quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Jaguaquara realiza primeira reunião técnica do PAR- Postagem 01

Palavras da Profª Hilda, técnica do PAR em Jaguaquara

Tecnicas do PAR Em Jaguaquara- Jaqueline e Hilda
Saiba o que vem acontecendo com o PAR em Jaguaquara


Compromissada com O Plano de Ações Articuladas no município de Jaguaquara, a professora Hilda dos Santos, ao assumir a responsabilidade de dar suporte técnico ao PAR, tem buscado constantemente a organização e a construção do grupo de apoio fortalecendo a preparação para as novas conqusitas na educação municipal.
Comentando sobre o Plano no município Hlda faz as seguuntes colocações:

PAR –Plano de Ações Articuladas
É um Projeto do Governo Federal e tem como finalidade Planejar as ações ligadas na área da educação, envolve setores como: Transporte escolar, Merenda escolar,Reforma, Ampliação, Construção de escolas Creches, Quadras Formação de professores, Livros e demais materiais didáticos, PDE,- Projeto de desenvolvimento escolar; PP- Projeto político Pedagógico, Saúde na escola, enfim pode ser considerado a base da educação escolar, a menina dos olhos da educação.
Ele se articula com as Leis Federais LDB- leis estaduais; Leis Municipais como a Lei Orgânica do Município, a LOA Lei de orçamento, ou seja se articula com: O PME- Plano Municipal de Educação; Plano de Cargos e Salários; e outros , enfim é uma coluna de onde partem diversas ramificações.
Outra característica é o PAR não é um plano de Governo e sim um plano de estado, por isso não sofre problemas de descontinuidade o que é um dos grandes entraves da educação. Em outras palavras significa que: dizer que o que for, pensado, planejado e colocado neste projeto, uma vez aceito pelo MEC. NÃO PODERÁ SER ALTERADO. TAMBÉM NÃO PODEMOS INCLUIR NENHUMA AÇÃO UMA VEZ CONCLUÍDO O Plano. DAÍ, PERCEBE-SE A GRANDE RESPONSABILIDADE E ATENÇÃO QUE DEVEMOS TER.
Em 2007 Os municípios que aderiram ao PAR receberam 2 representantes do MEC, que em 04 dias de trabalho intenso formataram o Plano . Foi tudo muito rápido até mesmo inesperado. Jaguaquara FOI UM DOS MUNICÍPIOS e a adesão foi feita pelo Prefeito Aldemir Moreira. NA ÉPOCA EU PARTICIPEI COMO REPRESENTANTE dos Coordenadores.
Aprovado pelo MEC, o documento elaborado, funcionou durante esses 4 anos com as suas dificuldades, acertos e erros, o que é natural. Agora o MEC solicita de todos os municípios, que se faça a análise do Par 2007 a 2011, o monitoramento e reelaboração para 2011 a 2014.
Começamos então a agir, 1º. Convocamos através de ofício os participantes do PAR 2007 a 2011,e realizamos na Biblioteca Pública Municipal a primeira reunião, na oportunidade avaliamos as ações, explicamos a necessidade de reelaboração para o ano 2011 a 2014 e perguntamos quais os membros que gostariam de continuar participando. Vimos também que o que existia era uma Equipe Local; portanto além de aumentar esta equipe, precisaríamos formar também formar um Comitê local
Para isso fizemos uma audiência pública na Câmara de Vereadores, convidamos os diretores , professores, a sociedade civil, blogamos na internet etc. Na oportunidade esteve conosco a Secretária de Educação de Maracás que relatou as experiências do seu município e pudemos constatar os grandes benefícios que o mesmo recebeu através do Par.
Queria também ressaltar o empenho da SEMEC, na pessoa da Secretária municipal Professora Maristela, pois neste curto espaço de tempo já nos permitiu participar de encontros. Em Salvador; Jequié e aqui, todos estes, voltados para aprendizagens relativas ao PAR.
Sentimentos de novas conquistas e apoio ao município de Jaguaquara.
E assim estamos aqui, dispostos a escrever uma nova página na história de educação do nosso município e que com certeza, tal qual a logomarca que escolhemos para representar o PAR em nosso município, se cada um pegar a sua parte , com compromisso e responsabilidade, UNIDOS trabalhando em EQUIPE em prol de um bem comum nós conseguiremos montar o grande quebra cabeça e realizar em nosso município uma educação de qualidade, pois com diz a mensagem o problema de um é o problema de todos quando convivemos em equipe e o que esperamos formar aqui é uma grande equipe, disposta e compromissada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário