terça-feira, 6 de setembro de 2011

1º DIA DE AULA DA UNEB em Planaltino; CALMA, SÓ FOI UM TROTE!

Professores-Cursistas participam de trote organizado pelos Coordenadores Pedagógicos

Na noite do dia 01 de Setembro foi realizada oficialmente no Colégio Isaura Couto da Silva a 1ª aula do Curso de Pedagogia – UNEB, com o Professor Alex Leite. Esta ocasião não poderia passar “em branco”, pensando nisso foi que parte dos Coordenadores Pedagógicos do Município realizou o Trote com os Professores cursistas.
Tudo começou com o Coordenador Henrique Júnior representando o Sec. de Educação Renê Silva dando boas vindas aos colegas cursistas. Logo em seguida o TROTE começa com a presença de Graça Sudré avisando-os, que seria necessária a realização de uma prova para que os mesmos permanecessem no Curso. Todos atônitos e nervosos aguardavam a aplicação da mesma.
Após o intervalo os cursistas receberam as boas vindas da equipe do CMICS (Colégio Municipal Isaura Couto da Silva) e logo em seguida o TROTE continua. Os professores cursistas foram convidados a dispor suas cadeiras em filas de forma tradicional e a prova foi aplicada.
O nervosismo foi notório no rosto de todos, alguns não acreditavam, outros levavam a sério e pediam confiança aos demais “vamos ser confiantes” – Edvaldo (Prof. Dial – Campinhos).
A prova foi constituída da seguinte forma: Quais os 4 pilares da Educação segundo a UNESCO; Qual a importância de Paulo Freire para a Educação; Segundo Louis Althusser, de que forma está estruturada a Sociedade; Redija um texto de no mínimo 20 linhas abordando a sua concepção de Educação e Sociedade; Segundo Karl Marx o que é Educação; Segundo Piaget como se estrutura as fases do desenvolvimento da criança; Qual o Artigo a LDB 9394/96 trata da formação do professor; Diferencie Zona de Desenvolvimento Real, da Zona de Desenvolvimento Proximal e Potencial idealizada por Vygotsky; Como se fundamenta a teoria estímulo e resposta baseado nos estudos de Skinner e de que forma se aplica em sala de aula; Qual o papel do professor na transformação do indivíduo. Prova tradicional, contendo somente perguntas e abordando assuntos ainda desconhecidos para muitos.
Para acabar com a tensão estabelecida, as Coordenadoras (Alline Hull, Grazielle Almeida, Geovanna Soglia e Naíla Lima) entraram na sala com apitos falando que era um Trote, para o alívio e alegria de todos.
Os professores cursistas foram convidados a irem para área do Colégio para brincarem de: “Atirei o pau no gato, Ciranda cirandinha e Estourando a bexiga”. A brincadeira foi divertida para todos!
Deixamos aqui a todos os nossos professores (as) cursistas, futuros PEDAGOGOS (AS) três palavras-chave: FORÇA, PERSEVERANÇA E DETERMINAÇÃO!!
Fonte: Blog Planaltino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário