA UNDIME BAHIA – SECRETÁRIOS INICIAM CAMPANHA PARA “RESSIGNIFICAR A UNDIME”

 Prefeito Caetano (Camaçari), presidente da UPB faz abertura do evento
Em destaque os secretários: Neto (Nova Itarana), Joanil (Catu), Mirim (Jequié), Enoc (Wagner) e Orlando (Lafaiete Coutinho), articuladores do movimento "Ressignificar a UNDIME"

Teve início na manhã de hoje (12/04), no Auditório da UPB, Salvador, o 14º Fórum Estadual da UNDIME Bahia. O evento que vai até quinta-feira (14), tem na programação discussão do Plano Nacional de Educação, Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental, PROINFÂNCIA, Gestão Democrática, Censo Escolar, Plano de Ações Articuladas e Eleição para nova diretoria da UNDIME.
Os secretários de educação do EDUCAVALE em parceria com secretários de diversos territórios (Sisal, Chapada Diamantina, Vioria da Conqusita, Cipó, Catu, Médio Rio de Contas, Recôncavo Baiano, Brumado, Bom Jesus da Lapa, Baixo Sul, Itabuna, etc), iniciaram a articulação para garantir a vitória da chapa “Ressignificar a UNDIME Bahia”. As conversas tem sido sobre a “Carta Proposta” que vem sendo construída coletivamente pelos Secretários.
Fonte: EDUCAVALE

sexta-feira, 8 de abril de 2011

BOLETIM RESSIGNIFICAR A UNDIME BAHIA


 





LIDERANÇAS QUE APOIAM A CHAPA "RESSIGNIFICAR A UNDIME BAHIA"

Segue abaixo lista e relatos de apoio ao movimento "Ressignicar a UNDIME Bahia": 


MUNICÍPIO DE WAGNER

Parabéns meu caro colega Renê Silva pela iniciativa de resignificar a UNDIME. Sabemos o quão é importante essa movimentação, principalmente para nossos municípios que tanto sofrem com poucos recursos e pelo esquecimento por estarmos longe e sermos pequenos em número de habitantes, mas sem dúvidas temos uma força muito grande , pois queremos crescer e principalmente mudar a realidade da Educação não só em nossas cidades, mas pensando em um todo que é essa  imensa Bahia. Conte com o meu apoio, estaremos juntos em Salvador.

Um agrande abraço,

Enoque Francisco de Jesus
Secretário Municipal de Educação de Wagner-Ba/ Vice Coord. Pólo 08 UNDIME.


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
MUNICÍPIO DE BONITO

VOCÊ PODE CONTAR COM O MEU APOIO NESTE SENTIDO.
NA ÚLTIMA REUNIÃO DO PÓLO 08 DA UNDIME, O QUAL FAÇO PARTE, CLAUDILSON TRATOU DESTA POSSIBILIDADE, QUE BOM QUE A MESMA SE CONCRETIZOU.
PENSO QUE PRECISAMOS MESMO DE UM APOIO MAIOR POR PARTE DA UNDIME, DE UM PRESIDENTE QUE CONHEÇA, SE APROXIME E AJUDE MAIS E MELHOR OS VÁRIOS MUNICÍPIOS DAS VÁRIAS REGIÕES DA BAHIA.

BOA SORTE E CONTE COMIGO.

UM ABRAÇO!


Atenciosamente,


Selma Teles Gois
Dirigente Municipal de Educação - Bonito-BA
E-mail: selminhagois@hotmail.com
Fone: (75) 3343-2519

MUNICÍPIO DE ITAQUARA

A Secretaria Municipal de Educação de Itaquara  visando a aproximação da UNDIME com os municípios de pequeno porte, a fim de fortalecer e desenvolver politicas publicas da Educação no Estado  da  Bahia, apóia  a candidatura  de Renê á presidência da Undime/Bahia ,por acreditar nas propostas desse jovem visionário e atuante, já comprovado  seu potencial à frente do EDUCAVALE

Vamos caminhando, juntos ,rumo á VITÓRIA de Renê e da UNDIME/Bahia


Rita Pereira de Souza

Secretária Municipal de Educação
Itaquara Bahia


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
MUNICÍPIO DE ITAJUÍPE

Prezado Prof. Renê,

Através deste email  afirmo meu apoio. A carta traz  preposições   pertinentes na construção de uma educação de qualidade, com destaque  para o  fortalecimento dos Pólos. Atualmente  estou como articuladora do Pólo 7 (Itabuna) e percebo a necessidade de uma articulação sólida com os pólos.

Saudações Educacionais,

Márcia Lima
Dirigente Municipal de Educação de Itajuípe


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
MUNICÍPIO DE JEREMOABO


Renê,

Já comprei a idéia. Temos que ir firme. Estou conclamando nossos companheiros aqui do Território Semi-Árido Nordeste II para que apoiemos a chapa pela mudança.
Estou à disposição e gostaria de receber documentos e estratégias que serão elaboradas para o enbate.

PEDRO PEREIRA DA SILVA FILHO
Secretário Municipal Educação
Jeremoabo - BAHIA


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


LISTA DE APOIADORES


  • Prof. Renê Silva – Secretário de Educação de Planaltino, Coordenador Executivo do Fórum de Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá – EDUCAVALE.
  • Profa. Gelcivânia Mota– Secretária de Educação de Serrinha, professora da UNEB, foi coordenadora da última Conferência Estadual de Educação, Articuladora do Pólo 3 da UNDIME Bahia.
  • Prof. Claudilson Santos– Secretário de Educação de Seabra, Articulador do Pólo 8 da UNDIME Bahia.
  • Prof. Coriolano Moraes – Secreario de Educação de Vitória da Conquista, Articulador do Pólo 17 da UNDIME Bahia.
  • Profa. Miriam Rontandano – Secretária de Educação de Jequié – Articuladora do Pólo 6 da UNDIME Bahia.
  • Profa. Márcia Lima – Secretária de Educação de Itajuípe – Articuladora do Pólo 7 da UNDIME Bahia.
  • Prof. Pedro Filho – Secretário de Educação de Jeremoabo, Diretor Adminsitrativo do Território de identidade Semi-Árido Nordeste II, articulador no Pólo 11 da UNDIME Bahia.
  • Profa. Maria Joanil Souza – Secretária de Educação de Catu, articuladora do Pólo 12 da UNDIME Bahia.
  • Prof. Penildon Filho - docente da UFBA, ex-diretor do Instituto Anísio Teixeira – IAT.
  • Profa. Norma Neide – Assessora de Projetos Especiais e Coordenadora do Programa de Formação de Professores da UNEB.
  • Profa. Graça Bispo – ex-presidente da UNDIME Bahia e ex-Secretária de Educação de Jequié

quarta-feira, 6 de abril de 2011

MOVIMENTO "RESSIGNIFICAR A UNDIME BAHIA" GANHA FORÇA

Prof. Renê Silva, Prof. Penildon, Prof. Alessandro, Dr. Edivaldo Boaventura e Profa. Luciene em reunião no Jornal A Tarde


Representantes do Fórum Educavale e do “Movimento Ressignificar”, lançado no último dia 30, no município de Lafaiete Coutinho para propor e realizar mudanças na gestão da UNDIME-BA 2011 cumpriram agenda política e institucional em Salvador nos dias 04 e 05 de abril no propósito de fortalecer o movimento e dialogar com instituições parceiras dos municípios em ações da educação.
Dentre os compromissos na capital baiana, a reunião com o Diretor Geral do Jornal A Tarde e ilustre educador, Profº Edivaldo Boaventura e com o Profº Penildon Filho, nome de grande destaque no primeiro Governo Wagner a frente do Instituto Anísio Teixeira – IAT, onde estreitou o diálogo com os municípios do interior na construção de políticas públicas educacionais que atendessem demandas contextualizadas, sobretudo, para municípios com menor capacidade de recursos, foi uma das diligências fundamentais na peregrinação que os secretários municipais de educação Alessandro Correia (Brejões) e Renê Silva (Planaltino) Coordenador do Educavale e candidato do “Movimento Ressignificar” à Presidência da UNDIME-BA fizeram em Salvador. Na pauta, a importância dos meios de comunicação como ferramenta importante no processo educativo, a realização de discussões mais regionalizadas, contemplando, de fato, municípios menores do interior baiano e a aproximação dos órgãos gestores em educação com a imprensa e empresas de comunicação mais conceituadas, capazes de intervir no processo de forma propositiva, como ficou evidente neste contato com A Tarde, de modo, que os representantes do Fórum saíram ainda mais convictos da necessidade de novos rumos para ampliação do debate em educação a partir da UNDIME 
Em reunião com a nova diretora do IAT, Secretários reforçam compromisso de ampliar a parceria iniciada na gestão passada
 
Agenda de igual importância, foi cumprida no IAT em reunião com a Diretora Geral, Profª Irene e com a Coordenadora do Programa de Formação no Estado professora Ilma Cabral, onde a atual gestão firmou o compromisso, junto aos representantes do Educavale, de dar continuidade às ações iniciada na gestão anterior. O Coordenador do Educavale, Renê Silva falou da importância da agilidade da aprovação pelo Conselho Estadual de Educação dos pleitos que Fórum levou à UESB e a Diretoria do Instituto também se comprometeu em apoiar.

Profa. Norma Neide manifesta seu apoio a chapa "Ressignificar a UNDIME Bahia"

Os Secretários Renê e Alessandro, também estiveram na sede da UNEB em Lauro de Freitas, onde reformçaram frente a Profa. Norma Neide (Assessora de Projetos Especiais da UNEB), o compromisso de continuar ajudando na articulação com os municípios para implementação do Programa Nacioanl de Formação de Professores.
Diálogo com atual presidente e candidado a reeleição mantém disputa para eleição da UNDIME. Prof. Valter defende que últimos dois anos da UNDIME foram de avanços. Movimento "Ressignificar a UNDIME Bahia" defende novas propostas e fortalecimento dos Pólos Regionais

Nesta empreitada, foi oportuna uma conversa com a atual diretoria da UNDIME-BA, na pessoa do Presidente, Profº Luis Valter, que alegou a importância de ser mantida na UNDIME a tradição de eleição por consenso, contudo, o mesmo se coloca candidato à reeleição. Neste debate e, não mais se colocando como representantes do Educavale, mas, de todo coletivo que compõe o “Movimento Ressignificar” integrado por Secretários (as) de pólos importantes a exemplo de Serrinha, Vitória da Conquista, Jequié, Cipó, Catu, Médio Rio de Contas, Vale do Jiquiriçá, Recôcavo Baiano, Chapada Diamantina, entre outros municípios e territórios de identidade que fecham integralmente com o Movimento, foi colocado ao professor Valter a necessidade de uma mobilização maior da UNIDIME-BA e de uma aproximação mais estreita da entidade com os municípios pequenos, de modo, que os integrantes do movimento “Ressignificar a UNDIME Bahia”, não abrem mão de novos rumos para entidade, e mantém a chapa encabeçada pelo Prof. Renê Silva (Secretário de Educação de Planaltino e Coordenador Executivo do EDUCAVALE). Ao que tudo indica que a eleição da UNDIME-BA 2011, deve quebrar a tradição, força o debate com os pequenos centros e entrar para história da entidade.
Por: Alessandro Correia, Secretário Municipal de Educação de Brejões, Coordenador da campanha do movimento "Ressignificar a UNDIME Bahia" - (75) 3654-2158

domingo, 3 de abril de 2011

SECRETÁRIOS DISCUTEM IMPORTÂNCIA DE ELABORAÇÃO DE PLANOS DE CARREIRA E CUMPRIMENTO DA LEI DO PISO


APLB e Dirigentes Municipais de Educação do Vale discutem implementação do Planos de Carreira e Lei do Piso

Os Secretários Municipais de Educação do Vale do Jiquiriçá, discutiram na última reunião do EDUCAVALE (30/03) realizada na cidade de Lafaiete Coutinho, a importância de elaboração de Plano de Carreira e cumprimento da Lei do Piso.
Para essa discução, o EDUCAVALE convidou o Prof. Joel Câmara – Consultor da APLB Sindicato, que coordenou as discussões com os Secretários. Os dirigentes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e compartilhar experiências positivas na construção e implementação de Planos de Carreira.
Com essa ação em parceria com a APLB Sindicato, os dirigentes municipais de educação reafirmam o compromisso na implementação dos Planos de Carreira e cumprimento da Lei do Piso.
Além do Prof. Joel, esteve presente também a Prof. Dilma Santana, Coordenadora Regional da APLB.