O Coordenador Executivo do Fórum de Secretários de Educação do Vale do Jiquiriçá – EDUCAVALE, Renê Silva (Secretário de Educação de Planaltino), acompanhado das Secretárias de Educação Maristela (Jaguaquara), Gessiane (Itatim) e Maria do Carmo (Santa Inês), estiveram participando da reunião do Conselho Estadual de Educação que aconteceu ontem (27/07) no Hotel Vilamar em Salvador.
A reunião foi marcada com objetivo de apresentar para os conseheiros estaduais o Programa Nacional de Formação de Professores. A apresentação foi feita pelo Prof. Penildon Filho (diretor do IAT) e a Profa. Ilma Cabral (Coordenadora do Programa no Estado). A Profa. Norma Neyde (Assessora da UNEB) apresentou o mapa de atuação na UNEB em formação de professores no Estado da Bahia.
O EDUCAVALE, foi convidado, para apresentar a demanda de formação do Vale do Jiquiriçá e as possobilidades de criação de Pólos de Formação de Professores para atender uma demanda de aproximadamente 935 professores que estão atuando na Educação Infantil e Fundamental I e ainda não possuem Licenciatura.
O Prof. Renê Silva, aproveitou o espaço para apresentar também o estudo feito pelo EDUCAVALE sobre o IDEB no Vale do Jiquiriçá. Pontuou que uma das consequências desse déficit de formação inicial é o baixo índice de aprovação nas séries iniciais. A média de aprovação do Vale na 1ª série é de 67,3%, na 2ª 70,9% e na 3ª 77%. Por isso a preocupação e a urgência em garantir para esses 935 professores acesso a formação em Pedagogia.
A previsão são de 8 Pólos de Formação, sendo 1- Amargosa/Brejões/Mutuípe (UESC-UAB), 2- Maracás/Lagedo do Tabocal (UNEB), 3- Planaltino/Nova Itarana/Irajuba (UNEB), 4- Jaguaquara/Itaquara/Itiruçú/Lafaiete (UESB), 5- Itatim/Santa Terezinha (UNEB), 6- Elisio Medrado/São Miguel das Matas (UNEB), 7- Santa Inês/Cravolândia/Ubaíra/Jiquiriçá (UNEB) e 8- Iramaia.
O objetivo da participação do EDUCAVALE na reunião, foi de sensibilizar os conselheiros para aprovação o mais rápido possível dos projetos que serão enviados ao Conselho pelas Universidades para criação dos Pólos de Formação no Vale do Jiquiriçá.
Diversos conselheros a exemplo do Prof. Luiz Otávio de Magalhães elogiaram a iniciativa do Vale do Jiquiriçá, que de maneira organizada apresentaram com dados e indicadores a necessidade de formação de professores, mostrando o compromisso com a melhoria da qualidade da educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário