segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Planaltino em foco...

FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PAUTA: REUNIÃO NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PLANALTINO DISCUTE O FUNCIONAMENTO DO POLO DE FORMAÇÃO DE PROFESORES EM PEDAGOGIA

Representantes da UNEB e da Secretaria Municipal de Educação de Planaltino discutindo o funcionamento do polo de formação de professores em pedagogia
Na tarde do dia 27 de outubro, ocorreu na secretaria municipal de educação de Planaltino um encontro entre a Diretoria de Ensino e Apoio Pedagógico e professor articulador do polo, Marcos Paiva e o coordenador do polo de formação de professores em pedagogia de Planaltino, o professor Sílvio Dortas. Polo de formação este que funciona através de um convênio entre a prefeitura municipal de Planaltino e a Universidade Estadual da Bahia – UNEB e atende a 55 professores da rede municipal de ensino que trabalham na educação infantil e ensino fundamental e ainda não possuem a primeira graduação.
Professor Marcos Paiva (articulador do polo), juntamente com a diretora administrativa da secretaria de educação de Planaltino, a professora Graça Sudré e o coordenador do polo de formação de Planaltino, o professor da UNEB, Sílvio Dortas
Além dos professores Marcos Paiva e Sílvio Dortas, estiveram presentes na reunião a diretora administrativa da secretaria municipal de educação, a professora Maria das Graças Sudré, a professora de Estágio do polo de formação em pedagogia, Marilúcia, e a técnica do setor administrativo do polo de formação em pedagogia, Edilene. Foram discutidas na reunião questões como atribuições dos agentes envolvidos, funcionamento do setor administrativo do polo de formação, horário de funcionamento das aulas, entre outras questões relevantes.
 Professores da rede pública municipal de Planaltino participando da aula de Estágio no polo de formação de professores em pedagogia
O polo de formação de professores em pedagogia de Planaltino funciona nos dias de segunda, quinte e sexta-feira a noite e aos sábados pela manhã, no Colégio Municipal Isaura Couto da Silva.
Fonte: Diretoria de Ensino e Apoio Pedagógico

VI PROFEP DA ESCOLA M. CANTINHO DO SABER


TEMA: OFICINA DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
 Foi realizado no dia 26/10/2011 o VI PROFEP da Escola Municipal Cantinho do Saber. O curso discutiu a importância da Leitura e Escrita na vida da criança e do profissional de educação, pois para um bom desenvolvimento em sala de aula é de fundamental importância que o docente seja o maior interessado para mediar esta ação. 

Segundo Feitosa (2000), "escrever é parte inerente ao ofício do pesquisador" e não costuma ser tarefa fácil para ninguém. Normalmente, as pessoas "sofrem" muito quando tem que colocar suas ideias no papel, por isso, ajudar a criança a interpretar o “mundo” é possibilitar a ela um olhar crítico e questionador em relação aos conteúdos. O prazer pela leitura surge a partir do constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sob diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos, ou seja, no contato com um livro estamos de certa forma, lendo - embora, muitas vezes, não nos demos conta. Enfim, a atividade de leitura não corresponde a uma simples decodificação de símbolos, mas significa, de fato, interpretar e compreender o que se lê. 
Neste PROFEP além de ser discutida a importância da Leitura e Escrita, foram também planejadas estratégias para trabalhar a produção textual em sala de aula, de forma prazerosa e significativa. Os docentes compartilharam suas experiências e buscaram aprimorar, ressignificar e aprender novas formas de trabalhar textos. 
O curso manteve a seguinte ordem, uma dinâmica inicial: Tecendo uma História, logo após foi discutido o tema através de apresentação de slides, em seguida uma pequena pausa para um delicioso lanche. Ao retornar, as docentes assistiram vídeos, que contribuem para sua formação e foi realizado um trabalho em grupo e apresentado para os colegas. Assim, foi realizado mais uma etapa do curso com satisfação e sem dúvida, muita aprendizagem.
Fonte: Coordenação Pedagógica da Escola Municipal Cantinho do Saber. 

Fonte: Coordenação Pedagógica.

sábado, 29 de outubro de 2011

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO PARTICIPA DE XIV REUNIÃO DO EDUCAVALE EM ITIRUÇÚ


 Secretário Renê Silva destaca importância dos Conselhos na gestão educacional
Maristela, Marcelo e Renê
O Secretário de Educação do Município de Planaltino, Prof. Renê Silva, que também é Vice-presidente da UNDIME/BA, participou na última quinta-feira (27/10), na cidade de Itiruçú,  da XIV Reunião do Fórum dos Secretários Municipais de Educação do Vale do Jiquiriçá. O evento contou com a presença de Secretários de Educação, Conselheiros e Técnicos de 14 municípios do Vale do Jiquiriçá, da Diretora da DIREC 13, da Prof. Givania Nascimento presidente da UNCME/BA, e do Prof. Marcelo Silva Borges Mestrando da UNEB, que compareceu a reunião para conhecer a experiência de articulação do EDUCAVALE.
O Prof. Renê Silva, aproveitou a reunião para informar os Dirigentes Municipais sobre suas ações como Vice-presidente da UNDIME/BA. Dentre as ações, a articulação para a Capacitação do PDDE com técnicos do FNDE que acontecerá no próximo dia 04/11 na cidade de Maracás, os Encontros de Formação da Mobilização Social pela Educação que acontecerá nos dias 7 e 8/11 da cidade de Vitória da Conquista e 10 e 11/11 na cidade de Jequié. Apresentou também a proposta de realização de Encontro de Formação de Conselheiros de Colegiados Escolares na primeira quinzena de fevereiro de 2012, e Encontro de Capacitação Técnica com FNDE na primeira quinzena de abril de 2012. Todos estes eventos estão sendo articulados em parceria com o Ministério da Educação e FNDE.
Renê aproveitou também o primeiro momento da tarde, para compartilhar com todos a participação no 1º Seminário Internacional de Interação-família-escola-comunidade, que aconteceu nos dias 12, 13 e 14 de outubro em Fortaleza, Ceará. O Secretário Renê Silva, pontuou a importância de compreender realmente o princípio da Mobilização Social pela Educação, para que a mesma não se resuma na realização de um evento pontual, e sim como uma ação que deve permear todas as ações educacionais no município.
O foco da reunião foi a palestra pela manhã da Profa. Givania, que apresentou o que é a UNCME e o papel dos Conselhos Municipais de Educação. Givania se colocou a disposição para contribuir com a estruturação e funcionamentos dos Conselhos Municipais de Educação no Vale do Jiquiriçá.
Também aconteceu paralelamente ao Encontro do EDUCAVALE, o XV Encontro dos Dirigentes Municipais de Cultura, onde Planaltino esteve representado pelo Prof. Edivaldo Gonçalves, Dirigente de Cultura de Planaltino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário