sábado, 26 de novembro de 2011

PLANALTINO INAUGURA SUA PRIMEIRA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NO CAMPO

 
Inauguração da escola de Lagedinho marca início de uma nova etapa na Educação Planaltinense
A Educação de Planaltino ganhou oficialmente neste domingo (20/11), sua primeira Escola de Tempo Integral no Campo. A Escola Municipal Maria Rosa de Almeida, localizada no Povoado de Lagedinho, foi inaugurada com a presença do Prefeito Zeca Braga, Secretário de Educação Renê Silva, Secretário de Infraestrutura Roque Edimilson, Vereadores Dunga, Dé, Bi, Rener, Gerson e Ernandes.
A partir de amanhã, a Escola começa a funcional em Tempo Integral. Os alunos passarão a ter além das aulas do currículo básico, atividades de Dança, Karatê, Flauta, Educação Física, Informática e aulas de reforço. A Escola funcionará das 08h às 17h, e os alunos farão todas as refeições na própria escola.
Este é um Projeto Piloto da Prefeitura Municipal de Planaltino, e todos os investimentos para garantir o funcionamento da Escola em Tempo Integral está sendo feito com recursos próprios. A intensão é expandir o padrão de funcionamento da Escola Maria Rosa de Almeida para todo o município, buscando assim ampliar as oportunidades de aprendizagens dos alunos.
Também estiveram presentes na inauguração, o Prof. Edivaldo Gonçalves (Diretor de Cultura da SEMECE), Profa. Sheila Tranzilo (Diretora do Colégio Isaura Couto), Prof. Iran Vieira (Diretor do Colégio de Campinhos), além dos trabalhadores em Educação da Escola de Lagedinho.

EDUCAÇÃO DO CAMPO GANHA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL-Planaltino


 Pais e estudantes da Escola Municipal Maria Rosa de Almeida atentos a reunião de apresentação do projeto de educação em tempo integral

O Diretor da Escola Maria Rosa de Almeida, Marco Antônio ao lado da coordenadora pedagógica Naila Lima, responsável pela apresentação do projeto de educação de tempo integral à comunidade de Lagedinho


A comunidade de Lagedinho, povoado de Planaltino, participou no dia 17 de novembro de uma reunião de apresentação do projeto de educação de tempo integral “Ressignificando as Escolas do Campo” que funcionará a partir de segunda-feira, dia 21/11/2011, na Escola Municipal Maria Rosa de Almeida, escola do campo que atende a estudantes da educação infantil às séries iniciais do ensino fundamental.

 Secretario Municipal de Educação Renê Silva (a direita) ao lado da equipe do projeto "Craques da Cidadania"  e dos estudantes da escola Maria Rosa de Almeida

A reunião foi organizada pela Diretoria das Escolas do Campo da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer de Planaltino e contou com a presença do secretario de educação, o professor Renê Silva, da diretora das escolas do campo, a professora Jakline Milena, das coordenadoras das escolas do campo, o diretor da Escola Municipal Maria Rosa de Almeida, Marco Antônio e as professoras Graziele Almeida e Naila Lima, além de coordenadores e diretores da secretaria municipal de educação, como o professor Edivaldo Gonçalves, Diretor de Cultura, Esportes e Lazer e o professor Henrique Júnior, coordenador pedagógico da Escola Municipal Clemente Mariani. A reunião contou ainda com a presença do Diretor Pedagógico e multiplicador municipal de Programa Escola Ativa, o professor Marcos Paiva.

 Estudantes contemplam o laboratório de informática.

Estiveram presentes ainda as professoras da referida unidade escolar: Edilene Rodrigues, Joelma Ribeiro e Elisane Souza, grandes responsáveis pelo processo de ensino-aprendizagem dos estudantes da comunidade de Lagedinho.

Durante a reunião, foi discutido com a comunidade o funcionamento da escola de tempo integral, onde os estudantes participarão das aulas no período da manhã e durante a tarde terão aulas diversificadas, como reforço escolar, atividades de educação física, como futebol e karatê, aulas de dança e oficinas de iniciação a música, com aulas de flauta. Todas as atividades serão desenvolvidas em parceria com o projeto “Craques da Cidadania”, projeto esportivo destinado aos estudantes da rede pública municipal de educação planaltinense. Estão previstas ainda atividades de informática e oficinas de recreação.

A Escola de Educação em Tempo Integral Maria Rosa de Almeida esta cadastrada no Programa Escola Ativa (MEC), programa de apoio a educação do campo destinada a formação continuada dos professores que atuam em classes multisseriadas, além de prestar apoio pedagógico e material as turmas da educação do campo.

A Escola de Tempo Integral Maria Rosa de Almeida funcionará das 8 da manhã às 17 horas, atendendo a 53 estudantes. Serão servidos aos estudantes refeições diárias, como lanches reforçados e almoço, atendendo assim as recomendações diárias de uma jornada ampliada escolar.

Fonte: Diretoria de Ensino e Apoio Pedagógico

PROJETO CRAQUES DA CIDADANIA GANHA REFORÇO: AULA DE VIOLÃO.

 
 A Prefeitura Municipal de Planaltino, através da Sec. Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer,  promove aulas de violão para os alunos da rede pública de ensino, por meio do Projeto Craques da Cidadania, sendo que a mesma já está em pleno funcionamento com o Professor Sidney Almeida (Almeidinha), filho da cidade que retorna para dá sua contribuição na cultura de sua terra natal. Os alunos estão tendo aulas duas  vezes por semana com métodos teórico-prático.
Segundo o Professor Sidney, os alunos estão bastante entusiasmados com mais uma modalidade musical implantada no Projeto Craques da Cidadania, pois era na verdade um sonho para muitos daqueles  que participam das oficinas de violão. O Professor afirmar que para os jovens planaltinenses esta é uma ação de grande valia, pois é uma oportunidade de ouro que a Prefeitura Municipal de Planaltino, através da Secretaria Municipal de Educação oportuniza aos estudantes deste Município, fato que é desconhecido por muitos municípios baianos.
 
 
Fonte: Diretoria de Cultura, Esporte e Lazer



Nenhum comentário:

Postar um comentário