terça-feira, 21 de dezembro de 2010

VALE DO JIQUIRIÇÁ ASSINA CONVÊNIOS COM A UNEB PARA CRIAÇÃO DE PÓLOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Formação Inicial chega com força no Vale do Jiquiriçá

Na última terça-feira (14/09), em reunião no Gabinete da Reitoria da UNEB, Campus I, Salvador, o reitor Lourisvaldo Valentim, o Prefeito de Planaltino e Presidente da MERCOVALE (Associação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá) Zeca Braga, o Secretário de Educação de Planaltino e Coordenador Executivo do EDUCAVALE (Fórum dos Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá) Renê Silva, prefeitos e secretários de educação de municípios do Vale assinaram convênios para criação de 5 Pólos de Formação de Professores no Vale do Jiquiriçá.
A UNEB vai implantar o curso de licenciatura em Pedagogia nos municípios de Planaltino, Maracás, Brejões, Elísio Medrado e Itatim, serão células do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), do Ministério da Educação (MEC).
“Temos consciência da relevância que as licenciaturas da UNEB têm para todos os municípios baianos, pois vêem tornando realidade o sonho de muitas pessoas, que é ingressar em uma universidade pública de qualidade. Por isso não temos medido esforços para a implantação dos cursos do Parfor por todo o estado”, ressaltou o reitor Valentim.
A vice-reitora, Amélia Maraux, os pró-reitores de Graduação (Prograd), José Bites, e de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP), Marcelo Ávila, e a assessora dos Programas Especiais (Aspes) da Prograd, Norma Neyde Queiroz, Ilma Cabral (IAT) também prestigiaram o encontro.
Norma Neyde contou que a iniciativa de procurar a UNEB para a implantação do curso foi dos próprios prefeitos e secretários: “Eles reconhecem a importância dessa graduação para o desenvolvimento desses municípios. A licenciatura vai contribuir fortemente para a melhoria da qualidade do ensino básico na região”, pontuou a assessora.
Ainda de acordo com Norma Neyde, as inscrições para o curso, que terá duração de três anos, estão previstas para começar em novembro deste ano, “e as aulas já devem iniciar em janeiro de 2011”, comemora.
Para o Coordenador Executivo do EDUCAVALE Renê Silva, “a criação dos Pólos de Formação de Professores é uma grande conquista para educação do Vale do Jiquiriçá. São cerca de 1000 professores que estão atuando na educação infantil e fundamental I que não tem graduação, e agora terão a oportunidade de fazer um curso em uma universidade pública, gratuita e de qualidade. Isso é resultado da articulação dos prefeitos e secretários através da MERCOVALE. O IAT também foi fundamental nesse processo. Agradecemos imensamente a sensibilidade da UNEB em abraçar o Vale com a criação destes 5 Pólos”.
O Parfor é um projeto criado pelo governo federal para cumprir as exigências da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da educação nacional, que prevê a formação inicial e continuada dos professores da educação básica.
A universidade aderiu ao plano em 2009, tonando-se a maior executora do Parfor no país. Além de já ter capacitado 20 mil docentes pelo programa Rede UNEB 2000, outros 20 mil estão em formação pelo plano nacional.
Ainda serão criados mais 2 Pólos de Formação de Professores em parceria com a UESB nas cidades de Jaguaquara e Santa Inês, totalizando 7 Pólos.
Estiveram presentes ainda, os Prefeitos Zeu Andrade (Nova Itarana) e Raimunda Santos (Itatim), e a Secretária de Educação de Elísio Medrado Eliana Gaspari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário