Secretários de Educação do EDUCAVALE, Universidades Parceiras e IAT buscam soluções para atendimento de demanda de formação do Vale
O Fórum de Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá – EDUCAVALE, esteve reunido no último dia 07 de julho (quarta-feira), em Salvador, no Instituto Anísio Teixeria – IAT, com representantes das Universidades Parceiras (UESB e UNEB) e do IAT ligados ao Programa de Formação de Professores, para discutir a possibilidade de criação de Pólos de Formação de Professores no Vale do Jiquiriçá.
A reunião foi orientada pela seguinte pauta: apresentação da demanda de formação inicial; organização das demandas apresentadas para o curso de Pedagogia; Definição de Pólos de Formação de Professores; contrapartida dos municipios para oferta dos cursos nos Pólos, e; definição de argumentos a serem apresentados ao Conselho Estadual de Educação para criação dos Pólos de Formação.
Após a apresentação de demanda, foi estabelecida as possibilidades de criação dos seguintes Pólos sob a responsabilidade das respectivas Universidades:
Amargosa/ Brejões/ Mutuípe – UESC EAD
OBS: 1-Pólo na cidade de Amargosa. 2-O município de Mutuípe está pleiteando a criação da UAB no município.
Maracás/ Lagedo do Tabocal – UNEB
OBS: Pólo na cidade de Maracás
Planaltino/ Nova Itarana/ Irajuba – UNEB
OBS: Pólo na cidade de PlanaltinoJaguaquara/ Itaquara/ Itiruçú/ Lafaiete Coutinho – UESB
OBS: Pólo na cidade de Jaguaquara
Itatim – UNEB
OBS: 1- Poló na cidade de Itatim. 2- Será estabelecido um diálogo com os municípios de Santa Terezinha e Castro Alves para ver o interesse destes em participar.
Elisio Medrado/ São Miguel das Matas – UNEB
OBS: Pólo da cidade de Elisio Medrado.
Santa Inês/ Cravolândia – UNEB
Pólo na cidade de Santa Inês
Ubaíra/ Jiquiriçá – UNEB
Pólo na cidade de Ubaíra
Depois de toda essa discussão que ocorreu pelo período da manhã, estava sendo aguardada a presença de representação do Conselho Estadual de Educação - CEE pela tarde, para que os municipios, Universidades e IAT pudessem expor para o Conselho a necessidade de criação destes Pólos de Formação, que visa atender uma demanda de cerca de 800 professores com o curso de Pedagogia. Cabe ressaltar, que a criação destes Pólos depende de autorização do CEE.
No entanto, todos aguardamos mas a representação do CEE não se fez presente.
Ficou então decidido que será feito um relatório pelo IAT organizando toda a proposta de criação dos Pólos de Formação, mostrando a necessidade, e o relatório será encaminhado pelo diretor do IAT, Prof. Penildon Filho e apresentado na reunião do CEE que acontecerá no próximo dia 16 de julho na sede do CEE.
Os municípios do EDUCAVALE estão perto de realizar uma conquista histórica para educação do Vale do Jiquiriçá, que com certeza garantirá a melhoria na qualidade da educação, beneficiando todo a população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário