sábado, 17 de setembro de 2011

Corta-mão e Escola Júlio Pinheiro comemoram juntos novos investimentos
O feriado de 07 de setembro de 2011 foi comemorado com muita alegria ontem pelos moradores de Corta-mão. A Escola Júlio Pinheiro e toda a comunidade foram beneficiadas com uma série de ações na área de educação: a chegada da Biblioteca Rural Arca das Letras; a instalação um laboratório de informática e o novo mobiliário da escola. E as novidades não param por ai! O Prefeito Valmir Sampaio aproveitou a oportunidade e anunciou uma reforma para a escola.

Estiveram presentes na cerimônia de entrega o Prefeito Valmir Sampaio, o Secretário de Educação Eliezer Silva, o Secretário de Relações Institucionais Júlio Pinheiro, a Representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário Gildete Calumbi, a Diretora da Escola Angélica Souza, além dos professores, coordenadores, pais, alunos e moradores do distrito. A abertura contou com a apresentação do Grupo de Teatro de Amargosa, que trouxe um espetáculo sobre a Literatura de Cordel.

A Biblioteca Rural Arca das letras tem o objetivo de facilitar o acesso ao livro e à informação no meio rural. O acervo inicial de cada arca conta com cerca de 200 livros, selecionados para contribuir com o trabalho, a pesquisa e o lazer das populações que vivem no campo.

De acordo com Gildete Calumbi os exemplares são escolhidos de acordo com a indicação e demanda das famílias atendidas. “O acervo inicial é formado por literatura infantil, para jovens e adultos, livros didáticos, técnicos, especializados e de referência ao exercício da cidadania. Mas vamos trabalhar para ampliar isso! Quero ver toda Corta-mão e entorno lendo livros, promovendo saraus, rodas de leituras, vamos todos em busca de novas informações”, completa.

As Arcas de Leitura são administradas por agentes de leitura voluntários, que irão efetuar as atividades das bibliotecas. São eles que realizam o incentivo à leitura, o empréstimo dos livros, a ampliação dos acervos e a valorização da cultura local. Os agentes de Leitura de Amargosa são Gilvânia dos Santos, Thaise Melo, Larissa Santos, Gilsimar Lopes, Heloisa Santos, Josenaide Maia e Ivanildo de Jesus.

Já os laboratórios de informáticas servirão para atender não só os alunos da escola, mas toda a comunidade. O Secretário Eliezer Silva explica que em breve o MEC deverá instalar a antena para que todos os comutadores sejam conectados à internet banda larga. “Estaremos disponibilizando um profissional para ficar aqui orientando o uso correto dos equipamentos, para que esses computadores sirvam para todos”, explica. Ele também aproveitou a oportunidade e lembrou o empenho de Dona Zilda Morbek, moradora da comunidade, que sempre batalhou por uma biblioteca no distrito e que agora está vendo seu sonho se tornar realidade.

Na Escola Júlio Pinheiro, as salas de aulas também já estão de cara nova. Todas as salas ganharam um novo mobiliário. Ao todo, foram substituídos 47 jogos de cadeiras e carteiras, todas anatômicas e adaptadas de acordo com a faixa de idade dos alunos.

Para o Secretário Júlio Pinheiro essas ações mostram a atenção que esse governo tem com a educação do município. “A educação de Amargosa está tendo um cuidado especial. São diversas melhorias, que vão desde o cuidado no espaço físico das escolas, até a valorização do professor, uma merenda de qualidade, o projeto Educarte, e muitas outras ações que fazem a educação da cidade ser nota 10”, comemora.

O Prefeito Valmir Sampaio também comemorou a chegada das ações e comentou sobre a sua satisfação em poder trazer para a comunidade de Corta-mão esses novos investimentos. “Fico muito feliz quando vejo essas crianças lendo no microfone muito bem. Fico feliz em ver essa comunidade unida em busca de novos investimentos, cuidando bem da escola, os pais participando dos projetos. Fico feliz em ver esses jovens sendo agentes de leitura voluntários. É isso que nos motiva e que nos faz trabalhar por uma Amargosa cada vez melhor. Corta-mão merece essas ações e merece muito mais, e é por isso que vamos fazer uma boa reforma nessa escola”, completa.







Nenhum comentário:

Postar um comentário