quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Lafaiete Coutinho realiza III Conferência Municipal de Cultura



         No último dia 20 de setembro foi realizado no município de Lafaiete Coutinho-BA a III Conferência de Cultura com o tema: Planejar é Preciso: Diretrizes para Consolidação dos Sistemas de Cultura. O evento contou com a participação maciça da população representada por vários segmentos: artistas, produtores, conselheiros, gestores, estudantes, igrejas e demais protagonistas da cultura, todos com o objetivo de valorizar a diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões, além de discutir a cultura do município nas suas dimensões simbólicas, cidadã e econômica.
         A Conferência iniciou com a formação da mesa, onde contou com a presença do Vice-Prefeito Pinto, a Primeira Dama Patrícia Miranda, a Diretora de Cultura Edilza Santana, o Secretário de Educação Orlando Cardoso e o Dirigente de Cultura do Território Vale do Jiquiriçá Plutarco Drumond. Na sua fala, o Secretário Orlando Cardoso disse que se surpreendeu com a quantidade significativa de pessoas presentes, principalmente da juventude; Parabenizou os artistas do município e chamou a atenção para o diálogo sobre o tema, que segundo ele deverá ser desenvolvido de modo a articular as políticas de cultura e suas diretrizes em todos os níveis federativos de maneira transversal. “Esse é o memento de propor estratégias para a consolidação dos sistemas de participação e controle social na gestão das políticas públicas de cultura”, destacou Orlando Cardoso.
O andamento dos trabalhos se deu através da divisão de grupos que construíram projetos a partir de vários eixos temáticos: Expressões Artísticas, Patrimônio e Memória, Pensamento e Leitura, Transversalidade da Cultura, Gestão da Cultura e Sustentabilidade das Redes Produtivas e Serviços Criativos. Em seguida foram escolhidos os delegados que vão representar o município na etapa territorial da IV Conferência Estadual de Cultura.
Perguntada sobre a avaliação que pode ser feita sobre essa Conferência, a Diretora de Cultura Edilza Santana finalizou: “Acho que todos nós saímos fortalecidos com as discussões que aconteceram, pois os Projetos aqui elaborados servirão para colocar a Cultura como centro dinâmico do desenvolvimento sustentável, além de democratizar o acesso dos habitantes de Lafaiete Coutinho à produção e a fruição dos bens e serviços culturais”.






Nenhum comentário:

Postar um comentário