terça-feira, 21 de dezembro de 2010

PÓLOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES SERÁ UMA REALIDADE NO VALE DO JIQUIRIÇÁ


Secretários de Educação, IAT e representantes da UNEB e UESB buscam soluções para atender demanda
Professora Ilma Cabral – Assessora Técnica de Formação dos Profissionais da Educação do ITA e responsável pelo Programa Nacional de Formação de Professores no Estado da Bahia

O Fórum de Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá – EDUCAVALE, reuniu-se hoje (14/06), na cidade de Jaguaquara – Bahia, com a Professora Ilma Cabral – Assessora Técnica de Formação dos Profissionais da Educação do ITA e responsável pelo Programa Nacional de Formação de Professores no Estado da Bahia, Professora Norma Neyde Queiroz de Moraes – Assessora da UNEB e o Professor Claudionor Alves da Silva – Coordenador do Programa de Formação de Professores da UESB, para discutirem a demanda de formação de professores dos municípios do Vale do Jiquiriçá e as possibilidades de criação de Pólos de Formação de Professores.
O Secretário de Educação de Planaltino e coordenador do EDUCAVALE, Renê Silva, fez uma exposição da demanda de formação de professores dos municípios do Vale do Jiquiriçá e apresentou as sugestões de criação de Pólos de Formação pontuados pelos secretários em reuniões anteriores. A maior demanda concentra-se na área de Pedagogia com uma necessidade de 708 professores. A Professora Norma Moraes da UNEB, disse que diante do grande número da demanda, é possível criar mais Pólos do que os solicitados.
Ao final do encontro, ficou agendado uma reunião de trabalho na primeira semana de julho no Instituto Anisío Teixeira – IAT em Salvador, com membros do EDUCAVALE, do IAT e os Coordenadores dos Programas de Formação da UESB, UNEB e UFRB, para com base na demanda apresentada começar a ver os municípios que sediarão os Pólos de Formação e quais municípios cada Universidade se responsabilizará.
Diante das dificuldades colocadas por diversos municípios quanto a metodologia modular de cursos que vem sendo adotada pela UESB, no que diz respeito aos professores inscritos nos cursos terem que se ausentar uma semana por mês para as aulas, o Prof. Cleudionor da Silva, se colocou a disposição para rediscutir calendário com os municípios, e atendendo uma solicitação do EDUCAVALE, agendou uma reunião para o dia 14 de julho, na UESB campus de Jequié com todos os secretários e secretárias de educação, para discutirem juntos alternativas para minimizar os problemas enfrentados até o momento.
A reunião foi muito positiva. Secretários, IAT e Universidades estão empenhados na missão de qualificar os professores. Coletivamente, os problemas diminuem a medida que todos buscam alternativas. A criação dos Pólos é uma. A possibilidade de rever o calendário de aulas modular adotado pela UESB é outra. Juntos, as alternativas aparecem. Os professores dos municípios do Vale podem ter a tranquilidade que seus secretários e secretárias tem buscado junto ao IAT e as Universidades soluções que garantam para todos eles acesso a formação inicial. E nós secretários ficamos felizes em encontrar parceiros tão importantes e valorosos como as Professores Ilma Cabral, Norma Moraes e o Professor Claudionor. Esperamos em breve ter estes pólos funcionando”, conclui Renê Silva.
Estiveram presentes os secretários de educação: Renê Silva (Planaltino), Maristela Ribeiro (Jaguaquara), Deborah Aguiar (Lagedo do Tabocal), Gessiane Oliveira (Itatim), Vicente Neto (Nova Itarana), Maria Luiza (Brejões), Joelma Souza (Cravolândia), Maria do Carmo (Santa Inês), Rita Souza (Itaquara), Maria Cândida (Itiruçú), Edna Fontes (Maracás) e Maria Helena (Ubaíra). Além dos secretários, fizeram-se presentes os coordenadores de cursos de formação da UESB professoras Cristiane Luna (Educação Física) e Claudia Lopes (Licenciatura em Computação).
Fonte: http://educaplanaltino.blogspot.com/2010/06/polos-de-formacao-de-professores-sera.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário