FUNCIONÁRIOS DA BIBLIOTECA MUNICIPAL de JAGUAQUARA PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO NA CIDADE DE MARACÁS
No período de 20 a 23 de setembro as funcionárias da Biblioteca Municipal Valda dos Santos, Leide Batista, Nilda dos Santos e o Técnico em Informática do CDC Mikhaell Bomfim, participaram da capacitação para Auxiliar de Biblioteca no município Maracás, ministrada pelos técnicos da Fundação Pedro Calmon, Srª. Vânia Maria Pinto de Queiroz Gonçalves, Laura Stela Freitas Fernandes, Maria Dantas Requião e Eva Dayane Jesus dos Santos.
A capacitação teve como objetivo orientar esses profissionais acerca do layout da biblioteca, com o intuito de dar maior funcionalidade ao espaço, e a informatização dos serviços, através da implantação do Sistema de Gerenciamento de Acervo - Biblivre. Esta ação faz parte do Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura em parceria com o Governo da Bahia, através da Secult-BA e Fundação Pedro Calmon, com a Modernização de Bibliotecas Públicas Municipais.
Aumento da carga horária terá impacto positivo na aprendizagem, diz Haddad
O aumento do número de dias letivos, de 200 para 220 dias por ano, ou a ampliação da jornada diária para cinco horas são alternativas em estudo para melhorar a qualidade da educação básica. A informação foi dada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, durante entrevista coletiva concedida na tarde desta quarta-feira.
A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) – nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – prevê para as escolas brasileiras carga horária mínima anual de 800 horas, distribuídas em no mínimo 200 dias de efetivo trabalho escolar. De acordo com o ministro, há evidências de que essa carga horária é baixa.
“Quatro horas por 200 dias é um caminho que nenhum país está trilhando”, observou Haddad. “Estamos conversando com secretários de educação, tanto municipais quanto estaduais, para verificar se nós podemos ampliar essa jornada.”
A proposta de ampliação da jornada se sustenta em estudos que apontam que o aumento da exposição dos alunos ao professor produz impactos na aprendizagem. Além das alternativas de aumento de dias letivos e de ampliação da jornada diária, pensa-se também numa possível combinação das duas propostas.
De acordo com o ministro, estudos estão sendo feitos para descobrir qual opção é menos onerosa para os cofres públicos, mas sem perder de vista o efeito sobre a qualidade da educação. “Não adianta adotar uma medida que é menos custosa, mas sem impacto na aprendizagem. Nós queremos efetividade para a melhoria da qualidade da educação”, disse o ministro.
Um desses estudos está sendo coordenado pelo secretário de ações estratégicas da Presidência da República, Ricardo Paes de Barros. Segundo ele, o aumento do tempo de permanência dos alunos na escola produz impactos positivos na aprendizagem. Uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) é a oferta de educação integral em 50% das escolas públicas de educação básica até 2020.
FONTE:Diego Rocha
Conheça o estudo coordenado por Ricardo Paes de Barros
Leia mais
Ministro vê ampliação como forma de reduzir as diferenças sociais
Secretários e técnicos debatem currículo e escola integral
Palavras-chave: educação básica, jornada escolar
A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) – nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – prevê para as escolas brasileiras carga horária mínima anual de 800 horas, distribuídas em no mínimo 200 dias de efetivo trabalho escolar. De acordo com o ministro, há evidências de que essa carga horária é baixa.
“Quatro horas por 200 dias é um caminho que nenhum país está trilhando”, observou Haddad. “Estamos conversando com secretários de educação, tanto municipais quanto estaduais, para verificar se nós podemos ampliar essa jornada.”
A proposta de ampliação da jornada se sustenta em estudos que apontam que o aumento da exposição dos alunos ao professor produz impactos na aprendizagem. Além das alternativas de aumento de dias letivos e de ampliação da jornada diária, pensa-se também numa possível combinação das duas propostas.
De acordo com o ministro, estudos estão sendo feitos para descobrir qual opção é menos onerosa para os cofres públicos, mas sem perder de vista o efeito sobre a qualidade da educação. “Não adianta adotar uma medida que é menos custosa, mas sem impacto na aprendizagem. Nós queremos efetividade para a melhoria da qualidade da educação”, disse o ministro.
Um desses estudos está sendo coordenado pelo secretário de ações estratégicas da Presidência da República, Ricardo Paes de Barros. Segundo ele, o aumento do tempo de permanência dos alunos na escola produz impactos positivos na aprendizagem. Uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) é a oferta de educação integral em 50% das escolas públicas de educação básica até 2020.
FONTE:Diego Rocha
Conheça o estudo coordenado por Ricardo Paes de Barros
Leia mais
Ministro vê ampliação como forma de reduzir as diferenças sociais
Secretários e técnicos debatem currículo e escola integral
Palavras-chave: educação básica, jornada escolar
sábado, 24 de setembro de 2011
PROJETO VIDA : O PLANETA PEDE SOCORRO-ESCOLA EVERALDO SOUZA SANTOS-JAGUAQUARA
A ESCOLA EVERALDO SOUZA SANTOS JUNTAMENTE COM TODA DIREÇÃO E FUNCIONÁRIOS, ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL A 4ª SÉRIE VEM APRESENTAR A NOSSA COMUNIDADE O TRABALHO REALIZADO COM O PROJETO: VIDA NO PLANETA, A NATUREZA PEDE SOCORRO!!!
PARA ISSO CONTAMOS COM COLABORAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS NOSSOS PROFESSORES:
ARIZETE, DANIELA,GARDENIA, GILVANA, JUSSIMARE, GILMA LEDA, EDNEIA, RENNY,,LUZINETE INES E JAQUELINE .
A ESCOLA EVERALDO TEM COMO OBJETIVO :
VALORIZAR OS RECURSOS NATURAIS DO AMBIENTE E QUE VIVEMOS ASSIM COMO, RECONHECER AS TRANSFORMAÇÕES QUE OCORREM EM NOSSO PLANETA E AS INTERVENÇÕES DO HOMEM NESTE CONTEXTO.
COMO DIZ A MÚSICA AOS POVOS DA FLORESTA
SANGRARAM O CHÃO
O QUE SERÁ DA TERRA?
O QUE SERÁ DE NÓS?
QUEM VAI PLANTAR O PLANETA OUTRA VEZ
MAS O VERDE VAI VOLTAR NUM SONHO DE CRIANÇA
QUE HÁ DE LEMBRAR A COR DA ESPERANÇA.
E PARA MOSTRAMOS A COMUNIDADE O QUE FOI TRABALHADO DURANTE A UNIDADE, TRAZEMOS A NOSSA COMUIDADE ESSA PASSEATA COM O TEMA DO NOSSO PROJETO:
VIDA NO PLANETA, A NATUREZA PEDE SOCORRO!!!
VERDE ... COR DA VIDA!!!
PLANTE AMOR!!!
PRESERVE OS ANIMAIS!!!
RECICLAGEM É VIDA
POUPE AS ÁRVORES... RECICLE PAPEL.
A ÁGUA É FONTE DA VIDA!!
S.O.S VAMOS ACABAR COM A POLUIÇÃO.
E A MDAÇA DO CLIMA.
AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS GRANDE PROBLEMA DA HUMANIDADE.
MÃOS A OBRA O PLANETA É NOSSO DEVEMOS PROTEGÊ-LO.
AS FUTURAS GERAÇÕES PRECISAM DESSA HARMONIA PLANETÁRIA.
COM ISSO QUEREMOS AGRADECER A CADA ALUNO AQUI PRESENTE, A TODOS OS NOSSOS PROFESSORES PELO SEU EMPENHO, A TODA EQUIPE DIRETIVA: VILMARA , JEANE, MARIA APARECIDA , MARCO E A NOSSA COORDENADORA MARILENE, E TAMBÉM NÃO PODERIAMOS DEIXAR DE AGRADECER A TODOS OS NOSSOS FUNCIONÁRIOS DE APOIO: EVALDO, LEONARDO, PATRICIA, LUCIANA, TIANA , MARLY , A TODOS OS PAIS, E A NOSSA COMUNIDADE
PARA ESSE EVENTO ACONTECER CONTAMOS COM O APOIO DA:
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE JAGUAQUARA
JOCA LOCOTOR
JUNTAMENTE COM TODA EQUIPE DIRETIVA: VILMARA, JEANE, MARIA APARECIDA, MARCOS E A NOSSA COORDENADORA MARILENE E TODOS OS NOSSOS FUNCIONÁRIOS.
FONTE: ESCOLA EVERALDO SOUSA SANTOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário