O Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE Escola é um Programa criado pelo MEC / FNDE voltado para o aperfeiçoamento da gestão escolar democrática e inclusiva. O Programa busca auxiliar a escola a identificar os seus principais desafios e, a partir daí, desenvolver e implementar ações que melhorem os seus resultados, oferecendo apoio técnico e financeiro. As escolas urbanas de Amargosa já estão cadastradas no PDE - Escola e recebem recursos do FNDE através desse programa. No entanto, esse programa ainda não foi disponibilizado pelo MEC para as escolas do campo e as creches.
Desta forma, e na perspectiva de prover as escolas do campo e as creches das mesmas condições das escolas urbanas, além de dar autonomia a comunidade escolar nas decisões sobre suas reais necessidades, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, lançou esse ano, o PDE MUNICIPAL, programa que segue os mesmos procedimentos do PDE ESCOLA e prever a elaboração de diagnóstico pela escola; elaboração de plano de ação; avaliação do plano pelo Departamento Pedagógico da Secretaria; aquisição dos materiais solicitados pela escola com recursos próprios e execução das ações previstas no plano de trabalho.
Dando prosseguimento às ações do PDE MUNICIPAL, a Secretaria de Educação adquiriu com recursos próprios e está disponibilizando para as escolas do campo e para as creches os seguintes equipamentos e materiais didáticos como: notebooks; computador, impressoras; data show; câmeras digitais; ventiladores; TV’s; DVD’s; aparelhos de som; caixa amplificada c/ microfone; máquina de lavar; estantes de aço; armários de aço; arquivos de aço; kits de livros de literatura; coleções pedagógicas; kits de filmes; brinquedos; jogos educativos; globos terrestres; mapas e dorsos do corpo humano.
De acordo com o Secretário de Educação já foram investidos mais de R$ 65.000,00 em recursos próprios no Programa PDE Municipal. “Não podíamos deixar de fora as nossas escolas rurais. Por isso estamos inovando e criando esse programa no município, nos moldes do governo federal, para que todos sejam beneficiados igualmente”, explica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário