quinta-feira, 22 de setembro de 2011

XIII Educavale será realizado na cidade de Santa Inês-BA



Histórico do Município



        O distrito de Santa Inês foi criado em 1898, figurando, nos quadros de apuração do recenseamento de 1920, subordinado ao Município de Areia. Entretanto, a primeira incursão no território foi feita em 1820 por dois genros de Francisco de Sousa Feio, residentes na Sesmaria de propriedade do mesmo, que ficava onde está hoje localizada a cidade de Ubaíra. Fazendo exploração além dos limites conhecidos, foram fixar residência em um lugar que originou o atual Município de Santa Inês. Com a prolongada seca de 1824, os genros de Francisco de Sousa Feio voltaram ao ponto de partida. Em 1830, Luís Teófilo Rodrigues adquiriu uma faixa de terra, incluindo o local da antiga população, e fez construir várias casas de telhas, o que ampliou o arraial que outrora fora iniciado.
Durante algumas décadas, Santa Inês foi considerada como “Princesa do Sudoeste”, uma cidade próspera, com um forte comércio de produtos agrícolas, principalmente café e sisal, e onde estavam instaladas grandes firmas exportadoras e beneficiadoras desses produtos.



             
 Aspectos geográficos  
             O Município de Santa Inês está situado na zona fisiográfica de Jequié. Nos aspectos geoambientais, a cidade de Santa Inês está localizada no vale do Jequiriçá, uma área de transição entre o litoral sul (zona da mata) e semi-árido (caatinga), originando uma área de tensão ecológica. O Município abrange uma área de 356 Km², distando da capital baiana, em linha reta, 138 quilômetros. Seu território limita-se com os municípios de Brejões, Cravolândia, Irajuba, Itaquara, Nova Itarana e Ubaíra. Possui uma população de 10. 363 habitantes, sendo que 9.514 habitantes na zona urbana e 849 na zona rural.
Cultura e Lazer
A cidade possui 01 ginásio de esportes, 01 clube recreativo (dispõe de salão de festa), quadras poli-esportivas e um estádio de futebol. Algumas escolas também disponibilizam seus espaços esportivos fora do horário das aulas.
A cidade é conhecida em sua região pelas festas da padroeira onde normalmente comemora-se durante nove dias após a lavagem da igreja, com festa de rua e missas na igreja matriz, unindo o sagrado e o profano. Nessa época desfila pelas ruas da cidade o Bloco “OI Nóis”, que com trio e bandas anima a população. O são João é uma festa menor no dia 23 concentrando-se mais nas casas com a tradicional fogueira e no dia 24 o bloco Os Bagueiros anima a festa visitando as casas e saboreando o licor.


Foto 01. Cortejo das baianas na Lavagem da Igreja.
Foto 02.  Bloco Oi Nois
Foto 03. Bloco Os Bagueiros em visita as casas

A cidade conta também com alguns grupos musicais, sendo eles Expresso Musical, Axé Music, Kal e Léo, Delson Moreno, Banda Natural Man, e o grupo Jobson e Cia de dança. Contamos também com a excelente FANMUSI – Fanfarra Musical de Santa Inês, que com apenas 11 anos de História conquistou o Hexa Campeonato Baiano em 2010.
   
Fonte:http://colegioacmdesantaines.
blogspot.com/2010/12

Educação.






Santa Inês vem crescendo no âmbito educacional, por entender que só através da educação teremos desenvolvimento. Hoje contamos com 05 (cinco) escolas municipais na zona urbana (Escola Municipal Prisco Viana; Escola Municipal José Lourenço Silva; Escola Municipal Eduvilda Cerqueira Lima; Escola Municipalizada Luis Viana Filho; Escola Municipalizada Papa João XXIII),   e 04 (quatro) escolas na zona rural (Escola Municipal Antenor Rangel; Marcelino Pinheiro; Escola Municipal Judith Lima da Hora e Escola Municipal Riacho do Torre.) com um total de 1.280 alunos, 02 creches na zona urbana (Creche Maria da Conceição e Creche e Pré Escola Sonho dos Baixinhos) com 189 alunos e uma na zona rural ( Creche Lindaura Rocha Rotondano) com 17 alunos.
Existem duas escolas estaduais: Grupo Escolar Góes Calmon com 163 alunos; Escola Estadual Antonio Carlos Magalhães com 1.248 alunos e o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia com mais de 1.000 alunos e três escolas privadas com em torno de 350 alunos.
Ficando a População estudantil do Ensino Fundamental I, II, Ensino Médio e Superior em torno de 4.441 aproximadamente.
As escolas tanto da rede municipal quanto estadual, bem equipadas possuindo salas de informática e no município contamos com duas escolas com salas multifuncionais que atende a alunos com necessidades especiais.
A rede municipal desenvolve seu trabalho voltado para o desenvolvimento do cidadão e a sua inserção na sociedade. Trabalha com os projetos: Família na Escola que tem conseguido levar os pais para a escola, Projeto Resgatando Valores e o Projeto Chamadão que monitora a freqüência dos alunos nas escolas.
A secretaria de educação conta com os cursos: Universidade Para Todos, Projeto Multimídia, cursos de Matemática e Redação para concurso em parceria com o SENAC e o Contra-turno possibilitando alfabetizar aqueles alunos do 1º e 3º ano que não conseguiram desenvolver o letramento.
Em Santa Inês está situada a Escola Agrotécnica Federal hoje Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, que tem contribuído para a melhoria da educação do município, além do ensino médio possui três cursos do ensino superior: Geografia, Biologia e Zootecnia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário