sexta-feira, 15 de abril de 2011

CARTA ABERTA DO VICE-PRESIDENTE ELEITO DA UNDIME BAHIA

Secretário de Educação de Planaltino é eleito vice-presidente da UNDIME/Bahia

RESSIGNIFICAR A UNDIME”, NOSSA HORA CHEGOU


Saudações Educacionais,

O movimento “Ressignificar a UNDIME”, que nasceu de uma articulação coletiva entre secretários municipais de educação de diversos territórios do interior do Estado, e que ganhou mais força ainda e apoio nestes dias de realização do 14º Fórum Estadual da UNDIME Bahia, graças as proposições elencadas na “Carta Proposta”, vem a público agradecer todo o apoio recebido e compartilhar as vitórias obtidas.
De início é bom relembrar, que o movimento “Ressignificar a UNDIME Bahia”, não nasceu de vaidades pessoais e nem simplismente como movimento oposicionista como alguns maldosamente tentaram pontuar. O movimento “Ressignificar a UNDIME Bahia”, pelo contrário, nasceu enquanto preocupação de secretários municipais de educação do interior do Estado, que estão aflitos com a falta de articulação da sua representatividade maior, quanto a assistência e defesa dos interesses dos municípios.
Nosso movimento, está pautado principalmente na necessidade de fortalecer a UNDIME/BA. A “Carta Proposta”, resultado do diálogo, é o que norteia o movimento. Nela, foram elencadas propostas de diretrizes para atuação da UNDIME/BA nos próximos dois anos. Temos a convicção, que o que está posto na “Carta Proposta”, comunga com o desejo de todos os Secretários Municipais.
Daí, termos proposto a discussão de uma nova diretoria para a UNDIME/BA, uma diretoria que tenham as questões elencadas na “Carta Proposta” como diretrizes de trabalho, uma diretoria que tenha verdadeiramente sensibilidade para os problemas enfrentados pela maioria dos municípios baianos, uma diretoria que tenha a capacidade de ampliar o diálogo e a articulação entre os entes federados, as Universidades Públicas e outros parcerios, buscando estabelecer parcerias e participar dos espaços de elaboração das políticas públicas, e que estas parcerias e participação resultem na superação de problemas comuns e melhoria da qualidade da educação pública.
Nestes dois primeiros dias de Fórum, temos conversado com todos os secretários, e percebemos que a grande maioria aderiu ao movimento. Ontem, as lideranças do movimento e a atual diretoria da UNDIME, que se coloca para reeleição, estiveram reunidos por 6 horas, discutindo a possibilidade de consenso para composição de uma chapa única que fortaleça a instituição UNDIME, que é o nosso maior objetivo. Chegamos ao entendimento que um bate chapa poderia causar um racha e um enfraquecimento maior ainda da entidade. Confeçamos que o diálogo não foi fácil, mas acreditamos que o entendimento a que chegamos foi o melhor para a entidade UNDIME.
Para além de cargos ou nomes na diretoria, pautamos as discussões pelas proposições da “Carta Proposta”, para que estas se tornem diretrizes, e que com isso, o movimento “Ressignificar a UNDIME Bahia”, com participação direta na nova diretoria, contribua para efetivação destas diretrizes.
Neste sentido, discutimos a ocupação de cargos estratégios para materialização de nossas propostas. Ficamos com a Vice-Presidência, as Secretarias de Articulação Municipal e Comunicação, e ainda com a indicação de dois representantes para compor o Conselho Nacional de Representantes. Além da ocupação destes espaços, as proposições da “Carta Proposta” serão imcorporadas como diretrizes que norteará o trabalho da nova diretoria, o que acreditamos ser nossa maior vitória. O movimento “Ressignificar a UNDIME Bahia”, entra no processo para somar de forma efetiva, e todos que acreditaram neste movimento podem ter a certeza que trabalharemos muito para efetivar nossas propostas.
Temos a convicção de que quem ganhou de verdade foi a UNDIME/BA, os Secretários Municipais de Educação, a Educação Pública Municipal, os municípios do interior do Estado, que agora tem efetivamente voz e espaço de participação.
Em nome de todas as lideranças, agradeço todo apoio que o movimento “Ressignificar” tem tido, e destacamos que o movimento apenas iniciou, e que a “ressignificação da UNDIME” começa agora, mas ela só se efetivará se todos tivermos a capacidade de nos mantermos mobilizados e participativos.



Renê Silva
Secretário de Educação do Município de Planaltino
Coordenador do movimento “Ressignificar a UNDIME Bahia”

Nenhum comentário:

Postar um comentário