terça-feira, 17 de julho de 2012

MARACÁS: PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO REALIZAM APRESENTAÇÕES DE PROJETOS NO ÚLTIMO ENCONTRO PRESENCIAL DO CURSO DE EXTENSÃO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

Na sexta-feira, 13 de julho de 2012, na sala de reunião da SEMEC, aconteceu mais um encontro presencial de formação do Curso de Extensão Mídias na Educação. O curso é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação de Maracás com a UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Neste último encontro (C.H 160 horas), ocorreram as apresentações individuais dos projetos elaborados pelos cursistas. Cada cursista deveria realizar um projeto contemplando o uso de mídias e, posteriormente, executá-lo com os alunos.
Grupo de Profissionais da Educação que participam da Formação. Importante destacar que as inscrições para o curso foram divulgadas nas escolas. Cada profissional interessado encaminhou seus dados à SEMEC que realizou todas as pré-inscrições. Os cursistas foram selecionados pela UESB, conforme a quantidade de vagas disponibilizadas para o curso.  
O que é o Programa de Formação Continuada Mídias na Educação?
O Programa de Formação Continuada Mídias na Educação tem como objetivo incentivar o uso integrado de diferentes mídias em sala de aula (TV, rádio, material impresso e Internet) de forma articulada à proposta pedagógica e dentro de uma concepção interacionista de aprendizagem.
Diferentes dispositivos midiáticos como o rádio e a televisão já fazem parte da realidade de um número significativo de escolas. Essa presença, no entanto, não é suficiente para garantir que esses dispositivos efetivamente se articulem ao processo de ensino/aprendizagem. Para que isso ocorra, é preciso que eles não só sejam percebidos como recursos pedagógicos eficientes, mas adequadamente utilizados em sala, respeitando-se o potencial de cada um.
Além da integração das diversas mídias ao processo de ensino e de aprendizagem, uma das principais características do Programa Mídias na Educação é o estímulo à produção de professores e cursistas em suportes midiáticos distintos.
A concepção pedagógica que sustenta o Programa Mídias na Educação pressupõe, justamente, a autoria como característica essencial a uma aprendizagem autônoma e significativa. Pressupõe, ainda, que uma aprendizagem efetiva exige, por parte do professor, um esforço no sentido de diversificar as formas de disponibilizar recursos midiáticos para promover a construção do conhecimento, bem como de apresentar informação e produção dos cursistas.
Essa concepção pedagógica se beneficia do atual contexto de desenvolvimento das TIC. Hoje, equipamentos de captação de som e imagem, bem como de edição “doméstica”, possibilitam a cursistas e professores transcender a condição de fruição de usuários da informação para transformá-los em autores em diferentes mídias.
Assim, autoria e fruição combinam-se de tal maneira e com tal simplicidade que a autoria ganha novas e interessantes possibilidades pedagógicas, ampliando as formas de cursistas e professores se expressarem e, consequentemente, de ensinar e aprender.
Mas para que isso ocorra é necessário que os professores não só compreendam a importância desse instrumental, como também desenvolvam novas competências, novos olhares sobre as mídias.
Avaliar a contribuição de cada mídia para a aprendizagem autônoma e para a capacidade de criar e disseminar informações e combiná-las de forma a colaborar para a melhoria da aprendizagem dos cursistas é uma importante tarefa do professor.
No âmbito das políticas públicas, torna-se imperativo implantar, ampliar e fortalecer projetos de formação docente que tenham como alvo o uso articulado das mídias. O Programa de Formação Continuada Mídias na Educação foi concebido com esta finalidade, sendo oferecido pelas Instituições de Ensino Superior.
Disponível em: www.uabuesb.com.br/cursos/programa-midias-na-educacao 


A Semec parabeniza aos cursistas pelo compromisso e dedicação demonstrados no decorrer do curso. 
Fonte: http://www.semecmaracas.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário