quinta-feira, 20 de outubro de 2011

PLANALTINO EM FOCO

PROFESSORAS CRISTINA E NARA PARTICIPAM DO IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM JEQUIÉ
As professoras Josleide Cristina (Colégio Isaura Couto) e Sonilza Nara (Escola Clemente Mariani), estão participando no período de 17 a 21 de outubro, do IV Seminário de Inclusão, no município de Jequié. A participação das professoras neste evento, representa o primeiro passo da Secretaria Municipal de Educação, no sentido de investir na; construção de ações efetivas de inclusão na educação municipal. “Fizemos o convite para as professoras por acreditar que elas apresentam o perfil necessário para os desafios propostos no trabalho com educação inclusiva. Futuramente disponibilizaremos uma carga horária para que elas se dediquem a estudos, e nos ajude na implementação de políticas de inclusão na rede municipal”, pontua o Secretário de Educação Renê Silva.
Histórico do evento
A inserção do Município de Jequié como Pólo de Inclusão, no Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade, desde 2005, tem oportunizado a discussão e implantação de políticas públicas inclusivas nessas localidades, oferecendo orientação e suporte aos Municípios da área de abrangência do pólo de Jequié. O Seminário, uma das ações do programa “Educação Inclusiva: direito a diversidade”, incorpora o princípio democrático descentralizador envolvendo vários atores que direta ou indiretamente influenciam na qualidade da educação, possibilitando a interlocução dos municípios do pólo de abrangência de Jequié. Trata-se de uma oportunidade de discussão sobre os desafios e barreiras a serem transpostos, bem como, de socializar experiências exitosas na implantação de uma política de educação inclusiva, em nível municipal.



A realização do IV Seminário de Educação Inclusiva irá possibilitar a capacitação de 200 profissionais da educação, gestores e educadores, ampliando as discussões acerca de políticas de inclusão e eixos relacionados à prática pedagógica inclusiva e do Atendimento Educacional Especializado, nos 60 Municípios do pólo de abrangência de Jequié.
Promover a capacitação dos gestores educacionais dos 60 municípios da área de abrangência do pólo de Jequié fortalecendo a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, nas redes públicas de ensino.



SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E DIRETOR DE APOIO PEDAGÓGICO TERMINARAM PRIMEIRA ETAPA DA ESPECIALIZAÇÃO







O Secretário de Educação de Planaltino Renê Silva, e o Diretor de Apoio Pedagógico Marcos Paiva, terminaram no último sábado, a primeira etapa do Curso de Especialização em Fundamentos Sociais e Políticos da Educação, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), em Vitória da Conquista.
Neta primeira etapa, estudaram as disciplinas do Curso (núcleo de formação e seminário optativo) que foram ministradas quinzenalmente (30 h/a), às quintas e sextas-feiras, e aos sábados, no horário das 8 h às 12 h e das 14 h às 18 h.
Na segunda etapa, terão que participar do Seminário de Pesquisa (6h) e a Oficina de Pesquisa (5h) que ocorrerão semanalmente conforme cronograma estabelecido pelos professores orientadores. A previsão de conclusão da pós é em Março de 2012.
Postado por SEMECE às 07:09 0 DÊ SUA OPINIÃO
Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no orkut
EXPECTATIVAS DE PARTICIPAÇÃO EM SEMINÁRIO INTERNACIONAL É DE GRANDES CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCAÇÃO DE PLANALTINO


Terminou na última sexta-feira (14/10), em Fortaleza, o 1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação, com o tema “Interação família-escola-comunidade”.
Para o Secretário Municipal de Educação, Prof. Renê Silva, que participou do evento a convite do MEC, a participação no evento trará grandes contribuições para educação do município de Planaltino.
“As experiências apresentadas no Seminário, mostram que o trabalho educacional que estamos iniciando em Planaltino está no caminho certo. A conclusão que tiro, após a participação no evento, é que precisamos organizar e sistematizar melhor nossas ações. Precisamos de um projeto organizacional que atue como um “guarda-chuvas” das ações que estamos desenvolvendo. Vale a pena ressaltar, que muitas experiência de mobilização, práticas pedagógicas apresentadas, podem contribuir muito com o nosso trabalho. Por isso, vou organizar um Seminário para repassar para todos os diretores, coordenadores, conselheiros e equipe da SEMECE o que foi discutido no Seminário. Acho que essa ação é fundamental para pensarmos a organização da educação para 2012. Tenho convicção de que podemos avançar muito”, pontua o Secretário Renê Silva.
Um dos momentos mais significativos do evento, segundo o Secretário, foi no último dia, na sexta-feira, com a apresentação pelo Prof. Manoel Andrade Neto (Especialista em Juventude, Cidadania e Aprendizagem Cooperativa), sobre o Programa de Educação em Células Cooperativas, experiência iniciada no município de Pentecoste – CE. “Essa experiência é uma das coisas mais fascinantes que já vi em Educação. Mostra que é possível desenvolver um trabalho cooperativo nas escolas, que contribua efetivamente para aprendizagem dos alunos”, afirma Renê. Outro ponto foi a palestra do Filósofo Colombiano Bernardo Toro, sobre a temática “Mobilizar é convocar vontades para atuar na busca de um propósito comum, sob uma interpretação e um sentido também compartilhados”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário