quinta-feira, 8 de setembro de 2011

AULA INAUGURAL DA UNEB MARCA NOVA ETAPA PARA EDUCAÇÃO DE PLANALTINO


 Prefeito Zeca Braga na abertura do evento
Professores-cursistas e convidados prestigiam a palestra do Prof. Penildon Filho

A Prefeitura Municipal de Planaltino, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou ontem pela noite (31/08), no Clube Social Planaltinense, a Aula Inaugural do Curso de Pedagogia, do Pólo da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), que a partir desta data, começa a funcionar no município de Planaltino.
Participaram deste evento histórico para cidade, além dos 55 professores-cursistas que farão o Curso de Pedagogia, o Prefeito Zeca Braga, Secretário de Educação Renê Silva, Secretários de Governo e Saúde Alexandro Silva e Geneval Avelino, respectivamente, os Vereadores Roque Ribeiro, Rener Oliveira e Gilvan Braga, lideranças religiosas e comunitárias, diretores e coordenadores escolares, professores da rede, e membros da comunidade.
O evento contou ainda com um convidado especial, o Prof. Dr. Penildon Filho, professor da UFBA, Secretário de Comunicação de Vitória da Conquista, ex-diretor do Instituto Anísio Teixeira (IAT), que proferiu a palestra “A formação docente como um dos instrumentos de transformação social”.
Na mesa de abertura, o Secretário Renê Silva, destacou a importância histórica da aula inaugural da UNEB, como uma das maiores conquistas do município de Planaltino. Reforçou a responsabilidade dos professores-cursistas em aproveitar o curso da melhor forma possível, pontuando que mais do que oferecer um diploma, o curso é a possibilidade de efetivamente promover uma mudança profunda que culmine na melhoria da qualidade da educação do município. “Desde 2001, quando eu e Zeca procuramos a UESB para tentar estabelecer uma parceria para formar os professores, tínhamos claro a importância da formação docente para melhoria da qualidade da educação. Infelizmente naquele período não foi possível. Mas, Deus faz as coisas acontecerem no tempo certo, e esse tempo chegou, como resultado de uma grande articulação entre o Fórum dos Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá (EDUCAVALE), Universidades, IAT e Prefeitos”, pontuou Renê Silva.
 Secretário Renê Silva apresenta Prof. Penildon para o público presente
 Prof. Penildon Filho e Professores do Provoado de Campinhos

O Prefeito Zeca Braga destacou sua trajetória desde o tempo de estudante, quando ouvia das professoras “vocês são o futuro da nação”, dizendo que na época ele não entendia o que isso queria dizer. “Fiquei com aquilo na cabeça, e defini que eu queria ser o futuro da nação, e através dos estudos fui descobrindo o que era ser o futuro da nação. Hoje estamos aqui, o futuro da nação, com a responsabilidade de cuidar para que todos tenham uma vida mais digna. Aproveitem bem essa oportunidade”, disse Zeca Braga.
O Secretário de Educação, Prof. Renê Silva, ao apresentar o Prof. Penildon Filho, fez questão de destacar a importância da política desenvolvida por ele e sua equipe no IAT, ampliando o diálogo com os municípios, tendo como objetivo a busca de alternativas para implementação do Programa Nacional de Formação de Professores no Estado da Bahia.
O Prof. Penildon Filho, destacou a mobilização e organização feita pelos prefeitos e secretários de educação do Vale do Jiquiriçá como um modelo que é referência no Estado da Bahia e no Brasil, sendo este modelo utilizado pela CAPES, na busca de implementação do Programa de Formação de Professores. Penildon, abordou a importância da formação docente para construção de uma sociedade justa, que garanta o respeito as diferenças, a liberdade, promovendo acesso aos bens sociais.
O Prefeito Zeca Braga e o Secretário de Educação Renê Silva, fizeram questão de agradecer durante o evento, além do Prof. Penildon, as Professoras Norma Neyde, Ilma Cabral, e ao EDUCAVALE, que possibilitaram essa conquista para Planaltino.
O Secretário encerrou o evento expressando que dois dos seus objetivos centrais na educação de Planaltino já estão sendo alcançados. "Acredito em uma educação integral, para além do tempo integral. Hoje estou feliz por duas conquistas que eu tinha como meta: oferecer as crianças, adolescentes, jovens e idosos estudantes a aulas de flauta, percussão, karatê, capoeira, dança, futebol, vôlei, handebol, e em breve violão, e agora oportunizar aos professores acesso a Universidade Pública", concluiu o Secretário.
As aulas do Curso de Pedagogia, tem início efetivamente hoje, ás 19 horas, no Colégio Isaura Couto da Silva, com aula da disciplina Introdução à Filosofia, com o Prof. Alex Leite.
Fonte: www.educaplanaltino.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário