Na sexta-feira, 13 de julho de 2012, na sala de reunião da
SEMEC, aconteceu mais um encontro presencial de formação do Curso de Extensão Mídias na
Educação. O curso é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação
de Maracás
com a UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Neste último
encontro (C.H 160 horas), ocorreram as apresentações individuais dos
projetos elaborados pelos cursistas. Cada cursista deveria realizar um
projeto contemplando o uso de mídias e, posteriormente, executá-lo com
os alunos.
O
que é o Programa de Formação Continuada Mídias na Educação?
O Programa de Formação Continuada Mídias na Educação tem como
objetivo incentivar o uso integrado de diferentes mídias em sala de aula (TV,
rádio, material impresso e Internet) de forma articulada à proposta pedagógica
e dentro de uma concepção interacionista de aprendizagem.
Diferentes dispositivos midiáticos como o rádio e a televisão já
fazem parte da realidade de um número significativo de escolas. Essa presença,
no entanto, não é suficiente para garantir que esses dispositivos efetivamente
se articulem ao processo de ensino/aprendizagem. Para que isso ocorra, é
preciso que eles não só sejam percebidos como recursos pedagógicos eficientes,
mas adequadamente utilizados em sala, respeitando-se o potencial de cada um.
Além da integração das diversas mídias ao processo de ensino e de
aprendizagem, uma das principais características do Programa Mídias na Educação
é o estímulo à produção de professores e cursistas em suportes midiáticos
distintos.
A concepção pedagógica que sustenta o Programa Mídias na Educação
pressupõe, justamente, a autoria como característica essencial a uma
aprendizagem autônoma e significativa. Pressupõe, ainda, que uma aprendizagem
efetiva exige, por parte do professor, um esforço no sentido de diversificar as
formas de disponibilizar recursos midiáticos para promover a construção do
conhecimento, bem como de apresentar informação e produção dos cursistas.
Essa concepção pedagógica se beneficia do atual contexto de
desenvolvimento das TIC. Hoje, equipamentos de captação de som e imagem, bem
como de edição “doméstica”, possibilitam a cursistas e professores transcender
a condição de fruição de usuários da informação para transformá-los em autores
em diferentes mídias.
Assim, autoria e fruição combinam-se de tal maneira e com tal
simplicidade que a autoria ganha novas e interessantes possibilidades
pedagógicas, ampliando as formas de cursistas e professores se expressarem e,
consequentemente, de ensinar e aprender.
Mas para que isso ocorra é necessário que os professores não só
compreendam a importância desse instrumental, como também desenvolvam novas
competências, novos olhares sobre as mídias.
Avaliar a contribuição de cada mídia para a aprendizagem autônoma
e para a capacidade de criar e disseminar informações e combiná-las de forma a
colaborar para a melhoria da aprendizagem dos cursistas é uma importante tarefa
do professor.
No âmbito das políticas públicas, torna-se imperativo implantar,
ampliar e fortalecer projetos de formação docente que tenham como alvo o uso
articulado das mídias. O Programa de Formação Continuada Mídias na Educação foi
concebido com esta finalidade, sendo oferecido pelas Instituições de Ensino
Superior.
Disponível em: www.uabuesb.com.br/cursos/programa-midias-na-educacao
Disponível em: www.uabuesb.com.br/cursos/programa-midias-na-educacao
A Semec parabeniza aos cursistas pelo compromisso e dedicação demonstrados no decorrer do curso.
Fonte: http://www.semecmaracas.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário