quinta-feira, 17 de novembro de 2011

BOLETIM PLANALTINO EM FOCO...

PROJETO DE REESTRUTURAÇÃO DA SECRETARIA CAMINHA PARA FASE FINAL DE ELABORAÇÃO


PARES contribuirá para melhoria do trabalho de gestão educacional de Planaltino
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer de Planaltino, recebeu nos dias 31/10 e 01/11 a visita técnica do Prof. Dr. José Jackson Reis dos Santos, consultor do PROJETO DE ASSESSORAMENTO À REESTRUTURAÇÃO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO (PARES), do Programa de Apoio a Educação Municipal da Secretaria de Educação do Estado da Bahia.
No primeiro dia de encontro pela manhã, foi socializado o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), discutida a abordagem conceitual sobre “grupo e colaborativo” no contexto do PARES e apresentação da sistematização dos dados construídos com base nos fragmentos de histórias de vida do Grupo Colaborativo da SME e do técnico
Pela tarde, foi apresentada e discutida a análise inicial dos dados construídos durante a problematização e contextualização da gestão interna da Secretaria Municipal de Educação, realização de atividade sobre as dimensões da Gestão, tomando como referência todos os dados produzidos. Dando seguimento, foi a construção coletiva de um organograma para a SME, tendo como base os documentos legais da educação municipal.
No segundo dia, foi dado seguimento a Oficina de construção de regimento interno, tendo como referência todos os documentos sistematizados e produzidos durante a experiência.  Este momento foi feito de forma coletiva com mediação do Prof. Jackson, discutindo cada tópico, visando adequar à reestruturação proposta.
Ao final, o Professor José Jackson fez as orientações necessárias  para elaboração da memória do Grupo Colaborativo da SME, refletindo sobre a experiência do Pares.  Foi ainda, uma avaliação dos dois dias de trabalho, onde todos os participantes pontuaram a importância do PARES para organização do trabalho da Secretaria.
O Grupo Colaborativo da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, conta com a participação do Secretário de Educação Prof. Renê Silva, Diretora Administrativa da Secretaria Profa. Graça Sudré, Diretor de Apoio Pedagógico Prof. Marcos Paiva, Diretor de Cultura, Esportes e Lazer Prof. Edivaldo Gonçalves, Diretora das Escolas do Campo Profa. Jakline Milena, Coordenadora das Escolas do Campo Profa. Graziele Almeida, Técnica da Diretoria Administrativa Sueli Praxedes e do Presidente do Conselho Municipal de Educação Prof. Ariosvaldo Porfírio.

DELEGAÇÃO DE PLANALTINO PARTICIPA DA II – CONFERÊNCIA ESTADUAL DA JUVENTUDE.


 Representantes  da delegação de Planaltino, Maracás e Amagosa
Aconteceu nos dias 28, 29 e 30 de Outubro, na cidade de Salvador, na Escola Parque – Caixa D’Água, a 2ª Conferência Estadual de Juventude, com o tema: “Construir direitos, desenvolver o Brasil e a Bahia”, objetivando discutir e construir, junto aos jovens, políticas que garantam seus direitos. A Conferência reuniu quase 2.000 jovens de toda a Bahia. E, é claro, a delegação de Planaltino estava lá: Edivaldo Gonçalves Costa, Carlos André Santiago Novaes, Marla Cristina Oliveira Soares, Magnovaldo Oliveira de Souza e Alex Almeida, eleitos na Conferência Territorial.

A esquerda, Edivaldo Gonçalves Costa, no centro o índio  Pataxó e a direita o aluno Magnovaldo, representante dos jovens planaltinense.


A Conferência teve início na sexta-feira (28/10/2011), pela manhã, com uma apresentação teatral, baseada exatamente no tema da Conferência, agradando e descontraindo a todos. Em seguida, deputados, assessores, secretários estaduais, o Governador da Bahia, Jacques Wagner, representantes dos Conselhos de Juventude (CEJUVE e CONJUVE), da Comissão Organizadora Estadual (COE) e outros compuseram a mesa e fizeram uso da palavra, ressaltando, em seus discursos, a importância da construção de políticas públicas voltadas para o jovem, bem como do incentivo ao protagonismo juvenil, relembrando, ainda, a árdua trajetória percorrida pelos jovens  brasileiros na conquista de espaços de participação.
 A esquerda, Marla Cristina, a direita Edivaldo Gonçalves Costa - Diretor de Cultura
À tarde, o plenário foi dividido em 10 Grupos de Trabalho, os quais discutiram os 10 eixos já discutidos nas Conferências Territorias: GT1 – Emancipação e autonomia juvenil – educação. GT2 – Emancipação – trabalho, emprego e renda. GT3 – Bem-estar juvenil – saúde e vida segura. GT4 – Bem-estar juvenil – desporto, lazer e meio ambiente. GT5 – Desenvolvimento da Cidadania e organização juvenil. GT6 – Apoio à criatividade juvenil – produção cultural e acesso aos bens da cultura; desenvolvimento tecnológico e comunicação. GT7 – Do reconhecimento à diversidade – negros e negras. GT8 – Do reconhecimento à diversidade – LGBT. GT9 – Do reconhecimento à diversidade – mulheres; jovens em conflito com a lei; e jovens com deficiência. GT10 – Do reconhecimento à diversidade – indígena e rural.
No segundo dia, os Grupos foram retomados para discussão do texto-base da Conferência e das ações prioritárias do Plano Estadual de Juventude, sendo elaboradas uma carta ao Presidente e algumas proposições dentro dos Grupos. Enquanto no terceiro e último dia da Conferência, as proposições foram lidas e aprovadas pelo plenário. Havendo ainda a eleição de delegados para a Conferência Nacional. 
 Delegados de Planaltino e Maracás participam da 10ª Bienal do livro.
Vale ressaltar que durante todo o tempo havia apresentações culturais livres. Todos os jovens, que sabiam e queria apresentar alguma atividade cultural, tinham sua oportunidade garantida. Dessas apresentações as mais comuns eram poesia, música e dança. Isso revela a importância da inserção dos jovens nos espaços de participação, bem como do incentivo ao protagonismo juvenil e à participação nos momentos de discussão e construção de políticas públicas que atendam às suas reais necessidades.  Vale salientar que esta mesma delegação participou da 10ª Bienal do Livro, que aconteceu no Centro de convenções, com várias oficinas e espaços literários, além de contar com a presença de vários poetas e artistas musicais. 
Delegados de Planaltino e Maracás participam da 10ª Bienal do livro.
Fonte: Diretoria de Cultura, Esporte e Lazer.

EQUIPE DE KARATÉ DE PLANALTINO SE DESTACA NO TORNEIO DE ITIRUÇU-BA

  Equipe de Planaltino deu um show no torneio de Karatê em Itiruçu, realizado no ultimo Domingo dia 30/10/2001. A equipe formada por Cleto Cruz, Samuel Medeiros , Jerry Flavio, Emanuela Alves, Ismael Medeiros e Nalana Assis, participaram das modalidade Katá e Kumitê (luta). A Equipe trouxe no total de 4 medalhas  para o municipio. Na modalidade Katá Feminino, Emanuela conquistou a medalha de Ouro,  na  modalidade Katá Masculino, Cleto Cruz apesar de está com o Joelho machucado, conseguiu conquistar a medalha de prata e Jerry Flavio ficou com o Bronze. Na modalidade Kumitê (luta), depois de uma disputa acirrada , Samuel Medeiros ficou com a medalha de prata.
Parabéns a todos os atletas que participaram da competição, e continuem com essa determinação, afim de elevar o nome do nosso município.
Assista a final do  torneio entre Planaltino x Ituruçu.. 
 



FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PAUTA: REUNIÃO NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PLANALTINO DISCUTE O FUNCIONAMENTO DO POLO DE FORMAÇÃO DE PROFESORES EM PEDAGOGIA

Representantes da UNEB e da Secretaria Municipal de Educação de Planaltino discutindo o funcionamento do polo de formação de professores em pedagogia
Na tarde do dia 27 de outubro, ocorreu na secretaria municipal de educação de Planaltino um encontro entre a Diretoria de Ensino e Apoio Pedagógico e professor articulador do polo, Marcos Paiva e o coordenador do polo de formação de professores em pedagogia de Planaltino, o professor Sílvio Dortas. Polo de formação este que funciona através de um convênio entre a prefeitura municipal de Planaltino e a Universidade Estadual da Bahia – UNEB e atende a 55 professores da rede municipal de ensino que trabalham na educação infantil e ensino fundamental e ainda não possuem a primeira graduação.
Professor Marcos Paiva (articulador do polo), juntamente com a diretora administrativa da secretaria de educação de Planaltino, a professora Graça Sudré e o coordenador do polo de formação de Planaltino, o professor da UNEB, Sílvio Dortas
Além dos professores Marcos Paiva e Sílvio Dortas, estiveram presentes na reunião a diretora administrativa da secretaria municipal de educação, a professora Maria das Graças Sudré, a professora de Estágio do polo de formação em pedagogia, Marilúcia, e a técnica do setor administrativo do polo de formação em pedagogia, Edilene. Foram discutidas na reunião questões como atribuições dos agentes envolvidos, funcionamento do setor administrativo do polo de formação, horário de funcionamento das aulas, entre outras questões relevantes.
 Professores da rede pública municipal de Planaltino participando da aula de Estágio no polo de formação de professores em pedagogia
O polo de formação de professores em pedagogia de Planaltino funciona nos dias de segunda, quinte e sexta-feira a noite e aos sábados pela manhã, no Colégio Municipal Isaura Couto da Silva.
Fonte: Diretoria de Ensino e Apoio Pedagógico

VI PROFEP DA ESCOLA M. CANTINHO DO SABER- PLANALTINO


TEMA: OFICINA DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
 Foi realizado no dia 26/10/2011 o VI PROFEP da Escola Municipal Cantinho do Saber. O curso discutiu a importância da Leitura e Escrita na vida da criança e do profissional de educação, pois para um bom desenvolvimento em sala de aula é de fundamental importância que o docente seja o maior interessado para mediar esta ação. 

Segundo Feitosa (2000), "escrever é parte inerente ao ofício do pesquisador" e não costuma ser tarefa fácil para ninguém. Normalmente, as pessoas "sofrem" muito quando tem que colocar suas ideias no papel, por isso, ajudar a criança a interpretar o “mundo” é possibilitar a ela um olhar crítico e questionador em relação aos conteúdos. O prazer pela leitura surge a partir do constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sob diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos, ou seja, no contato com um livro estamos de certa forma, lendo - embora, muitas vezes, não nos demos conta. Enfim, a atividade de leitura não corresponde a uma simples decodificação de símbolos, mas significa, de fato, interpretar e compreender o que se lê. 
Neste PROFEP além de ser discutida a importância da Leitura e Escrita, foram também planejadas estratégias para trabalhar a produção textual em sala de aula, de forma prazerosa e significativa. Os docentes compartilharam suas experiências e buscaram aprimorar, ressignificar e aprender novas formas de trabalhar textos. 
O curso manteve a seguinte ordem, uma dinâmica inicial: Tecendo uma História, logo após foi discutido o tema através de apresentação de slides, em seguida uma pequena pausa para um delicioso lanche. Ao retornar, as docentes assistiram vídeos, que contribuem para sua formação e foi realizado um trabalho em grupo e apresentado para os colegas. Assim, foi realizado mais uma etapa do curso com satisfação e sem dúvida, muita aprendizagem.
Fonte: Coordenação Pedagógica da Escola Municipal Cantinho do Saber. 

Fonte: Coordenação Pedagógica.

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