sábado, 17 de setembro de 2011

Educação adota Programa Acelera Brasil e promove formação de professores- Amargosa-BA



Desde que aderiu ao programa Acelera Brasil, em 2010, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, vem promovendo a formação de professores para que possam atuar corretamente e atender os objetivos do programa.

O Programa Acelera Brasil tem o objetivo de corrigir o fluxo de alunos matriculados em algum dos três primeiros anos/séries do ensino fundamental e que tenham, no mínimo, dois anos de distorção idade/série. Em Amargosa, o Programa é coordenado por Márcia Batista e tem como supervisoras Ana Paula Cabral e Jorsiane Santana.

De acordo Márcia a idéia do Acelera Brasil é propiciar a esses alunos a oportunidade de desenvolver as habilidades relativas à primeira fase do ensino fundamental. “Trabalhamos para que eles possam chegar, o mais rápido possível, à série correspondente às suas idades”, explica.

Na sala de aula, os conteúdos são abordados de maneira interdisciplinar e desenvolvidos sob a forma de projetos. Quando um projeto é bem sucedido, a coordenação do programa promove a formação das professoras através de oficinas para que ocorra a troca de experiências bem-sucedidas.

Na última formação, a professora Silvana Fernandes (Escola Edelvira Sales), foi uma das convidadas. Na oportunidade, ela demonstrou como trabalha os gêneros textuais, leitura e escrita de forma interdisciplinar, promovendo a autoestima dos alunos. Outra experiência de sucesso foi demonstrada pela professora Lília Sacramento (Escola Edelvira Sales - EJA). Ela realizou um seminário intitulado: “Diálogos Matemáticos”, oferecendo orientações didáticas que subsidiem as professoras nas aulas de matemática.


Nenhum comentário:

Postar um comentário