terça-feira, 21 de dezembro de 2010

EDUCAVALE: SECRETÁRIO APRESENTA EXPERIÊNCIA DE ARTICULAÇÃO EM REUNIÃO COM DIRIGENTE DA CAPES

 Secretário Estadual da Educação, Prof. Osvaldo Barreto (Presidente do Fórum) fez a abertura da reunião
Prof. Renê Silva (Sec. de Educação de Planaltino), Profa. Ilma Cabral (Coord. do Programa de Formação na Bahia), e o Prof. Teatini (Diretor de Educação Básica da CAPES)

O Secretário Municipal da Educação de Planaltino, Prof. Renê Silva, participou na tarde de ontem (22/11), no Auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), da Reunião do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente. O Fórum é composto de representantes de todas as Universidades Parceiras (Federais e Estaduais), do Conselho Estadual da Educação, APLB/Sindicato, UNDIME, Secretaria Estadual da Educação e CAPES/MEC.
A reunião contou com a presença do Diretor de Educação Básica da CAPES/MEC (Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior), órgão responsável por induzir e fomentar a formação inicial e continuada dos profissionais de magistério, coordenando o Programa Nacional de Formação de Professores.
Um dos pontos da pauta da reunião, foi a “Nova sistemática de levantamento de demanda de formação e negociação direta entre os consórcios municipais, o Estado e as Universidades através do Fórum de Apoio à Formação”. O Secretário Renê Silva, foi convidado, como Coordenador do EDUCAVALE (Fórum dos Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá), para relatar a experiência de articulação do Vale do Jiquiriçá, que serve hoje como referência para todo o Estado.
Como resultado desta articulação, o Vale do Jiquiriçá será beneficiado no início de 2011, com a criação de 7 Pólos de Formação de Professores (5 pela UNEB e 2 pela UESB), que atenderão a demanda de formação dos professores que atuam na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental.
O Diretor da CAPES, João Teatini, informou que a experiência do EDUCAVALE será divulgada a nível nacional no site da CAPES, para servir de exemplo de articulação e estimular outros municípios pelo país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário