quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Conferência da Juventude mobiliza mais de 600 pessoas

Participantes da conferência durante a abertura, apreciam o som da Ship 7

 Sob o tema Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos , foi realizada pela Semec a etapa municipal da II Conferência da Juventude foi voltada para a alteração do texto-base que será o ponto de partida para a elaboração do Plano Nacional de Políticas para a Juventude.



No dia 16 de setembro, no Auditório Municipal de Maracás, aconteceu a II Conferência Municipal da Juventude, convocada pela Prefeitura Municipal, e coordenada pela Secretaria de Educação e Cultura – Semec. O fórum foi iniciado às 8 horas, com o credenciamento dos participantes. A abertura contou um momento cultural apresentado por dois grupos jovens do município: o grupo de dança Brisa, com uma bem elaborada e refinada performance, e a banda Ship 7, com um repertório voltado para o alvorecer do Rock’n Roll e o pop rock contemporâneo. Mais de 600 pessoas, dentre representantes do poder público e organizações da sociedade civil, além de um grande número de estudantes, participaram das discussões da conferência.

Após o momento cultural, uma palestra voltada para temas pertinentes à juventude e a participação social, proferida pelo professor Tiago.

Representando o Legislativo Municipal, os vereadores Flávio e Landulfo participaram ativamente em um dos grupos de trabalho
O período da tarde foi voltado para a formação de grupos de trabalho, subdivididos em cinco eixos temáticos (Direito ao Desenvolvimento Integral; Direito ao Território; Direito à experimentação e qualidade de vida; Direito à diversidade e à vida segura e Direito à participação). Os grupos leram e discutiram alterações no texto-base, excluindo, acrescentando ou modificando a sua redação, conforme opinião coletiva. Um relator e um mediador acompanhou cada grupo.

Após os trabalhos, procedeu-se a eleição dos delegados por grupo de trabalho. Foram considerados apenas os participantes que puderam permanecer o dia inteiro no encontro, resultando em 379 participantes. O número de delegados que participarão da etapa territorial da conferência, poderia ser de 37 membros. Ao final, ficaram eleitos 28 delegados com total disponibilidade para representarem Maracás na cidade de Amargosa, onde ocorrerá a II Conferência Territorial de Juventude.
Homenagem ao precursor do Rock brasileiro
 Projeto Toca Raul! Em sua 3ª edição.
À noite a programação da conferência culminou com o evento Toca Raul!, uma homenagem dos músicos das cidades de Maracás e Planaltino ao rei do rock nacional, Raul Seixas. Vários fãs curtiram um repertório exclusivo do Maluco Beleza ao som das bandas Tribo do Rock, Versão Beta, Ship 7, Teletubbies, e dos músicos Manoel da Viola, Ari, Altino Junior, Henrique Junior e Naíla, dentre outros. O evento aconteceu no coreto da Praça Rui Barbosa.

PAR 2011-2014: 1ª REUNIÃO TÉCNICA DE DIAGNÓSTICO E ELABORAÇÃO

Clemilda Santana - técnica do PROAM.





“O desenvolvimento humano só existirá se a sociedade civil afirmar cinco pontos fundamentais: igualdade, diversidade, participação, solidariedade e liberdade”.

(Betinho)
No dia 23 de setembro, reuniram-se na Secretaria Municipal da Educação de Maracás a técnica do PROAM Clemilda Santana, a Secretária da Educação, a Equipe Técnica, Equipe Local e Comitê Local do PAR. Na reunião que ocorreu durante todo o dia e terá continuidade nesta segunda-feira (26/09) à noite e na próxima quarta-feira (28/09) pela manhã, foi possível rever o diagnóstico elaborado, a fim de que o PAR 2011-2014 seja de fato um retrato fiel da educação de Maracás.
0 comentários

Lafaiete Coutinho realiza III Conferência Municipal de Cultura



         No último dia 20 de setembro foi realizado no município de Lafaiete Coutinho-BA a III Conferência de Cultura com o tema: Planejar é Preciso: Diretrizes para Consolidação dos Sistemas de Cultura. O evento contou com a participação maciça da população representada por vários segmentos: artistas, produtores, conselheiros, gestores, estudantes, igrejas e demais protagonistas da cultura, todos com o objetivo de valorizar a diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões, além de discutir a cultura do município nas suas dimensões simbólicas, cidadã e econômica.
         A Conferência iniciou com a formação da mesa, onde contou com a presença do Vice-Prefeito Pinto, a Primeira Dama Patrícia Miranda, a Diretora de Cultura Edilza Santana, o Secretário de Educação Orlando Cardoso e o Dirigente de Cultura do Território Vale do Jiquiriçá Plutarco Drumond. Na sua fala, o Secretário Orlando Cardoso disse que se surpreendeu com a quantidade significativa de pessoas presentes, principalmente da juventude; Parabenizou os artistas do município e chamou a atenção para o diálogo sobre o tema, que segundo ele deverá ser desenvolvido de modo a articular as políticas de cultura e suas diretrizes em todos os níveis federativos de maneira transversal. “Esse é o memento de propor estratégias para a consolidação dos sistemas de participação e controle social na gestão das políticas públicas de cultura”, destacou Orlando Cardoso.
O andamento dos trabalhos se deu através da divisão de grupos que construíram projetos a partir de vários eixos temáticos: Expressões Artísticas, Patrimônio e Memória, Pensamento e Leitura, Transversalidade da Cultura, Gestão da Cultura e Sustentabilidade das Redes Produtivas e Serviços Criativos. Em seguida foram escolhidos os delegados que vão representar o município na etapa territorial da IV Conferência Estadual de Cultura.
Perguntada sobre a avaliação que pode ser feita sobre essa Conferência, a Diretora de Cultura Edilza Santana finalizou: “Acho que todos nós saímos fortalecidos com as discussões que aconteceram, pois os Projetos aqui elaborados servirão para colocar a Cultura como centro dinâmico do desenvolvimento sustentável, além de democratizar o acesso dos habitantes de Lafaiete Coutinho à produção e a fruição dos bens e serviços culturais”.






Jaguaquara em foco...

FUNCIONÁRIOS DA BIBLIOTECA MUNICIPAL de JAGUAQUARA PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO NA CIDADE DE MARACÁS


No período de 20 a 23 de setembro as funcionárias da Biblioteca Municipal Valda dos Santos, Leide Batista, Nilda dos Santos e o Técnico em Informática do CDC Mikhaell Bomfim, participaram da capacitação para Auxiliar de Biblioteca no município Maracás, ministrada pelos técnicos da Fundação Pedro Calmon, Srª. Vânia Maria Pinto de Queiroz Gonçalves, Laura Stela Freitas Fernandes, Maria Dantas Requião e Eva Dayane Jesus dos Santos.
A capacitação teve como objetivo orientar esses profissionais acerca do layout da biblioteca, com o intuito de dar maior funcionalidade ao espaço, e a informatização dos serviços, através da implantação do Sistema de Gerenciamento de Acervo - Biblivre. Esta ação faz parte do Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura em parceria com o Governo da Bahia, através da Secult-BA e Fundação Pedro Calmon,  com a Modernização de Bibliotecas Públicas Municipais.



Aumento da carga horária terá impacto positivo na aprendizagem, diz Haddad


O aumento do número de dias letivos, de 200 para 220 dias por ano, ou a ampliação da jornada diária para cinco horas são alternativas em estudo para melhorar a qualidade da educação básica. A informação foi dada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, durante entrevista coletiva concedida na tarde desta quarta-feira.

A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) – nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – prevê para as escolas brasileiras carga horária mínima anual de 800 horas, distribuídas em no mínimo 200 dias de efetivo trabalho escolar. De acordo com o ministro, há evidências de que essa carga horária é baixa.

“Quatro horas por 200 dias é um caminho que nenhum país está trilhando”, observou Haddad. “Estamos conversando com secretários de educação, tanto municipais quanto estaduais, para verificar se nós podemos ampliar essa jornada.”

A proposta de ampliação da jornada se sustenta em estudos que apontam que o aumento da exposição dos alunos ao professor produz impactos na aprendizagem. Além das alternativas de aumento de dias letivos e de ampliação da jornada diária, pensa-se também numa possível combinação das duas propostas.

De acordo com o ministro, estudos estão sendo feitos para descobrir qual opção é menos onerosa para os cofres públicos, mas sem perder de vista o efeito sobre a qualidade da educação. “Não adianta adotar uma medida que é menos custosa, mas sem impacto na aprendizagem. Nós queremos efetividade para a melhoria da qualidade da educação”, disse o ministro.

Um desses estudos está sendo coordenado pelo secretário de ações estratégicas da Presidência da República, Ricardo Paes de Barros. Segundo ele, o aumento do tempo de permanência dos alunos na escola produz impactos positivos na aprendizagem. Uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) é a oferta de educação integral em 50% das escolas públicas de educação básica até 2020.

FONTE:Diego Rocha

Conheça o estudo coordenado por Ricardo Paes de Barros

Leia mais
Ministro vê ampliação como forma de reduzir as diferenças sociais
Secretários e técnicos debatem currículo e escola integral
Palavras-chave: educação básica, jornada escolar

sábado, 24 de setembro de 2011


PROJETO VIDA : O PLANETA PEDE SOCORRO-ESCOLA EVERALDO SOUZA SANTOS-JAGUAQUARA


A ESCOLA EVERALDO SOUZA SANTOS JUNTAMENTE COM TODA DIREÇÃO E FUNCIONÁRIOS, ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL A 4ª SÉRIE VEM APRESENTAR A NOSSA COMUNIDADE O TRABALHO REALIZADO COM O PROJETO: VIDA NO PLANETA, A NATUREZA PEDE SOCORRO!!!
PARA ISSO CONTAMOS COM COLABORAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS NOSSOS PROFESSORES:
ARIZETE, DANIELA,GARDENIA, GILVANA, JUSSIMARE, GILMA LEDA, EDNEIA, RENNY,,LUZINETE INES E JAQUELINE . 

A ESCOLA EVERALDO TEM COMO OBJETIVO :
VALORIZAR OS RECURSOS NATURAIS DO AMBIENTE E QUE VIVEMOS ASSIM COMO, RECONHECER AS TRANSFORMAÇÕES QUE OCORREM EM NOSSO PLANETA E AS INTERVENÇÕES DO HOMEM NESTE CONTEXTO.
COMO DIZ A MÚSICA AOS POVOS DA FLORESTA
SANGRARAM O CHÃO
O QUE SERÁ DA TERRA?
O QUE SERÁ DE NÓS?
QUEM VAI PLANTAR O PLANETA OUTRA VEZ

MAS O VERDE VAI VOLTAR NUM SONHO DE CRIANÇA
QUE HÁ DE LEMBRAR A COR DA ESPERANÇA.

E PARA MOSTRAMOS A COMUNIDADE O QUE FOI TRABALHADO DURANTE A UNIDADE, TRAZEMOS A NOSSA COMUIDADE ESSA PASSEATA COM O TEMA DO NOSSO PROJETO:
VIDA NO PLANETA, A NATUREZA PEDE SOCORRO!!!
VERDE ... COR DA VIDA!!!
PLANTE AMOR!!!
PRESERVE OS ANIMAIS!!!
RECICLAGEM É VIDA
POUPE AS ÁRVORES... RECICLE PAPEL.
A ÁGUA É FONTE DA VIDA!!
S.O.S VAMOS ACABAR COM A POLUIÇÃO.
E A MDAÇA DO CLIMA.
AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS GRANDE PROBLEMA DA HUMANIDADE.
MÃOS A OBRA O PLANETA É NOSSO DEVEMOS PROTEGÊ-LO.
AS FUTURAS GERAÇÕES PRECISAM DESSA HARMONIA PLANETÁRIA.
COM ISSO QUEREMOS AGRADECER A CADA ALUNO AQUI PRESENTE, A TODOS OS NOSSOS PROFESSORES PELO SEU EMPENHO, A TODA EQUIPE DIRETIVA: VILMARA , JEANE, MARIA APARECIDA , MARCO E A NOSSA COORDENADORA MARILENE, E TAMBÉM NÃO PODERIAMOS DEIXAR DE AGRADECER A TODOS OS NOSSOS FUNCIONÁRIOS DE APOIO: EVALDO, LEONARDO, PATRICIA, LUCIANA, TIANA , MARLY , A TODOS OS PAIS, E A NOSSA COMUNIDADE
PARA ESSE EVENTO ACONTECER CONTAMOS COM O APOIO DA:
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE JAGUAQUARA
JOCA LOCOTOR
JUNTAMENTE COM TODA EQUIPE DIRETIVA: VILMARA, JEANE, MARIA APARECIDA, MARCOS E A NOSSA COORDENADORA MARILENE E TODOS OS NOSSOS FUNCIONÁRIOS.

FONTE: ESCOLA EVERALDO  SOUSA SANTOS









projeto+o+braisl+de+multiplas+faces.jpg
 

 
A seca: a realidade e ficção
 
O fenômeno da seca no nordeste, fruto de causas geográficas
ou climáticas, do descaso social ou politico, tem sido retratado
na ficção desde o romantismo nesse sentido foram abordadas
as obras Vidas Secas, de Graciliano Ramos e Morte
e Vida de Severina, de João Cabral de Melo Neto que enfocam
o problema da seca.


 
 
 
Robin Hood Brasileiro?

No Brasil, o ciclo do cangaço ou do banditismo social iniciou-se
 por volta de 1870 e durou cerca de setenta anos.
Típico do Nordeste, bandido social tem origem na sociedade rural.
Visto como criminoso pelo estado e pelos grandes
 proprietários de terras, é, entretanto,
considerado herói pela maioria da população pobre,
que valoriza seu caráter de justiceiro,vingador ou ladrão
que rouba os ricos. Foram apresentadas informações
consistentes sobre o fenômeno do cangaço e recital de cordel.

 
 
 
O que é que a Bahia tem?
Aborda o quadro sociocultural da Bahia, por meio das obras 
Capitães de Areia e Dona Flor e Seus Dois Maridos, de 
Jorge Amado. Também será retratada a revalorização da cultura 
afro e sua associação a objetivos sociais, movimento que vem acontecendo
desde 1993, e que tem como expressões, entre outras figuras,
Daniela Mercury, Carlinhos Brown e o grupo 
Olodum.


 
  
 
 
Vejam algumas Fotos: 
 
 DSC03210.jpg
 
DSC03293.JPG
 
DSC03230.jpg
 
DSC03257.jpg
  
DSC03211.jpg
 
DSC03215.jpg
 
DSC03217.jpg
 
DSC03253.jpg
 
DSC03261.jpg
 
DSC03272.jpg
 
 
DSC03265.jpg
 
 
 
Para Ver Mais Fotos Visite:
 


Comu8nidade+na+Escola.jpg



COLÉGIO ACM DE SANTA INÊS
REUNIÃO DE PAIS E MESTRES



SAM_4367.jpg



SAM_4344.jpg

SAM_4346.jpg

SAM_4347.jpg



SAM_4353.jpg

SAM_4354.jpg

SAM_4355.jpg


SAM_4356.jpg

SAM_4357.jpg

SAM_4361.jpg

SAM_4364.jpg

SAM_4381.jpg

SAM_4413.jpg


SAM_4390.JPG

SAM_4417.JPG