sexta-feira, 15 de abril de 2011

DEFINIÇÕES DA UNDIME, COMPOSIÇÃO DE CHAPA FAVORECE INTERIOR

O encontro da União dos Dirigentes Municipais de Educação ( UNDIME) da Bahia, que começou ontem dia 12 de abril e termina amanhã, dia 14, prometia ser animado no debate sobre a Educação do Brasil. Sempre é um encontro representativo pois congrega todos os secretários municipais de Educação do Estado e tira estratégias eficazes para a luta pela Educação Pública.
A novidade ficou por conta da ingerência do governo do Estado, através da secretaria da educação e de outras duas secretarias que foram acionadas pelo secretário Osvaldo Barreto e seu assessor político Clóvis Caribé: a Secretaria de relações Institucionais (SERIN) e a Secretaria da Casa Civil. A secretaria da Educação, no seu objetivo de controlar com mão de ferro as secretarias municipais para impor sem debate o seu PACTO PELA EDUCAÇÃO com os municípios não aceitava que o seu representante, o atual presidente da UNDIME, Luis Valter, deixasse a presidência da entidade. Por isso foi articulada uma operação de guerra que envolveu o próprio Barreto, Clóvis (o Coió), o secretário César Lisboa da SERIN e Eva Schiavon. Houve ligações para todos os secretários com ameaças para que os mesmos deixassem de articular sua chapa RESSIGNIFICAR A UNDIME. Como essa estratégia não deu certo, passaram a pressionar os prefeitos pela desistência de seus secretários, o que gerou coméntários indignados dos participantes do encontro, que identificaram essa prática como "carlista", e que em nada lembrava o discurso de nosso governador Wagner, que sempre apregoou preferir o diálogo em vez do autoritarismo.
417 secretários municipais de Educação, responsáveis pela Educação de mais de 2 milhões de estudantes, com relação com os pais desses alunos, realmente não é um segmento para se indispor com tanta inabilidade... Mas foi isso o que ocorreu. No final do processo houve uma composição da chapa Ressignicar a UNDIME com o atual presidente, sendo que a vice-presidência ficará com Renê Silva que encabeçava a chapa da Ressignificar a UNDIME, sendo que essa chapa ficará com a maioria dos cargos do conjunto da diretoria e praticamente todos as regionais, além do compromisso de Valter apoiar Renê para presidente na próxima eleição.
Quem ganhou? Quem perdeu com esse refrega?
Quem ganhou foi a chapa Ressignificar, que passou todas as suas propostas no encontro e ganhou a maioria dos cargos.
Quem perdeu foi o governo estadual pela inabilidade e trapalhada da secretaria da educação ( mais uma...). Perdeu porque agora os secretários de Educação dos municípios baianos voltam para o interior com uma imagem do governo autoritária e intervencionista, despreocupada com a Educação e apenas se importando com cargos. Se a SERIN e a Casa Civil ficassem calados não se queimariam tanto. Afinal ninguém mais suporta mandonismo e autoritarismo... E a consciência das pessoas ninguém pode proibir ou mudar.
Perdeu a SEC e Barreto, e sua exímia assessoria, pois saiu uma resolução de que a adesão ao PACTO DE OSVALDO será voluntário, sem as pressões que o pessoal da SEC fazia antes. Perdeu a educação baiana, que tem à frente da SEC um pessoal que só faz retroagir a qualidade da Educação ( veja o nosso blog e descubra porque: http://notbahia.zip.net.
Márcia Solter, em 13 de abril de 2001
Fonte: http://notbahia.zip.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário