quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Jaguaquara-Escolas da Rede Municipal serão atendidas pelo Programa Mais Educação


Os alunos das escolas Carneiro Ribeiro, Terrabrás, Lourival Rosa de Sena e Everaldo Souza Santos serão atendidos pelo Programa Mais Educação ainda esse ano. O Programa instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007, e pelo Decreto nº. 7.083, de 27 de janeiro de 2010, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral.

Aumentando a oferta educativa e ampliando a jornada escolar para 7 horas de aulas, o Programa Mais Educação visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar por meio de atividades optativas como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Na execução do programa estão envolvidos os ministérios da Educação, do Esporte, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Cultura, da Ciência e Tecnologia, do Meio Ambiente e a Secretaria Nacional da Juventude da Presidência da República.
“Confiamos que o resultado desta parceria fortaleça a colaboração entre o Ministério da Educação e a Secretaria Municipal de Educação, no que diz respeito à consolidação de uma política de Educação Integral para a educação municipal”. Afirma, a Coordenadora do Programa no município, Letícia Coelho dos Santos.

Assessoria Pedagógica FTD... Um serviço de apoio aos docentes da Rede Municipal de Jaguaquara

Visando colaborar com os docentes no aprimoramento de seu desempenho em sala de aula, a Secretaria Municipal de Educação de Jaguaquara em parceria com a Editora FTD ofereceu aos professores do Ensino Fundamental I, no dia 14 de setembro, uma palestra com o Tema Ampliando os conhecimentos sobre o Ensino Fundamental com nove anos de duração, tendo como ministrante a Consultora Luciana Paixão.
Em um clima bastante descontraído e cheio de criatividade a Consultora trouxe contribuições importantes para a o trabalho da práxis pedagógica. Diferentes abordagens foram empregadas na apresentação dos conteúdos dando total enfoque ao trabalho diferenciado do professor para que o processo de construção do conhecimento se efetive, atendendo de maneira satisfatória a discussão sobre a ampliação do Ensino Fundamental .






BIBLIOTECA PÚBLICA de Jaguaquara SERÁ BENEFICIADA PELO PROGRAMA MAIS CULTURA



A Biblioteca Pública Municipal de Jaguaquara será beneficiada ainda este ano com a modernização de suas instalações, aquisição de mobiliários, computadores, acervo de mais de 1.300 livros, capacitação de funcionários para informatização e catalogação do acervo. O compromisso a ser assumido é o de possibilitar o acesso da comunidade aos bens e serviços culturais através da modernização da Biblioteca Pública.

A implementação da ação de Modernização de Bibliotecas Públicas Municipais, é uma das mais importantes do Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura em parceria com o Governo da Bahia, através da Secult-BA e Fundação Pedro Calmon, a fim de promover a democratização do acesso ao livro e o incentivo a leitura, possibilitando um cenário em que a Cultura contribua para a conquista de melhores índices de desenvolvimento humano e social.

Obtenham mais informações:
http://www.fpc.ba.gov.br/node/1571

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS COORDENADORES PEDAGÓGICOS - 2011



 
No último dia 05 de setembro, reuniram-se na Biblioteca Pública Municipal as Coordenadoras Pedagógicas da Secretaria de Educação Letícia Coelho e Rosilene de Almeida com os Coordenadores das Escolas municipais para mais um encontro de Formação Continuada promovido pela Secretaria Municipal de Educação, tendo como formador o Professor Paulo Vasconcelos que tratou do tema Competências e Habilidades cumprindo com a Proposta de Formação para os Coordenadores do município conforme cronograma abaixo.
 
DATA
TEMÁTICAS
C.H.

RESPONSÁVEL

15/03

Unindo Esforços, Superando Desafios

4h
Letícia / Rose / PV
17/03

Planificação do Curso de Formação Continuada para os Coordenadores Pedagógicos. 

4h
Letícia / Rose / PV
31/03

Discussão Coletiva do Plano Temático 2011

4h
Letícia / Rose / PV
13/04

Continuação: Discussão Coletiva do Plano Temático 2011

4h
 Letícia / Rose / PV
05/05

Conselho de Classe; Recuperação Paralela e Instrumentos Avaliativos

4h
Letícia / Rose / PV
11/07

Entrega de Relatório do 1º semestre

10h
Coordenadores das Escolas
15/08


Avaliação no Ensino Fundamental de 9 anos


4h
Letícia / Rose / PV
05/09

Continuação: Avaliação no Ensino Fundamental de 9 anos
Competências e Habilidades
       4h
   Letícia / Rose / PV
27/09

Projeto Político Pedagógico (PPP)

4h
Letícia / Rose / PV
04/10

Projeto Político Pedagógico (PPP)

4h
Letícia / Rose / PV
20/10

Projeto Político Pedagógico (PPP)

4h
Letícia / Rose / PV
03/11
Indagações sobre Currículo: Currículo e Avaliação
4h
Letícia / Rose / PV/ Coordenadores das Escolas
03/11

Indagações sobre Currículo: Diversidade e Currículo

4h
Letícia / Rose / PV
17/11

Indagações sobre Currículo: Currículo e Desenvolvimento Humano

4h
Letícia / Rose / PV
17/11

Indagações sobre Currículo: Currículo, Conhecimento e Cultura

4h
Letícia / Rose / PV
01/12

Indagações sobre Currículo: Educandos e Educadores: seus Direitos e o Currículo

4h
Letícia / Rose / PV
14/12

Entrega de Relatório do 2º semestre

10h
Coordenadores das Escolas

        
              CARGA HORÁRIA TOTAL:

80h

0 comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário