terça-feira, 17 de julho de 2012

PLANALTINO: INSTITUIÇÕES PARCEIRAS RECEBEM CARTILHAS E PANFLETOS PARA TRABALHAREM COM OS PAIS A IMPORTÂNCIA DE ACOMPANHAR A VIDA ESCOLAR DOS FILHOS

O Comitê da Mobilização Social pela Educação de Planaltino esteve reunido no último dia 13/07, para apresentar o material impresso que servirá de instrumento para o trabalho com os pais, mães e responsáveis por alunos. Foram impressas 3.000 Cartilhas “Acompanhem a vida escolar dos seus filhos” e 5.000 panfletos com 8 dicas de “Como participar da vida escolar de seus filhos”.
O material tem como base o conteúdo da Cartilha confeccionada pelo MEC, mas traz questões peculiares a realidade educacional do município de Planaltino. As ilustrações também são próprias, feitas pelo artista plástico Messias Velame.
Na reunião, o Coordenador da Mobilização, Prof. Renê Silva, aproveitou para entregar para as entidades cópia impressa do Plano Municipal de Mobilização Social pela Educação, construído coletivamente por todos os membros. No Plano consta um breve histórico da implantação da Mobilização no município, diagnostico sobre os fatores que atrapalham a participação dos pais na vida escolar dos filhos e um plano de ações que cada parceiro pode realizar para incentivar a maior participação dos pais e comunidade na escola.
Os membros do Comitê avaliaram também as ações que foram desenvolvidas de março a junho deste ano: o “Domingo de Festa”, com atividades culturais e esportivas para toda a comunidade, que foi realizado nas localidades rurais de Ibitiguira, Nova Itaípe, Angélica e Lagedinho; o “II Festival de Louvor”, realizado em 1º de maio com o tema “Família”, uma parceria com todas as instituições religiosas; e a comemoração do “Dia das Mães”, em praça pública. Todas avaliaram com extremamente positiva todas as ações, que promoveram um grande interação entre escola-família-comunidade.
O TRABALHO COM O MATERIAL IMPRESSO
As unidades escolares trabalharão o conteúdo das Cartilhas em reuniões e oficinas com os pais. O trabalho será sistemático, e em todos os momentos com os pais será reservado um tempo para o trabalho com o conteúdo da cartilha. As Igrejas também receberão exemplares da Cartilha para o trabalho com os seus grupos de estudos. Além das Cartilhas, será entregue para cada Instituição parceira um banner com as 8 dicas de “Como participar da vida escolar de seus filhos”, que servirá de suporte para o trabalho. A Secretaria Municipal de Educação, disponibilizará sempre que necessário, material multimídia para as instituições.
“Os membros do Comitê ressaltaram a importância de todos os espaços estarem reforçando e orientando sobre a importância o como os pais podem participar da vida escolar dos filhos. Continuaremos com as atividades de grande porte, como o “Domingo de Festa”, mas, a partir de agora, com a chegada do material impresso, intensificaremos as orientações de como os pais podem participar mais da vida escolar dos filhos. Cada unidade escolar sistematizará suas ações de fomento a participação dos pais”, pontua Renê Silva.
Fonte: www.educaplanaltino.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário